Kentrantus e seu cultivo
O tópico de kentrantus e seu cultivo pode ser do interesse de muitos jardineiros novatos. Será muito interessante para eles saberem o que é o vermelho valeriano "Crimson ringing", outras espécies e variedades. Deve-se prestar atenção também ao cultivo de uma flor a partir da semente em campo aberto.
descrição geral
Palavras e termos sonoros às vezes escondem as coisas mais simples e comuns do mundo ao redor. Este é, em particular, o centranthus. Na verdade, é um gênero bastante conhecido de valeriana, incluindo até uma dúzia de espécies. Na Rússia, o kentranthus vermelho mais comum, ou valeriana vermelha. É uma erva perene que dá caules retos de até 0,9 m de altura.
A folhagem do centranthus não apresenta pecíolos e vestígios de pubescência. Ele é organizado de acordo com o esquema oposto. As folhas são tipicamente ovais ou lanceoladas. A borda serrilhada da folha é característica. A seção de flores desta planta é de aproximadamente 10 mm.
As flores exalam um aroma agradável. Para eles, a formação de uma inflorescência corimbose é típica. O cálice é formado por um feixe de fios de cabelo. O fruto dessa planta é classificado como uma noz. Em jardins cultivados, o kentranthus é cultivado desde meados do século XVI. Possui pequenos botões multicoloridos e é procurada por floristas profissionais.
As melhores espécies e variedades
O trabalho de seleção tornou possível criar um número bastante grande de variedades com base no centrantus original. Não será difícil escolher o mais adequado entre eles. "Ruber" (ou vermelho valeriano) é uma planta que dá origem a arbustos de um metro de comprimento que chegam a 0,6 m de largura. Esses arbustos são cobertos por uma densa folhagem e formam brotos em abundância. Grandes inflorescências escarlates de configuração redonda ou piramidal podem ser combinadas com tons de rosa, branco e roxo da folhagem.
O tipo de flor longa não é menos interessante. Forma arbustos altos, cobertos por um número significativo de folhas azuladas. Sua cor principal é diluída com uma flor esbranquiçada. Este tipo perene produz hastes de flores de até 0,2 m de comprimento, que são cobertas por grandes flores roxas escuras. O botão atinge cerca de 1,5 cm.
Kentranthus de folhas estreitas é procurado no mercado de horticultura. Esta opção é visualmente semelhante a "Ruber". Suas folhas têm um formato ligeiramente diferente. As folhas são diferenciadas por bordas pontiagudas.
Mas os leigos dificilmente podem dizer a diferença entre esses dois tipos de plantas.
O menor em tamanho é o centrantus de valeriana. A altura de tal cultura não excede 0,3 m. Às vezes é limitada a apenas 0,1 m. As cores rosa ou vermelho cinza são típicas para as inflorescências de tal planta. A floração ocorre o mais cedo possível, já em abril.
Dos novos tipos de criação, vale destacar "Toque carmesim". A variedade recebeu este nome devido à cor característica das impressionantes inflorescências piramidais. A seção das flores às vezes chega a 1 cm. Os arbustos do ramo "anelamento carmesim" intensamente. Eles são cobertos por folhagem azulada e podem crescer até 0,8 m de altura.
Variedade "Pretty Betsy" floresce por um longo tempo, às vezes até 35 dias. A altura varia de 0,6 a 1 m. De 8 a 10 pedúnculos aparecem em cada roseta, a floração ocorre de meados de julho ao final de agosto. A germinação ocorre dentro de 10-12 dias a uma temperatura de 18-20 graus. Quanto à variedade "Raspberry Evening", as principais fontes não escrevem sobre ela: muito provavelmente, é um sinônimo comercial para o mencionado "Raspberry Ringing".
Tecnologia em crescimento
Kentrantus deve ser cultivado em terreno aberto onde a área é inundada de sol, mas os canteiros ou canteiros de flores estão bem protegidos do vento. É aconselhável escolher locais cercados ou faixas adjacentes diretamente à cerca. Sempre que possível, o plantio deve ser evitado em depressões de relevo ou em locais com grande quantidade de água subterrânea. Nessas áreas, existe uma grande probabilidade de apodrecimento e danos nas raízes pelo fungo. Para que a valeriana se desenvolva normalmente, é melhor escolher solos ricos em nutrientes e com boa drenagem.
Porém, em solos rochosos, com nutrição adequada e bons cuidados, a muda também ocorrerá muito rapidamente. O procedimento de pouso não apresenta problemas. Uma folga de 0,35-0,4 m deve ser mantida entre os arbustos.
O buraco de valeriana deve ser ligeiramente maior do que a raiz junto com o caroço do solo.
Avançar:
- cal e areia são despejados no recesso (você não precisa usar muito deles);
- plante uma planta;
- misture húmus com solo de jardim, borrife vazios;
- Amasse levemente o aterro e regue a muda.
A capacidade de germinação do centrantus é muito alta. A semeadura em campo aberto é realizada antes do próprio inverno (com cobertura morta com qualquer material adequado) ou nos meses de primavera. Se possível, as mudas são iniciadas no final de abril, contando com o aparecimento dos brotos em 9 a 12 dias. O período de crescimento desta planta é de mais de 5 anos em um só lugar. Ele pode ser renovado por auto-semeadura.
A divisão pode ser feita antes e depois da estação de cultivo. Kentrantus é resistente à seca, o que agrada a quem não presta muita atenção às plantações decorativas. O prolongamento da floração é conseguido cortando as partes murchas da primeira folha inteira. Com o início do outono, recomenda-se que as hastes sejam cortadas ao solo. Dada a origem mediterrânea dos kentranthus, é aconselhável cobri-los durante o inverno com composto ou húmus.
Reprodução
Existem várias maneiras de propagar uma cultura.
Sementes
Se a planta, graças às boas condições, for para a semeadura própria, os jardineiros só podem colher as mudas mais desenvolvidas na primavera e colocá-las nos lugares certos. A reprodução direcionada envolve a semeadura em solo aberto antes do inverno. Para cobertura morta no início do tempo frio, é recomendado o uso de turfa e serapilheira. Na primavera, a semeadura pode ir em recipientes ou diretamente no solo. As mudas terão que ser endurecidas e plantadas após o término das geadas de retorno.
Cortando ou dividindo o arbusto
Tendo decidido dividir o arbusto kentrantus, você deve esperar pelo início ou fim da estação de cultivo. Este método é considerado o mais simples de todas as opções. Também é necessário porque no 4º ano de desenvolvimento as plantas começam a se degradar e a perder a vitalidade. A reprodução por estacas não funciona tão bem, e os jardineiros ainda precisam ganhar experiência.
O material de plantio pode ser enraizado em calor extremo.
Flor em paisagismo
A atratividade do centrantus é inegável. Permite-lhe alterar o jardim de flores de uma forma original, se escolher correctamente as variedades. As plantações em grupo são preferidas, especialmente em cumes e jardins de pedras. Além disso, esta planta é ativamente usada para decorar as bordas dos caminhos e encostas do jardim. Também crescerá bem perto de gazebos, em jardins ornamentais ou na superfície de um escorregador alpino.
Mixborders também pode incluir centranthus. Neste tipo de plantação, combina-se perfeitamente com as formas arbustivas da sálvia, com o adônis. Você também pode cultivá-lo junto com as íris. Esta combinação parece especialmente atraente na primavera e adiciona riqueza. Tons de diferentes tipos de valeriana podem tocar lado a lado (em plantações mistas) ainda mais interessantes do que separadamente.
Ela florescerá duas vezes durante a estação de crescimento. Será sempre acompanhado por um aroma forte e agradável.A cultura é muito vibrante e parece atraente em qualquer parte de um jardim comum. O florescimento exuberante em áreas sombreadas não é garantido. Kentranthus dá um efeito delicioso quando cultivado em uma parede de pedra.
O comentário foi enviado com sucesso.