Tudo sobre cardamomo e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos populares
  3. Características de pouso
  4. Cuidado
  5. Reprodução
  6. Doenças e pragas

Quando mencionamos o cardamomo, o tempero vem à mente primeiro. Porém, não é apenas um tempero, mas também uma planta muito ornamental com lindas flores. Neste artigo, falaremos com mais detalhes sobre a aparência da cultura, quais variedades ela tem e daremos recomendações para o cultivo doméstico.

descrição geral

Primeiro, um pouco de história. Acredita-se que as Ilhas Malabar sejam o berço do cardamomo. De acordo com os dados da pesquisa, a humanidade usou essa cultura há 5 milênios. É mencionado no Ayurveda, onde o cardamomo é descrito como um remédio para muitas doenças. Está estabelecido que os onipresentes mercadores árabes entregaram essa especiaria aos gregos e romanos 2 milênios antes do advento da nova era. Além disso, os mercadores criaram uma verdadeira intriga ao seu redor - nenhum dos habitantes do Velho Mundo sabia de onde vinham esses grãos perfumados. E, como você sabe, tudo que é misterioso geralmente se torna popular.

Por muitos séculos, o cardamomo foi famoso em toda a Europa, era usado ativamente como medicamento e também na culinária. Além disso, ele estava disponível apenas para as pessoas mais prósperas e nobres. Este estado de coisas persistiu até o século XI. n. NS. - foi então que os viajantes de Portugal atracaram nas ilhas do Malabar e descobriram ali enormes plantações de cardamomo. Depois disso, o tempero se tornou mais acessível e, é claro, ficou visivelmente mais barato.

Então, o que é cardamomo. O nome botânico da cultura é elettaria cardamomum. É uma perene perene com uma raiz espessa carnuda e dois tipos de caules. Um rebento é falso, cresce para cima, sobre ele existem folhas lanceoladas de 60 cm de comprimento e 8 cm de largura, de cor verde escuro. O segundo caule é real, sem folhas e rastejante, nele se localizam as inflorescências. As flores têm uma cor incomum. Uma pétala é branca com um padrão roxo no meio, as demais são verdes claras. No final da floração surgem os frutos, que são representados por caixas em miniatura com 10 cm de comprimento, no seu interior encontram-se frutos em forma de sementes com diâmetro não superior a 4 mm, que se distinguem pelo aroma adocicado de especiarias.

O período de floração ativa do cardamomo cai em janeiro, portanto a colheita dos grãos é realizada de outubro a dezembro. É preciso lembrar que os frutos amadurecem de forma irregular, mesmo em uma inflorescência, o que dificulta a colheita.

A excepcional utilidade da cultura é explicada pela presença nela de uma grande quantidade de vitaminas dos grupos B, C, A e também E. Spice é uma verdadeira despensa de micro e macroelementos úteis:

  • magnésio;
  • ferro;
  • potássio;
  • sódio;
  • cálcio;
  • cobre;
  • fósforo;
  • manganês;
  • zinco;
  • terpineol;
  • acetato de terpinila.

Graças a esta composição, o cardamomo tem um efeito benéfico no funcionamento de todos os órgãos e sistemas do corpo e pode ser usado como profilaxia para várias doenças. Chá com mel e vagens fermentadas é usado para doenças respiratórias agudas, este caldo é altamente eficaz como parte da terapia complexa para resfriados e tosses secas. A planta de especiarias melhora o funcionamento do trato gastrointestinal, aumenta o apetite e normaliza o paladar. Cardamomo também:

  • normaliza os níveis de glicose no sangue;
  • elimina odores desagradáveis ​​da cavidade oral;
  • alivia a severidade da dor de dente;
  • acelera o metabolismo;
  • atua como um agente de queima de gordura;
  • melhora a circulação da linfa e do sangue;
  • como parte do aromamasel elimina os problemas de adormecer.

Devido ao alto teor de vitaminas B, estimula o funcionamento do sistema nervoso central, aumenta a atividade do cérebro, reduz o estresse mental e emocional e também elimina a depressão prolongada. O óleo de cardamomo exibe propriedades antimicrobianas pronunciadas.

Importante: como qualquer planta medicinal, o cardamomo tem contra-indicações próprias. Em particular, o tempero não é recomendado para pessoas:

  • com úlcera e gastrite na fase aguda;
  • se você tiver algum problema com o trabalho da vesícula biliar;
  • com intolerância individual ao produto;
  • as mulheres usam com cuidado durante a gravidez e a lactação.

O cardamomo é muito popular na culinária. Então, na Índia ele é adicionado aos pratos de arroz e carne, na China o tempero é adicionado ao chá, e nos países árabes - ao café, dando às bebidas quentes um aroma mais refinado e rico. Nos países europeus, o tempero faz parte da receita de molhos combinados com sementes de cominho, açafrão, pimenta caiena e páprica. Em alguns países, é usado na preparação de confeitaria - muffins, bolos, bolos de mel e pão de gengibre.

Tipos populares

Vamos dar uma olhada nas variedades mais populares de cardamomo.

  • Verde - os frutos desta planta amadurecem em caixas verdes, os próprios grãos têm uma tonalidade castanha. É uma das variedades mais procuradas e muito utilizada na culinária.
  • Preto - os grãos deste cardamomo são pretos, têm gosto picante e o aroma apresenta notas de névoa. A grande popularidade da planta se deve tanto às suas propriedades medicinais quanto ao sabor picante que as frutas conferem aos pratos.
  • etíope É um análogo da especiaria negra. Tem o mesmo sabor picante, mas a qualidade deste tempero é muito inferior.
  • Branco - este cardamomo é usado para a preparação do primeiro e segundo cursos. A especiaria se distingue por seu sabor suave e pela ausência da pungência típica do cardamomo.

As mais difundidas são as variedades verdes e pretas. Além disso, existem cerca de 179 subespécies de cardamomo preto e cerca de 11 variedades de verde. Os gourmets costumam discutir sobre qual cardamomo é melhor para cozinhar. Apesar da semelhança das variedades preta e verde, ainda são plantas diferentes, portanto, sua aparência e sabores são diferentes. Assim, as sementes de cardamomo verde apresentam sabor leve e aroma floral com notas de eucalipto e delicado funcho. É um condimento refrescante, sua pungência só é perceptível se houver muito. O sabor do feijão preto é mais intenso e ácido, distingue-se pelo cheiro a cânfora e fumo.

É por isso que as áreas de uso desses produtos não se sobrepõem, eles são usados ​​para preparar pratos diferentes.

Características de pouso

O cardamomo é uma planta exótica, portanto, cultivá-lo em casa é uma tarefa difícil e trabalhosa. Em seu habitat natural, esta cultura está acostumada a alta umidade e calor. Portanto, é muito importante criar um regime de crescimento e desenvolvimento confortável para ela. Coloque o recipiente com cardamomo em local aquecido. Ao mesmo tempo, não deve ser colocado perto de radiadores, lareiras e outros dispositivos de aquecimento. O ar aquecido faz com que o solo seque, em tal situação as folhas ficam amarelas rapidamente, enrolam e caem.

Apesar do cardamomo de interior ser uma planta pequena, seu sistema radicular é poderoso e forte. Portanto, um recipiente raso, mas bastante largo, será ideal para ele. É aconselhável levar vasos e vasos de cerâmica, os de madeira não são adequados - a planta prefere regas frequentes, para que a madeira comece a apodrecer. Antes do plantio, o recipiente deve ser bem lavado com água morna corrente. Ao usar novos recipientes, deve-se tomar cuidado para garantir que eles não apresentem um odor químico pronunciado.Na parte inferior, devem ser feitos orifícios para a remoção do excesso de umidade, e paletes são colocados sob os potes.

Metade do sucesso no cultivo de cardamomo perfumado em casa é determinado pela qualidade do substrato, que deve ser leve e fértil. É melhor plantar esta planta exótica em solos soltos com parâmetros aumentados de capacidade de ar e umidade. O solo pronto pode ser comprado em uma floricultura, um substrato universal é adequado, ou destinado a plantas com flores decorativas, o pH ideal é de 5-6 unidades. Se desejar, você mesmo pode preparar a mistura de solo - para isso, você precisa pegar 2 partes de gramado, 2 partes de húmus e misturar com 1 parte de areia do rio.

Cuidado

O cardamomo se distingue por sua termofilicidade excepcional. Não tolera a natureza da Rússia com seu clima temperado e temperaturas negativas no inverno, portanto, em nossa zona natural, é cultivado exclusivamente em casa. Você pode encontrar cultura em apartamentos, estufas, conservatórios e estufas em chalés de verão, onde você pode criar um ambiente confortável para viver.

Condições

Para crescer um cardamomo forte e saudável, você precisa manter um ambiente favorável.

  • Iluminação. Como muitas outras plantas exóticas, o cardamomo precisa de iluminação forte. No entanto, os raios devem ser espalhados. Por isso é melhor colocar uma flor no peitoril de uma janela, protegendo-a do sol escaldante com tule leve ou papel. E você também precisa se lembrar que na primavera e no outono ele precisa das mesmas longas horas de luz do dia que no verão, então você deve tomar cuidado ao comprar um fitolampo artificial.
  • Temperatura. O cardamomo se desenvolve melhor em uma faixa de temperatura de 20-25 graus. No entanto, no inverno, quando a flor entra na fase dormente, é aconselhável transferi-la para um local fresco onde a temperatura seja mantida entre 12-15 graus.
  • Umidade. O cardamomo responde favoravelmente à alta umidade. É por isso que se presta atenção especial à pulverização de folhas e caules. De vez em quando, essa cultura exige um banho. Caso não seja possível organizá-lo, pode-se retirar a sujeira da superfície das telhas com uma esponja úmida.

Rega

No período de primavera-verão, quando o cardamomo está na estação de crescimento ativa, ele requer irrigação regular. O resultado deve ser o umedecimento uniforme e constante do coma terreno. Ao mesmo tempo, o sistema radicular do gengibre não suporta a estagnação da umidade, portanto é muito importante garantir a remoção do excesso de umidade por meio de uma camada de drenagem, a água dos paletes deve ser drenada periodicamente. No inverno, na fase de dormência, a rega é reduzida, não pode ser interrompida, pois o solo não deve secar.

Um sinal de deficiência de umidade é a mudança na cor das placas foliares, elas adquirem uma coloração marrom e logo secam. Nesse caso, é necessário aumentar gradativamente a quantidade de irrigação, observando o estado da planta. Muitas pessoas acreditam que a deficiência de água se manifesta pelo amarelecimento das folhas - esse é um equívoco comum. Esse fenômeno passa a ser consequência da quantidade excessiva de luz solar, a planta precisa de sombreamento.

Top curativo

Na primavera e no verão, o cardamomo deve ser alimentado para aumentar a atividade microbiológica do substrato. Para isso, a cada duas semanas, complexos prontos de fertilizantes organominerais destinados às hortaliças são introduzidos no solo. No inverno, a alimentação não é interrompida, mas sua frequência é reduzida para uma vez por mês. Ao mesmo tempo, é muito importante seguir com precisão a dosagem indicada pelo fabricante na embalagem do medicamento - um excesso de fertilizantes, principalmente aqueles contendo nitrogênio, é tão perigoso para a cultura quanto sua falta. Para aumentar a resistência da planta ao ar seco durante a estação de aquecimento, é necessário pulverizar com solução de Zircão a cada duas semanas, de novembro a abril.

Transferir

Uma característica distintiva do cardamomo é sua capacidade de crescer muito rapidamente, especialmente nas raízes. Portanto, a cada ano é necessário separar as raízes recém-crescidas e transplantar a planta.

Poda

Para o pleno crescimento e desenvolvimento do cardamomo, é necessária a poda, que é realizada de acordo com as seguintes normas.

  • Para conseguir puxar o tronco para cima, todos os brotos laterais são completamente removidos.
  • Para forçar o arbusto da planta, corte o rebento com a obrigatoriedade de deixar alguns botões neles.
  • Todos os ramos assimétricos, bem como os ramos que vão além do formato pretendido, são passíveis de poda.
  • É imperativo cortar todos os brotos direcionados para dentro da copa, bem como os ramos que interferem uns nos outros.
  • Para alcançar o crescimento uniforme dos brotos permite beliscar o topo. Assim que os brotos atingirem o comprimento desejado, deve-se retirar o topo acima da última folha.

A poda é feita todos os anos, no início da estação de crescimento. Qualquer curativo, incluindo alimentação foliar, após a poda permite que a planta expulse os brotos.

Reprodução

O cardamomo pode ser propagado vegetativamente, bem como por sementes.

  • Divisão de raízes. Na propagação, o rizoma de cardamomo deve ser cortado com faca ou tesoura. Neste caso, o corte é realizado de forma que pelo menos duas ou três gemas permaneçam em cada fragmento separado, assim como pelo menos duas raízes em crescimento. Os locais de cortes no rizoma devem ser polvilhados com carvão ativado amassado e imediatamente colocados em substrato previamente preparado.

  • Método de semente. Ao plantar sementes de cardamomo, elas devem ser plantadas no solo até uma profundidade correspondente ao dobro da largura da muda. Em seguida, é borrifado com a mistura de terra, levemente umedecida, e o recipiente é coberto com filme ou vidro para criar um efeito estufa. O local de germinação deve ser bem iluminado, a temperatura ideal durante este período é de 25-28 graus.

Na fase de germinação, é necessário regar regularmente o solo por gotejamento. Todos os dias, a estufa é limpa por uma ou duas horas para ventilar e remover a condensação. É importante ter em mente que apenas sementes recém-colhidas devem ser plantadas, pois elas perdem rapidamente a germinação. Se tudo for feito corretamente, os primeiros brotos devem aparecer em 6-8 semanas. A primeira alimentação é realizada após 2-2,5 meses. Perto de novembro, a temperatura da planta jovem é reduzida, e o volume e a frequência de rega também são reduzidos. Logo, o crescimento diminui, as folhas ficam amarelas - isso não deve assustá-lo. Com a chegada da primavera, quando o cardamomo sai da hibernação, ele vai crescer e se desenvolver como uma planta adulta.

  • Estacas. Para a propagação do cardamomo, são utilizadas estacas apicais. Após o corte, todos os locais de corte devem ser tratados com Epin ou qualquer outro acelerador de formação de raízes. Em seguida, a muda é colocada em água, assim que apareçam várias raízes, a planta jovem é transferida para um recipiente com mistura de terra. No futuro, as mudas precisam ser cuidadas de forma padronizada.

Doenças e pragas

Quando uma planta exótica é mantida em uma sala com umidade bastante alta, o cardamomo encontra pragas de insetos. Um dos inimigos mais comuns desse exótico é o ácaro-aranha. Este inseto tem um tamanho mínimo, é impossível vê-lo a olho nu, enquanto o parasita suga os sucos vitais da planta e faz com que ela murche. A aparência do inimigo é evidenciada por uma fina teia esbranquiçada na superfície das placas das folhas. Neste caso, é necessário realizar imediatamente o tratamento com preparações inseticidas, por exemplo, "Aktofit". É necessário fazer 2-3 tratamentos com intervalo de 10-14 dias. Isso porque as preparações químicas não agem sobre os ovos do carrapato, portanto, logo após o tratamento, novas pragas surgirão a partir deles, que também deverão ser destruídas.

Freqüentemente, uma bainha se instala no cardamomo. Em caso de danos, a planta deve ser isolada para evitar transferência para plantios vizinhos. Os insetos são removidos com uma almofada de algodão, após o que as folhas são bem lavadas com água e sabão ou infusão forte de tabaco. Em seguida, a solução é lavada, as folhas podem secar e são tratadas com um inseticida. Em seguida, o arbusto é envolto em um filme plástico macio por 30 minutos e, dois dias depois, eles providenciam um banho quente para lavar os restos da droga. Este procedimento é realizado todas as semanas até que a praga seja destruída.

Concluindo, vamos falar sobre a coleta de sementes. Isso deve ser feito um pouco antes do início da maturação completa, caso contrário, eles simplesmente derramarão para fora de suas caixas. Os frutos podem ser armazenados em diferentes formas.

  • As vagens cobertas podem ser secas no forno.
  • Você também pode moer os grãos, porém, neste caso eles perdem alguns dos óleos essenciais.
  • Você precisa armazenar o tempero em um recipiente lacrado em uma temperatura ambiente de 20-30 graus.

Para as propriedades benéficas do cardamomo, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário