Tudo sobre Delosperma e seu cultivo
Devido à variedade de cores e formas, o delosperma semi-arbustivo é frequentemente usado no projeto de canteiros de flores, lâminas alpinas e bordas. Vamos conversar sobre como escolher a variedade certa, cuidar da planta e protegê-la de pragas e doenças.
Descrição
Um nome interessante para suculenta vem da combinação de duas palavras: "visível" e "semente". Isso porque as caixas de sementes não têm casca e, quando maduras, expõem seu material de sementes. Representantes da família Aizov crescem principalmente na África. O delosperma às vezes é chamado de planta do gelo porque todas as partes da flor secretam cristais de cálcio. Cintilando-os ao sol cria o efeito de cristais de gelo.
A planta pertence ao gênero das perenes, está caindo, ereta, rastejando. Os cientistas afirmam que o delosperma tem mais de uma centena de variedades, desde herbáceas a lenhosas. Existem até variedades resistentes à geada. A planta atinge uma altura de 7,5 a 15 centímetros e cresce até 1 metro de largura. A chapa ondulada vem em diferentes formas: de plana a cilíndrica.
As flores suculentas duram muito tempo, durante todo o período da primavera e do verão. Ao mesmo tempo, a floração é desigual: as flores podem abrir em cachos ou isoladas. O esquema de cores é variado: do framboesa ao branco e rosa pálido. Curiosamente, em uma planta em miniatura, o tamanho da flor às vezes chega a 4 centímetros.
Em uma cultura de flores, durante todo o período de floração, um grande número de botões são observados, que têm a forma de uma bola e têm muitas pétalas minúsculas em forma de agulha. A cor é variada. Agora, existem variedades com uma transição de cores do arco-íris.
Tipos populares
Entre os muitos tipos de cultura de flores, não existem apenas aquelas que são cultivadas no jardim. Algumas variedades de delosperma são cultivadas apenas em casa, em um vaso.
Vista muito interessante - delosperma echinatum ou espinhoso... Sua principal diferença é que a planta é toda coberta de espinhos duros. Os espinhos cobrem a superfície com tanta força que parece uma suculenta cinza. As flores da cultura são amarelas, com inflorescências únicas. Às vezes, ele cresce até 40 centímetros.
A variedade Girador de fogo há um recurso interessante. Seus botões têm uma cor diferente e única: os estames amarelos são substituídos por uma faixa branca na base do núcleo, que gradualmente se transforma em um círculo roxo. O centro das pétalas é emoldurado por uma argola roxa e as pontas são coloridas de laranja. A floração é sempre tempestuosa e a folhagem tem um tom esmeralda.
Variedade Brunnthaleri tem um sistema radicular em forma de tubérculos. Flor longa, em forma de flores rosadas com 2 centímetros de diâmetro. O próprio arbusto pode atingir uma altura de até 40 centímetros. A massa foliar assenta firmemente na base em ramos laterais curtos.
Delosperma Bossera - planta suculenta para cultivo interior. A floração é imperceptível, a subespécie tem inflorescências claras. O sistema radicular é poderoso, fundamental, uma reminiscência da raiz da salsa. As placas carnudas das folhas estão dispostas aos pares no caule e têm uma forma alongada.
Considere as variedades de plantas igualmente populares.
Florescendo abundantemente
Essa variedade tem uma bela cor: as pétalas oblongas são brancas no meio e as bordas nas bordas são rosa ou roxas. Já no primeiro ano de plantio, é possível observar as belas inflorescências em flor.A subespécie é cultivada anualmente.
"Poeira estelar"
A planta perene é mais frequentemente usada para cultivo em jardins de flores ao ar livre. Mas é uma suculenta termofílica, por isso precisa de abrigo para o inverno. O meio da inflorescência é branco e as bordas são rosa. Existem variedades com tons roxos.
Tanoeiro
Um representante bastante alto da família Aizov, atinge uma altura de 15 centímetros e cresce em diâmetro até 50 centímetros. Resiste a geadas leves. As inflorescências lembram constelações: pétalas brilhantes e sedosas são pintadas em uma cor amarela cremosa. É por isso que a subespécie também é chamada de Delosperma de Cooper "Constelação". Em diâmetro, o volume das flores chega a 50 milímetros.
Torcido
A espécie é altamente resistente ao frio e às geadas. A planta com flores adquire formas exuberantes graças à massa verde. Floresce em maio com flores amarelas. No outono, a cor das folhas muda de verde para vinho.
Tradescantia
Esta subespécie é interessante porque seus longos brotos se espalham pela superfície da terra. Alguns jardineiros cultivam esse delosperma em vasos ou em um escorregador alpino, porque seus caules originalmente penderam. Na aparência, é semelhante a Tradescantia: delicadas flores brancas aparecem nas axilas das folhas alongadas verde-claras.
Tintureiro
Este tipo de delosperma produz inflorescências cor de pêssego. Muitas vezes é cultivado em casa ou em uma estufa. Tolera geadas severas - até 30 graus negativos.
Pérola
Esta instância possui diversas variedades, a principal diferença entre as quais é a cor das flores:
- "Rubi" difere nas cores vermelho-violeta;
- "Opala" tem inflorescências roxas;
- "Granada" cresce com um coração branco e pétalas cor de romã maduras.
Nebuloso
Graças aos seus caules rastejantes, a cultura não cresce mais do que 10 centímetros. A vegetação compacta não tem medo de geadas severas. A cor das inflorescências varia do amarelo ao laranja profundo.
Sutherland
Todos os verdes, incluindo o caule, são cobertos com penugem leve. As flores têm uma leve tonalidade roxa e o miolo é amarelo. Tolera bem a geada.
Lehman
Esta variedade é cultivada principalmente em casa. A folhagem verde tem o formato de uma pirâmide. As flores são imperceptíveis, têm uma cor amarelo pálido.
Aterrissagem
Como já foi escrito acima, quando maduras, as sementes com caixa são bem visíveis. Após a primeira chuva ou orvalho, o conteúdo da cápsula se derrama. Com a autopropagação, os grãos são rolados por uma distância de até 1,5 metros.
Mas as sementes podem ser colhidas antes de a cápsula abrir. Via de regra, o conteúdo com sementes é cortado, seco em local aquecido e, com o início da primavera, os grãos são separados, plantados em recipiente para obtenção das mudas.
O solo para uma cultura de flores deve ser triturado e solto, com adição de areia e turfa.
A cultura de flores é plantada com mudas em terreno aberto no outono ou na primavera... Para isso, escolha uma área com luz solar direta. Se o plantio for planejado na primavera, é recomendável adicionar imediatamente um complexo de fertilizantes minerais para as plantações de flores. Assim, a suculenta se adapta mais rapidamente às novas condições. Nos Urais e na Sibéria, uma planta é plantada em julho, para que possa criar raízes até o inverno.
Após o plantio, recomenda-se regar tudo bem. Aloque espaço para o plantio com margem, pois a cultura de flores está crescendo em ritmo acelerado. As mudas são plantadas a uma distância de 30 centímetros uma da outra.
Cuidado
Para cultivar uma planta forte e saudável, é recomendável alimentá-la. Os fertilizantes minerais são diluídos de acordo com as instruções, regados suavemente em toda a área de plantio. A rega moderada é recomendada: no verão quente, irrigue uma vez por semana, e no resto do tempo - uma vez a cada duas semanas... O fato é que a floricultura não gosta de alagamentos excessivos, suas raízes começam a apodrecer.
A suculenta responde muito bem ao calor, pode até tolerar +40 graus. Mas o regime de temperatura ideal para ele é de +27 graus. Qualquer umidade servirá. Mas a planta de casa é melhor hidratada. A remoção oportuna de ervas daninhas é um item obrigatório no cultivo., porque retiram toda a umidade, dão um tom extra, o que prejudica o aspecto da planta.
Adubo - uma excelente forma de manter o teor de umidade da composição do solo. Folhas picadas misturadas com casca envelhecida são consideradas a melhor escolha. As mudas jovens precisam de cuidados especiais: precisam ser protegidas do sol escaldante e das correntes de ar.
Claro, a maioria dos delospermas são resistentes à geada, mas é melhor preparar a suculenta para o inverno. Recomenda-se interromper a rega da vegetação em meados de setembro. Após a primeira geada, é necessário decompor a camada intermediária de cobertura morta (até 5 centímetros) de ramos de abeto ou palha.
As plantas são podadas com a chegada da primavera. Não é segredo que algumas variedades crescem rapidamente e cobrem grandes áreas com um tapete verde. A poda sanitária também é necessária. Ele permite que você se livre de folhas secas e flores que já murcharam. Lembre-se de usar um instrumento afiado e limpo.
Manter-se em casa é um pouco diferente de cuidar de uma planta ao ar livre. Na hora de escolher um recipiente para o plantio, vale a pena considerar o momento em que a planta está crescendo bastante ativamente, em um ano pode crescer além do seu recipiente. Portanto, é melhor prestar atenção aos recipientes largos.
Uma suculenta precisa de muita luz solar para se desenvolver, por isso precisa determinar um lugar permanente no lado oeste ou sul da casa. É melhor replantar na primavera. A frequência dos transplantes é uma vez a cada três anos... Para tal, é melhor escolher uma mistura de solo marcada "para suculentas" ou "para cactos". Ao transplantar, não se esqueça da drenagem.
Com o início do inverno, a planta descansa. Portanto, a rega rara é recomendada - uma vez por mês, bem como uma diminuição na temperatura do conteúdo.
Métodos de reprodução
A reprodução de uma colheita de flores a partir de sementes é reconhecida como uma forma eficaz e simples. A semeadura é realizada no final de janeiro ou início de fevereiro.
As sementes são melhores antes do plantio estratificar... Turfa e neve são enviadas para o recipiente acabado e o material da semente é colocado na superfície do substrato. O recipiente é coberto com polietileno para criar um efeito estufa. Em um lugar fresco, um pote de safras é guardado por algumas semanas.
Após o surgimento dos primeiros brotos, o filme é removido e as verduras são suavemente regadas com água morna. Quando aparecerem 4 folhas, os brotos podem ser mergulhados. Escolher é um ponto muito importante. Afinal, se você plantar plantas não totalmente formadas, elas podem morrer facilmente. E se você perder o momento e a suculenta ficar com uma grande quantidade de folhagem, então o broto rasteiro será difícil de transplantar. A picareta vai para o mesmo solo de antes. Após o transplante, uma rega cuidadosa é recomendada estritamente na raiz. O pouso em terreno aberto pode ser realizado no final da geada.
É melhor coletar suas sementes, que finalmente estão maduras.... Até agora, é difícil encontrar sementes de delosperma varietais nas lojas russas. Na maioria das vezes, os produtores de flores encomendam bolsas de floriculturas estrangeiras.
O corte pode ser realizado apenas em plantas adultas, mas durante todo o período de crescimento. Para isso, as mudas são cortadas, assentadas em recipientes separados, regadas com extrema cautela. A parte principal das mudas agarra-se rapidamente e cresce. Existe outro jeito: as mudas são colocadas em um copo d'água, esperando a formação de pequenas raízes. Depois disso, eles podem ser plantados em um local permanente.
Às vezes eles usam a divisão do mato, fazendo durante o transplante.Isso é muito fácil de fazer: a planta deve ser retirada do recipiente, dividida em partes, separada em recipientes adequados.
Doenças e pragas
Delosperma não tem medo de pragas e as doenças o afetam muito raramente. O único ponto: com cuidado impróprio ou rega excessiva, a planta pode apodrecer. Esta doença é chamada de perna preta. Primeiro, a podridão afeta as raízes, depois o caule e a lâmina foliar. Nesse caso, não é mais possível ajudar a planta. Primeiro, o crescimento pára, então começa a murchar, uma mudança na cor da suculenta. Portanto, é importante cumprir todas as medidas de cuidado agrotécnico.
Às vezes, as pragas atacam a planta. Se de repente uma pequena quantidade aparecer pulgões, então você pode tentar o tratamento com uma solução de água e sabão em pó. É melhor levar 10 litros de água quente para 15 gramas de sabão em purê. Quando o aparecimento cochonilha é mais conveniente usar "Cipermetrina". Ácaro-aranha colhidas com algodão úmido e, em seguida, as plantas são tratadas com agentes acaricidas.
Aplicação em paisagismo
Todas as variedades de Delosperma são ótimas para cultivo em parques e jardins de pedras. Eles crescem rapidamente como um tapete exuberante, o que adiciona um sabor especial ao design. A planta é frequentemente cultivada como decoração para galerias e varandas.
Suculentas como beldroegas, sedum e rejuvenescimento se dão bem com a cultura. Também é uma boa ideia usá-lo no plantio de contêineres. Nas regiões meridionais, a subespécie é cultivada de forma original: em muros de contenção, entre pedras.
A opção ideal para o plantio de delosperma será em jardins ornamentais, jardins de pedras, próximo a cachoeiras artificiais e áreas acidentadas. Delosperma, em qualquer circunstância, é capaz de decorar a área, caber no desenho. Ela se adapta perfeitamente a todas as condições de detenção.
O comentário foi enviado com sucesso.