Dichondra e seu cultivo
Algumas plantas, apesar de não brilharem com cores vivas, ainda são muito eficazes. Dichondra pode muito bem ser atribuída a tais culturas. A planta enfatiza de forma surpreendente as flores mais saturadas, pode ser cultivada tanto em casa, seja em um vaso de flores, quanto em campo aberto no campo ou no jardim.
descrição geral
Dichondra pertence à família da trepadeira. É muito parecido com um longo cipó, em casa pode se estender até dois metros. Devido a isso, a planta é frequentemente cultivada como ampelosa. Ele efetivamente fica pendurado em vasos suspensos, uma reminiscência de uma cachoeira natural. Mas também existem variedades interessantes de cobertura do solo.
Dichondra é cultura perene. As folhas conferem-lhe um efeito decorativo especial. Eles são pequenos, redondos e têm o formato de moedas. As folhas cobrem o cipó muito densamente, o que dá a impressão de um tapete. Eles podem ser verdes brilhantes ou com um revestimento prateado. As flores da dicondra são muito pequenas, não mais do que 3 milímetros. A cor varia consoante a variedade, mas em todo o caso as flores não são de interesse decorativo. As vagens das sementes são como bolas, existem poucas sementes dentro.
Tipos e variedades
Na natureza, existem cerca de uma dúzia de tipos diferentes de dicondra. Mas até agora apenas um foi capaz de se cultivar. Este é um dicondra prateado. É plantada como ampelosa, adequada a quaisquer condições. Existem várias variedades populares desta subespécie.
-
Silver Falls. Esta variedade tem rebentos particularmente longos, mas não muito exuberantes. As folhas são pequenas, prateadas, caindo em uma verdadeira cascata luxuosa. A planta é muito refrescante para o meio ambiente. Mas é melhor cultivá-lo ao ar livre, pois mesmo a menor sombra parcial afetará negativamente o seu efeito decorativo.
- "Fios de prata". Esta variedade é cultivada apenas em vasos ou caixas suspensas, longe de paredes, fontes, gazebos, em geral, tudo o que possa agarrar. As folhas são formadas em brotos filamentosos, prateados, às vezes até parece que a cultura está polvilhada com neve. Pode crescer em sombra parcial.
- Emerald Falls. Uma variedade muito interessante com folhagem luxuriante e arredondada de tom esmeralda. Os brotos parecem mais volumosos do que as variedades prateadas. A planta pode ficar ao sol e à sombra, e à sombra fica ainda maior. É cultivada não só em vasos, mas também diretamente no solo, formando um tapete espetacular e preenchendo áreas desnudas do jardim.
- "Esmeralda em Prata". Uma das variedades de dichondra mais espetaculares, combinando as cores das subespécies anteriores. Os tons de esmeralda e prata combinam perfeitamente em uma planta, dando-lhe volume e aumentando a decoratividade. Uma videira tão rasteira parece incrivelmente magnífica.
Aterrissagem
Dichondra pode ser plantada com sementes. Inicialmente, é cultivado em casa, e um já maduro é transferido para uma área aberta (se houver planejamento de cultivo ampeloso). O desembarque é realizado no final do inverno. Os vasos são lavados e desinfetados, em seguida é colocada terra solta com muita areia e turfa. O substrato é ligeiramente umedecido. A seguir, são feitas pequenas depressões nele, onde são colocadas as sementes. Profundidade de semeadura - não mais do que um centímetro. Os recipientes são cobertos com polietileno ou outro material de estufa e colocados em um local bem iluminado e aquecido.
Todos os dias, o filme é aberto por 10 minutos para deixar o ar entrar.A temperatura na sala com as mudas deve ser de 22-24 graus Celsius. Pulverize o solo conforme necessário. Depois de 7 a 9 dias, as mudas se espalharão pelo solo. Mas o abrigo só é removido depois que as folhas são formadas. Eles continuam cuidando das mudas, regando-as sistematicamente.
A luz é fornecida com mudas de pleno direito, mas difusas, são suplementadas se necessário.
Se as plantações se revelarem muito densas, as plantas mergulham após o aparecimento da segunda folha verdadeira. Caso contrário, você pode dispensar essa escolha realizando o procedimento quando os brotos atingirem uma altura de 15 centímetros. Então você terá que transplantar com certeza, colocando uma muda em um recipiente e beliscando o ponto de crescimento superior. Você pode transplantar mudas em terreno aberto quando o ar aquece até +20 graus. Devem ser espécimes com pelo menos 8 brotos.
A área de cultivo deve atender aos requisitos da variedade. Por exemplo, subespécies com folhagem prateada precisam do sol, e aquelas com folhas esmeraldas precisam de sombra parcial. A área de pouso não deve ser soprada por ventos. Quanto ao solo, a dicondra adora margas leves com uma reação levemente ácida ou neutra. Plantar dicondra é tão fácil quanto descascar peras. A planta deve ser cuidadosamente retirada do recipiente, enxaguada com uma ducha morna e simplesmente plantada em um pequeno buraco preparado para isso. Cubra com terra e água. A distância entre os furos deve ser de cerca de 25 centímetros.
Se houver o desejo de cultivar dicondra como cobertura do solo, formando um gramado inteiro, então, neste caso, os grãos podem ser semeados diretamente no solo. Isso pode ser feito de meados da primavera a outubro. É necessário afrouxar bem a terra. As sementes estão espalhadas pela superfície, o consumo será de cerca de 12 gramas por metro quadrado. Em seguida, cubra com uma fina camada de solo, irrigue. O substrato deve estar úmido até o surgimento dos brotos. Quando as mudas ficam mais fortes, elas devem ser alimentadas com fertilizante de nitrogênio.
Ao cultivar dicondra em casa, o ponto mais importante é a escolha correta da capacidade. Os vasos devem ser largos, isso se deve às peculiaridades do sistema radicular. Os furos são feitos na parte inferior, a drenagem é colocada na camada inferior.
Vale a pena colocar cerca de 4 mudas em cada vaso, isso permitirá que você obtenha a mesma cachoeira espetacular das folhas.
Cuidado crescente
Não é difícil cultivar uma dicondra, esta flor não é muito caprichosa. Mas algumas das características de cultivo ainda valem a pena ser lembradas.
Regar e alimentar
A dicondra é considerada uma planta resistente à seca, mas com a falta de água perde rapidamente o seu efeito decorativo. A rega dependerá diretamente das condições meteorológicas... No calor é necessário regá-lo frequentemente, uma vez a cada poucos dias. O solo deve permanecer sempre ligeiramente úmido. Também vale a pena borrifar a planta, mas é melhor fazer isso à noite, para não queimar as folhas. Em clima normal, a rega é realizada a cada 4-5 dias. Vale a pena considerar o nível de ocorrência das águas subterrâneas. Se eles estiverem próximos à superfície, então, com tempo confortável, você pode limitar-se a regar semanalmente.
Os curativos iniciais são aplicados assim que as duas primeiras folhas aparecem nos brotos. Em seguida, os nutrientes devem ser fornecidos às plantas a cada 2-3 semanas. Para o crescimento, podem ser alimentados com nitrogênio, já que essa cultura precisa dele constantemente para uma rápida formação de massa verde. E também um bom efeito será dado pelo curativo de cobertura contendo potássio. Você também pode fertilizar uma flor com fertilizantes complexos para plantações de flores. Todas as refeições são servidas com flores de março ao final do outono. No inverno, não é costume fertilizar dicondra.
Transferir
Dichondra terá que ser transplantado com pouca freqüência. Isso é feito apenas quando as raízes começam a romper os buracos no fundo. Isso significa que o pote é muito pequeno. Um recipiente maior é selecionado, ele também deve ter furos, uma camada de drenagem. A flor é regada e depois esperada cerca de meia hora. Em seguida, resta arrancá-lo suavemente ao redor do perímetro com uma espátula e puxá-lo para fora da panela junto com o solo.
Utilizando o método de transbordo, a planta é instalada em um novo recipiente, o solo é despejado, sem compactação, e irrigado. Em seguida, o recipiente com dicondra é colocado em sombra parcial por vários dias para que a planta se enraíze.
Wintering
Na maioria das regiões do país, a dicondra é cultivada ao ar livre anualmente. A planta não é resistente ao frio, em -10 todo o sistema radicular morre. Se você não quiser perder a cultura, pouco antes da geada, você precisa cortar completamente todos os brotos com folhagem e desenterrar a raiz. Juntamente com o solo, é levado para uma sala fresca e ventilada. Cubra com areia úmida para evitar a secagem. Quando a primavera chegar, a raiz brotará. Eles são separados, acomodados em contêineres e, quando o tempo quente se estabelece, são levados para campo aberto.
Se o inverno estiver quente (não abaixo de -3 ... 5 graus), a dicondra também pode passar o inverno lá fora. É bem coberto com terra e depois coberto com polietileno. Coloque uma camada de folhagem seca por cima.
Nas condições dos apartamentos, porém, normalmente não surgem problemas. A panela é colocada em uma sala com uma temperatura de 15-16 graus, é possível em uma loggia se for envidraçada. A rega durante o período de inverno é limitada, mas não totalmente interrompida. Observando todas essas regras, a dicondra pode ser preservada com sucesso no inverno.
Reprodução
Propagar uma cultura é muito fácil. O método da semente foi descrito acima, mas não é o único. Você também pode realizar a reprodução por camadas e recortes.
-
Camadas... Afrouxe o solo ao redor da planta e encontre um broto forte e saudável. Dobre-o no chão, prenda e cave. Para maior confiabilidade, ele pode ser regado com estimulantes de crescimento ou de raiz. Coloque o filme por cima. Depois de algumas semanas, você verá novas raízes. Você pode transplantar a camada após o aparecimento de 4 folhas.
- Estacas... As estacas também não causam dificuldades aos jardineiros. No início da primavera, você precisa cortar várias mudas, coloque-as em recipientes com água. Depois de uma semana, transplante em vasos com solo turfoso. Depois de mais uma semana, transplante novamente, agora em vasos de flores ou vasos mais volumosos. Organize uma mini estufa no topo. Será necessário retirá-lo somente após o aparecimento dos rins.
Doenças e pragas
Dichondra tem excelente imunidade. Do ponto de vista biológico, esta é uma erva daninha e sabe-se que são as menos suscetíveis a quaisquer doenças. A única doença que pode ocorrer é a podridão da raiz... Mas isso só acontecerá se a planta for constantemente inundada. A cultura de interior é fácil de curar, basta transplantá-la para outro recipiente e trocar o solo. As plantas ao ar livre são tratadas com fungicidas.
Com muito mais frequência, as folhas começam a enrolar. Isso não é um sinal de doença, mas um sintoma de falta de umidade. Vale a pena aumentar a quantidade de rega e ração da planta. Se a variedade prateada ficar verde, significa que não tem iluminação.
Os insetos voam para a dicondra muito raramente. Gorgulhos, moscas brancas e pulgões podem começar, mas em casos extremos. Os métodos tradicionais e o tratamento com inseticida removerão rapidamente os parasitas. A situação é muito pior se a planta for afetada por nematóides. É impossível livrar-se do verme, as plantas doentes terão de ser desenterradas e as saudáveis - transplantadas. Onde o nematóide parasitou, o solo deve ser cultivado. Novas safras não podem ser plantadas nesta área por vários anos.
Proteger as plantas de pragas e doenças é fácil. Você só precisa realizar algumas etapas simples:
-
oportuna destruir ervas daninhas perto;
-
limitar a quantidade de rega se a planta tiver crescido excessivamente (a umidade não tem tempo de evaporar);
-
faça o enfeite superior que contém não só nitrogênio, mas também outras substâncias úteis.
Aplicação em paisagismo
Dichondra é uma planta ornamental incrivelmente bela que pode ser usada para criar muitas composições incríveis. É especialmente bom para o plantio em terreno aberto. No jardim, a dicondra vai bem com outras flores, por exemplo, begônia, fúcsia, petúnia.Ela os destaca com seu passado discreto.
Quanto mais brilhante a flor que cresce nas proximidades, mais interessante será o contraste.
Dichondra parece muito bom perto da água. Pode ser um lago artificial ou uma piscina de casa de campo de verão. Um efeito deslumbrante é dado pelo aparecimento de uma flor, que por sua vez se assemelha a uma cachoeira.
E também a cultura cresce bem em canteiros de flores comuns, jardins ornamentais, pode servir de decoração para um escorregador alpino. Freqüentemente, as plantas são plantadas em enormes vasos de flores e terraços de moldura, entradas para gazebos e pérgulas com elas.
Outro caso de uso é um gramado alternativo. Em vez de grama normal, você sempre pode plantar dichondra. Ele se expandirá e cobrirá toda a área de plantio com um carpete exuberante. Esse truque também é usado pelos jardineiros para esconder as calvas e as áreas vazias do jardim, bem como os vazios feios entre os ladrilhos dos caminhos.
O comentário foi enviado com sucesso.