Subwoofers: o que são e para que servem?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Para que é necessário?
  3. Dispositivo
  4. Visão geral da espécie
  5. Como escolher?
  6. Como conectar corretamente?

Hoje, poucas pessoas usam um sistema de áudio e home theater sem baixas frequências de alta qualidade. Para obter som surround e não sobrecarregar os alto-falantes, conecte um sistema de alto-falantes adicional chamado subwoofer. Este dispositivo é apresentado no mercado por uma grande variedade de modelos, cada um dos quais difere não só no design, preço, características técnicas, mas também no método de conexão.

O que é isso?

Um subwoofer é um alto-falante que converte as baixas frequências das ondas sonoras. Ele não atua como um dispositivo acústico independente, mas é considerado apenas um acréscimo aos aparelhos de som. Para ouvir a maioria das faixas de música que não possuem baixo, não há necessidade de comprar um subwoofer.

Isso significa que este dispositivo é adequado exclusivamente para quem gosta de assistir a filmes com poderosos efeitos especiais e ouvir música pesada (por exemplo, rock). Nesses casos, é necessário um dispositivo adicional ao sistema, capaz de conferir ressonância e volume especiais ao som.

As principais vantagens dos subwoofers incluem certas características.

  • Ergonômico Equipamentos deste tipo ocupam um mínimo de espaço livre e podem ser colocados em qualquer lugar.
  • Fácil de usar. O aparelho vem com um controle remoto, graças ao qual você pode ajustar os parâmetros de som de acordo com o estilo musical da música. Além disso, conectar um subwoofer é fácil, qualquer pessoa pode fazer isso.
  • Som de alta qualidade. Não há sons estranhos durante a operação do dispositivo. O design do equipamento prevê proteção magnética das ondas sonoras, de forma que sua distorção é totalmente excluída.
  • A capacidade de sincronizar com um laptop, computador ou TV. Graças a isso, você pode desfrutar confortavelmente assistir seus filmes favoritos ou ouvir música.
  • Uma escolha chique de escalação. Os fabricantes produzem vários subwoofers que diferem não apenas no tamanho, mas também no desempenho. No mercado você pode encontrar modelos econômicos e luxuosos.

Quanto às deficiências, são poucas. A principal desvantagem é a necessidade de aquisição adicional de um amplificador, que pode ocupar muito espaço. Além disso, alguns modelos não oferecem a capacidade de ajustar as frequências de corte.

Para que é necessário?

O subwoofer não é considerado um elemento necessário no sistema de alto-falantes, já que é necessário apenas quando você deseja obter graves potentes. No entanto, tal alto-falante complementará perfeitamente qualquer sistema estéreo e o transformará em um bom home theater... Normalmente, um subwoofer é usado para assistir filmes e ouvir música. Os efeitos sonoros são mais realistas graças aos graves ricos que o dispositivo reproduz.

Além disso, os subwoofers são frequentemente instalados em salas de concerto, pistas de dança e cinemas.

Dispositivo

Um subwoofer é um dispositivo com a capacidade de converter a frequência de um sinal em vibrações do ar que são percebidas como som. É simples e consiste em certos elementos.

  • Suspensão. Com este componente, o cone é preso à cesta (gabinete do alto-falante).A suspensão pode ser feita de diferentes materiais, o que afeta sua resistência e elasticidade.
  • Anel de montagem. É utilizado como vedação, em alguns modelos fixa a suspensão ao cesto.
  • Terminal. Os fios acústicos do amplificador são conectados a ele. Existem subwoofers que não possuem um terminal; eles são produzidos com uma conexão direta.
  • Bobina de voz. Ele é colocado entre o flange superior e o núcleo (onde o campo magnético é gerado). A bobina parece uma manga com um fio de cobre enrolado. A bobina é conectada a um difusor (dispositivo que cria vibrações no ar), ele a coloca em movimento.
  • Cobertura contra poeira. Protege a poeira de entrar na lacuna da bobina de voz.
  • Arruela de centralização. Protege a bobina na lacuna.
  • Sistema magnético. O ímã é geralmente feito de cerâmicas especiais ou ligas metálicas especiais. A potência do alto-falante embutido depende diretamente de seu material de fabricação e peso. O ímã é posicionado ao redor do núcleo e conectado entre os flanges inferior e superior.

Além de todos os itens acima, cada modelo possui orifícios de ventilação para remover o ar e proteger a bobina de voz contra superaquecimento.

A saída dos fios do dispositivo é realizada a partir da bobina ao longo da arruela de centralização. Isso elimina o aparecimento de sons estranhos durante a operação da coluna.

Visão geral da espécie

O mercado de equipamentos acústicos modernos é representado por uma variedade chique de subwoofers, muito populares no uso doméstico. Além disso, cada modelo difere em características técnicas e características de design, que devem ser levadas em consideração na compra deste dispositivo.

Por exemplo, à venda você pode encontrar um subwoofer sem fio simples projetado para conexão a um home theater, computador e um subwoofer profissional para concertos. O primeiro tipo geralmente tem recursos padrão, enquanto o segundo tem um amplificador embutido e uma ampla gama de configurações.

Em relação ao amplificador de potência

Todos os modelos de subwoofers diferem na presença ou ausência de um amplificador. Se estiver embutido, então é um subwoofer ativo e, quando precisa ser adquirido e conectado separadamente, esse subwoofer é chamado de passivo. Dispositivos com amplificador embutido são mais comuns no mercado, pois são ideais para instalação em cinemas e home theaters. Os subwoofers ativos, além do amplificador, possuem um regulador de frequência, duas conexões de entrada e uma chave de fase em seu design.

Graças ao controle de frequência, você pode definir de forma independente a faixa de som.

A vantagem dos subwoofers ativos é a facilidade de uso. O dispositivo possui um amplificador embutido, e não há necessidade de gastar mais na compra e conectar componentes individuais. A configuração nesses modelos é simples. Quanto às deficiências, tais subwoofers são caracterizados pela qualidade média, para a sua instalação é necessário esticar adicionalmente dois cabos (sinal e potência), em caso de avaria do amplificador, é difícil encontrar um substituto para ele, e em alguns modelos, o sistema de ligar e desligar automático não funciona bem.

Subwoofers passivos estão disponíveis com um amplificador externo e separadamente. Um amplificador dedicado é considerado o melhor, pois na hora da instalação do sistema é possível utilizar canais reversos livres. Este tipo de dispositivo requer mais energia, portanto, se não tiver um filtro passa-altas integrado, o sinal não poderá ser filtrado adequadamente.

As vantagens de tais dispositivos incluem a presença de fontes de alimentação massivas, a capacidade de se conectar a várias acústicas e um preço acessível. Contras: instalação complicada e custos adicionais para comprar um amplificador externo.

Por design

A caixa (caixa) do subwoofer, onde está instalada a coluna, permite dar às ondas sonoras os parâmetros pretendidos em termos de frequência e dinâmica. Os fabricantes produzem dispositivos com diferentes características de gaveta. As opções mais comuns são apresentadas a seguir.

  • Moradia fechada. O alto-falante em tais modelos é completamente fechado, portanto, isola completamente a onda sonora traseira. As principais vantagens dos subwoofers de caixa fechada: design simples, tamanho pequeno, excelentes características de impulso, controle conveniente. Desvantagens: baixa eficiência, alto limite inferior de frequência, que raramente é de 30 Hz.
  • Bass reflex. O alto-falante nesses modelos está localizado em uma caixa com um túnel. A porta de reflexo de graves e o alto-falante trabalham juntos para criar um sistema oscilatório que emite energia sonora adicional da onda traseira. Os alto-falantes nesta forma do dispositivo são instalados na parede frontal da caixa, às vezes perpendicularmente. As vantagens de tais modelos incluem: alto desempenho, resposta de baixa frequência e som alto. Contras: tamanho grande, características impulsivas pobres.
  • Altifalante passa-banda. A caixa acústica neste tipo de dispositivo é instalada em duas câmaras (frontal e traseira do gabinete) de forma que a parte traseira fica em uma caixa fechada e a frente em uma caixa com uma porta. Graças a este design, é possível atingir limites de resposta de frequência razoavelmente baixos com um nível mínimo de distorção de som. As desvantagens de tais subwoofers: uma tendência para graves monótonos (isso geralmente é observado em modelos baratos), devido à alta pressão constante no alto-falante, suas peças de trabalho falham rapidamente.

Além disso, o dispositivo tem características impulsivas fracas, a sensibilidade e a largura de banda estão proporcionalmente relacionadas.

Como escolher?

Antes de comprar um bom subwoofer, você precisa decidir sobre sua finalidade e estudar as principais características técnicas que ele deve atender. Os especialistas recomendam prestar atenção a parâmetros importantes ao comprar um dispositivo.

  • Frequência. Este é um dos indicadores mais importantes dos quais depende a faixa de som aceitável (a capacidade do alto-falante de gerar uma faixa de frequência). À venda existem subwoofers com graves baixos de 20 a 40 Hz, médio - de 40 a 80 Hz e alto - de 80 a 160 Hz. Para uso doméstico, você pode comprar um dispositivo com flutuações de frequência de até 60 Hz.
  • Poder. Quanto maior o SPL, melhor será a qualidade de reprodução.
  • Frequencia cruzada. Este indicador indica a capacidade máxima do subwoofer de revelar o som ao reproduzir músicas de frequências diferentes. Seu valor ideal é considerado 70 Hz. Para aumentar essa frequência, você precisa usar o processador adicionalmente.
  • Sensibilidade. Não deve exceder 90 dB. A diminuição da carga no amplificador e a ausência de distorção no som dependem da sensibilidade.
  • Dimensões do alto-falante. Os fabricantes produzem um aparelho com woofers cujo tamanho varia de 25 a 30 cm, mas existem modelos cujo diâmetro é reduzido para 20 cm, geralmente adquiridos para instalação em automóveis.
  • Peso e dimensões do dispositivo. A localização posterior do subwoofer dependerá desses indicadores, especialmente os proprietários de apartamentos pequenos devem levar isso em consideração. Quanto ao peso, quanto maior, melhor é a técnica, já que alto-falantes potentes geralmente são equipados com ímãs pesados.

Como conectar corretamente?

    Depois de resolvido o problema com a escolha e compra de um subwoofer, resta selecionar um local para colocá-lo e realizar a instalação. Frequentemente, os problemas de graves não são devidos às especificações técnicas do dispositivo, mas sim à instalação inadequada. Os reflexos das paredes da sala enfraquecem significativamente o som, portanto, você precisa saber onde é o melhor lugar para colocar o dispositivo. Para fazer isso, ligue qualquer gravação de teste e mova o subwoofer até obter um som excelente. Pode haver vários desses lugares em uma sala.

    Para reduzir a probabilidade de formação de ondas estacionárias e aumentar significativamente a área de localização do dispositivo, é aconselhável fechar as paredes nos locais onde o som é refletido com um material especial. Quanto à conexão de um subwoofer a um sistema acústico, a coisa mais simples é um subwoofer ativo. Sua conexão não requer cabeamento separado e instalação de amplificador. O procedimento de conexão serve apenas para conectar o cabo do subwoofer ao reprodutor usando o conector SubOut.

    Conectar um subwoofer passivo é mais complicado. Em primeiro lugar, você precisa fazer a comutação cruzada (um dispositivo que fornece divisão de frequência entre faixas). O diagrama de conexão é o seguinte: o subwoofer está conectado a um amplificador, que deve ser conectado a um dispositivo de reprodução. A fiação de alimentação parte da bateria por meio de um fusível com polaridade obrigatória.

    A instalação deve ser realizada com a alimentação desligada, o que ajudará a evitar um curto-circuito.

    O estágio final de instalação de subwoofers ativos e passivos é considerado o ajuste de som. Para fazer isso, você precisa realizar certas ações.

    • Ligue o filtro LPF no amplificador, ele será necessário para a transmissão para o alto-falante de baixa frequência. Além disso, ao habilitar esta função, é possível evitar o aparecimento de infra-som e danos ao aparelho.
    • Em seguida, você precisa ligar o filtro passa-alta HPF. Seu indicador não deve exceder 90 Hz.
    • Depois disso, você deve ajustar a sensibilidade selecionando o nível ou item de ganho no dispositivo. No amplificador, você precisa definir o volume máximo e girar suavemente o botão até que a distorção apareça. Freqüentemente, pode ocorrer interferência devido ao roteamento incorreto da fiação, portanto, a localização também deve ser verificada. Em seguida, após inserir um disco de teste, verifique o volume do som.

    Para informações sobre como escolher subwoofers, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário