Foice: o que é, propósito e regras de trabalho

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que serve?
  3. Classificação
  4. Como trabalhar com ele?
  5. Dicas de cuidados

A foice é um dos mais antigos utensílios agrícolas. É uma espécie de faca com dobra invertida, sendo utilizada desde a antiguidade para a colheita de cereais e preparação de ração para gado. A antiguidade da ferramenta também é confirmada por dados indiretos, por exemplo, uma comparação do formato da lua em algumas fases com o formato desta ferramenta.

O que é isso?

Costuma-se chamar uma foice de lâmina curva em semicírculo no cabo, projetada para cortar espigas ou grama. Você pode imaginar como é examinando o simbolismo difundido na heráldica dos países socialistas no século XX. As foices modernas têm serrilhas na lâmina que aumentam a capacidade de corte do inventário.

As primeiras foices eram feitas de uma vara curva de madeira com lâminas afiadas de sílex inseridas nela., os arqueólogos encontraram vestígios de tais ferramentas no Oriente Médio, os estudos revelaram sua disseminação gradual por todo o mundo junto com a disseminação da agricultura. A parte de madeira foi rachada, pequenos flocos achatados afiados foram inseridos nas rachaduras, então toda a estrutura foi colocada na água, a madeira inchou e prendeu os fragmentos de sílex.

Com o desenvolvimento da metalurgia, as foices de cobre e bronze começaram a aparecer, tais ferramentas eram encontradas nas margens do Mar Mediterrâneo. A foice assume seu aspecto moderno no século XVIII. É então que esses produtos começam a ser produzidos em massa. Agora, a foice é uma ferramenta comum de jardim e pode ser encontrada em chalés de verão. Nos campos, ela foi substituída por colheitadeiras, e nos prados - por cortadores.

Para que serve?

O objetivo direto da foice é colher, ceifar espigas de grãos. Foi para isso que foi inventado e aprimorado por mais de um milênio. A função das foices modernas é cortar a grama. Você tem que recorrer à ajuda desta ferramenta ancestral se o local estiver coberto de vegetação por qualquer motivo.

O aparador com sua linha não aceita tais arbustos. A foice-lituano requer certas habilidades ao ser montada, e poucos serão capazes de usá-la em nosso tempo. Aqui, novamente, a foice testada pelo tempo veio a calhar.

Os dentes da lâmina da foice curvada para dentro às vezes são bem-sucedidos mesmo com ervas daninhas rígidas. Você também pode cortar grama para coelhos ou aves com esta ferramenta. Espaçamentos estreitos entre linhas também são bastante convenientes para cortar a relva com uma foice. Esta ferramenta pode ser usada para cortar a grama perto dos troncos de árvores e arbustos do jardim, para refinar cercas ou sebes.

Classificação

Um período tão longo de desenvolvimento do instrumento não poderia deixar de afetar sua aparência e estrutura. As foices modernas podem ser classificadas de acordo com uma série de características.

Pelo tipo de alça

De acordo com os resultados das vendas, as foices com cabo de 11 cm de comprimento e 3 cm de diâmetro estão absolutamente na liderança. As alças são feitas de madeira ou plástico. É preferível um cabo de madeira: não escorrega e não vira na mão, não "teme" a luz do sol e não se quebra com a queda do instrumento. O cabo, que seca de vez em quando, pode ser consertado mergulhando a ferramenta em água.

Por formulário

O comprimento do fio de corte das foices varia de 25 cm a 50 cm, consequentemente a largura também muda - de 4 a 6 cm. As ferramentas de tamanho médio mais utilizadas têm até 35 cm de comprimento e pesam cerca de 200 g.

De acordo com o formato da lâmina, todas as foices modernas são divididas em três grupos.

  • A foice herbácea, destinada à colheita de capim, possui lâmina lisa, sem dentes e semicircular com 4 cm de largura.
  • A foice clássica com ponta cônica e lâmina serrilhada foi projetada para a colheita. Este formulário continua sendo o mais popular até hoje.
  • A foice reforçada tem formato clássico, mas se diferencia pela maior espessura e peso total. É uma ferramenta versátil que pode ser usada desde a colheita até o corte de arbustos.

Por material de lâmina

O aço é usado para a fabricação de ferramentas de jardim modernas, mas sua qualidade é diferente. Para trabalhos irregulares e em pequena escala, o aço comum é bastante adequado. Mas as ferramentas que precisam trabalhar muito devem ser feitas de aço endurecido mais caro. Para uma colheita de vários dias, uma foice de alta qualidade provavelmente seria importante, mas praticamente não existe tal trabalho em chalés de verão modernos. Você encontra produtos de aço inoxidável à venda, mas, além do visual atraente, não têm outras vantagens, apesar do alto preço.

Como trabalhar com ele?

A técnica de trabalhar com a foice está há muito tempo aperfeiçoada. A colheita da foice foi descrita em muitas obras literárias, imortalizadas nas obras de artistas que ilustram esse processo.

As peculiaridades da técnica são determinadas pela presença ou ausência de dentes na lâmina da foice. A grama é cortada com lâmina lisa e serrada com lâmina serrilhada. No segundo caso, as capacidades da ferramenta são muito mais amplas. A foice suave de ervas é adequada para colher ervas suculentas. Não funcionará para vegetação seca ou lignificada.

A foice, de formato fortemente curvo, não apareceu por acaso, ajudava a distribuir a força por toda a superfície. Assim, o esforço da ceifeira foi distribuído de maneira uniforme, sendo possível trabalhar praticamente sem parar, apenas com pequenos intervalos, durante todo o dia. A limpeza de cerca de 150 metros quadrados por hora era considerada a norma.

O processo de trabalho com a ferramenta pode ser dividido em três etapas.

  • Separando parte do caule da planta com a ponta pontiaguda da lâmina.
  • Pegando os caules separados com a mão esquerda no meio do comprimento.
  • Cortar as hastes capturadas em um cacho. O movimento deve ser suave, sem solavancos repentinos, isso não irá acelerar o trabalho em nada, apenas exigirá energia desnecessária do cortador.

    A grama cortada ou outras plantas não voam, como no trabalho com um aparador, mas permanecem na mão e podem ser colocadas conforme necessário. Uma séria desvantagem de trabalhar com uma foice é o dorso constantemente curvado do trabalhador, esse fator uma vez se tornou um importante incentivo para a criação de uma trança rosa de salmão - uma espécie de foice com cabo longo, e depois uma trança fundida, com a qual não havia necessidade de se curvar.

    A foice é uma ferramenta bastante perigosa. Em mãos inábeis, ele é capaz de infligir uma facada ou ferimento grave, em primeiro lugar, ao próprio cortador. Desde a antiguidade, em muitos países, a foice, junto com o mangual ou o machado, foi uma arma da milícia camponesa. Para evitar ferimentos, o corte é recomendado apenas quando o corpo está em uma posição confortável, quando a lâmina está visível e sua posição é conhecida.

    Dicas de cuidados

    • A lâmina serrilhada da foice não precisa ser afiada, com o tempo fica mais fina e fica ainda mais afiada com a redução do peso.
    • Uma lâmina plana exige mais manutenção. Antes de iniciar o trabalho, deve ser devidamente afiado. Em alguns casos, a lâmina da foice é arrancada como uma foice. Isso requer uma bigorna e um martelo especial.

    Uma pedra de amolar manual ajudará a deixar a lâmina em perfeitas condições. A afiação deve ser feita em golpes curtos ao longo da lâmina, virando-a para longe de você, pressionando o cabo contra o peito e girando gradualmente conforme o trabalho avança.

    • No final do trabalho, a lâmina deve ser enxugada com cuidado, você pode fazer isso com um punhado de grama cortada para que não fiquem partes de plantas ou terra, podem causar corrosão. É necessário armazenar a foice em um estado suspenso, por exemplo, em uma parede, para que todas as suas partes, incluindo o cabo, sequem rapidamente após o contato com sucos vegetais.

    Para informações sobre como usar a foice, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário