Tudo sobre o abacaxi e seu cultivo

Contente
  1. descrição geral
  2. Visualizações
  3. As nuances de crescer ao ar livre
  4. Como crescer em uma estufa?
  5. Crescendo em casa
  6. Reprodução
  7. Doenças e pragas

Frutas e vegetais exóticos são cada vez mais cultivados nas latitudes russas, e o abacaxi não é exceção. Questões sobre como ela se parece e como cresce na natureza, seja uma fruta, uma baga ou um vegetal, surgem de muitos residentes de verão entusiasmados. Uma visão geral detalhada permitirá que você plante e cultive corretamente o abacaxi do topo em casa, no parapeito de uma janela ou em uma estufa.

descrição geral

O desejo de entender se o abacaxi é uma fruta, uma baga ou um vegetal é expresso por muitos jardineiros. Na verdade, a planta Ananas comosus é uma planta herbácea perene da família das bromélias. Os nomes das espécies e gêneros são os mesmos. O nome botânico desta planta é abacaxi com crista, abacaxi com crista grande ou abacaxi real. Na natureza, ela cresce exclusivamente em climas tropicais. A planta mais comum nos países da América do Sul, onde a safra é plantada em lavouras para posterior comercialização. E também o abacaxi é cultivado na Tailândia, Índia e Indonésia. Eles não são encontrados na Rússia, mas podem ser cultivados em estufas, bem como em casa.

O abacaxi parece típico da cultura herbácea. A altura total da planta raramente ultrapassa os 60 cm, sendo a sua roseta foliar formada por folhas suculentas e suculentas com bordos serrilhados. São alongados e estreitos, com uma estrutura rugosa. O abacaxi floresce, formando um caule em forma de flecha. No topo, aparece uma orelha, formada por corolas separadas dispostas em espiral. As flores crescem juntas, envolvendo a coluna. O ovário é formado por 3 carpelos, nos quais uma placenta de três células é formada.

Quando totalmente maduro, o abacaxi se transforma em fruta. Nessa época, forma um grande fruto pineal, ganhando peso de até 2 kg. Sua casca externa é de cor marrom dourado, com um punhado de folhas curtas no topo.

As sementes não são formadas em variedades cultivadas de abacaxi. Os frutos verdes contêm um ácido corrosivo que pode irritar as membranas mucosas.

Visualizações

O abacaxi de crista grande costuma ser dividido em grupos e variedades. Alguns deles são criados especificamente para cultivo para venda, outros são formados na natureza. Existem 4 categorias principais.

  • Smooth Cayenne. Uma subespécie com um ciclo de maturação prolongado, rebentos fracos. O fruto maduro é amarelo com polpa de textura densa e pesa entre 1,5 e 2,5 kg. Esses abacaxis são cultivados nas Ilhas Havaianas e Filipinas, África do Sul, Porto Rico, Austrália, Cuba e México. As variedades mais populares são Esmeralda, Typhoon, Maipuri, Kew.
  • Amritha. Um híbrido com folhas espinhosas, com maturação de 13 a 15 meses. O abacaxi tem uma pequena coroa de até 100 g. Os frutos são fáceis e bem descascados, amadurecem quando maduros e apresentam um agradável aroma leve. A polpa é ligeiramente ácida no interior, de bom sabor, densa, sem fibras pronunciadas.
  • Maurício. Uma das variedades comerciais de abacaxi mais populares, é bem transportado e tem um gosto bom. Vazhakulam, ou "Kannara", faz parte do grupo Real. Os frutos do abacaxi da Maurícia são menores, pesando 1,3-1,6 kg. Eles são apreciados por sua acidez fraca, equilíbrio ideal de vitaminas e minerais e alto teor de caroteno.
  • MD-2. Um híbrido produzido pelo programa de melhoramento do Hawaiian Research Institute.Seus frutos se distinguem por maior doçura, são pintados em uma cor dourada brilhante e são bem armazenados. É referência no mercado internacional, com mais de 50% das safras da América Central e do Sul desde 1996 provenientes desse híbrido.

É comum considerar as variedades de interior ou decorativas separadamente. O mais comum deles é Ananas Nanas. As plantas formam folhas avermelhadas em roseta, flores espetaculares. Esses abacaxis são muito populares entre os paisagistas, eles parecem espetaculares no paisagismo. Entre os representantes não comestíveis da família das bromélias, também existem opções bastante interessantes.

Para o cultivo em casa, um abacaxi de brácteas listrado com linhas rosa cremosas nas folhas é adequado. Seus frutos são miniaturizados e decorativos.

As nuances de crescer ao ar livre

Para o cultivo industrial, são utilizadas variedades especiais de maturação precoce e tecnologias agrícolas. O cultivo de abacaxis ao ar livre só é possível na zona de clima tropical com clima quente e úmido. Você pode plantá-lo corretamente, levando em consideração os seguintes pontos.

  • Estacas pré-enraizadas com uma altura de 20 cm ou mais são preparadas para colocação.
  • As mudas de abacaxi são dispostas em fileiras, com uma distância de 1,5-2 m entre elas.
  • Para a obtenção dos ovários na massa total, a fim de potencializar a floração, utiliza-se o tratamento com acetileno. A aeração estimula a formação de botões florais.
  • Para proteger contra a polinização, as inflorescências que aparecem são cobertas por tampas especiais ou colocadas em um saco de papel translúcido.
  • A rega é organizada de forma mecanizada. Fertilizantes e produtos químicos para controle de pragas são distribuídos pelo mesmo sistema.

Sujeito a todas as regras, você pode fazer até 3 safras de abacaxi por ano.

Como crescer em uma estufa?

O método de estufa é usado para cultivar culturas tropicais em países com climas mais frios. Aqui, o abacaxi é cultivado com sucesso, mesmo em uma camada muito fina de substrato nutritivo. É preparado à base de húmus, turfa, solo de jardim, carvão e perlite. Quando os abacaxis são cultivados em estufas, eles são regados regularmente com água acidificada. A temperatura do líquido para irrigação é mantida da mesma forma que o ar em uma estufa.

O solo deve estar solto e úmido, não é permitida a estagnação da água nele. Se esta regra for violada, as partes da raiz e do caule podem apodrecer. Para estimular a frutificação, os abacaxis do abrigo são fumigados com fumaça ou tratados com acetileno. Após a aeração, é importante controlar a infiltração de insetos para evitar a polinização.

Crescendo em casa

Em casa, a maneira mais fácil de obter uma muda de abacaxi é cortando-a no topo. Para a seleção do material de plantio, os frutos de maturação média são os mais adequados, não verdes, sem a maciez e letargia da casca. Uma roseta com folhas castanhas ou sinais de amarelecimento, a secagem não pode ser plantada em vaso. É importante cortar adequadamente a parte transplantável do abacaxi. Passo a passo, esse processo é assim.

  • Proteção das mãos com luvas.
  • Segurando a parte verde da roseta com uma mão.
  • Rolando lentamente o feixe de folhas verdes.
  • Removendo a haste. Em uma fruta não completamente madura, é aparada com uma faca para facilitar o movimento.

As folhas são então cortadas com raízes em um ângulo de 45 graus. A polpa restante é removida. A fileira inferior de folhas é removida. Até o plantio, a roseta é germinada no peitoril da janela, colocando o caule de 3-4 cm em um recipiente com água. Uma xícara ou copo com paredes opacas é suficiente. Até que apareçam as raízes, o abacaxi é mantido aquecido e exposto à luz. No entanto, ele não deve entrar em contato com a luz solar direta. Dentro de um mês, o caule mostrará sinais de enraizamento.

Aterrissagem

Nesta fase, você precisará de um pote de solo. O melhor substrato é a mistura de orquídeas. O fundo está drenado. O diâmetro do vaso é escolhido de acordo com o tamanho da fruta, mas com volume não superior a 4 litros, as tigelas baixas são preferíveis às altas.Você pode plantar o topo sem a formação preliminar de raízes em água, desinfetando-o em uma solução de manganês e, em seguida, secando-o por 3-5 dias. O caule é colocado em uma panela com substrato nutritivo, levemente regada.

Uma estufa de uma película esticada é disposta na parte superior para garantir que a temperatura interna seja mantida a pelo menos +25 graus. Com o plantio direto, o enraizamento leva até um mês e meio. Durante este tempo, o abacaxi é regado e ventilado periodicamente. O filme é removido somente após a formação de raízes independentes.

Cuidado

Como a muda de abacaxi não floresce no primeiro ano de vida, ela deve ser cuidada de acordo com o esquema padrão. A planta é mantida a uma temperatura de 25 a 30 graus Celsius. A rega é feita com água macia ligeiramente acidificada. A umidade do ar é mantida em cerca de 70%. Mudas caseiras de abacaxi são alimentadas com fertilizantes complexos para bromélias.

Você pode aplicá-los sob a raiz ou por pulverização. É importante que todos os minerais e oligoelementos necessários estejam presentes na composição. O abacaxi só pode ser transplantado antes da floração. Isso é feito por 2 anos de cultivo. O pote é mais selecionado, levando em consideração o crescimento da saída. Após a floração, o transplante é realizado apenas separando as rosetas filhas. Quando os depósitos de sal caem, a camada superior do solo no pote é substituída.

Para estimular a floração em casa, a partir dos 2 anos, você pode usar um dos métodos comprovados.

  • Aeração com etileno. É isolado por maçãs cortadas. Eles são dispostos ao redor da panela, mudando periodicamente. Você pode remover as frutas cortadas somente depois que a seta aparecer na roseta de folhas.
  • Regar com solução de carboneto de cálcio. É preparado com base em 500 ml de água e 5 ml de preparação. O líquido resultante é usado para irrigar o abacaxi em vez de água. O enchimento é feito dentro da bica todos os dias durante uma semana.

Com a boa formação dos frutos no escoamento, seu amadurecimento levará cerca de 3-4 meses. O curso geral de todos os processos antes da colheita leva até um ano e meio.

Reprodução

Você não pode obter um abacaxi decorativo ou híbrido de sementes. Mas, a partir de safras variadas e silvestres, você pode selecionar sementes para plantio subsequente. Eles são obtidos a partir de frutos maduros, das células sob a pele. O material de plantio resultante é enviado ao solo, então deve ser providenciado com os devidos cuidados. Com uma germinação bem-sucedida, o abacaxi das sementes começará a dar frutos em 3-5 anos.

Muito mais rápido esta planta se reproduz pelas copas. Desta forma, você pode obter abacaxis frutíferos e exclusivamente decorativos. A roseta verde é cortada junto com parte do topo. E também para a reprodução, pode-se usar os brotos laterais que deram raízes com filhotes pineais.

Doenças e pragas

O abacaxi, como outras plantas da família das bromélias, pode ser atacado por pragas. É costume distinguir vários insetos que são mais perigosos para ele em casa.

  • Ácaro-aranha. Quando aparece, as folhas suculentas da planta ficam amarelas e ficam manchadas. A planta pode secar e morrer. Uma panela com sinais de infecção deve ser enxaguada sob um chuveiro com temperatura da água de cerca de +45 graus 3 vezes com um intervalo de 7 dias entre os procedimentos. Lavar as folhas com sabão verde também é útil.
  • Escudo de bromélia. Parecem placas marrons na superfície das folhas. Os insetos secam a saída, levando à sua morte. Você pode lutar contra a bainha com espuma de sabão. Lave com água morna, repetindo o tratamento conforme necessário.
  • Mealybug. Na planta, parece um caroço de penugem, que lembra o algodão, na zona da raiz. Ao mesmo tempo, podem aparecer sinais de um fungo com fuligem nos brotos. Você pode destruir a praga tratando manualmente a planta com uma solução de álcool em um cotonete. Em seguida, inseticidas químicos são usados ​​para tratar brotos e solo.

Seguindo essas dicas úteis, você pode cultivar abacaxi no parapeito de uma janela ou em uma estufa por conta própria, sem esforço. Ao plantar para a colheita, deve-se atentar para a seleção do material. Variedades doces como Maurício e MD-2 são as mais adequadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário