Descrição do albuka e o cultivo de uma flor
A descrição do albuka impressiona até para quem ainda não viu: uma planta com cachos. Ao mesmo tempo, plantar e cultivar uma flor está disponível, mesmo para iniciantes. A planta adapta-se perfeitamente às condições de cultivo, despretensiosa e tenaz, basta conhecer o seu ritmo de vida.
descrição geral
Albuca é um gênero da família dos espargos. Esta flor é parente próxima do agave, aloe, eucharis, haworthia, iúca e muitas outras culturas que a família dos aspargos apresentava aos cultivadores de flores.
As plantas podem ter de 8 a 100 cm de altura, dependendo da espécie. As folhas são recolhidas em roseta, são suculentas, mas estreitas, de diferentes formas, planas ou tubulares, retorcendo-se em espirais nas pontas, de comprimentos diferentes, de 10 a 100 cm. Graças aos cachos, a planta parece muito exótica . Mas a planta precisa de espirais, não por causa da beleza. Essa cultura é uma suculenta, ou seja, sabe como armazenar a umidade. Devido ao seu formato, as folhas evaporam menos água.
As flores são de tamanho médio, até 3 cm de diâmetro, mas graciosas, assentam-se em pedúnculos até 100, mais frequentemente até 60 cm de comprimento.A floração dura até 2 meses. As flores são únicas ou agrupadas em borlas. O número de pétalas é 6, a corola se assemelha a um sino e a aparência geral da flor é de orquídea. As tonalidades do corolla são brancas, esverdeadas, amarelas, com listras.
A palavra albicare significa "broto branco", nome que a flor recebeu por sua capacidade de lançar de repente pedúnculos altos com guirlandas de flores. As flores atraem não só por sua aparência incomum, mas também por um aroma delicioso. Esses tipos de albuca que exalam aroma cheiram a creme e baunilha. Após a floração, as cápsulas com sementes pretas são formadas.
A pátria da fábrica é a África do Sul. Mas algumas espécies são encontradas no Mediterrâneo, Ásia e Europa. As flores adoram viver em fendas de rochas, em áreas rochosas, nas quais as temporadas de cheia são substituídas por um completo ressecamento.
Visualizações
Existem mais de 150 espécies do gênero albuca. Destes, vários se espalharam pela floricultura de interior.
- Brácteas (Albuca bracteata)... Uma planta com folhas retas e estreitas, que lembra uma cebola. As folhas são longas - até 1 m. O bulbo é grande, verde claro, até 10 cm de comprimento. As flores são muito bonitas. Coletado em um abundante racemo em um pedúnculo de até 90 cm de altura. O número de flores pode ser de até 100 unidades. As flores são brancas, com listras verde-maçã, muito perfumadas.
- Polyphila (Albuca polyphylla) - uma variedade mais modesta que as brácteas, mas original. As lâmpadas são muito grandes. Elas crescem folhas finas, parecidas com cabelos, contra o fundo de um bulbo tão grande. As folhas são ligeiramente carnudas, com túbulos, semelhantes em estrutura às folhas do alho ou da cebola. Ligeiramente crespo, o que deixa a planta "desgrenhada". O comprimento das folhas é de até 30 cm Os pedúnculos são baixos, até 20 cm, cinza-azulados. Nos pedúnculos 3-5 flores incomuns que se assemelham a açafrões verde-esbranquiçados. Uma variedade popular é Augrabies Hills. O aroma é brilhante.
- Humilis (Albuca humilis) - uma planta muito semelhante à albuca de Polyphilus, só que mais em miniatura. Gosta de crescer e florescer com empresas. Os bulbos das plantas dão apenas 1-2 folhas finas. Pedúnculos de até 10 cm de altura são coroados com 1-3 flores com seis pétalas arredondadas de até 2 cm de comprimento. A cor das pétalas é branco-creme, no centro há uma faixa verde. Três pétalas se abrem com mais força, as outras três, mesmo em plena dissolução, quase pressionam uma contra a outra. As pétalas prensadas têm pontas amarelas brilhantes. A impressão geral é que as flores são semelhantes a galanthuses ou íris. As flores exalam um forte perfume de maçapão.
- Viscose (Albuca viscosa) - espécies de até 35-40 cm de altura com folhas magníficas.As folhas são como tubos torcidos em espirais regulares. A superfície das folhas é ligeiramente espinhosa. As flores são verde-maçã, com uma faixa mais escura ao longo das pétalas, três pétalas bem abertas, três mantidas quase fechadas, cobrindo os estames amarelos. Pode haver até 6 flores em um pedúnculo. As flores não são muito decorativas, são pequenas e o pedúnculo é solto. A planta é valorizada principalmente por sua folhagem original.
Outras espécies são mais ou menos semelhantes às listadas. Alguns são difíceis de discernir, mesmo para botânicos profissionais. No entanto, muitos têm sua própria aparência original e potencial para a floricultura interna.
Por exemplo, na espécie Albuca pulchra lindo pedúnculo fofo com flores brancas puras, uma reminiscência de uma vela. Tenho Albuca Pendula as flores são brilhantes, amarelas, pendentes graciosamente e o pedúnculo é de boa densidade. Albuca Nelsonii - uma das maiores espécies, encontrada em jardins botânicos, altura de até 60 cm, mas impressionante folhagem densa e hastes de flores com candelabros. Em campo aberto, uma planta tão proeminente substitui com sucesso os lírios.
Extraordinariamente atraente Albuca concordiana... É uma planta baixa com um tipo de cacho completamente diferente da Viscose albuca. As folhas de viscose são torcidas em espirais, como conchas de caracol. Na Concordiana, as folhas são torcidas em forma de saca-rolhas, não só nas pontas, mas em todo o comprimento, desde o início no bolbo. A flor parece sobrenatural e dramática.
As mesmas nascentes na espécie Albuca hallii - esta é uma das menores espécies, com até 15 cm de altura. Albuca hallii pode ser pouco atraente, com algumas folhas "não torcidas" e um pedúnculo líquido, parece desbotado. Mas, em boas condições, as folhas se retorcem em belas nascentes.
Aterrissagem
Transplantado no outono, quando termina o período de dormência da planta.
O solo para o plantio é solto, granuloso e respirável. Uma espessa camada de drenagem é necessária no fundo do vaso... Até 1/3 da areia é adicionado ao solo. O pote é selecionado de acordo com o diâmetro do bulbo. É ideal se o vaso não tiver mais do que 2 vezes o diâmetro do bulbo.
Algumas variedades, por exemplo, Polyphila, crescem lindamente na colônia, para elas o vaso deve ser baixo e largo, mas não muito largo. O excesso de solo em plantas bulbosas provoca doenças.
Cuidado
Em condições normais de casa, a planta é despretensiosa. Mas ele tem suas próprias preferências.
- A flor ama a abundância do sol. Você precisa escolher o lugar mais claro da sala.
- Temperatura ideal do ar no inverno + 13 ... 15 ° С, no verão + 25 ... 28 ° С.
- Rega abundante durante o período de crescimento ativo e floração. Regado, imitando condições naturais - a umidade deve molhar completamente o pedaço de terra, mas entre as regas deve secar completamente. As raízes da planta estão adaptadas a tal regime, mas não perceberão bem a umidade constante.
- No período de dormência, a rega é gradualmente reduzida.
- Eles são alimentados regularmente com fertilizantes para suculentas. Apenas durante o período ativo.
Você precisa regá-lo com água morna e sedimentada. É preferível regar numa frigideira para que o bolbo não se molhe. Mas se, ao regar de cima, o solo secar bem em 1-2 dias, então você pode regá-lo de cima.
Albuca é uma planta de temperaturas alternadas. A temperatura no inverno é reduzida de modo que durante o dia é + 10 ... 15 ° С, à noite + 6 ... 10 ° С. Crescer neste modo irá garantir uma floração exuberante.
Ciclo de vida da Albuca:
- Abril Maio - floração (cerca de 2 meses ou 10 semanas);
- início do verão - envio suave para o repouso, até folhas caídas;
- Junho-novembro - período dormente;
- Novembro-abril - retomada gradual da atividade.
Você precisa cuidar desses períodos de maneiras diferentes. Durante o período de dormência, a planta é armazenada à temperatura ambiente em qualquer lugar e não é tocada, com o início da atividade, ela é colocada no local mais leve, o estresse é organizado pela alternância de temperaturas, regada e fertilizada.
A iluminação é importante para todos os tipos e, para alguns, a decoratividade depende fortemente dela. Albuca Concordiana parece mais impressionante quanto mais forte a iluminação. Esta espécie é relativamente temperamental.Os bulbos não gostam nem mesmo de um pequeno alagamento durante o período de dormência, eles apodrecem ou murcham facilmente. A concordiana pode produzir poucas folhas no verão, e então a planta parece careca.
Mas se a lâmpada for sólida, então tudo está em ordem. Nova folhagem aparecerá no outono e a flor ficará exuberante novamente.
Reprodução
A planta forma bulbos de bebês. É com eles que a flor é mais frequentemente propagada. As plantas cultivadas a partir de crianças florescem no ano seguinte, na primavera - em maio. Os bulbos são plantados imediatamente em pequenos vasos individuais de até 8 cm.
As sementes de albuca permanecem viáveis por não mais de 6 meses. Instruções de propagação de sementes.
- Semear no solo para as suculentas.
- Cubra com papel alumínio, mantenha as colheitas a uma temperatura de + 26 ... 28 ° C.
- Hidrate, ventile, monitore o nível de umidade. Em nenhum caso a umidade deve estagnar.
- As filmagens aparecem em 2 semanas.
Nas plantas jovens, as folhas são retas, começam a ondular com a idade. Albuca cultivada a partir de sementes floresce no 3º ano. Você pode propagar dividindo a lâmpada, mas o método é arriscado. A cebola é cortada em 2-3 partes, não atingindo o fundo, plantada normalmente, aguardando o surgimento dos rebentos de cada parte. Mas é melhor esperar que a cebola parta sozinha. A própria Albuca Viscose (espiral) forma novos bulbos sob as escamas, gradualmente as escamas superiores se tornam mais finas e um bulbo pode ser dividido em vários.
Doenças e pragas
Em solo excessivamente denso com drenagem deficiente, a planta pode sofrer de podridão radicular ou doenças fúngicas. Se houver suspeita de que a planta está úmida e inundada, a rega é imediatamente interrompida, o substrato é deixado secar completamente... Ou a planta é retirada, lavada em permanganato de potássio e bem seca. No futuro, a lâmpada é colocada em condições ideais: uma abundância de luz, o solo mais solto. Você pode plantar um albuka doente em uma mistura de esfagno, areia e perlita.
E também nos quartos, a flor pode ser afetada por um ácaro-aranha. Nesse caso, a planta é tratada com Fitoverm ou outro acaricida.
Em caso de violações no atendimento, a planta responderá imediatamente à falta de flores. Se o albuka está crescendo ativamente, mas se recusa a florescer, você deve verificar se a planta tem luz suficiente e se há excesso de fertilizantes nitrogenados.
Albuka é uma flor interessante e peculiar que não necessita de manutenção no verão. Esta é uma escolha ideal para um peitoril de janela quente, varanda, loggia e proprietário ocasionalmente ausente.
O comentário foi enviado com sucesso.