Tudo sobre a ceropegia de Wood
Ceropegia (Ceropegia) é uma planta com flores que pertence à ordem Kutrovye (Lastovnevy). Seu nome se origina da palavra grega que se traduz como "candelabro". Isso se explica pela forma incomum das flores. No ambiente natural, a planta é encontrada nos trópicos da Ásia e da África, cresce em Madagascar, Nova Guiné, Austrália. Os botânicos identificaram mais de 180 espécies de ceropegia, algumas das quais são cultivadas com sucesso por produtores de flores.
Descrição botânica
Ceropegia é uma erva que, dependendo da variedade, pode ser diferente: ereta ou rasteira. Os rebentos desta planta são bastante carnudos e as folhas são lanceoladas, em forma de coração, lineares ou ovóides. A planta possui rebentos filamentosos. Ceropegia possui vários nomes populares: guarda-sol, trepadeira, pára-quedas, colar, flor-lanterna e outros. Pode ser apoiado em escadas especiais ou outras estruturas que envolvem os caules da planta.
Ceropegia Woodii deve o seu nome ao famoso botânico John Medley Wood. Possui folhagem carnuda que pode ter 15 milímetros de largura e aproximadamente 20 milímetros de comprimento. A face frontal da folha é verde escura com padrão de mármore, a face posterior pode ser roxa ou esverdeada. À distância, a flor parece moedas verde-prata, amarradas em longas correntes.
Nódulos arejados de cor amarelada são formados na planta. Isso acontece durante o crescimento intensivo. Se a planta for mantida em condições de alta umidade, aparecem raízes nos nódulos, que podem ser utilizadas para fins de reprodução.
Nas axilas das folhas, pequenas flores são formadas com pétalas marrom-escuras e uma corola de cor clara. Na superfície interna das pétalas há uma pubescência de pilha clara. A floração continua ao longo do ano, a atividade diminui ligeiramente apenas no inverno.
Em casa, a planta pode crescer até 1,5 m ou mais de comprimento.
Ceropegia variegada é uma versão variegada da planta clássica. A cor pode ser vermelho-púrpura, verde-branco ou rosa. Os caules podem crescer até 4 metros.
Alguns sinais e superstições populares estão associados a esta planta. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que o cultivo de ceropegia em casa não é uma opção, pois as trepadeiras chegam ao cemitério. Eles também dizem que essas flores podem levar ao fracasso e à doença. Além disso, eles supostamente podem causar brigas e escândalos na família, contribuir para o divórcio e a separação.
Variedades
Os botânicos distinguem várias variedades de ceropegia de Wood. Variedade "Silver Glory" são distinguidos por folhas brancas excepcionalmente atraentes com uma borda verde... Orange River É outra variedade incomum desta planta. Uma variedade pouco conhecida, mas interessante, é Corações Verdes... Além disso, outras variedades desta flor são cultivadas: Simona, Durban, Ampliata e outros.
Crescendo e cuidando
Em casa, a ceropegia de Wood é cultivada com bastante sucesso. Nesse caso, a umidade do ar pode ser absolutamente qualquer. No entanto, a ceropegia requer muita luz solar. Durante o meio-dia de verão, vale a pena cuidar de um pouco de sombreamento para evitar queimaduras nas folhas. Com luz insuficiente, as folhas tornam-se desbotadas e pequenas, seu número diminui e a floração pode parar. Para que a floração não pare, a planta deve ser movida para mais perto da fonte de luz.
Se a planta for bem cuidada, ela pode florescer quase o ano todo. No entanto, as flores não podem ser chamadas de muito decorativas, então alguns cultivadores simplesmente removem as flores pouco atraentes. Ceropegia é cultivada principalmente por causa da bela folhagem.
Com a floração, as dificuldades quase nunca surgem.
Um regime de temperatura confortável para uma planta é de 20-25 graus Celsius. No inverno, é recomendável manter a flor fresca, enquanto a temperatura pode ser de 14 a 16 graus, mas não pode cair abaixo de 11 graus. Se a planta for mantida em uma temperatura muito baixa por muito tempo, ela pode morrer. A mudança diária do regime não prejudica a flor.
Uma planta jovem requer um transplante anual, que é feito na primavera, enquanto é necessário substituir a mistura de barro e o vaso. A ceropegia adulta não precisa ser transplantada com tanta frequência. O procedimento é realizado se necessário, ou seja, quando as raízes da planta ficam muito apertadas no recipiente onde ela cresce. A transferência é realizada pelo método de transbordo. Esta é uma maneira bem conhecida e fácil de transplantar uma planta. Neste caso, é necessário sacudir uma pequena quantidade da velha mistura de solo das raízes da ceropegia de Wood.
Esta planta é suscetível a doenças de podridão fúngica.
Localização
Como a planta adora a luz solar, ela deve ser colocada em um local onde haja boa iluminação. No verão, a ceropegia de Wood pode ser colocada ao ar livre. Se o arbusto estiver dentro de casa, é imperativo fornecer ventilação regular.
Se a planta for colocada em uma sala com temperatura muito alta e ar seco, você pode instalar um palete com seixos ou turfa, o que ajudará a criar um ambiente externo estável.
O solo
Para o plantio de ceropegia de Madeira, você pode usar uma mistura de solo pronta adquirida em loja especializada, ou prepará-la você mesmo com as próprias mãos. A planta prefere solos leves sem compactação. Os melhores valores de pH para esta espécie são 4,5-6.
Comprar na loja requer uma mistura de solo projetada para cactos. Para maior eficiência, recomenda-se adicionar uma pequena quantidade de carvão vegetal à mistura adquirida, o que enriquecerá ainda mais o solo.
Se você mesmo fizer uma mistura de terra, para cultivar ceropegia de Wood, é necessário combinar folha e solo de grama em proporções iguais, bem como húmus e uma pequena quantidade de areia. Depois de misturar os solos, adiciona-se carvão.
Regras de desembarque
Para plantar uma flor, você deve escolher um vaso largo e baixo; no fundo, você precisa preencher uma camada de drenagem alta. Após a camada de drenagem, o vaso deve ser coberto com mistura de solo fresco. A distância da raiz às laterais do vaso deve ser de 2 a 4 centímetros.
A flor pode ser plantada juntamente com outros tipos de suculentas, criando composições complexas e originais.
Rega
Na primavera e no verão, este tipo de ceropegia deve ser regado com moderação, a rega é realizada imediatamente após a secagem da camada superficial do solo. Se o excesso de água fluir para a panela após a rega, ela deverá ser drenada. Com o início do outono, a rega deve ser reduzida gradualmente.
No inverno, a planta não requer rega tão frequente como no verão, basta regá-la 2 a 3 dias após a secagem da camada superficial do solo. No entanto, deve-se ter o cuidado de evitar que o solo seque completamente, caso contrário, poderá ocorrer a morte do sistema radicular da planta. Você não precisa usar um spray umidificador.Mesmo um único alagamento pode levar à morte do arbusto.
A ceropegia do lenho prefere a rega de fundo, é preciso evitar que pingos de água nos nódulos - isso pode causar apodrecimento. Não use água da torneira regular para irrigação. Deve primeiro ser defendido ou filtrado. A rega é realizada apenas com água à temperatura ambiente.
Fertilizante
Os arbustos jovens de ceropegia de Wood não precisam ser alimentados adicionalmente. Isso se deve ao fato de eles possuírem nutrientes suficientes que ainda estão na mistura do solo. Uma planta adulta precisa ser fertilizada regularmente. O procedimento é realizado apenas na primavera e no verão (uma vez a cada 21-25 dias).
Para a alimentação são usados fertilizantes minerais, que são usados para suculentas e todos os tipos de orquídeas. Mas, ao mesmo tempo, a dosagem deve ser a metade da recomendada pelo fabricante. No final do outono e inverno, nenhuma fertilização é necessária na mistura do solo.
Poda
A poda dos caules de ceropegia da madeira é realizada em caso de perda de folhas, perda de decoratividade ou exposição de rebentos.
Após a poda, a planta liberará novos brotos para reposição.
Reprodução
A ceropegia da madeira se reproduz de várias maneiras: por estacas, sementes, tubérculos ou pela divisão do rizoma.
Para propagação usando estacas, você precisa prepará-los. É realizada no início de março, antes do início do intenso crescimento da planta. Para isso, é necessário cortar vários caules da planta e secar alguns deles, e depois plantar vários pedaços para enraizar em um recipiente. Em seguida, devem ser regados moderadamente e colocados em local fresco, onde a temperatura não deve ultrapassar 20 graus. Além disso, o local onde fica o vaso de mudas deve ser bem iluminado. Nesse caso, é necessário proteger as estacas da luz solar direta, para evitar o aparecimento de queimaduras.
Para propagar Ceropegia por semente, você precisa encher o vaso com uma mistura de solo adequada e semear as sementes. Em seguida, você precisa polvilhar as sementes com uma fina camada de substrato. Depois disso, o recipiente deve ser coberto. Isso pode ser feito com filme ou vidro, após o qual o recipiente com as sementes deve ser colocado onde houver calor suficiente. A temperatura recomendada é de pelo menos 20 graus e a ótima é de 25 graus. Até ao surgimento dos rebentos, é necessário monitorizar cuidadosamente para que o solo não seque e fique constantemente ligeiramente húmido.
As mudas aparecem rapidamente. Mas, de acordo com os recipientes individuais, eles podem ser plantados somente depois que as mudas jovens ficarem mais fortes e crescerem. Ao mesmo tempo, cuidar de plantas jovens não é diferente de cuidar de adultos.
A ceropegia da madeira pode se multiplicar por tubérculos aéreos. Para fazer isso, o caule deve ser dividido em várias partes separadas. Isso deve ser feito de forma que em cada segmento obtido haja pelo menos duas lâminas, além de nódulos. Coloque as hastes cortadas na areia. Eles permanecem na areia até que as raízes surjam, após o que podem ser transplantados para vasos de flores com uma mistura de envasamento adequada. Para cultivar um arbusto denso e bonito em um recipiente, vale a pena colocar várias mudas com raízes em um vaso ao mesmo tempo.
Outra forma de reprodução dos arbustos de ceropegia de Wood é dividindo o rizoma da planta. Normalmente, esse método é implementado simultaneamente ao transplante da mata. Para isso, a planta, que já foi retirada do vaso, deve ser dividida em várias partes aproximadamente iguais. Depois disso, cada um dos arbustos separados deve ser plantado em um recipiente separado.
Neste caso, deve haver uma camada de drenagem no fundo do vaso.
A ceropegia da madeira externamente parece ser uma planta delicada e frágil, mas na verdade é muito resistente. Esta é uma planta muito conveniente para crescer em casa. A flor não requer cuidados especiais e é bastante despretensiosa, ao mesmo tempo que tem um aspecto muito atraente.
O comentário foi enviado com sucesso.