Enxada elétrica: o que é e como escolher?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Dispositivo e princípio de operação
  3. Casos de uso básicos
  4. Avaliação do modelo
  5. Escolha
  6. Instruções de uso
  7. Regras de cuidado

No local, os jardineiros sempre têm uma cama que precisa ser processada, mas nem todas as ferramentas podem ajudar em locais de difícil acesso. Onde o equipamento mecanizado e até mesmo um cultivador ultraleve não podem passar, um dispositivo em miniatura - uma enxada elétrica - aguentará.

Vantagens e desvantagens

Muitos usuários reais recomendam o uso de uma enxada elétrica em seus comentários. Este versátil dispositivo de jardinagem tem muitas vantagens:

  • executa facilmente vários trabalhos de jardinagem: gradagem, aração e soltura do solo; fertilização; nivelamento da superfície;
  • fácil de gerenciar;
  • leve (até 5 kg) e confortável de usar;
  • tem uma longa duração de trabalho;
  • possui barra comprida (em alguns modelos, telescópica, adaptando-se à altura) para aliviar a carga nas costas;
  • a presença de uma alça em forma de D que muda facilmente de posição - conveniência adicional;
  • a enxada elétrica é protegida contra quebra, o trabalho pára automaticamente se os cortadores caírem em camadas densas de solo ou se derramarem nas raízes;
  • para a fabricação de fresas, são utilizados metais de liga dura, que aumentam o prazo de validade;
  • o dispositivo de bateria permite que você use uma talha elétrica para dar ou cultivar terras longe da eletrificação;
  • reduz significativamente os custos de energia e economiza tempo ao realizar trabalhos padrão no terreno;
  • desliga automaticamente quando superaquecido;
  • tem dimensões convenientes, que permitem não alocar uma grande área de armazenamento.

As desvantagens desta ferramenta de jardim são poucas e todas elas não são tão significativas se as correlacionarmos com os benefícios que trazemos.

Os seguintes fatores podem ser observados como desvantagens menores:

  • o custo de um aparelho elétrico é muito superior ao de uma enxada convencional;
  • sem bateria em grandes áreas, o trabalho fica difícil devido a um cabo curto (o problema é resolvido com a compra de um cabo de extensão adicional);
  • uma enxada alimentada pela rede elétrica não funcionará se não houver fonte de energia.

Dispositivo e princípio de operação

Pelo seu design, a enxada elétrica é um dispositivo simples. Ele se assemelha a um aparador - duas alças em uma haste telescópica longa, o motor na parte inferior, o cabo de alimentação e o botão de partida na parte superior. Mas difere de um cultivador comum no princípio de operação. Com o auxílio de uma enxada elétrica, é realizado o afrouxamento superficial da superfície do solo. Esse ripper trabalha o solo com pinos lisos, girando periodicamente meia volta em torno do eixo vertical em uma direção ou outra. É uma ferramenta útil com excelente funcionalidade para realizar certos trabalhos monótonos e tediosos no jardim e no terreno do jardim.

Potência do motor de 350 a 500 W. Isso é suficiente para o processamento de longo prazo de terrenos de grande escala.

Os funis elétricos são de dois tipos:

  • um aparelho elétrico alimentado pela rede;
  • dispositivo com bateria embutida.

É difícil julgar qual é mais conveniente e eficiente. Afinal, a ausência da necessidade de fornecimento de corrente da rede não dispensa a recarga periódica da bateria. Além disso, sua presença torna a ferramenta mais pesada. A escolha dependerá apenas das condições específicas de uso. O afrouxamento do solo é realizado diretamente com hastes ou cortadores.

Varetas - "dedos"

Para a sua produção, é utilizado aço temperado com alto teor de carbono, de forma que os elementos de trabalho são caracterizados por uma resistência significativa. Na extremidade da talha elétrica, há um par de discos giratórios, cada um com três "dedos" de metal. As hastes com bordas triangulares e bordas levemente arredondadas e dez centímetros de comprimento garantem o máximo desempenho.

A seção triangular facilita um esmigalhamento completo do solo e das raízes das ervas daninhas.

Cortadores de metal

A presença de um cortador implica o afrouxamento de uma camada mais profunda. Ao mesmo tempo, a ferramenta se assemelha a um cultivador com seu princípio de operação - ela quebra torrões de terra e corta raízes de ervas daninhas com facas rotativas afiadas.

Do modelo clássico, a enxada elétrica com cortador se diferencia apenas pela ponta.

Um cortador triplo é usado como elemento funcional. A ferramenta começa a funcionar quando conectada e o botão Ligar é pressionado. O motor empurra os discos com acessórios de trabalho. A fresa ou as hastes são postas em movimento e, girando, soltam o solo, triturando grandes torrões e terra seca.

Casos de uso básicos

A enxada elétrica é utilizada para vários tipos de trabalhos no jardim.

  • Afrouxando o solo - o objetivo principal desta ferramenta elétrica. Quando em movimento, os pinos trituram e trituram torrões de terra.
  • Angustiante - arar e nivelar o solo após a semeadura por imersão rasa de pinos de metal.
  • Remoção de ervas daninhas. A roda móvel captura as ervas daninhas e as puxa para a superfície do solo.
  • Aparar as bordas de canteiros de flores ou gramados. A enxada elétrica é muito mais rápida e prática do que o mesmo trabalho com um cortador de grama ou manualmente.

Avaliação do modelo

Os fabricantes de helicópteros elétricos oferecem hoje uma variedade de dispositivos que atraem compradores com baterias potentes, cortadores afiados e motores confiáveis. Um dos primeiros russos aprendeu modelo Gloria (Brill) Gardenboy Plus 400 W... Com a ajuda deste equipamento, você pode facilmente cultivar vários hectares de terra, capinando e soltando o solo a uma profundidade de 8 cm.O peso da enxada elétrica é de 2,3 kg. Funciona da rede elétrica.

A bateria recarregável não é menos famosa entre os jardineiros enxada Black & Decker GXC 1000.

As vantagens deste modelo são a presença de uma bateria removível e uma alça ajustável. Não há necessidade de usar uma extensão e curvar-se ao trabalhar com a ferramenta.

O afrouxamento completo do solo a uma profundidade de 10 cm é realizado com facas contra-rotativas. O dispositivo pesando 3,7 kg pode processar uma área de 8x8 m sem recarregar. Demora 3 horas para carregar totalmente a bateria.

Leve e prático enxada elétrica SunGarden TF 400 também em demanda. Avaliações de residentes de verão atestam a confiabilidade desta ferramenta de jardim. Graças ao design aprimorado dos "dedos", o equipamento não fica preso com a entrada de pedras ou partículas sólidas. Afrouxar, gradar, remover ervas daninhas e bordar as bordas do gramado é feito de forma rápida, silenciosa e sem esforço. O dispositivo se destaca por seu alto desempenho e baixo peso - 2,5 kg. Além dos modelos listados, a confiabilidade das ferramentas de jardim da Bosch pode ser notada. Mas, nesta linha, o aparador é o mais procurado.

A desvantagem para muitos residentes de verão é o alto custo de uma marca amplamente anunciada com as taxas padrão demonstradas por dispositivos semelhantes de outras empresas mais acessíveis.

Escolha

Ao pensar em comprar um assistente de jardim como uma enxada elétrica, você precisa considerar vários critérios importantes.

  • Peso da ferramenta. É preferível escolher modelos com baixo peso, não superior a 5 kg. Com trabalho trabalhoso, o rigor da enxada elétrica não afetará da melhor forma a produtividade.
  • Nível de ruído. Para um trabalho completo com enxada elétrica, é aconselhável familiarizar-se com antecedência com esta característica especificada na folha de dados da ferramenta.
  • Bloqueio automático. Uma função obrigatória que desliga o motor se ele superaquecer ou entupir. Evita colapsos, o que significa que economiza nervos e dinheiro.
  • Tipo de comida. A vantagem das enxadas sem fio é a liberdade de movimento com a ferramenta no local. Mas a talha elétrica, alimentada pela rede, também tem sua própria vantagem - ótimo desempenho.
  • Elementos de trabalho - "dedos" ou cortadores. Este parâmetro é selecionado de acordo com os tipos de trabalho planejados.

Instruções de uso

Observando as regras básicas, é possível conseguir o funcionamento mais longo possível da enxada elétrica. O solo compactado deve ser preparado para o processamento, fazendo várias picadas com garfos em diferentes locais. Em seguida, a enxada elétrica é mergulhada no solo e empurrada para a frente, segurando-a à sua frente. Para arrancar ervas daninhas, a ferramenta é lentamente pressionada no solo com ervas daninhas e com um movimento brusco, remova-as. Para a introdução de esterco ou outros fertilizantes na camada do solo, os movimentos são feitos em círculo com uma enxada elétrica.

Regras de cuidado

Para um bom desempenho da ferramenta e uma longa vida útil, ela deve ser cuidada regularmente. O uso cuidadoso e o armazenamento cuidadoso também são importantes. A enxada elétrica é uma das ferramentas de manutenção mais fácil. Não precisa de lubrificação, pois não existem peças de atrito. Não envolve uso de combustível e controle do nível de óleo do motor. Mas existem alguns pontos importantes a serem considerados:

  • é permitido conectar o dispositivo à rede somente após a montagem completa e verificação da prontidão para o trabalho;
  • certifique-se de verificar os fechos dos mecanismos e todas as peças quanto a desgaste e possíveis danos;
  • mantenha a ferramenta desligada da fonte de alimentação;
  • durante a operação, segure a enxada elétrica com as duas mãos, controle a posição das pernas para evitar o contato com a superfície móvel;
  • não quebre pedaços muito grandes de terra com uma ferramenta sem processá-los preliminarmente com um forcado;
  • após o processamento do solo úmido, os pinos de trabalho (cortadores) devem ser limpos de torrões de terra aderidos e deixar o dispositivo secar ao ar;
  • é preciso guardar a enxada em local seco, pois os aparelhos elétricos não toleram umidade;
  • após o armazenamento de longo prazo em um celeiro úmido e sem ventilação, levará algum tempo para secar e ventilar o equipamento antes de iniciar o trabalho;
  • é ideal usar ferramentas elétricas de jardim por 20 minutos em ação com o mesmo intervalo, no tempo quente é melhor aumentar o tempo de descanso em mais 10 minutos.

Com os devidos cuidados, uso e armazenamento, uma enxada elétrica pode facilitar significativamente o trabalho agrícola em hortas e pomares. O aparelho é especialmente indicado para pessoas idosas e que dispõem de pouco tempo e esforço para cultivar o solo no local.

Veja o próximo vídeo para mais detalhes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário