Cortes para ferramentas de jardim: tamanhos e recursos de montagem
O cabo é um elemento essencial de qualquer ferramenta manual, seja um martelo ou uma pá. Apesar da aparente simplicidade e despretensão desse detalhe, muito depende disso. Ninguém costuma dar atenção a um detalhe insignificante, mas assim que o cabo se solta, fica curto ou muito comprido, assim que surgem entalhes ou rachaduras, torna-se um sério obstáculo ao trabalho.
O que é isso?
O cabo de madeira é uma parte necessária da maioria das ferramentas manuais modernas para manipulá-lo. Sendo parte de martelos ou machados, o cabo permite o aproveitamento total do peso da parte de trabalho da ferramenta, acelerando-a e criando uma alavanca, sem a qual a ferramenta não seria capaz de realizar trabalho. O elemento madeira cria o mesmo efeito para pás, ancinhos, enxadas, foices ou forcados.
As pessoas tiveram a ideia de cortar pelo menos 100 mil anos atrás. Assim, em vez de picadores e raspadores de pedra manuais, apareceram machados, lanças e outras ferramentas compostas de trabalho e caça mais avançadas. A vantagem provou ser óbvia e permitiu que a invenção se espalhasse rapidamente pelo mundo antigo. A pedra, fixada ao cabo, poderia fazer muito mais trabalho de esmagamento com o impacto.
Muitas empresas de marcenaria produzem ferramentas relativamente baratas. Eles são usados para todos os tipos de ferramentas de jardim. Os requisitos para uma haste de madeira moderna são ditados pelas regras desenvolvidas ao longo de milênios: resistência e conveniência.
Os produtos de madeira satisfazem totalmente essas qualidades. No século 20, o alumínio e o plástico começaram a ser usados na fabricação de cabos de ferramentas. Esses produtos são bastante leves e fáceis de usar, porém incomparavelmente mais caros que os de madeira, além disso, não podem ser reparados. Para a fabricação de estacas de madeira, utiliza-se madeira de lei. Nós, rachaduras e podridão não são permitidos. A madeira de coníferas resinosas e fibrosas não é adequada para esses produtos.
A superfície dos produtos é processada de forma que não haja lascamentos, irregularidades e rachaduras que possam atritar o milho. Freqüentemente, o produto é envernizado. As dimensões do estoque são calculadas de acordo com uma série de fatores: carga, leveza, resistência, conveniência. O comprimento das estacas também não é o mesmo. É determinado não apenas pela natureza do instrumento, mas também pelo crescimento de quem vai trabalhar com ele. Na seção transversal, os cortes têm formas diferentes. Para pás e outras ferramentas de jardinagem, é redondo, e para machados, marretas e martelos, a forma é escolhida levando em consideração o fato de que a ferramenta deve estar claramente localizada na mão. Às vezes, uma haste com uma seção transversal quadrada é usada.
Para muitas ferramentas de jardim, o cabo reto clássico é adequado, mas para algumas pás (pá e neve), são usados cabos curvos (às vezes com um cabo adicional na extremidade). Mais frequentemente, esses produtos já são vendidos com uma alça de alumínio pronta.
Às vezes você tem que fazer o corte sozinho, por exemplo, se o padrão estiver quebrado e você não quiser adiar o trabalho. Para processar a peça de trabalho, você precisará de um certo mínimo de ferramentas de carpintaria: uma serra, um martelo, um machado. Em casos especialmente urgentes, um machado é suficiente e, claro, você não pode passar sem um prego. Com esse conjunto, você pode fazer um substituto bastante bruto para uma pá ou ancinho.
Se for necessário um elemento de qualidade próxima ao que a indústria produz, além das ferramentas nomeadas, você precisará de uma circular, uma lixa, uma lixa, um verniz para madeira, uma chave de fenda e um parafuso autorroscante.
Sequenciamento
- É necessário selecionar um material (placa ou laje) com espessura um pouco mais espessa que o diâmetro que será inserido na coroa da ferramenta. É desejável que a peça de trabalho esteja bem seca.
- A serra circular ajudará você a cortar o bloco do tamanho correto.
- A plaina remove as maiores irregularidades, nós, etc.
- Gradualmente, as bordas da barra são cortadas, por meio de rolagem, o grau de processamento é determinado nas diferentes partes da peça.
- O lixamento com lixa é um passo necessário, se você tiver que trabalhar por muito tempo, isso evitará danos nas mãos.
- A peça de trabalho pode ser envernizada, embora esta etapa seja opcional.
- Cortando a peça de trabalho, sua extremidade de trabalho é levada ao diâmetro desejado, inserida no tule e fixada com um parafuso auto-roscante.
O processamento da peça não deve ser levado ao ponto em que ela se torne mais fina que o corpo da ferramenta - então será impossível usar o produto.
Visualizações
Estacas para ferramentas agrícolas e de jardim estão à venda durante todo o ano, mas especialmente muitos tipos diferentes aparecem nas lojas na primavera (antes da temporada de jardinagem). O comprimento das estacas da maioria das ferramentas de jardim não excede 120 cm - este comprimento é considerado padrão. O padrão e mais comum é o talo, de seção transversal redonda.
Os produtos diferem em espessura. Se o diâmetro for próximo a 40 mm, então este é um cabo de pá. Para uma enxada (enxada), são utilizadas estacas com um diâmetro de 30 mm. A partir de estacas com diâmetro de 35 mm, é feita uma bucha de construção, utilizada para a montagem de estruturas de toras e cabines de toras. Aqueles com um diâmetro de 20-25 mm são adequados para um ancinho ou vassoura. Cortes finos, de 20 mm de diâmetro, são usados para fazer esfregonas, às vezes uma linha é feita na extremidade de trabalho de tal produto para instalar uma escova. Também vão para a fabricação de bastões de ginástica. Para uma trança, você precisa de um produto mais longo com um diâmetro de 30 mm. Uma alça especial deve ser anexada a ela, que é instalada perpendicularmente à alça no nível da correia do cortador, se você colocar a trança verticalmente - esta é a única maneira de obter uma ferramenta que seja mais confortável para cortar.
Alguns fabricantes cobrem seus produtos com filme de PVC, prolongando assim sua vida útil. Esse revestimento é especialmente valioso para cortes de esfregões, que muitas vezes entram em contato com a água e nem sempre têm tempo para secar.
Cortes retangulares de até 130 cm de comprimento são produzidos para a popular ferramenta de jardim - o cortador plano Fokin. A indústria produz cabos de madeira especiais para machados, martelos e marretas. Esses produtos têm requisitos especiais de resistência. O material mais comum também é a bétula maciça. Os dois últimos diferem em tamanho. O comprimento do cabo do martelo não ultrapassa 30 cm. O cabo da marreta é mais maciço e pode ter de 50 a 80 cm. O comum nesses produtos é o formato retangular.
O cabo do machado tem o formato mais complexo, combinando ergonomia com elasticidade e resistência. Os tamanhos desses produtos também são diferentes e dependem do tamanho e do peso da coronha do machado. Para cutelos, são produzidos machados longos e maciços de uma forma simplificada. Atualmente, você pode encontrar machados bastante caros à venda com uma alça de plástico emborrachada. É bastante conveniente usar tal produto, mas não será possível consertar equipamentos caros que estejam fora de serviço. Para motoristas e turistas, é produzida uma ferramenta dobrável ou dobrável (machados e pás) com cortes leves de madeira.
Dependendo da qualidade das matérias-primas e da execução, os cortes podem ser do mais alto, primeiro ou segundo grau. A melhor qualidade é caracterizada pela ausência de nós, grãos e outros defeitos.Traços de nós são permitidos em produtos de primeiro grau. O segundo grau, além dos nós, pode ser caracterizado por algumas deformações: pode ser torto ou curvo. O melhor material para fazer cortes é a bétula maciça.
Dimensões (editar)
As estacas vão à venda em grandes quantidades, são feitas em vários tipos de remanescentes da indústria madeireira. Alguns fabricantes fazem esses produtos simples com matérias-primas especialmente preparadas.
O cabo da pá tem comprimento padrão de 120 cm. Às vezes é mais longo - até 130 cm. O diâmetro de 40 mm é escolhido de acordo com o diâmetro das pás produzidas pela indústria. O peso de um produto obtido a partir de um blank seco é de cerca de 1 kg. Produtos mais leves com diâmetro de 20 mm são utilizados em equipamentos que sofrem menos estresse e na confecção de bastões de ginástica.
O comprimento desses produtos pode ser de 35 a 110 cm. Produtos redondos em seção transversal também estão disponíveis em diâmetros menores: 10, 12, 14, 16 e 18 mm. As machadinhas são mais versáteis, seu comprimento varia de 35 a 70 cm. Neste caso, os requisitos de qualidade são aumentados.
Os cabos da marreta têm uma seção transversal retangular e podem atingir um comprimento de 80 cm. Para os martelos, são produzidos estacas redondas ou retangulares com um comprimento de no máximo 35 cm. A espessura de tais cabos pode variar dependendo do que peso o martelo deve ser instalado neles.
Fabricantes populares
Existem muitos produtores nacionais de mudas, é relativamente fácil estabelecer essa produção, só haveria um material - madeira de bétula. Todos os complexos industriais madeireiros mais ou menos bem-sucedidos, e mesmo as pequenas empresas, possuem uma oficina ou oficina para a produção de mudas. Sua produção também foi estabelecida por algumas pequenas empresas. Alguns empreendedores individuais, possuindo uma máquina de sua própria manufatura, conseguem produzir mudas em uma quantidade suficientemente grande. A produção principal está geograficamente concentrada na faixa de florestas de pequenas folhas da Rússia Central a Altai.
- Na Sibéria, é conhecida a empresa Taiga, operando em Omsk. A especialização da produção é justamente a fabricação de mudas de bétula. O sortimento não é amplo, mas é muito procurado: estacas para pás, martelos e marretas, escovas e esfregões. Os produtos também estão disponíveis com revestimento de PVC. Os especialistas podem preparar um pedido de acordo com os requisitos individuais. A entrega de uma remessa de atacado de mercadorias para qualquer ponto da Rússia é possível.
- A empresa "Heteria" de Yaroslavl também é especializada em estacas. A empresa produz cortes redondos de vários diâmetros. A variedade de produtos "Heteria" - estacas para pás, ancinhos, esfregões, forcados e vassouras. Tanto um pino de construção quanto um pino são produzidos. O material é bétula e álamo tremedor. "Heteria" desenvolve com sucesso os mercados não apenas na Rússia, mas também na Bielo-Rússia e no Cazaquistão.
- Empresa "VectorRus" em Vologda também produz cortes e cabos para ferramentas de jardinagem, construção e metalurgia. Os volumes de vendas deste fabricante tradicionalmente permanecem altos, e os produtos são distribuídos nas regiões da Rússia e na Bielo-Rússia.
- A empresa Konzar, com sede em Yekaterinburg, é bem conhecida nos Urais. Produz uma grande quantidade de cabos e estacas de bétula, principalmente de seção transversal circular. Junto com outros produtos do fabricante, as mudas são distribuídas na região dos Urais, no oeste da Sibéria e no Cazaquistão. Estabeleceu-se a produção de produtos de madeira em película de PVC colorida - as chamadas estacas europeias, utilizadas para equipar esfregonas e escovas.
Os cortes são produzidos em todos os países europeus. Famoso fabricante húngaro de ferramentas de jardim - Framaker KFT. A empresa alemã Dienaturstambauer produz madeira redonda, madeira serrada e aparas, incluindo as revestidas a PVC. Em Harbin, China, uma grande empresa produz cortes e cabos de vários diâmetros e formas em uma escala colossal.
Como escolher?
Ao escolher estacas de madeira prontas, em primeiro lugar, você deve estar atento à sua qualidade. O preço dos produtos é baixo e a economia na compra de um produto de qualidade inferior não será significativa, mas as consequências podem ser tangíveis: quebra de equipamentos, calosidades, abrasões, estilhaços.
Todos os produtos de acordo com GOST são divididos em três categorias:
- o mais alto - com uma superfície perfeitamente lisa;
- o primeiro grau pode ter até três pequenos nós (não mais que 3 mm) na superfície lisa do produto;
- o segundo grau pode conter nós de até 7 mm de diâmetro.
Ao escolher um produto, você precisa prestar atenção ao comprimento do produto. Dependendo da natureza da ferramenta, o talo pode ter de 120 a 140 cm. A pá e os garfos de jardim, via de regra, não precisam de cabo longo. É melhor equipar um forcado para o carregamento de feno com um cabo de comprimento máximo (nas aldeias de meados do século XX, eram instalados forcados de até 4 metros de comprimento para o período de feno). Os cortes mais curtos têm pás portáteis, incluindo uma pequena pá de infantaria (sapador). O comprimento do corte de bétula raramente ultrapassa os 35 cm.
O melhor material para estacas e cabos de madeira em termos de relação custo-benefício continua sendo a bétula. É leve, bem trabalhado, mantém sua elasticidade e dureza por muito tempo. Alguns fabricantes fazem cabos de freixo e carvalho mais caros. Sem dúvida, um produto feito de madeira dessas espécies é mais bonito do que a bétula, mas muitas vezes também tem mais peso. A mesma desvantagem é observada em produtos de faia. Existem mudas de choupo e choupo - são fortes e leves, mas, ao contrário da bétula, molham-se rapidamente e perdem suas propriedades.
É muito difícil determinar se o corte é feito de matéria-prima suficientemente seca. Você pode verificar por peso. Um talo cru ou podoprevny é sempre mais pesado. Em média, o peso de um produto normalmente seco deve ser próximo a 1 kg.
O que exatamente não deveria estar na superfície de um bom corte:
- fissuras: longitudinais e transversais;
- buracos de minhoca;
- todos os tipos de lascas - vestígios de processamento de corte;
- lascas e flocos são sinal de má matéria-prima, ou seja, o caule era feito de resíduos;
- podridão (incluindo vestígios de mofo) - isso indica matérias-primas de baixa qualidade ou más condições de armazenamento.
Recentemente, surgiram recortes de metal universais bastante caros com comprimento ajustável. O produto é denominado “cabo telescópico”. Este modelo peculiar é usado para pás ou escovas. Essa ferramenta é muito conveniente para os motoristas. Uma ferramenta equipada com esse cabo é adequada para qualquer pessoa - você só precisa ajustar o comprimento de acordo com a sua altura.
Como plantar?
Não é difícil plantar corretamente uma pá em um talo preparado.
- A parte inferior precisa ser em forma de cone, experimentando periodicamente a pá. A alça não deve balançar.
- Insira o cabo na coroa da escavadeira em um comprimento não superior a 15 cm. A força excessiva pode levar à deformação da coroa da escavadeira.
- Fixe tudo com um parafuso auto-roscante ou de outra forma. Portanto, a fixação com um parafuso exigirá a perfuração da alça junto com o tule. É melhor fixar o cabo com um parafuso auto-roscante - é fácil substituí-lo em caso de perda ou quebra.
No próximo vídeo, você fará uma haste usando uma broca.
O comentário foi enviado com sucesso.