Dicas para escolher redes de proteção para pássaros e seu uso
Na agricultura, o controle de pragas recebe grande atenção e ninguém se arrepende do "inimigo". É verdade que estamos acostumados a pensar que as pragas são, via de regra, insetos, mas as bagas e frutos podem muito bem ser estragados por pássaros que podem alcançar os galhos superiores da árvore e bicar os frutos. Nesta forma, não são adequados para consumo. Portanto, qualquer jardineiro está interessado que os pássaros não cheguem à colheita. Você pode resolver o problema usando uma grade especial.
Descrição e propósito
Antigamente, a questão de proteger a plantação de convidados emplumados era decidida pela instalação de um espantalho, mas sejamos objetivos - os pássaros não são estúpidos o suficiente para se deixarem levar por tais truques indefinidamente. Além disso, nas plantações de frutas vermelhas, não apenas os pássaros, mas também os animais são uma ameaça ao plantio, e o mesmo gato provavelmente não terá medo de um bicho de pelúcia, mas pode arruinar o canteiro do jardim. Dispositivos barulhentos também deixam de assustar visitantes indesejados, mas as redes de proteção contra pássaros não são projetadas para assustar ninguém - elas simplesmente restringem o acesso a possíveis pragas.
Ao mesmo tempo, a estrutura de cobertura é muito mais humana do que quaisquer métodos alternativos. Alguns donos não muito conscienciosos estão até dispostos a envenenar os pássaros que se alimentam da colheita das frutas, mas você pode fazer isso com gentileza: os pássaros, vendo a rede de longe, voam deliberadamente ao redor da área problemática.
Não tentam atacar a rede, o que significa que não ficam presos nela, simplesmente fugindo em busca de um lugar mais satisfatório.
Esta solução tem muitos outros aspectos positivos:
- existem redes para todos os tipos de plantações culturais: você pode cobrir um canteiro atarracado de morango, um arbusto e uma árvore adulta;
- o material da malha pesa muito pouco, mesmo sem suportes adicionais, não cria tensão excessiva nos ramos e frutos que protegemos;
- o proprietário do site pode instalar uma cerca de rede por conta própria;
- normalmente a rede é vendida em rolos, que pesam relativamente pouco e ao mesmo tempo são compactos, de forma que não haverá problemas com a entrega da loja em casa;
- em alguns revestimentos de rede, o tamanho da célula é tão pequeno que é possível proteger as plantas do acesso não só de pássaros, mas também de grandes insetos, embora a luz venha livremente neste caso;
- o material moderno é feito de material sintético, que é projetado para resistir aos efeitos dos fenômenos atmosféricos e é capaz de resistir ao seu ataque por um longo tempo;
- versões mais densas de redes são capazes de suportar até mesmo um ataque significativo e confiante de aves autoconfiantes - esse material pode ser usado como um jardim e cerca vertical de jardim.
Anteriormente, o principal material para essas redes era o arame, mas não era fundamentalmente de melhor qualidade, mas era mais caro e mais difícil de trabalhar. Hoje você pode comprar uma cerca de pragas barata que irá atendê-lo fielmente por várias temporadas.
Visão geral da espécie
A principal classificação das redes de proteção é baseada no material de que são feitas. Existem 4 classes principais de tais produtos, cada uma das quais difere não apenas nas matérias-primas para sua produção, mas também em algumas propriedades práticas. Vale a pena considerar essas diferenças com mais detalhes: elas podem desempenhar um papel importante no processo de operação posterior.
Tecido
Esta opção é a mais popular porque assume uma estrutura muito densa de células pequenas, essa opção de proteção não permite que mesmo as onipresentes vespas, ávidas por doces, cheguem à colheita. Nos meses de verão, essa proteção é literalmente essencial. Muitos veranistas nem veem sentido em gastar especialmente na compra de um material especial - em vez disso, usam cortes de tule ou tule, que têm uma estrutura mais ou menos semelhante.
No entanto, a versão de fábrica da rede de proteção ainda é feita de propileno, que tem uma maior resistência ao desgaste, portanto, dificilmente vale a pena salvar neste caso. As capas de pano são especialmente relevantes nas vinhas - os jardineiros não cobrem a vinha inteira com elas, mas fazem sacos separados para cada cacho a amadurecer.
Fio
Esse produto se distingue por um tamanho de célula maior: em média, o diâmetro é tal que o dedo de um adulto pode ser empurrado. O tamanho aumentado dos buracos, neste caso, não é um sinal de menos, mas apenas um ponto positivo, porque essa proteção é projetada para árvores e arbustos grandes, e o material de malha grossa é previsivelmente mais fácil e dobra melhor.
A malha de fio não permite proteger a cultura de insetos, mas não podemos esquecer que muitas fruteiras requerem a presença de abelhas e vespas para a polinização. Além disso, nenhuma tela protegerá contra esporos de fungos, e o tratamento fungicida será mais eficaz com uma tela com células grandes.
O polipropileno ou o náilon são usados como principal matéria-prima para a produção dessas redes.
Plástico
Se os materiais acima forem os mais adequados para cobrir as frutas com eles, então este plástico é outra opção para uma cerca. O tamanho de suas células é bastante grande: pode chegar a 2 por 2 cm, embora isso seja suficiente para não faltar nem mesmo a um pardal, porque as fibras são rígidas e não podem ser separadas. Devido à sua rigidez, o produto acaba por ser forte e durável, não requer suportes adicionais, mas permanece leve. A falta de suportes dá outra vantagem: essa cerca facilita a desmontagem e a reinstalação da cerca, de modo que a área para as aves passivas pode mudar dependendo da estação.
Se necessário, o jardineiro pode construir uma estrutura mais complexa, que consistirá em paredes em forma de cerca com uma cobertura atada em forma de telhado. Essa solução é relevante apenas para safras de frutas e hortaliças - uma estrutura muito alta sem suportes adicionais ainda não se manterá de pé.
Galvanizado
Esta opção é uma continuação completa das cercas de arame testadas pelo tempo, que, no entanto, adquiriram a leveza dos sintéticos, mas não perderam sua resistência em nada. Essa cerca é quase sempre usada precisamente como vertical, porque tem grande resistência e é capaz de resistir ao ataque confiante de galinhas, patos e gansos, bem como cães e gatos.
A partir dessa grade, é possível construir uma cerca principal ao redor do aviário, graças à qual as aves, em princípio, não poderão sair do território que lhes foi atribuído. Se você é um defensor dos pássaros que andam pelo quintal, mas deseja proteger plantas individuais no meio do território deles, você só pode cercá-los.
Ao mesmo tempo, a tela galvanizada é bastante leve para fazer com ela estruturas complexas de altura considerável, e até mesmo com uma cobertura que também protege as plantações de um ataque de cima.
Qual é melhor escolher?
Focando na escolha da malha ideal para proteger a cultura, basta conectar a lógica elementar e nunca se arrependerá de ter comprado. Por exemplo, jardineiros experientes são aconselhados a pegar material de rede em cores brilhantes e contrastantes: laranja, vermelho ou branco. Nesse caso, a cerca será visível para os pássaros a uma grande distância, e eles não são estúpidos o suficiente para tentar derrubá-la - é mais fácil para eles voar para outro lugar.A rede verde costuma ser escolhida para fins puramente decorativos, porque é menos visível, mas lembre-se de que o pássaro pode não vê-la de longe. Quando ele o vir, será tarde demais - e o pássaro pode morrer, e o abrigo se quebrará.
A grade também difere no tamanho das células. Não pense que o tamanho do favo de mel deveria ser algum, desde que um pardal não se aperte - esta é a abordagem errada! Um pequeno pássaro, em primeiro lugar, é capaz de inventar e rastejar em fendas bastante pequenas e, em segundo lugar, ele não perceberá uma barreira de malha grande como um obstáculo real e pode tentar passar e, como resultado, ficará preso e morrer ou quebrar a rede.
Os especialistas aconselham a escolha de uma malha com uma malha fina. Esta abordagem torna um obstáculo altamente visível, e a conexão de 2, 3 ou mesmo várias células adjacentes ainda não cria uma lacuna suficiente para entrada não autorizada grave. Além disso, em um novo estado, essa matéria realmente não permite que insetos indesejados atinjam os frutos.
Quanto aos rolos, a largura do material neles geralmente é de 2 m, embora haja exceções. Em termos de comprimento, a escolha é mais ampla: são feixes de 5, 10 e até 50 M. A escolha competente de um rolo deve simplificar ao máximo o trabalho do proprietário do local, que vai montar a cerca da rede. Idealmente, você deve fazer o mínimo de costuras possível e cortar o tecido o menos possível.
Obviamente, para uma árvore alta ou uma cama longa e reta, pãezinhos grandes são mais práticos, enquanto um comprimento modesto é suficiente para cerejas.
Como instalar?
O princípio de instalação da tela de proteção varia muito dependendo do tamanho e do volume do setor a ser coberto. Por exemplo, a instalação para proteger os cachos de uva de saquinhos individuais consiste numa simples amarração do material à volta do ramo principal com a formação obrigatória de fundo integral. Não é difícil formar o fundo: você só precisa costurar as bordas livres da malha.
Se você precisa proteger um canteiro de frutas silvestres ou plantações de jardim, o mais inteligente é proteger o canteiro inteiro. Para fazer isso, use rolos longos: a rede pode ser puxada sobre uma grande área. A opção mais primitiva é lançar a rede diretamente sobre os arbustos e prender as bordas com tijolos. Mas os moradores de verão que decidirem usar uma tela de proteção dessa forma correm o risco de pressionar as plantas ao solo e prejudicar a ventilação dentro do perímetro, o que pode causar danos à cultura.
É muito mais sensato fazer com antecedência uma moldura especial, que não pode ser desmontada - ela ficará no jardim de ano a ano, e nós só retiraremos a própria rede para o inverno e para extrair a colheita. Como moldura, você pode usar arcos de fábrica especiais ou com suas próprias caixas de madeira batidas à mão. Posteriormente, a matéria é puxada sobre eles, e seu peso, embora pequeno, não cairá sobre as plantas.
Devido à estrutura celular, a malha protetora é bem soprada pelo vento, mas ainda é característica de algum vento. Em vista disso, o material deve ser fixado à moldura. Existem diferentes métodos para isso, sua escolha depende do material da moldura e do tamanho das células.
Será um grampeador de construção ou pinos, contas de vidro com pregos ou prendedores de roupa, arame ou pedaços de barbante - você sabe melhor.
É muito mais difícil cobrir as árvores com uma rede, e isso é previsível, porque o tamanho dessas plantas é muitas vezes maior do que a altura de uma pessoa. Em princípio, algumas culturas, por exemplo, cerejas ou cerejas, não diferem tanto em altura e também são podadas regularmente - neste caso, pode até construir uma moldura que simplificará muito o procedimento de instalação. Teoricamente, pode-se prescindir de apoios, jogando a rede diretamente na árvore, mas corre-se o risco de que a matéria se enrosque nos galhos e seja extremamente difícil extraí-la.
Um momento separado é puxar a rede para a coroa. É feito com uma haste especial em forma de T, muito semelhante a uma esfregona comum. Recomenda-se não deixar sua alça maior que 1,5 m, caso contrário, o controle do produto desde o solo será complicado. Também é importante deixar a barra horizontal perfeitamente lisa para que a tela não grude nela e possa deslizar facilmente no lugar certo.
Para obter informações sobre como esticar a malha em uma árvore, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.