Asplenium e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Tipos e variedades
  3. Aterrissagem
  4. Cuidado
  5. Métodos de reprodução
  6. Doenças e pragas

Espécies bonitas e despretensiosas de samambaia são os asplênios - plantas que crescem na natureza ao redor do globo. A cultura muitas vezes pode ser encontrada em jardins, apartamentos ou escritórios. Distingue-se por sua alta taxa de crescimento e pela ausência de cuidados complexos.

descrição geral

Asplenium é uma planta ornamental popular que pertence à família dos ossos. É uma erva perene com folhas simples, lisas e intactas. Os órgãos reprodutivos estão localizados na parte inferior da folhagem. Os pecíolos das flores distinguem-se pela boa densidade.

Devido às suas características únicas, a planta ganhou grande popularidade entre os jardineiros. Pode ser cultivado tanto em casa como no jardim. Entre o grande número de variedades, existem variedades resistentes ao inverno.

Para o cultivo interno, as espécies tropicais são usadas principalmente.

Tipos e variedades

Asplenium tem mais de 500 variedades e variedades diferentes de plantas de samambaia. Para o cultivo doméstico em um apartamento, os tipos sempre-verdes tropicais são freqüentemente usados.

Aqui estão as variedades mais populares e suas descrições.

  • Sul da Ásia. Planta de tipo epífita, caracterizada por folhas largas, cujo comprimento chega a 1,5 m.O rizoma do arbusto é espesso e reto, com estrutura escamosa e grande número de raízes adventícias. Órgãos portadores de esporos estão localizados obliquamente e diferem em uma forma linear.
  • Gnezdovoy. A variedade mais popular para cultivo interno. A folhagem tem 1,5 m de comprimento e o sistema radicular é muito denso.

Devido à nervura castanha no centro da folha, a planta caracteriza-se pelo bom efeito decorativo.

  • Scolopendrium. As folhas verdes de forma fofa crescem inicialmente para cima, depois do qual se curvam em um arco. Devido à estrutura única da folhagem, a planta é frequentemente usada para decoração de jardins. Adequado para câmaras frigoríficas. Pode ser cultivado nas regiões do norte.
  • Bulbífero. Samambaia de tipo herbáceo decídua. A folhagem é caracterizada por uma estrutura emplumada e uma forma triangular oblonga. O comprimento das folhas individuais varia de 30 a 60 cm com 25 cm de largura. Os botões de cria são observados na parte superior.

A variedade é amplamente cultivada para cultivo interno quente.

  • Viviparous. É uma planta perene de roseta. A folhagem apresenta pecíolos curtos com estrutura emplumada. O comprimento das folhas é de 40-60 cm com segmentos bastante estreitos e lineares. Sori estão localizados nas bordas do rizoma.
  • "Nidus Campio". Uma das variedades mais bonitas. É caracterizada por uma forma de folha alongada e rosetas exuberantes. As lâminas das folhas distinguem-se por arestas vivas, estrutura couro-lustrosa e uma nervura central castanha densa. Geralmente cultivado em uma única safra em pequenos escritórios ou apartamentos.
  • Peludo. Uma samambaia perene com folhagem penugenta que se estende desde o rizoma principal. Os pecíolos da planta são geralmente marrons ou pretos. A folhagem é redonda com pequenos dentes. Na parte inferior, existem soros volumosos com esporos adicionais.

Difere em um aroma único.

  • Com folhas de cenoura. Samambaia perene com folhas pecioladas curtas com 40 a 70 cm de comprimento Os segmentos principais da planta são bastante estreitos e lineares. Sori aparecem nas bordas do rizoma.Na parte superior da folhagem, formam-se botões excretores que podem criar raízes.
  • "Leslie". Uma aparência decorativa em miniatura, caracterizada por formas curvilíneas. A folhagem desenvolve-se verticalmente com contornos ligeiramente ondulados. As folhas principais são inteiras. O comprimento das folhas chega a 1 m. Variedade bastante popular entre os floricultores.
  • "Crispie Wave". É caracterizada por uma roseta exuberante e um formato de folhagem refinado. Normalmente as folhas são eretas com uma estrutura ondulada, crescem a partir de uma roseta basal. O comprimento varia de 1 a 1,2 m. É cultivada como planta única.

Difere no capricho das condições externas.

  • Muro. Uma samambaia perene com uma altura de 5 a 15 cm. O rizoma da cultura distingue-se pelo seu comprimento curto e escamas lineares de cor escura. Placas de folha de formato oval em pequenos pecíolos. Membranas epiteliais com bordas ciliadas são observadas ao longo dos soros principais.
  • Cauda do dragão. Samambaia pequena, perene, com folhagem crescente. Seu nome deve-se ao formato único das folhas, que se assemelha visualmente à cauda de um dragão. O comprimento das escamas no tronco é de 2 a 4 mm com altura total de até 20 cm.

É um tipo de planta ornamental.

  • "Nidus". De outra forma, é chamada de fonte verde. Uma variedade de planta bastante popular e comum. É caracterizada por folhagem bifurcada ou penugenta com rizoma vertical.

Além das variedades descritas acima, o guarda-chuva, as espécies do Altai e do Daguestão também são comuns entre os jardineiros, que se distinguem por sua despretensão às condições externas. Recentemente, variedades como Parvati e Osaka, plantações de pequenos "escritórios", estão ganhando popularidade especial.

Aterrissagem

Ao plantar, é recomendável cobrir a planta com papel alumínio ou vidro grosso. Esta recomendação permite que você mantenha melhor a umidade natural. Antes de plantar a samambaia em pequenos vasos, adicione argila expandida ou seixos. A planta pode ser fixada com uma estrutura de arame ou uma vara baixa de madeira.

Ao plantar uma planta, é especialmente importante não apertar o solo ao redor. Caso contrário, o sistema raiz começará a sufocar com o tempo.

Os especialistas recomendam fazer vários pequenos orifícios na própria panela para melhor ventilação.

Cuidado

Para que o asplênio agrade com sua beleza, é preciso saber como fazer a manutenção adequada da planta. As regras de cuidado referem-se à alimentação, rega, poda e transplante. E também é necessário aderir a recomendações simples para as condições externas de cultivo.

Condições

Ao cultivar uma planta em casa, é especialmente importante monitorar o regime de temperatura. A melhor temperatura para uma samambaia é de 22 ° C com umidade normal. No inverno, a faixa ótima de temperatura é de 15 a 20 ° C. Taxas mais baixas podem levar à morte.

Ao crescer, é necessário evitar a luz solar direta, que pode causar a morte ou escurecimento da folhagem. Você também deve evitar ar frio e correntes de ar. A samambaia é melhor colocada no lado oeste ou norte, no inverno, limpa à sombra.

Rega

Para que uma planta seja de alta qualidade e crescimento saudável, ela deve ser regada abundantemente e regularmente. Para fazer isso, você deve usar água macia e decantada. Na estação quente, a flor é regada com mais frequência. Um torrão de terra seca geralmente leva à morte. Também é importante monitorar a ausência de alagamento.

Os especialistas recomendam pulverizar a folhagem exclusivamente no verão. É melhor regar o feto pelos orifícios de drenagem, depois de colocar o pote num pequeno recipiente com água. Assim, o solo pode ser rapidamente saturado de umidade.

Se houver ar frio na sala, a pulverização deve ser interrompida para evitar o crescimento de mofo.

Top curativo

Asplenium é uma planta que requer alimentação frequente.Composições de complexos minerais à base de potássio são adequadas como fertilizantes. Quaisquer substâncias devem ser diluídas em 50% da quantidade indicada nas instruções.

Os fertilizantes são sempre aplicados ao mesmo tempo que a rega. Recomenda-se combinar o curativo mineral com compostos orgânicos. Realizado em qualquer época do ano - uma vez a cada 2 semanas.

Transferir

A planta distingue-se pelo rápido crescimento do sistema radicular, razão pela qual necessita de um transplante oportuno. Caso contrário, as raízes começarão a crescer em buracos de drenagem ou aparecer na superfície do solo.

No processo de transplante, é especialmente importante remover as partes mortas do sistema radicular. A terra deve ser tratada com cuidado, pois a samambaia adora solo solto. Após o asplênio ter sido transplantado, ele deve ser pulverizado e regado com água morna. Um vaso largo e profundo é adequado para a planta.

Para flores jovens, uma mistura de solo de húmus, turfa e areia é usada, que são combinados em quantidades iguais. Se a samambaia for madura e grande, é necessário usar turfa, húmus e uma pequena quantidade de musgo esfagno ou carvão.

Poda

Uma característica distintiva da samambaia é sua fronde altamente sensível, que não gosta da luz solar direta e do ar muito seco. Na presença desses fatores, a planta rapidamente começa a apodrecer e morrer. Para evitar isso, recorte é usado.

Recomenda-se podar a folhagem uma vez a cada poucos anos. Melhor usar um podador especial ou uma faca afiada. A poda é realizada na base do arbusto. O excesso de folhagem também interfere na formação e no desenvolvimento dos primeiros brotos.

Métodos de reprodução

O método de criação mais popular é dividir o mato. Para fazer isso, você precisa remover uma planta adulta do vaso e dividi-la em várias partes. É importante que cada parte tenha pelo menos 8-10 topos dos brotos. O lote é plantado em um novo substrato por 20-25 mm. Muito aprofundamento leva a danos ao sistema radicular.

Além de se dividir, a cultura pode ser propagada rapidamente usando esporos. Para fazer isso, você precisa cortar uma folha de asplênio e raspar cuidadosamente os esporos em uma folha de papel em branco. Além disso, o solo desinfetado e a drenagem são despejados no viveiro.

Os esporos são dispersos uniformemente com a umidade preliminar do solo. A seguir, o viveiro é coberto com vidro e instalado em local aquecido e sem luz solar direta. O abrigo é removido diariamente para ventilação. Depois que o broto apareceu, a planta é transplantada para o solo de turfa.

Para propagar o mato com a ajuda dos rins, é necessário tirar um pequeno número de filhos da folha da mãe e plantá-los em uma mistura de turfa.

Conforme você cresce, você deve seguir as recomendações de cuidados acima. Se necessário, os rins podem ser cortados.

Doenças e pragas

Na maioria das vezes, a planta é exposta à bacteriose e podridão cinzenta. Para evitar essas doenças, é necessário monitorar cuidadosamente a rega e a pulverização da samambaia. Solo muito úmido leva à maioria das doenças comuns.

Vários pontos de diferentes formatos nas folhas são um sinal de que o fertilizante usado está muito concentrado. Para remediar esta situação, qualquer curativo de cobertura deve ser agitado em água a 50% do volume especificado nas instruções.

Uma doença incurável da samambaia é o nematóide das folhas, que se caracteriza por manchas marrons na folhagem e no tronco principal. Ao contrário das manchas escuras naturais, esse processo patológico não pode ser corrigido - a planta apodrece e morre gradualmente.

Freqüentemente, a planta é afetada por microorganismos como tafin e phyllostik. Nesse caso, é necessário o uso de preparações especializadas com alta atividade fungicida. Depois de usar um agente químico, a rega deve ser interrompida por 2 a 4 dias.

Observa-se amarelecimento das pontas da folhagem com baixa umidade e ausência de rega oportuna. Se a planta ficar pálida e houver pequenas queimaduras, isso indica luz solar direta. A ondulação das folhas ocorre devido ao encharcamento do solo e às correntes de ar.

Certas espécies de samambaias são freqüentemente expostas a insetos cochonilhas e ácaros-aranha. Nesse caso, é necessário enxaguar a planta com água morna com adição de uma pequena quantidade de solução de sabão - 20 g por 1 litro. O tratamento deve ser repetido até que as pragas tenham desaparecido completamente.

Variedades com densa estrutura foliar são tratadas previamente com um cotonete embebido em querosene ou álcool etílico. O processamento também é realizado com tinturas de pimenta, alho, azeda e tabaco. Um efeito mais suave pode ser obtido usando cascas de laranja ou tangerina, que são pré-infundidas em água quente.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário