Como fazer uma enxada com as próprias mãos?

Contente
  1. Enxada caseira de um velho serrote
  2. Enxada de uma pá velha
  3. Enxada caseira de um pedaço normal de metal

Qualquer jardineiro profissional e apenas um amador dirá que nenhuma temporada de jardinagem pode ser iniciada sem uma enxada. Esta ferramenta versátil ajuda-nos a arar o nosso jardim, a eliminar ervas daninhas e a gerir as nossas colheitas.

Enxada caseira de um velho serrote

No entanto, há momentos em que uma enxada velha quebra, e uma nova ainda não foi comprada, e o jardineiro tem que fazer uma ferramenta com restos de materiais. Para uma enxada caseira, uma lâmina de serra é mais adequada, pois esse metal agüenta qualquer carga e não se desgasta por muito tempo. No entanto, essa ferramenta feita de materiais de sucata durará apenas uma temporada. No próximo, você precisará cuidar de uma enxada nova.

Para fazer uma enxada com as próprias mãos, você deve seguir os seguintes passos:

  • primeiro você precisa serrar a tela do tamanho que você precisa; o melhor tamanho é 25 cm;
  • pegamos uma serra velha desnecessária como madeira e finalmente a quebramos; ao mesmo tempo, ele não será mais útil para nós para seu propósito original;
  • com a ajuda de uma esmerilhadeira faremos um corte em um ângulo de 45 graus, em direção aos dentes da lima;
  • além disso, é necessário fazer 3 furos para fixação, enquanto os furos devem estar na mesma distância;
  • usando uma furadeira, você precisa fazer o mesmo número de furos no canto de metal com as prateleiras;
  • no próximo passo, precisamos fixar o suporte - para isso, tomamos um tubo de metal de parede espessa com um diâmetro de 25-30 mm e um comprimento de 25-30 cm;
  • martelamos um lado do tubo com um martelo por 5 cm;
  • para que o canto fique firme, é necessário fazer alguns furos;
  • como resultado de todo o trabalho realizado, obtemos uma tela acabada com dentes, e agora resta apenas consertar o cabo para usar a ferramenta caseira para o fim a que se destina; você pode escolher qualquer árvore para o corte, o principal é que com esse material seja confortável para você trabalhar no jardim;
  • usando uma lixa ou faca afiada, corte uma das pontas do corte e insira-a no tubo;
  • para que o cabo da enxada fique bem preso, cravamos um prego no metal e na madeira;
  • depois trabalharemos com a serra velha - é preciso tirar os dentes que não são necessários na enxada; Para isso, pegamos um moedor e nivelamos a superfície da enxada, enquanto os dentes podem ser deixados, alguns jardineiros afirmam que com eles a enxada solta melhor o solo úmido.

Um picador para repolho ou para sacha pode ser feito, por exemplo, de um aparador, trança ou papelão. Esse capinador não será pior do que a opção comprada.

Enxada de uma pá velha

Uma enxada pode ser feita com uma pá comum, que está definitivamente disponível em todas as áreas. Vale a pena seguir as seguintes etapas:

  • usando um moedor, cortamos um terço da pá para nós mesmos do lado afiado;
  • tomamos um tubo de parede espessa com diâmetro de 2,5 cm e espessura de 2 mm; fazemos uma borda do tubo plana, medimos 5 cm dela e dobramos o tubo em um ângulo reto;
  • na parte plana do tubo e na lâmina, fazemos dois furos, recuando 2 cm do corte;
  • você pode conectar o tubo e a lâmina usando uma chave de fenda convencional, que todo proprietário possui;
  • resta apenas prender um cabo de madeira, e a enxada está pronta.

Importante! As enxadas com pá duram mais de uma temporada, pois são mais duráveis.

O principal problema de uma enxada comprada é que ela pode estragar rapidamente. Tem que ser constantemente minado. Enxadas de fabricação estrangeira duram muito mais, mas o preço de uma boa ferramenta é adequado. No entanto, muitos jardineiros simplesmente fazem enxadas com materiais de sucata que são armazenados em seu site. Por exemplo, você pode pegar um disco de aço fino (aproximadamente 3 mm de espessura). O principal é que o disco é feito de aço bem endurecido. Então, a partir dele, você pode fazer não uma, mas várias enxadas. Para toda a estrutura, você também precisará de blanks de um disco, um tubo de metal e uma alça. Parte do disco e o tubo devem ser soldados um ao outro em um pequeno ângulo. A borda do disco precisa ser afiada para mantê-la afiada. E em um tubo de metal, um orifício deve ser feito para um parafuso que manterá o cabo e a enxada juntos.

Enxada caseira de um pedaço normal de metal

Em geral, qualquer pedaço de metal durável é adequado para uma enxada. Nem sempre uma pá ou serra velha pode ser armazenada no sítio do jardineiro, por isso o metal simples também é adequado para uma enxada, que certamente pode ser encontrada no país. Obviamente, uma folha de metal com 2 mm de espessura é o ideal. O processo de fabricação inclui as seguintes etapas:

  • é necessário cortar da folha uma forma retangular com as dimensões exigidas, enquanto as bordas da peça de trabalho devem ser limadas de modo a não se machucarem;
  • além disso, um tubo de metal de parede espessa deve ser soldado à folha;
  • então você precisa inserir uma alça de madeira neste tubo, prendendo-o com uma chave de fenda;
  • Finalmente, uma ferramenta de bricolage pode ser pintada de preto, a ponta da enxada pode ser afiada e envernizada.

Um proprietário qualificado não gastará mais do que 4-5 horas em todo o trabalho. Mas essa ferramenta pode ser feita gratuitamente. Só que agora uma enxada caseira vai servir perfeitamente por uma temporada, então você precisa pensar em comprar uma ferramenta de qualidade ou todos os materiais necessários para fazer você mesmo uma enxada novamente. Muitos jardineiros profissionais podem fazer uma enxada em 20 minutos. Eles gastam um mínimo de dinheiro com todos os materiais necessários (chapas, tubos e aparas) e em menos de meia hora conseguem uma ferramenta pronta. Essa enxada também faz seu trabalho. Funciona bem com solo seco e úmido, remove ervas daninhas e oxigena suavemente as raízes sem danificá-las.

Importante! Se, no entanto, decidir fazer uma enxada com as próprias mãos a partir de materiais improvisados, não deve torná-la muito pesada, porque será difícil trabalhar com tal ferramenta. E também essa enxada não vai soltar o solo com alta qualidade, e ainda mais remover todas as ervas daninhas da raiz.

Deve-se manter uma enxada em cada barracão, porque uma ferramenta tão simples, mas indispensável, ajuda todo jardineiro a fazer uma boa colheita. A enxada não ocupa muito espaço no local. Não requer nenhum armazenamento especial. Além disso, esta ferramenta é bastante simples de operar, não é pesada, portanto, suas costas não sofrerão estresse adicional. Além disso, mesmo os iniciantes que acabaram de decidir começar a trabalhar no jardim podem lidar com uma enxada.

Para obter informações sobre como fazer uma enxada com as próprias mãos, veja o vídeo abaixo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário