Eônio e seu cultivo
O interesse nas características de uma flor como o aeonium e nas regras para o seu cultivo é explicado pela singularidade e qualidades decorativas notáveis desta suculenta. Ele veio para nossa região de sua terra natal, a saber: das regiões norte e leste do Continente Negro. Devido à sua aparência, essa flor é chamada de rosa do deserto.
descrição geral
Eonium é uma suculenta perene exigente e fácil de cuidar. A planta pertence a uma família bastante numerosa de bastardos. Em seu habitat natural, as plantas formam grandes arbustos, cuja altura chega a um metro ou mais. Quando cultivado em casa, este indicador, via de regra, não ultrapassa 0,5 m.
As plantas adultas se distinguem por uma aparência espetacular. Caules simples ou profusamente ramificados e poderosos adornam rosetas lindas e exuberantes. Eles são formados por placas de folhas carnudas, que visualmente se assemelham a inflorescências exóticas. O tom deste último varia do verde claro ao marrom bordô e até roxo.
É importante levar em consideração que devido à diversidade de espécies, a aparência dos representantes da família pode apresentar diferenças significativas. Durante o período de floração, as plantas são decoradas com botões brancos, vermelhos, rosa ou amarelos, que formam inflorescências do tipo guarda-chuva volumosas. A propósito, algumas espécies florescem apenas uma vez, depois da qual morrem.
Tipos populares
No momento, um grande número de espécies de aeonium cresce em condições naturais, incluindo pseudo-placas, Tricolor e sedifolium. Além do mais, nos catálogos você pode encontrar nomes exóticos como Mardi Gras, Eonium Sanders, Leukoblefarum, Velour, bem como Sunburst, Lily Pad e Simsa. Todos os tipos existentes de rosa do deserto têm suas próprias características no contexto de aparência, forma de vida e cuidado quando cultivadas em ambientes fechados. Ao mesmo tempo, vale destacar as variedades mais populares de uma flor única entre os floristas modernos.
Balsâmico
Uma das principais características distintivas deste tipo de rosa do deserto são os seus rebentos bem desenvolvidos, que exteriormente se parecem com os ramos de um arbusto. Além disso, cada um deles é decorado com uma roseta bastante densa. A variedade deve seu nome a um cheiro específico.
Nobre
Nesta espécie, rosetas densas e bastante grandes estão localizadas em um caule muito curto e quase invisível. As próprias folhas são ligeiramente curvadas nas bordas em direção ao centro, razão pela qual se assemelham a ranhuras. Uma planta adulta pode crescer até 0,5 metros de diâmetro. Durante o período de floração, a inflorescência guarda-chuva, formada por pétalas amarelas, localiza-se em um pedúnculo alto.
Burchard
Como todas as variedades de aeonium que existem hoje, esta variedade tem seu próprio sabor. E neste caso estamos falando da cor única das folhas, que é o verde do pântano. Além disso, vale destacar o tamanho compacto dos soquetes, que têm cerca de 10 cm.
Virgínia
A principal característica distintiva desta suculenta é a ausência de caule. A planta forma um grande número de rosetas adjacentes, formadas por lâminas de folhas verdes ligeiramente onduladas e aveludadas. Esta variedade também possui um leve aroma balsâmico. Devido ao fato de que a planta, por assim dizer, cobre o solo com suas rosetas, também é chamada de aeonium de cobertura do solo.
Ondulado
Um dos principais atrativos dessa planta é o seu tronco, que tem tonalidade prateada e ao mesmo tempo é coberto por costelas bordô. Todos os rebentos são coroados por rosetas frouxas, verde-escuras, formadas por folhas espatuladas, afinando-se para a base e apresentando bordo ondulado. As inflorescências são piramidais com corolas amarelas.
Decorativo
É um arbusto compacto com brotos multidirecionais. Eles são decorados com belas rosetas com uma estrutura densa. E também a lista de características importantes inclui folhas de aparência única. Eles são distinguidos por pontas pontiagudas e uma tonalidade verde-vinho.
Casa
Esta variedade pode ser caracterizada com segurança como uma árvore em miniatura com um tronco denso e verticalmente orientado (tronco central). Nela aparecem os tiros próximos uns dos outros, dobrando-se na parte superior. Eles são decorados com rosetas grandes e soltas. Durante a floração, desenvolve-se um pedúnculo tradicionalmente alto, no qual podem ser vistas 7 flores amarelas.
Semelhante a uma árvore
A partir do nome da variedade, pode-se entender que uma de suas principais características é o caule lignificado. Dele irradiam brotos laterais, cujos topos são coroados por densas rosetas. É importante notar que os criadores criaram várias versões híbridas do aeonium semelhante a uma árvore.
Dourado
Este tipo de aeonium tem uma haste ramificada e brotos caídos. Grandes rosetas formadas por lâminas de folhas verdes alongadas em forma de diamante são uma verdadeira decoração. E a variedade deve seu nome a inflorescências de cor dourada característica.
Canário
Esta suculenta pode ser facilmente identificada pelas rosetas densamente plantadas quase no solo, de cor verde claro. O fato é que o principal diferencial da variedade são os caules muito curtos. Os espécimes adultos podem atingir 50 cm de diâmetro. Ao mesmo tempo, durante o período de floração, o pedúnculo é estendido a uma altura de 80 cm.
kiwi
Este tipo variegado de aeonium é uma das muitas variedades que surgiram graças ao trabalho de criadores europeus. O arbusto externamente gracioso se distingue por brotos abundantemente ramificados e é um híbrido do cultivar Haworth. Em altura, na maioria das vezes não cresce mais do que 0,5 m, mas ao mesmo tempo em diâmetro pode facilmente ultrapassar este indicador.
Lindley
Este tipo de aeonium difere de suas "contrapartes" porque seu caule cresce lenhoso na base, enquanto libera um número suficiente de brotos laterais. No topo de cada um deles, como resultado, uma roseta densa é formada, consistindo de lâminas de folhas verdes cobertas por vilosidades imperceptíveis. Durante o período de floração, corolas amarelas aparecem na planta.
Em camadas
Muitos produtores e especialistas chamam essa variedade de variedade em camadas. As plantas têm caules curtos com rosetas planas e largas. Eles próprios são formados por muitas folhas crescendo em cascatas (camadas). Estreitas na base, as placas alargam-se visivelmente em direção à borda oposta.
Schwarzkopf
Neste caso, estamos falando de uma variedade híbrida de aeonium semelhante a uma árvore. A principal característica deste híbrido é sua coloração marrom. É graças a ela que a variedade também se chama Aeonium Black e Treelike Black.
Haworth
Essa variedade pode ser considerada uma das variedades mais estéticas. Este aeonium deve sua aparência principalmente a folhas lanceoladas bastante grandes. As placas verdes claras têm uma borda cor de vinho. Graças a esta combinação, no final parece que as folhas são prateadas. Outra característica distintiva são as hastes curtas localizadas diretamente sob as rosetas.
Aterrissagem
Recomenda-se atenção especial à escolha correta do vaso. Em que a estabilidade do recipiente e a presença de orifícios de drenagem serão os critérios principais. E também os jardineiros experientes não aconselham fazer uma escolha a favor de vasos grandes. A melhor opção seria um modelo relativamente baixo, mas amplo e, portanto, estável.
O material com o qual o pote é feito não desempenha um papel decisivo neste caso. Outro ponto importante é que o aeonium, por ser suculento, não exige muito do solo. Para o seu crescimento e desenvolvimento completos, mesmo uma argila e um substrato bastante pobre são bastante adequados.
No entanto, ainda é recomendado o uso de misturas universais de solo para arbustos. Como já observado, as plantas descritas, independentemente de suas variedades, são despretensiosas. Isso também é válido para cuidar do aeonium em casa.
No entanto, o cumprimento de uma série de regras gerais será a chave para um crescimento e desenvolvimento completos.
-
Iluminação. Esta planta é previsivelmente amante da luz. Portanto, no inverno, será útil colocar um fitolampo próximo a ele como uma fonte adicional de luz. Ao mesmo tempo, se a flor estiver situada no peitoril da janela do lado sul, durante o calor do meio-dia deverá ser sombreada para eliminar o risco de queimaduras.
-
Temperatura interna. É importante considerar que, apesar do amor pela luz forte e pelas longas horas do dia, as suculentas em questão podem reagir negativamente ao calor. As condições ideais são quando o termômetro está entre +20 e +25 graus. No inverno, uma diminuição no indicador para +18 é permitida.
-
A rega deve ser moderada. Também é importante garantir que a água não entre na saída durante o procedimento. Caso contrário, será difícil evitar a formação de apodrecimento, que pode levar à morte da planta. Umedeça o solo quando sua camada superior secar. A propósito, o próprio eônio sinalizará ao florista sobre a necessidade de regar pendurando as folhas.
-
A umidade do ar no contexto da atividade de crescimento e desenvolvimento do aeonium não é de importância decisiva. Esta flor exótica adapta-se fácil e rapidamente ao ambiente seco da divisão. Levando em consideração esta característica, a necessidade de pulverização é nivelada. Além disso, floristas experientes recomendam evitá-los. Para limpar as lâminas das folhas, passe um pano úmido.
-
Fertilização. Se durante o plantio foi utilizado um substrato de alta qualidade, então no primeiro ano é possível, em geral, não alimentar a planta. À medida que a mistura do solo se esgota, é recomendável aplicar fertilizantes em intervalos de 30 dias. E neste caso estamos a falar de um top curativo universal na forma líquida, desenvolvido especificamente para suculentas. É necessário diluir em água e utilizar tais produtos, seguindo estritamente as instruções dos fabricantes.
-
Transplante de Aeonium. Na esmagadora maioria dos casos, as plantas jovens precisam expandir sua capacidade a cada 2 anos. Conforme a flor amadurece, o intervalo aumenta para 3-4 anos.
-
Poda. Via de regra, as plantas descritas não precisam de tais procedimentos, e seu cuidado não inclui beliscar. Será necessário remover placas de folhas secas e brotos que soltaram pedúnculo.
Além de tudo isso, vale atentar para o chamado período de descanso. No inverno, a flor para de se desenvolver ativamente. Durante estes meses, é necessário reduzir ao mínimo a rega já bastante moderada da planta. Ao mesmo tempo, a introdução de qualquer curativo superior é interrompida. Não se esqueça da redução recomendada da temperatura ambiente.
Reprodução
Inicialmente, vale lembrar que algumas das suculentas pertencentes ao gênero descrito são monocárpicas, ou seja, morrem após terem desbotado. As plantas continuam a viver nas quais os rebentos laterais se formaram. Independentemente da espécie, o aeonium pode ser propagado de três maneiras.
-
Sementes. Este método envolve espalhar sobre a superfície e enterrar levemente a semente no solo. Em seguida, o recipiente com a semeadura é ventilado periodicamente e o solo umedecido. Para ativar a germinação das sementes, é recomendável criar condições de estufa a uma temperatura de +20 graus.
-
Por estacas. Neste caso, você precisará separar a haste com uma saída desenvolvida. O corte é feito 5 cm abaixo desta saída, e seu local é processado com carvão ativado triturado. O caule é plantado em um recipiente separado preenchido com uma mistura de areia e solo folhoso na proporção de 2: 1. Com os devidos cuidados, o enraizamento ocorre em 2-3 semanas.
-
Folhetos. Esta opção para a reprodução dos aeoniums se resume ao correto preparo de várias placas de folhas. A técnica envolve a separação e secagem de folhas fortes por várias horas. Em seguida, eles devem ser dispostos na superfície do solo. Ao mesmo tempo, é importante manter constantemente a umidade do solo por pulverização. Como resultado, raízes e pequenas rosetas começarão a se formar. Uma vez que estejam suficientemente fortes, os jovens podem ser colocados em um recipiente separado.
É importante levar em consideração que alguns dos aeoniums têm lâminas foliares bastante finas e são caracterizadas por uma pequena quantidade de polpa. É por isso que às vezes a suculenta realmente não tem tempo de se enraizar e formar uma roseta, e a folha já está secando. Ao escolher este método de reprodução, você deve cuidar da disponibilidade de uma quantidade suficiente de material original.
Doenças e pragas
Apesar da resistência à maioria das doenças, os produtores de flores têm que enfrentar alguns problemas, por exemplo, muitas vezes:
-
as folhas do aeonium secam e caem,
-
tomadas apodrecem
-
o crescimento diminui.
Isso acontece, via de regra, devido a violações das regras de atendimento. O aparecimento de manchas marrons e amarelas pode ser sinal de um fungo. Nesses casos, será necessário tratamento imediato com fungicida e, se possível, renovação do solo.
Na maioria das vezes, os aeoniums são atacados por pulgões e cochonilhas. Para combater os pulgões, é necessário tratar a planta com uma solução de sabão, que é borrifada nas áreas afetadas, bem como na superfície inferior das folhas. Se necessário, o procedimento é repetido uma vez por semana. Um sinal precoce de um ataque de cochonilhas é uma pubescência branca característica. A maneira mais fácil de remover as pragas é com almofadas de algodão ou compressas embebidas em álcool, água com sabão ou detergente para louças.
O comentário foi enviado com sucesso.