Características das redes de treliça
O cultivo de hortaliças é um processo meticuloso que requer muito trabalho e certos conhecimentos. Nesse sentido, a rede de treliça é uma boa ajuda no trabalho. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que é, para que é usado. Também mostraremos como instalá-lo corretamente.
Para que servem?
As redes de treliça são utilizadas para o cuidado das trepadeiras e sua melhor frutificação. Essas estruturas são suportes para plantações de hortas e jardins. Estas são grandes redes de malha feitas de vários materiais. Eles são usados para tecer colheitas: pepino, feijão, uva, capim-limão, ervilha. Além disso, eles são usados no cultivo de flores (por exemplo, rosas trepadeiras, clematite).
Eles economizam espaço de terra, o que é importante para canteiros pequenos e estufas. Os aparelhos permitem obter um rendimento maior com diversos tipos de hortaliças. Como suporte para o seu crescimento, as redes criam condições para o seu desenvolvimento adequado. Os ramos das plantas não se entrelaçam, os frutos e as folhas ganham mais luz.
A falta de competição nas plantas reduz o estresse, devido ao qual os rendimentos diminuem e o amargor aparece. As redes de treliça são a prevenção de doenças das plantas. É menos provável que adoeçam com míldio. As redes evitam a propagação de fungos e promovem a circulação de ar suficiente. Graças a eles, alta aeração é fornecida.
São funcionais, criam ordem e estética na horta ou na horta. Devido à disponibilidade de safras de qualquer lado, regar, alimentar, soltar, amontoar é simplificado. Além disso, as redes de treliça são uma medida de proteção das plantas contra danos mecânicos. Eles são usados para o cultivo vertical de plantas trepadeiras, eles também são comprados para tomates, feijão, abobrinha.
Este método de cultivo permite proteger as plantações de danos causados por insetos e animais, bem como sujeira e danos mecânicos acidentais.
Graças às redes, é possível organizar melhor os caminhos entre os canteiros e colher de forma rápida e cómoda.
A rede de treliça pode ser usada para decorar a paisagem. Promove o amadurecimento uniforme da safra, evitando a probabilidade de frutos maduros demais. Ao mesmo tempo, o rendimento com a sua utilização aumenta para 35% da colheita normal obtida neste local. É usado em residências privadas, cultivo industrial de safras. Pode ser usado para cercar playgrounds, gazebos, aviários.
Principais características e dimensões
As redes devem seu nome ao método de fixação. Eles são fixados como tapeçarias em salas de estar (ao longo das bordas laterais ou no topo). Os produtos são feitos nas cores branco e verde, vendidos em rolos de 1,7x500, 2,04x1000, 2x5, 2x10, 2x50 m. Nesse caso, o tamanho das células é 100x100, 150x130, 150x150 e 150x170 mm. O comprimento mínimo da rede de treliça é de apenas 1,5 m.
O custo da rede de treliça pode variar. Em média, é 5,7-6,2 rublos. por 1 m2. A altura do rolo pode ser de 1,2 e 1,7 M. No entanto, o material não é universal: a tela tem uma finalidade diferente, que determina sua estrutura e resistência.
É comprado para diferentes tipos de plantas:
- agarrando-se a ela por conta própria, sem a ajuda de um jardineiro / jardineiro;
- aqueles que precisam das mãos dos residentes de verão para anexar à rede.
O material é feito de tecido plástico ecologicamente correto, polímeros inertes quimicamente resistentes. Graças a isso, a estrutura da malha é forte, leve e elástica. Ela não tem medo de calor, umidade, corrosão, se espalha bem. Não se deteriora com o sol: não seca e não se desfaz.
A malha de treliça é reutilizável. Ele prevê a desmontagem, transferência para um novo local. Quando dobrado, ocupa um mínimo de espaço.
Além disso, a rede de treliça tem outras características:
- tem bordas duplas, devido às quais pode suportar a carga de peso dos frutos em maturação;
- não tem medo de fortes rajadas de vento, prevê a instalação no campo;
- tem um nível de sombreamento diferente, cujos parâmetros variam de 30 a 90%.
A resistência é uma característica fundamental do material. Com a escolha certa e a instalação de tais produtos, você pode criar estruturas que podem suportar um peso impressionante.
Visão geral da espécie
A malha de plástico treliça é classificada por finalidade e é:
- protetora;
- sombreamento;
- envolvente;
- decorativo.
As cercas de ar leve são feitas com tranças de plantas ornamentais. Eles decoram a área local, fundindo-se com a sombra da folhagem. Quanto ao uso como estruturas de confinamento, os aviários são feitos a partir da rede de treliça para criação de aves e animais.
Ao mesmo tempo, variedades com o tamanho máximo de célula são compradas para plantas trepadeiras. Se o produto se destina a proteger contra roedores e pássaros, leve a malha com pequenas células. Pelo tipo de instalação, a malha é reto e angular.
Além disso, as redes de treliça são feitas de materiais de sucata (redes de arame, madeira e plástico).
Como você pode instalar?
A instalação correta da rede de treliça pode melhorar a eficiência de seu uso. De acordo com as regras da tecnologia, deve ser consertado sem qualquer flacidez. Para a fixação, é necessário utilizar suportes, embora possam ser de diversos materiais (concreto, metal, madeira, plástico).
O material da malha é vendido pronto. Sua instalação não requer nenhuma habilidade especial. Qualquer um pode lidar com isso. Para começar, escolha uma determinada área e planeje a localização da tela. Determinado com a altura da estrutura com base no tipo de safra cultivada ou no tamanho da estufa.
De acordo com as regras de instalação, a rede deve ser colocada levando em consideração a iluminação uniforme das plantas. Portanto, deve ser colocado na direção de leste a oeste. Isso permitirá que as plantas recebam a quantidade diária necessária de luz solar. Para que a rede se mantenha bem, além dos elementos de sustentação, serão necessários trilhos e fixadores (parafusos, corda, arame) na obra.
Você também terá que preparar as ferramentas necessárias (chave de fenda, tesoura de jardim, chave de fenda). Quanto aos apoios, é necessário ter em atenção a presença de estacas com altura de 1,5-1,8 m. Decidida o local, as estacas são cravadas para garantir a estabilidade da rede. Os pilares de sustentação são cravados no solo, após o que o solo ao redor deles é bem compactado.
Conforme necessário, o número de pilares de suporte é aumentado. Usualmente, as estacas são colocadas à mesma distância umas das outras. A distância aproximada entre os talhões é de 4 m. Para plantar plantas de crescimento longo, os talhões devem estar a uma distância de pelo menos 2 m.
Um trilho é instalado entre os suportes. Depois disso, a treliça é desenrolada e colocada no trilho preparado. A estrutura é fixada ao suporte com grampos. A rede é esticada de cima para baixo, puxada por estacas e presa com arame e corda. A tela precisa ser esticada, caso contrário não conseguirá suportar o peso das mudas e manter a forma.
Você pode puxar quadros de diferentes tipos (incluindo os inclinados). Se desejado, a cama pode ter não apenas um padrão, mas também um formato inclinado em forma de A.Tudo depende do tipo de moldura e da utilização de suportes adicionais. É possível instalar treliças não apenas na área aberta do jardim / casa de campo / horta.
Eles podem ser puxados em estufas, estufas de policarbonato. Além disso, se desejado, eles podem ser equipados com um pequeno jardim de flores em uma varanda aberta. No entanto, ao instalar uma rede em salas fechadas (estufas), você deve pensar sobre a iluminação superior. Quanto ao terreno, as redes de treliça podem ser puxadas mesmo em terrenos acidentados.
Como amarrar as plantas corretamente?
Para que a rede de treliça execute plenamente suas funções, você precisa saber como usá-la corretamente. É preciso “plantar” culturas na tela. É necessário criar condições ótimas para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Para uma liga de vegetais ou outras plantas, um fio de náilon ou barbante é preparado.
O primeiro nó é feito na base da planta trepadeira. É impossível pinçar os caules, dificultando o acesso de ar e nutrientes às folhas e pedúnculos da cultura. Em seguida, o fio é passado por uma rede de polipropileno com posterior fixação no trilho.
Durante a amarração, você pode usar clipes de plástico para fixar os brotos na rede. As hastes em si não podem ser puxadas: é importante que elas estejam localizadas livremente ao longo da treliça. Não enrole as hastes na rede, caso contrário, elas podem ser danificadas. Quanto à fixação de mudas fracas, então elas não precisam ser amarradas. É importante que eles fluam livremente pela malha. Você não pode tocá-los até que fiquem mais fortes.
Os pepinos são amarrados quando o comprimento do caule atinge 15-20 cm. Quando aparecem caules adicionais, eles devem ser amarrados. Você precisa amarrar as culturas na parte inferior em um padrão quadriculado. Este método ajuda a estimular o crescimento dos brotos laterais, retarda o crescimento do caule principal. Cuidados adicionais exigirão a formação de um arbusto. Para fazer isso, eles recorrem a beliscar e beliscar. Via de regra, os pepinos trançam a rede sozinhos, sem a necessidade das mãos de um jardineiro.
Como escolher?
Ao escolher uma malha de treliça, você precisa levar em consideração várias nuances. É importante comprar um produto feito de plástico estável aos raios ultravioleta de alta qualidade com um nível ideal de sombreamento. Nesse caso, é necessário levar em consideração a finalidade do produto e a reputação do fabricante. Para ter certeza da qualidade de sua compra, você precisa estar atento à disponibilidade de um certificado de qualidade, bem como ao país de produção. Por exemplo, produtos de fornecedores europeus são considerados boas opções.
A rede não é vendida apenas a granel: se desejar, você encontra produtos em embalagens menores. Para fazer com que a rede tenha uma aparência melhor no site, eles são determinados com uma cor. O tom verde está em harmonia com o verde das plantas. O branco dá a estrutura do site. Na hora de escolher um sistema de suporte, eles são orientados pelo peso, área de cultivo e possibilidade de transplante.
Muitas flores e plantas anuais não precisam de estruturas particularmente duráveis. Uma malha leve pode ser usada aqui. Este é um sistema conveniente, semelhante à linha trançada. É adequado para culturas como ervilhas, feijão, pepino, tomate.
Para obter mais informações sobre as redes de treliça, veja o vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.