Galtonia
É sempre agradável estar nas áreas decoradas com flores. Hoje, os paisagistas oferecem muitas variedades e tipos de plantas que podem plantar um jardim ou uma casa de campo. Um deles é o galtônio. Esta bela cultura perene ganhou popularidade no século XIX.
Descrição
O local de nascimento de Galtonia é a África e, mais precisamente, o Cabo da Boa Esperança. A altura das plantas é diferente, pode variar. Basicamente, os parâmetros vão de 50 a 170 centímetros. Como a cultura pertence à família do lírio, suas raízes são bulbos fortes e têm o formato de um cone.
A folhagem é de cor verde com tonalidade cinza, é longa (cerca de 90 centímetros), mas bastante estreita.
Não há pubescência nas folhas. Os pedúnculos de Galtonia são longos, até um metro. No topo, crescem inflorescências em forma de cunha, constituídas por flores baixadas ao solo. A planta floresce no final do verão ou início do outono e parece decorativa. Após a floração, as inflorescências são substituídas por cápsulas, nas quais há grãos escuros em forma de triângulo.
Tipos e variedades
No momento, apenas três tipos de galtonia são conhecidos. Vamos nos deter brevemente em cada um.
- Esbranquiçado. Essa variedade é mais procurada pelos jardineiros. As plantas lembram um pouco os jacintos e têm um metro e meio de altura. Fracamente coberta por folhas, a folhagem é longa, estreita, como um sulco. As flores são brancas, em forma de funil, com um aroma delicado incrível.
- Excelente. Esta subespécie gosta muito de áreas montanhosas e planaltos relvados. Ela cresce até 1,7 metros de altura. As flores são verdes claras ou brancas com matizes verdes claros, formam inflorescências em forma de pincel. Na forma cultivada, a flor é rara.
- De flor verde. A altura desta cultura é de um metro. Ela prefere um clima ameno, por isso cresce ao ar livre apenas em áreas muito quentes. Caso contrário, essa flor só pode ser cultivada em casa. As flores da planta são muito bonitas, esmeralda.
Deve-se notar que, ao contrário de muitas outras cores, Galtonia não é classificada em classes. Possui pouquíssimas espécies e os criadores não estão interessados em criar novas variedades e sua distribuição.
Plantio e cuidado em campo aberto
É perfeitamente possível cultivar galtonia no local, até mesmo um residente de verão novato pode lidar com isso. Existem dois métodos de cultivo: com sementes e com bolbos.
A primeira opção está muito mal distribuída, raramente é usada, por isso não a descreveremos de maneira especial. Vale a pena mencionar apenas algumas nuances. Você precisa plantar sementes com até dois anos de idade. Eles precisam ser coletados por conta própria, caso contrário, as caixas explodirão de qualquer maneira e os grãos se espalharão pelo local pelo vento. Eles começam a desembarcar no final de abril. Após 30 dias, os brotos já estão fortes o suficiente e precisarão ser desbastados, deixando uma distância de 15 centímetros entre eles. Galtonia plantada com sementes começará a florescer em três anos.
Não requer cuidados especiais, só é importante regar bem os rebentos e de vez em quando introduzir composições minerais no solo.
Cultivar Galtonia a partir de bulbos é mais popular. Esses bulbos podem ser desenterrados ou comprados e vendidos em qualquer floricultura. O material de plantio é examinado cuidadosamente. As lâmpadas não podem ser moles, podres. Sementes densas e saudáveis são uma prioridade. Se você quiser que a Galtonia floresça cedo, os bulbos podem germinar.Para isso, no segundo mês da primavera, são retirados do local de armazenamento, tratados com um medicamento fungicida e colocados sobre um pano limpo em local com luz solar difusa. Quando os brotos eclodem, eles podem ser plantados em vasos.
Os potes devem ser limpos com orifícios de drenagem. Eles estão cheios de solo solto nutritivo e bulbos são plantados lá.
É melhor escolher um pote separado para cada lâmpada. Além disso, os rebentos são cuidados simplesmente regando-os. O solo nos vasos deve estar ligeiramente úmido; inundações não são incentivadas. Além disso, em uma sala com plantas, você deve manter uma temperatura confortável. Se tudo for feito corretamente, então em maio as lâmpadas podem ser movidas para um terreno aberto.
No local para galtonia, um local iluminado pelo sol com um baixo nível de lençol freático é selecionado... O solo deve ser neutro em acidez, fértil e solto. Jardineiros experientes recomendam fertilizá-lo com matéria orgânica com antecedência, mas se não funcionar, você pode adicionar um punhado de húmus nas covas de plantio durante o procedimento.
Os buracos são cavados de forma que a distância entre eles seja de 30 centímetros.
A profundidade máxima é de 23 centímetros, mas em geral, você precisa se concentrar no tamanho da lâmpada. Uma camada de drenagem é colocada na parte inferior da fossa. Basicamente, os jardineiros usam areia grossa de rio. Um punhado será o suficiente. Além disso, as lâmpadas são retiradas dos potes anteriores, sem sacudir o solo. Eles são colocados em buracos, cobertos com terra e bem regados.
Galtonia adora água, mas regá-la constantemente seria um erro. É impossível que a terra fique molhada o tempo todo. É possível manter a umidade mínima, mas não enchê-la. Caso pretenda limitar a quantidade de regas ou não haja tempo para regá-las, recomenda-se equipar uma camada de cobertura morta. Em geral, a galtônia é regada à medida que o solo seca.
Uma rega mais abundante deve ser fornecida durante a floração - para que seja mais exuberante e eficaz.
Alimentar galtonia é opcional. Ela já se sente bem sem isso, desde que o solo tenha sido fertilizado inicialmente. Porém, com a ajuda de curativos, é possível aumentar a imunidade da cultura, além de prolongar um pouco a floração. Complexos orgânicos não devem ser selecionados, mas os minerais serão adequados. Qualquer enfeite de flores serve. Basta fazê-los uma ou duas vezes.
Mais três procedimentos serão importantes:
- afrouxando um dia após a rega;
- remoção oportuna de ervas daninhas do solo;
- poda do pedúnculo após a floração.
Separadamente, deve ser dito sobre o cultivo de galtonia em casa, porque muitas pessoas também praticam este método. Em geral, os requisitos são os mesmos, mas ainda existem algumas nuances. O período de descanso é muito importante para a galtonia, portanto, quando a planta murcha, o bulbo é transferido para uma sala com temperatura de +5 graus e não mais alta. O solo não é regado. Na primavera, a planta é levada para uma sala aquecida, irrigada e coberta com uma película até o surgimento dos brotos.
Nesse caso, vale a pena manter a cultura em um local com luz difusa.
Quando os brotos atingem 10 centímetros, o abrigo é removido e os vasos são transferidos para o peitoril da janela oriental. Regue o solo conforme necessário, como nas condições das ruas, mas você terá que alimentá-lo com mais frequência, cerca de duas vezes por mês. Nesse caso, também são usados compostos minerais complexos. Pulverizar e umidificar o ar não é necessário para as flores.
Doenças e pragas
Galtonia é fracamente suscetível a doenças. Basicamente, só é afetado por fungos se for organizada uma rega inadequada. Em seguida, ele pode ser atacado por podridão e outras doenças fúngicas. Não é difícil tratá-los. Se for uma planta doméstica, pode ser transplantada para outro vaso cortando as partes doentes e substituindo o substrato. Também vale a pena tratar com fungicidas. Uma cultura que cresce em terreno aberto pode ser facilmente tratada com preparações.
Em ambos os casos, será necessário estabelecer um regime de irrigação.
Pulgões, cochonilhas e carrapatos geralmente não começam, mas lesmas podem se tornar uma verdadeira desgraça. Essas criaturas adoram umidade, e Galtonia precisa dela.Para afugentar as lesmas, você pode definir a armadilha ao redor do perímetro ou polvilhar o substrato com agulhas de pinheiro. Mas podem aumentar a acidez, isso deve ser levado em consideração. Se a marca de acidez está nos limites extremos, então é melhor não arriscar e usar cinzas de madeira em vez de agulhas.
Wintering
Galtonia é uma planta perene e em climas quentes aguenta com calma o período de inverno. Nessas regiões, bastará cortar o pedúnculo e cobrir a flor para o inverno com uma camada de palha feita de serragem, turfa ou ramos de abeto (20 centímetros).
Se o inverno for frio, você deve fazer o seguinte:
- retire as lâmpadas do chão no final de outubro;
- coloque em uma área bem ventilada e seque por 7 dias junto com a folhagem;
- encontre o colo do bulbo, afaste 2 centímetros e corte a folhagem, deixe as raízes no lugar;
- em seguida, seque os bulbos por uma semana em uma temperatura padrão de + 18-22 graus;
- coloque-os em areia seca e guarde em local com temperatura de + 10-15 graus, certificando-se de que não se toquem.
O comentário foi enviado com sucesso.