Tudo sobre alho selvagem

Contente
  1. descrição geral
  2. Aterrissagem
  3. Cuidado
  4. Reprodução
  5. Coleta e armazenamento

Com a chegada da primavera, quando a neve acaba de derreter, aparece uma suculenta folhagem jovem ao longo das margens de lagos e rios, assim como nas clareiras da floresta. As folhas parecem lírio-do-vale, mas o cheiro e o sabor são os alhos mais comuns. Este é um depósito totalmente natural de vitaminas para pessoas e animais, e eles o chamam de alho selvagem.

descrição geral

Ramson é popularmente chamado de cebola de urso, assim como kalba (frasco). É uma planta herbácea perene, pertence à família das amarílis. Sabe-se que essa cultura atrai ursos exaustos durante o longo inverno - eles consomem folhas suculentas, restaurando as forças após uma hibernação prolongada. Aliás, é por isso que o alho selvagem é cada vez mais chamado de cebola-urso.

Em seu ambiente natural, o alho selvagem cresce em países europeus, bem como no Cáucaso e na maior parte da Rússia. Ele pode ser encontrado nas margens sombreadas de reservatórios, no cinturão de floresta da Sibéria e na Transbaikalia - a área de distribuição se estende até a própria tundra.

Muitas vezes, o alho selvagem forma grandes clareiras, eles são surpreendentemente decorativos ao longo da estação de crescimento, especialmente durante o período de floração.

O frasco se desenvolve a partir de um pequeno bulbo alongado. A parte do caule é triangular, com 15-30 cm de comprimento, em condições favoráveis ​​cresce até 45-50 cm. Os pecíolos são bastante longos e finos, sobre eles crescem folhas lanceoladas, visualmente semelhantes ao lírio do vale.

No final da primavera, na primeira quinzena de junho, a planta começa a florescer. Neste momento, o alho selvagem libera uma inflorescência guarda-chuva com pequenas flores esbranquiçadas em forma de estrelas. A floração termina com a formação de sementes - pequenas ervilhas pretas.

O sabor e o aroma dos verdes calba lembram o alho comum. É por isso que não é recomendado pastar vacas, cabras e outros animais em áreas de crescimento ativo desta cultura. Caso contrário, a carne e o leite dos animais que se alimentam desta planta adquirem um sabor específico e um odor desagradável.

No ambiente natural, as cebolas bear são encontradas em apenas uma variedade. No entanto, graças ao trabalho bem sucedido dos criadores nos últimos anos, surgiram várias novas variedades de jardim desta cultura.

Delicadeza de urso - perene com uma grande roseta de maturação precoce, tem um sabor ácido. Difere em alta produtividade. Recomendado para uso em saladas de vegetais, adequado para enlatados.

urso Teddy - outro kalba de maturação precoce. As placas das folhas são verde-escuras, lírio-do-vale, bastante grandes. A superfície é totalmente coberta por um revestimento ceroso ligeiramente pronunciado. A primeira colheita pode ser colhida duas semanas após o aparecimento das folhas novas. A variedade é resistente a influências adversas externas, resiste a quedas de temperatura, bem como ao encharcamento de curto prazo do solo.

Orelha de urso - desde o aparecimento dos rebentos até à primeira colheita, decorrem apenas três semanas. As folhas são alongadas, estreitas, de tom verde profundo. O sabor é fraco. Difere em alta produtividade, a cada metro quadrado de plantio é possível colher até 2-3 kg de matéria-prima.

No território da Sibéria, o alho selvagem é freqüentemente chamado de uma cultura relacionada com o nome de cebola da vitória. Essas plantas são bastante semelhantes em aparência e características botânicas, no entanto, a cebola vitoriosa é muito maior. Em termos de concentração de micro e macroelementos úteis, não é muito diferente do kalba usual.

Aterrissagem

Na natureza, o alho selvagem é encontrado principalmente em florestas decíduas e em prados sob densas árvores ramificadas. Essa simbiose é extremamente importante: Kalba recebe os raios do sol valiosos para o crescimento e desenvolvimento até que as folhas apareçam nas árvores. Com o início do verão, a parte aérea começa a murchar e, gradualmente, os bulbos entram em estado de hibernação. A essa altura, as árvores da floresta estão cobertas de folhagens e a luz forte não pode perturbar os rizomas em repouso. É por esta razão que não encontrará alho selvagem entre pinheiros e abetos - as coníferas não proporcionam um ambiente confortável para o seu crescimento e desenvolvimento completos. Kalba consegue se adaptar a qualquer condição climática, ela não precisa selecionar um lugar especial no país. Plante em um canto onde não possam crescer culturas que precisam de boa iluminação e são exigentes com a estrutura e composição do solo.

É melhor encontrar uma sombra, na ausência de luz forte, as folhas crescerão e os cuidados com as plantações serão muito mais fáceis.

Os melhores lugares para uma plantação são:

  • sob altas árvores frutíferas;

  • perto de uma cerca ou casa;

  • entre fileiras de arbustos grandes.

Apesar do fato de que a cultura não é particularmente exigente quanto ao substrato, é importante criar um ambiente confortável para que ele obtenha bons rendimentos. Cave a área até a profundidade de uma pá de baioneta e, em seguida, aplique fertilizantes nutritivos - certifique-se de que a plantação irá deliciá-lo com verduras suculentas e apimentadas por vários anos. Ao cavar para cada metro quadrado, adicione:

  • 1 balde de esterco ou húmus;

  • 35 g de fertilizantes fosfatados;

  • 25 g de preparações de potássio;

  • 15 g de nitrato de amônio.

Cuidado

A base da tecnologia agrícola para o cultivo de cebolas urinárias é a irrigação durante os períodos de seca, bem como o controle de ervas daninhas. No início da primavera, para o crescimento ativo da massa verde, um fertilizante contendo nitrogênio é aplicado. Na fase de floração, as plantas jovens devem ser alimentadas com um fertilizante mineral complexo para a rápida formação de bulbos. Quando as folhas começam a secar, os cuidados com a cultura podem ser considerados completos, esta cultura não requer irrigação ou fertilização mineral.

No verão, inspecione cuidadosamente os desembarques. A cada ano, os bulbos sobem ligeiramente à superfície do solo.

Certifique-se de cobrir a área com uma camada densa de composto ou palha - a cobertura permite que a cultura se sinta em seu ambiente familiar.

Se os invernos em sua região são frios e com pouca neve, antes da chegada da primeira geada, a plantação é coberta com grama ou agulhas de abetos. Com a chegada do calor, o abrigo deve ser retirado. Nos primeiros dois ou três anos, você não deve rasgar as folhas novas - é importante que a planta acumule força e possa se desenvolver plenamente. Se nesta fase o alho selvagem soltar uma flecha com flores, deve-se quebrá-la para que a cultura tenha mais nutrientes e energia para o crescimento dos bulbos.

Calba também pode ser cultivada em casa, geralmente é plantada no parapeito de uma janela. Basta lembrar - apesar da altura das cebolas ser bastante pequena, as raízes penetram no substrato até 15-25 cm, é melhor plantar a planta em um recipiente volumétrico em que as raízes estejam soltas. Você pode comprar uma mistura de solo para mudas ou pode coletar solo em uma floresta decídua e adicionar turfa a ele em uma proporção de 2 para 1. Não use solo em variedades de coníferas: o alho selvagem se desenvolve exclusivamente em colheitas decíduas.

O plantio de sementes é feito da mesma forma que na rua. Após o plantio, umedeça o solo abundantemente e cubra o recipiente com filme plástico. Em um local quente, os brotos aparecem após cerca de um mês. Quando as mudas nascem do solo, a caixa é movida para um local sombreado.

Ao plantar os bulbos, eles devem ser aprofundados no substrato por 4-5 cm e bem umedecidos. A agrotecnologia do plantio interno quase não difere do cultivo em campo aberto. Irrigue o substrato para manter a umidade e soltar a crosta resultante completamente.Nos dias quentes de verão, os recipientes devem ser levados ao ar livre.

Os horticultores experientes notaram que, quando cultivados em ambientes fechados, os verdes de alho selvagem tornam-se ainda mais suculentos e condimentados do que a colheita obtida no jardim.

Reprodução

Kalba se reproduz vegetativamente e por método de sementes.

Sementes

Primeiro, as sementes adquiridas devem ser estratificadas. Para isso, são enterrados em areia umedecida e encaminhados para uma geladeira ou outro local fresco. Lá são mantidas por cerca de três meses, só depois é que as sementes podem ser plantadas em áreas abertas.

Durante a escavação, fertilizantes nutritivos são aplicados ao solo por metro quadrado:

  • cobertura mono-orgânica - 10 kg de composto ou húmus;

  • adubo de cobertura combinado - um balde de estrume ou húmus, 20 g de nitrato de amônio, 15-25 g de sal de potássio e 35-45 g de superfosfato.

Além disso, sulcos (linhas) são formados no canteiro preparado, mudas preparadas de alho selvagem são plantadas lá. Ao mesmo tempo, a distância entre as ranhuras individuais deve ser mantida em cerca de 20-25 cm com um passo entre as fileiras individuais de 10-15 cm. Com este esquema de plantio, você pode obter cerca de 70-75 arbustos por 1 quadrado. m. As sementes são distribuídas uniformemente, polvilhadas com terra e enroladas.

O cuidado subsequente com as plantas cultivadas consistirá no afrouxamento regular da terra, isso deve ser feito com o máximo de cuidado possível. Além disso, a fertilização orgânica será necessária.

Mudas

Este é um método complicado que também requer estratificação das mudas para garantir sua germinação máxima. Todo o processo leva um mês, durante o qual as sementes umedecidas são mantidas em local frio. Este tempo é suficiente para eles morderem - isso permite calibrar e rejeitar o material de plantio não viável.

É aconselhável plantar mudas de alho selvagem preparadas em vasos de turfa preenchidos com mistura de solo drenado. Até o momento do plantio em canteiro aberto, as mudas devem ser mantidas em uma sala bem iluminada a uma temperatura de + 18 ... 20 graus. Umedeça-os periodicamente.

Com o início do calor da primavera, quando a terra aquece o suficiente, é hora de plantar mudas. O enredo é preparado por analogia com o método de plantio de sementes. No futuro, ao cultivar alho silvestre, recorrem ao afrouxamento da terra, irrigação moderada e cobertura obrigatória do substrato.

Ao crescer kalba, atenção especial é dada à formação de ninhos. O ninho mais produtivo é considerado aquele em que há cerca de 5 a 7 lâmpadas. Todas as lâmpadas em excesso devem ser removidas.

Coleta e armazenamento

A colheita das folhas de alho selvagem deve ser realizada no início da primavera, antes da chegada do calor. Neste momento, os verdes kalba distinguem-se pelo maior valor nutricional e pelo gosto residual mais picante. Um pouco mais tarde, quando o ar esquenta até 18 graus, as folhas tornam-se ásperas e intragáveis. As sementes são colhidas após mudar a tonalidade das cápsulas para escuro.

Verduras recém cortadas devem ser mantidas na geladeira. Para um armazenamento mais longo, ele é congelado. Dessa forma, mantêm seu valor gustativo por até um ano e meio. No entanto, deve-se ter em mente que devido à alta concentração de fitoncidas, esta planta pode irritar as mucosas do aparelho digestivo. Portanto, as verduras devem ser consumidas com muito cuidado, especialmente para pessoas com patologias gastrointestinais.

Ramson é a primeira erva comestível com um sabor excelente e picante, e suas características fitoncidas superam até o alho. As folhas e os talos de kalba são adicionados às saladas, aos primeiros e segundos pratos, bem como aos recheios para empadas de carne. Além do mais, as folhas e bolbos da planta finamente picados ou amassados ​​mantêm a carne bem fresca, evitando que se estrague.

Em várias regiões, a saber: nas regiões de Leningrado, Bryansk, Kursk, Pskov, Lipetsk, Moscou, Ryazan, Smolensk, em todo o território de Stavropol do nosso país, bem como na Bielo-Rússia e na Ucrânia - o alho selvagem é uma cultura protegida e está incluído no livro vermelho. Pela coleta não autorizada dos frutos dessa cultura no ambiente natural, é aplicada multa.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário