Qual é a aparência do calêndula do pântano e como cultivá-lo?
Vários anos atrás, o calêndula do pântano era chamado de piscina infantil, violeta do pântano ou capim-rã. Nomes desfavoráveis não combinam com a aparência da planta. Agora, os paisagistas estão usando ativamente calêndula no projeto de reservatórios artificiais, lagoas e canteiros de flores. A popularidade está associada a uma floração precoce, exuberante e bastante brilhante. Mas para conseguir essa aparência, a planta deve ser bem cuidada.
descrição geral
Marsh caligold é uma erva perene pertencente à família do botão de ouro. Ele cresce selvagem. Na natureza, existem cerca de 40 tipos diferentes de calêndula. Agora, algumas variedades são cultivadas ativamente.
Uma característica do calêndula é sua altura. A maioria dos espécimes atinge 40 cm de tamanho quando cultivados em canteiros de flores. Perto de corpos d'água, esse número aumenta significativamente para 3 metros.
A planta não possui um sistema radicular particularmente desenvolvido. O caule é carnudo, pode ser reto ou rasteiro. As folhas são verde-escuras, em forma de coração e irregulares. No verso, veios de uma tonalidade vermelho-azulada são visíveis. Em diâmetro, as folhas atingem 15-20 cm.
Na sombra, a folhagem se endireita e, sob a influência dos raios do sol, se enrola em tubos.
O calêndula é venenoso. Na natureza, ela cresce no território da Rússia e de outros países. Na maioria das vezes, pode ser encontrado ao longo das margens de corpos d'água, mas o aparecimento nos campos não está excluído.
As inflorescências são grandes o suficiente, podem atingir 5 cm de diâmetro. Na maioria das vezes eles são coloridos de amarelo brilhante. Os espécimes mais raros são brancos, laranja e dourados. Eles estão localizados um de cada vez e em grupos inteiros. O período de floração é em abril e maio. Mas o calêndula começará a florescer apenas 8 a 10 anos após o plantio - esta é a principal desvantagem da planta.
Depois das flores, formam-se os frutos que amadurecem no final de junho ou início de julho. O fruto é multifolhado com grande número de sementes.
As principais vantagens da planta são:
- uma forma de vida específica que garante a floração precoce;
- fórmula de flores interessante do ponto de vista botânico;
- inflorescências brilhantes;
- cuidado despretensioso;
- a capacidade de coletar sementes do fruto de forma independente.
Como já mencionado, nem todas as espécies de calêndula do pântano são cultivadas. Para ter uma planta realmente bonita no seu jardim, você precisa escolhê-la corretamente.
Espécies e variedades populares
Existem cerca de 40 tipos de calêndula, mas os seguintes são os mais populares.
- De células finas ou pétalas finas, - planta baixa, que atinge uma altura não superior a 35 cm, os caules são direitos e lisos, ao longo de todo o tronco encontra-se folhagem verde com cerca de 10 cm de comprimento. As inflorescências são pequenas, com pétalas brancas e centro amarelo brilhante.
- Flutuando - ocorre principalmente em corpos d'água. As inflorescências são brancas, com até 4 cm de diâmetro, sendo esta espécie a mais indicada para a decoração de tanques e outros reservatórios.
- Membranoso - distingue-se por uma abundância de pequenas inflorescências de cor amarela brilhante. As folhas são verdes escuras, bastante grandes.
- Swamp Terry - mais popular entre os jardineiros e paisagistas. O arbusto é subdimensionado e de forma esférica.As flores são grandes o suficiente, com várias pétalas, pintadas de amarelo brilhante. As raposas têm forma de coração arredondado, raramente mais de 10 cm de comprimento. O período de floração é em maio. A planta prefere áreas sombreadas com solo suficientemente úmido.
- Alba - uma perene atraente que não requer cuidados especiais. As inflorescências são pequenas, com pétalas brancas e centros amarelos.
Esses são apenas os tipos mais populares de calêndula. O pântano agachado, com muitas pétalas, pântano exuberante, branco, fisty e alguns outros são cultivados.
Plantar e sair
Para o cultivo de qualquer tipo de calêndula do pântano, não é necessário criar quaisquer condições específicas. As áreas sombreadas são melhores para o cultivo. Com a exposição regular à luz solar, o calêndula se desenvolverá lentamente e terá uma aparência opaca.
Pode ser plantado tanto em mudas quanto em campo aberto. As mudas são semeadas em meados de fevereiro e podem ser plantadas em campo aberto assim que a primeira neve derreter e a temperatura normal baixar.
Como um cuidado, o cravo-de-defunto requer as seguintes atividades.
- Rega moderadamente abundante. Aqui é importante focar nas condições meteorológicas (a duração das chuvas), bem como na condição externa do próprio calêndula. Com a falta de umidade, as folhas primeiro sofrem: parecem inviáveis, perdem a cor verde brilhante e tornam-se menos elásticas. As espécies que são plantadas perto de corpos d'água raramente precisam ser regadas.
- A remoção de ervas daninhas é necessária porque o canteiro de flores está coberto de ervas daninhas.
- Às vezes você precisa afrouxar o solo.
A planta praticamente não precisa de alimentação. Às vezes você pode adicionar húmus ou estrume podre. O calêndula pertence à categoria de plantas resistentes, portanto, raramente é atacado por quaisquer doenças e pragas.
Reprodução
Kaluzhnitsa é uma planta herbácea perene destinada ao cultivo ao ar livre. Existem dois métodos de reprodução: método por semente e método vegetativo. Se falamos da segunda opção, significa enxertar e dividir o arbusto.
A divisão pode ser realizada na primavera, antes da formação das inflorescências no calêndula. Você também pode realizar o procedimento no outono, mas é importante estar a tempo antes do início da primeira geada. Para fazer tudo certo, os arbustos devem ser desenterrados, divididos em partes e plantados em diferentes covas. A distância entre eles deve ser de pelo menos 30-40 cm.
Em geral, o calêndula tolera bem o transplante. Depois disso, deve ser bem regado e evitar a exposição intensa ao sol.
Quais plantas podem ser plantadas?
Kaluzhnitsa se dá bem em canteiros de flores com outras plantas. A única condição que deve ser observada é plantá-la com plantas ornamentais que requeiram condições de conservação idênticas. Simplificando, se algumas flores não toleram uma grande quantidade de umidade, o calêndula ficará desconfortável com elas no mesmo canteiro de flores.
Externamente, é combinado com miosótis Alpine, astilba, avestruz, bergenia e lungwort. Isso deve ser levado em consideração ao decorar canteiros de flores em um terreno pessoal.
Na maioria das vezes, o calêndula é plantado ao longo da costa dos reservatórios disponíveis no território. A planta prospera ali, pois pode consumir uma quantidade suficiente de umidade. Outras plantas e arbustos podem ser usados como sombreamento. Mas eles precisam ser plantados de forma que não prejudiquem e não obstruam o calêndula com seus brotos.
No jardim, você pode organizar composições inteiras com a participação do calêndula do pântano. Os exemplos mais bem-sucedidos do uso de uma planta no paisagismo são apresentados nas fotos.
Aplicação na medicina tradicional
Apesar da toxicidade insignificante, a planta é utilizada como componente para o preparo de medicamentos da categoria medicina tradicional.Uma decocção e infusão de folhas de calêndula são usadas para várias doenças, que incluem distúrbios metabólicos, anemia, bronquite de qualquer origem, doenças do aparelho geniturinário, icterícia e resfriados.
A aplicação só é possível com a coleta adequada e posterior armazenamento da erva. A parte aérea é recomendada para ser colhida durante o período de floração ativa. As folhas e flores precisam ser secas um pouco. Para fazer isso, eles são colocados em uma superfície plana e deixados em uma sala escura e ventilada. Para que sequem uniformemente, precisam ser revirados periodicamente.
A segunda maneira é usar um secador ou forno especial. Se este método for escolhido, a secagem deve ser realizada em uma temperatura na faixa de 50 a 60 graus Celsius.
Para usar as raízes, elas devem ser removidas do solo no outono, quando o calêndula já desbotou. As raízes devem ser bem lavadas, cortadas em pequenos pedaços e também secas no forno à mesma temperatura.
Os pedaços de grama ou raiz devem ser mantidos em sacos de tecido natural. Data de validade - não mais de 24 meses. Após este período, recomenda-se que as taxas não utilizadas sejam jogadas fora. Apesar de sua eficácia ativa e comprovada, calêndula só pode ser tomada após consulta ao seu médico. A automedicação não é segura para a vida e para a saúde.
É possível cultivar um cravo-de-defunto em seu terreno pessoal, tanto para beleza quanto para benefício. O mais importante é escolher o local certo de implantação, bem como prestar atendimento oportuno.
O comentário foi enviado com sucesso.