Tudo sobre facas de enxerto

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Como escolher?
  3. Aplicativo
  4. Nitidez

Se você não conseguiu vacinar suas frutas e plantas silvestres, isso provavelmente se deve ao uso de uma faca ruim. Segundo especialistas, a eficácia dessa operação depende 85% da qualidade da lâmina de corte, independentemente de se estar trabalhando com maçã, pêra, rosa ou qualquer outra planta.

Peculiaridades

Deve-se notar que as facas de enxerto não diferem em uma variedade especial de designs.

Existem 3 tipos de tais dispositivos.

  • Faca arredondada - é caracterizado por uma lâmina curva e um afiamento de dupla face de alta qualidade. É usado para inoculação nos rins ou nos olhos. Essa técnica em tecnologia agrícola é chamada de "brotamento", portanto o nome da ferramenta é apropriado.
  • Faca copulante feito de aço temperado com alto teor de carbono, possui uma lâmina de corte reta, afiada em um dos lados. Ótima para enxertia por estacas.
  • Canivete - uma ferramenta bastante popular que pode ter uma grande variedade de formatos de lâmina, mas em qualquer caso, um chamado chifre para brotamento está localizado nela. O dispositivo é equipado com um "osso" feito de plástico ou metal - essa parte fica localizada na alça e ajuda a empurrar a casca da árvore no corte.

Todos os tipos de facas são confeccionados em liga de aço e permitem um corte perfeito, o que é considerado a principal condição para a união dos tecidos moles da árvore e alto índice de sobrevivência.

Como escolher?

Nenhum conhecimento especializado é necessário para selecionar uma faca. É importante lembrar apenas de uma coisa - esta ferramenta deve fornecer um corte muito uniforme, o que significa que a lâmina deve atender totalmente a todos os requisitos para um afiamento efetivo e afiado.

Além disso, você deve prestar atenção a algumas outras nuances:

  • não deve haver entalhes e entalhes na borda da lâmina;
  • a superfície de corte deve ser bem polida para um efeito reflexivo espelhado;
  • as alças devem ser ergonômicas e fisiológicas, devem ser convenientes e confortáveis ​​para trabalhar com tal ferramenta;
  • uma lâmina de alta qualidade não deve ter mais de 2 mm, é ideal usar facas com o parâmetro correspondente de 1,5 mm, mas se você pegar cortadores mais grossos, eles vão ferir o tecido da árvore, o que leva ao murchamento dos galhos .

O afiamento da lâmina deve ser verificado na loja. Para fazer isso, pegue uma folha de papel normal A4 e, segurando-a nas mãos, faça cortes. Eles devem ser uniformes, e se, após 10-15 cortes, as bordas começarem a parecer rasgadas, recuse-se a comprar tal ferramenta.

De acordo com as avaliações dos usuários, as facas para enxertia de jardim das marcas Graft Pro, Solingen e Victorinox atendem a todos esses requisitos. O ranking também inclui o canivete da Ageev, das marcas Raco, Due Buoi, Tina, Felco e Fiskars. O custo dessas facas é bastante alto, mas os produtos são realmente perfeitos, podem fazer até 2.000 vacinações sem problemas.

Aplicativo

As vacinações são realizadas de duas maneiras:

  • brotamento - quando 2 gemas são enxertadas por inserção na divisão do porta-enxerto;
  • cópula - neste caso, o porta-enxerto e a copa são unidos ao longo do corte, sendo importante que as estacas e plantas tenham o mesmo diâmetro de corte.

A faca é muito fácil de usar. Vamos dar uma olhada em um exemplo simples. Digamos que você planeje enxertar um damasco em uma ameixa usando a cópula. Para fazer isso, você precisa enxertar um galho de damasco da mesma espessura em um broto de ameixa jovem, as raízes da ameixa começarão a alimentá-lo também.

Para começar, corte o broto de ameixa de modo que fique cerca de 15-20 cm do solo, o galho de damasco é cortado e seleciona-se um segmento do mesmo tamanho. Os cortes devem ser estritamente horizontais, sem aprofundamento e vincos.

No ramo do damasco, com a ajuda de uma faca para enxertia, faça dois cortes oblíquos em ambos os lados de modo que o comprimento deles seja cerca de 5 cm, é melhor deixar ombros pequenos no topo iguais à espessura da casca.

No galho da ameixa, as fendas são feitas da mesma forma, então você forma um local para a enxertia. Depois disso, você deve conectar o cavaleiro ao caldo de forma que eles se encaixem bem um ao outro, sem danificar a casca. Quanto mais firme for a aderência, mais rápido o damasco criará raízes.

A junção é envolvida com fita de vinil ou tecido, segurando a adesão com a mão direita, e após 1,5 a 2 semanas os resultados são verificados - se os botões começaram a inchar no ramo de damasco, a vacinação foi bem-sucedida.

É aconselhável fazer todos os cortes em um movimento, só assim será possível obter uma lisura perfeita, por isso a faca de enxertia deve ser da mais alta qualidade e o mais afiado possível.

A faca deve ser desinfetada antes de cada uso. Se não tiver álcool em mãos, pode-se usar permanganato de potássio ou uma solução de sulfato de cobre, em casos extremos, basta segurar a lâmina no fogo por alguns segundos.

A faca é fonte de ferimentos, portanto é imprescindível trabalhar em uma posição confortável, em nenhum caso direcionando a faca com o gume em sua direção.

É estritamente proibido o uso de uma ferramenta familiar para outros fins. - não devem cortar tudo o que está ao seu alcance, caso contrário terá que comprar um novo muito rapidamente. É importante mantê-lo limpo e seco, após cada uso deve ser limpo com pano e, se necessário, com óleo de máquina.

No outono, quando as ferramentas são embaladas para o inverno, a faca de enxertia deve ser tratada com graxa e armazenada em ambiente aquecido e com baixo nível de umidade.

Nitidez

Mesmo a melhor faca de enxerto, mais cedo ou mais tarde, ficará cega e exigirá correção. Na verdade, a preparação deve ser realizada antes de cada operação - afinal, sua tarefa é garantir que o perfil de afiação não seja apenas nítido, mas muito nítido. A lâmina de corte não deve apenas "cortar" o papel, mas também raspar os pelos do corpo.

Para obter a nitidez necessária, deve-se usar um grão grosso e fino, bem como uma lixa. Para o "acabamento", você precisará da pasta de polimento GOI e de uma pulseira de couro. Tudo o que você precisa pode ser adquirido em qualquer loja de ferragens, além disso, a preços de "centavos".

Lembre-se de que a nitidez leva muito tempo. Primeiro você precisa pegar a faca em suas mãos para que a lâmina fique voltada para longe de você, você precisa colocar um recipiente com água próximo a ela. A barra também está colocada nas proximidades, com uma grande superfície texturizada para cima.

A lâmina deve ser umedecida e colocada no bloco em um ângulo de 15-25 graus. Com movimentos suaves sob leve pressão, você deve mover a lâmina de corte ao longo da barra, portanto, é necessário fazer cerca de 20-30 movimentos. Em seguida, a barra deve ser virada, repetindo todas as manipulações do lado com a fração fina.

Após esta etapa, geralmente existem muitas bordas irregulares na lâmina que precisam ser alisadas completamente.

O polimento é feito em esmeril, primeiro polido em uma pasta grossa e, em seguida, na menor fração. Ao realizar essas ações, você também deve manter um ângulo de inclinação de 15-25 graus.

De vez em quando, deve-se verificar a nitidez de afiação no papel, se a lâmina corta facilmente a folha suspensa, então todos os defeitos foram eliminados e pode-se prosseguir para o acabamento. Para isso, eles pegam uma correia, lubrificam com pasta de polimento, fixam nos suportes, esticam e repetem as mesmas manipulações para que a lâmina fique perfeitamente afiada.

Lembre-se de que as pastas podem variar em número, é melhor começar com N4 e terminar com um polimento fino sob N1.

Este processo é longo e trabalhoso, porém, se feito da maneira correta, você poderá realizar a enxertia perfeita e desfrutar de uma nova colheita farta.

Você pode aprender mais sobre facas de enxerto assistindo ao vídeo a seguir.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário