Tudo que você precisa saber sobre grades de sombreamento

Contente
  1. O que é e por que eles são necessários?
  2. Como eles fazem isso?
  3. Visão geral da espécie
  4. Materiais (editar)
  5. Principais fabricantes
  6. As nuances de escolha
  7. Recursos de instalação

No período seco do verão, tanto os iniciantes quanto os jardineiros e jardineiros experientes têm dificuldade em proteger suas safras do sol quente. Mesmo depois de fortes chuvas torrenciais, a temperatura do ar pode subir muito rapidamente, o que vai acelerar a evaporação da água do solo, motivo pelo qual as pessoas inventaram uma grade de sombreamento. Pode ser usado tanto para culturas em estufas quanto para plantas em plantações abertas. Além disso, as redes vêm em diferentes tramas e densidades, o que permite otimizar a sombra para diferentes tipos de culturas.

As redes de proteção têm muitas funções úteis além de proteger as plantas do sol escaldante. Eles podem ser usados ​​na fazenda para proteger as plantações de pássaros ou como um galpão, toldo e até mesmo uma cerca.

O que é e por que eles são necessários?

A malha de sombreamento é um tecido sintético com diferentes tipos de trama. O fio com o qual a malha é criada é feito de matérias-primas que foram recicladas uma ou mais vezes. Isso reduz o fator de poluição do meio ambiente e reduz significativamente o custo da rede.... Por ser de material sintético, a tela de proteção contra a luz é resistente às mudanças bruscas do clima, não derrete ao sol, não apodrece com a umidade e não perde a cor. Além disso, a vida útil de uma tela de material artificial é de até 10 anos, o que é bastante em relação ao preço.

A grade de sombreamento tem o objetivo de espalhar e distribuir uniformemente os raios solares sobre as plantações, evitando o superaquecimento e a formação de queimaduras nos brotos.

Essa proteção solar reduzirá a temperatura sob o dossel em 5 a 10 graus, e a estrutura celular da trama permitirá que a quantidade necessária de luz passe pelas plantas. Também é importante observar as propriedades protetoras da malha contra intempéries e pragas. Durante ventos fortes, chuva ou granizo, as cercas de malha sombreada excluem a possibilidade de danos e destruição da cultura. Será difícil para pássaros e insetos grandes alcançarem as plantas por meio de uma proteção tão confiável.

Como eles fazem isso?

Se desejar, você pode fazer uma malha de sombra com suas próprias mãos, amarrando um fio de náilon com nós. Este método de tecelagem evita deformação ao cortar o tecido ou rasgo durante o uso. Isso exigirá um fio sintético e muito tempo livre, por isso muitas vezes é aconselhável comprar uma tela em lojas especializadas, por ser barata.

A produção em massa de redes de sombreamento atende plenamente aos requisitos de qualidade do material acabado, o tecido de fábrica não será pior do que feito em casa. O material para fazer a malha são fitas finas de polietileno de materiais reciclados. Isso afeta a aparência da teia: quanto mais variado for o material reciclado, menos uniforme será a teia. Pode ser de diferentes espessuras e, em alguns locais, formar bolhas. Os fabricantes também levam esse fator em consideração e classificam cuidadosamente as matérias-primas para obter produtos melhores como resultado.

É importante notar que a homogeneidade do material também afeta o custo da mercadoria - uma rede feita de matéria-prima não selecionada será mais barata do que um tecido homogêneo.

Além da uniformidade, as malhas também se distinguem pelo grau de densidade e cor da trama. É necessária uma tecelagem diferente para que o sombreado se adapte a mais espécies de plantas.Usando os diferentes tamanhos de malha na malha, você pode criar facilmente sombras que bloqueiam a luz com uma eficiência de 30 a 90%. Cores diferentes também têm benefícios diferentes a serem considerados na escolha de uma malha de proteção contra luz.

Visão geral da espécie

Escolher uma malha parece uma tarefa bastante simples, mas para obter o máximo do sombreamento, você precisa ter cuidado com cada pequeno detalhe. É necessário escolher a cor, densidade e malha certas para as diferentes necessidades. A malha da estufa será muito diferente da malha externa. A malha é produzida em diversos tamanhos: de 2x20 a 5x50 metros. E este também não é o limite - se necessário, você pode encontrar uma malha de sombreamento maior do que os parâmetros padrão.

As grades de sombreamento são classificadas de acordo com três critérios principais: densidade, cor e propósito. Vamos considerar cada tipo com mais detalhes.

Por densidade

O grau de proteção das plantas contra a radiação ultravioleta depende da densidade da trama - o nível de sombreamento pode variar de 40 a 95 por cento.

Para cada cultura, é necessário selecionar uma malha com uma transmissão de luz adequada.

Portanto, vale a pena estudar as características de cada nível de densidade da trama antes de prosseguir com a instalação dos toldos.

  • As maiores células da rede permitem a passagem de luz solar suficiente para plantações que gostam de luz, como pepinos. Uma sombra com uma densidade de sombreamento de 40-45% protegerá bem o solo de secar e aumentará o rendimento em 10-15%. É muito importante para o pepino manter o solo úmido, pois esse é um fator importante no sabor da fruta.
  • A escolha mais inteligente para tomates seria uma tela com um nível de tonalidade de 55-60 por cento. Além disso, uma rede de cobertura é adequada para proteger morangos e verduras do calor e, para os tomates, ela se tornará uma proteção confiável contra altas temperaturas, porque seus frutos são muito sensíveis à luz solar direta.
  • A rede de sombra com 70-80 por cento de transmitância de luz é mais adequada para estender-se sobre estufas de fora. Assim, os brotos receberão luz suficiente e não serão danificados durante a geada.
  • Uma rede de sombra de proteção também pode ser usada como uma garagem ou guarda-corpo - para tais casos, a rede mais densa é usada, com 85-90 por cento de rejeição de luz. Este grau de penetração de luz não é adequado para a proteção de plantas cultivadas, portanto, esta lona não deve ser utilizada para o jardim.

Por cor

Os fabricantes oferecem uma ampla gama de cores de malha de sombreamento. Em demanda estão:

  • Branco;
  • bege;
  • verde clássico;
  • Preto;
  • vermelho;
  • cinzento.

Além disso, cada cor tem suas próprias qualidades úteis. Por exemplo, uma malha cinza protege os brotos do frio melhor do que outras - seria aconselhável usá-la para estufas.

As redes verdes têm um efeito benéfico na maturação da cultura, criam condições ideais para o desenvolvimento das plantas e protegem contra várias infecções patogênicas, por isso são usadas com mais frequência para cobrir as plantas em terreno aberto.

E para aumentar o rendimento e melhorar a qualidade dos frutos, utiliza-se uma tonalidade vermelha, que também evita o aparecimento de microrganismos nocivos.

Por aplicação

A produção de grades de sombra está voltada para as diferentes necessidades do consumidor, por isso é possível classificar esses produtos em função do método de uso potencial. Por exemplo, uma rede de jardim suficientemente densa esticada sob a árvore frutífera pode evitar que a fruta caia no chão. Isso preserva a aparência limpa da colheita e estende sua vida útil.

É claro que, em primeiro lugar, a rede de sombreamento foi criada para proteger as plantações. Além de hortas e estufas, você pode utilizá-la como galpão.

Também é muito conveniente esconder a fachada do edifício de olhos curiosos com uma sombra durante a reforma.

Neste caso, uma tela de malha com ilhós é adequada. - será conveniente puxá-lo entre as vigas do andaime e pode ser facilmente removido após a conclusão do trabalho.

Materiais (editar)

As telas de sombreamento são feitas de materiais reciclados e, em alguns casos, são adicionadas fibras de folha metálica para aumentar a eficiência da teia. Após o prazo de validade, esse material, por estar exposto ao sol quente, começa a se deteriorar gradativamente, mas ao mesmo tempo não emite substâncias tóxicas para o meio ambiente. Para que o material dure mais, deve ser retirado após a colheita e armazenado em local escuro e fresco até o próximo uso.

Principais fabricantes

Uma malha de sombreamento de alta qualidade será muito mais fácil de encontrar se você se familiarizar com a lista de fabricantes genuínos com antecedência. Vamos considerar alguns deles.

  • Empresa Premium-Agro da Polônia produz uma rede de sombreamento de média densidade e alta qualidade que fornece ao solo luz suficiente e retarda a evaporação da umidade. Essa tela é perfeita para o cultivo de pepinos e melões.
  • O fabricante "Politarp" é um dos melhores da Rússia. A empresa produz redes resistentes com base em fitas de polietileno de alta densidade. Os produtos da marca são ótimos para proteção de estufas.
  • Para evitar o aparecimento de queimaduras nos tomates, é aconselhável escolher uma tela de proteção do fabricante "Biotol"... O material desta empresa espalha bem a luz e reduz os efeitos dos raios ultravioleta na cultura.
  • Tecido do fabricante israelense Aluminet DB tem uma força e resistência muito altas a diferentes temperaturas devido a duas camadas e células densamente espaçadas. E se você escolher uma malha branca-vermelha para uma estufa, poderá preparar rapidamente as mudas para serem transplantadas para o solo.
  • Folha de policarbonato Optima conhecido por sua resistência às intempéries, protege as lavouras de fortes rajadas de vento e granizo.
  • Metallprofil GmbH é um fabricante da Alemanha. Graças à tecnologia moderna, a empresa conseguiu aumentar a resistência ao desgaste da tela de sombreamento. Esse material vai durar mais do que produtos de outros fabricantes.
  • Telas de sombreamento da empresa grega Karatzis tem um efeito benéfico na floração e no endurecimento dos frutos, e também acelera o amadurecimento da colheita.
  • Agreen Firm produz malha de proteção de luz de alta qualidade que estabiliza a intensidade dos raios ultravioleta.
  • Empresa italiana Tenax oferece uma vasta seleção de uma grande variedade de tecidos - desde materiais leves com grandes células até policarbonato denso que praticamente não transmite os raios solares.

As nuances de escolha

Para escolher com sucesso uma malha de sombreamento adequada para uma residência de verão, você precisa prestar atenção à composição do material. Se você está procurando uma tela de qualidade que deve durar muito tempo e ser durável, você precisa procurar uma tela de policarbonato. Essas tonalidades resistem perfeitamente a fatores externos agressivos, mas seu preço também será superior ao de pinturas com uma composição diferente.

As telas de polímero também são uma boa escolha, pois têm a mesma resistência a um custo menor. Fortes rajadas de vento e pragas não serão suficientes para tal proteção.

Ele difere do tecido de policarbonato em sua densidade de trama inferior, mas espalha e distribui os raios de sol sobre a superfície muito bem.

Você também pode usar a opção mais barata - redes de tecido. Eles são bons para regular a intensidade da luz solar, mas têm uma resistência ao desgaste muito baixa. O material não é muito durável, pode estourar com o vento forte e em condições de umidade constante pode apodrecer em um tempo muito curto.

Recursos de instalação

É muito fácil instalar uma rede de proteção leve para vegetais, o principal é preparar as ferramentas necessárias e estocar os materiais. Depois de ler as instruções curtas, mesmo um jardineiro novato pode facilmente lidar com isso.

A opção mais fácil de sombreamento é esticar uma rede no jardim sobre a plantação. No caso de estufas, na maioria das vezes a lona é aplicada externamente na superfície principal, mas você pode instalá-la internamente acima da cultura, previamente selecionado o material com a densidade desejada. Se você vai cobrir uma pequena área com plantas curtas, você pode fazer uma estrutura de suporte em forma de arco.

Para cobrir plantas ao ar livre, você pode encomendar uma moldura alta pronta. Você terá que pagar pelos serviços de um mestre, mas também pode comprar material e fazer seus próprios suportes.

Para uma moldura caseira, você precisará de vigas de madeira ou hastes de metal.

  • Para preparar a moldura do dossel com as próprias mãos, é necessário primeiro determinar os locais para a instalação das vigas de apoio e fazer depressões no solo de 50 cm a 1 metro. Pode-se instalar suportes em pouca profundidade, pois a malha é um material muito leve e, devido à sua estrutura, não possui vela, portanto, não pode violar a integridade da moldura. E mais fundo, os pilares são instalados para se protegerem, pois se o pilar cair, pode causar lesões graves.
  • Em seguida, é necessário instalar várias estacas transversais para a resistência da estrutura de forma que se assemelhe a uma caixa.
  • Em seguida, você pode começar a instalar a malha de sombreamento - fazemos a fixação com arame ou compramos clipes especiais para o tecido celular. Este dossel é ótimo para sombreamento de plantações.

Para cobrir adequadamente suas estufas, você também precisa conhecer algumas regras importantes.

  • Se você cobrir a estufa com um protetor solar, ele não precisa ser removido quando o tempo frio começa. A tela servirá como proteção adicional contra o congelamento de plantas.
  • A malha de sombra fixada corretamente ajuda a manter o calor dentro da estufa durante o primeiro dia após a instalação. Este será um bônus adicional durante as noites frias de primavera.
  • Você pode anexar a tela de malha de sombreamento com ilhós a qualquer cobertura de estufa. Materiais frágeis como vidro ou policarbonato em forma de favo de mel, folhas de plástico ou plástico transmissor de luz resistem facilmente a uma cobertura de pano de sombra.

Se a folha de rosto não for uma só peça, pode ser costurada a partir de várias peças. Para fixar a malha em uma moldura de madeira, você pode usar fechos especiais (clipes) ou usar um grampeador de móveis. Será razoável puxar a tela com ilhós sobre a moldura usando um cabo ou fio de náilon. Este método de prender a malha é bastante confiável, mas não totalmente eficaz.

Para usar propriedades mais úteis, é necessário fazer uma moldura ao redor da estufa, um espaço de ar deve se formar entre a malha e a estufa. Você pode fazer uma moldura com suas próprias mãos a partir de um tubo para móveis. É fácil prender uma rede de sombreamento a tal estrutura usando clipes, e a nova estrutura da estufa aumentará significativamente o rendimento das plantas no interior.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário