Como se livrar da ferrugem das árvores?

Contente
  1. Causas e sinais de aparência
  2. Como tratar?
  3. Medidas de prevenção

A ferrugem pertence à categoria das doenças fúngicas. Afeta árvores frutíferas, arbustos, girassóis, trigo, pinheiros, agulhas, castanheiros-da-índia. Os agentes causadores da doença são os fungos da ferrugem. Para evitar que a planta morra, é necessário realizar o tratamento em tempo hábil. É recomendado o tratamento de plantas saudáveis ​​para fins preventivos.

Causas e sinais de aparência

A ferrugem é prejudicial às plantas. No estágio inicial de desenvolvimento, a doença atinge apenas as folhas e depois se desloca para outras partes. A árvore afetada está enfraquecida. Devido à doença, os seguintes desvios são observados:

  • resistência reduzida a baixas temperaturas;
  • diminui o rendimento;
  • a qualidade da fruta se deteriora.

As plantas que foram atacadas pela ferrugem perdem umidade intensamente. O metabolismo é interrompido, e como resultado os processos de fotossíntese tornam-se muito escassos.

Determinar a presença de ferrugem é fácil. O sinal mais óbvio é o aparecimento de almofadas vermelhas específicas nas folhas. À medida que a doença progride, as almofadas são combinadas em tiras. Nesse caso, as folhas ficam amarelas e caem antes do previsto.

A placa aparece devido a cuidados inadequados e inoportunos com as plantas. Os motivos mais comuns são:

  • falta ou excesso de umidade;
  • impacto negativo do ambiente externo;
  • dano mecânico;
  • falta de nutrientes.

Como resultado da combinação desses fatores, as plantas enfraquecem e adoecem.

Como tratar?

A pulverização é o tratamento mais eficaz para a ferrugem. Existem muitas formulações que combatem as doenças.

Um remédio barato e comprovado é o bicarbonato de sódio. Para preparar a solução, você precisará de:

  • água - 5 l;
  • bicarbonato de sódio - 1 colher de sopa eu .;
  • aspirina - 2 comprimidos;
  • óleo de girassol - 1 colher de sopa. eu .;
  • qualquer detergente 2 colheres de chá.

Todos os ingredientes devem ser bem misturados em um recipiente e pulverizados nas árvores doentes.

O sabão em pó também pode ser usado para tratar doenças em árvores e arbustos. Você precisa preparar uma solução que consiste nos seguintes ingredientes:

  • 200 g de alho, tomate, dente-de-leão cada;
  • 100 g de qualquer sabão em pó;
  • 10 litros de água.

Todas as verduras precisam ser picadas finamente, despeje água fervente sobre e deixe fermentar por 24 horas. Em seguida, você precisa adicionar sabão em pó e ferver por 3 horas. Pulverize a mistura resfriada sobre as plantas doentes.

Outro remédio popular eficaz são as cinzas de madeira.. Para preparar uma varredura medicinal, você precisará fazer o seguinte.

  1. As cinzas de madeira pura em um volume de 2 kg devem ser enchidas com 3 litros de água. Coloque no fogo e cozinhe por 60 minutos.
  2. Em seguida, adicione o sabão em pó ralado em um ralador grosso. Chega 100 g. Misture tudo até dissolver completamente.
  3. Adicione água fria na proporção de 1 para 5.

Pulverize plantas doentes com a mistura resultante.

Se, por algum motivo, você não quiser preparar fundos com materiais de sucata, poderá usar a preparação da loja. Os mais comuns são sulfato de cobre. O processamento é realizado na primavera, antes mesmo da floração. Uma solução de 1% é adequada.

O processo consiste em várias etapas:

  1. adicione 100 g de sulfato de cobre ao balde;
  2. 500 ml de água quente são despejados ali;
  3. a mistura é bem misturada e deixada em infusão por vários minutos;
  4. em seguida, adicione 10 litros de água fria e misture bem novamente.

Uma opção igualmente comum é o líquido Bordeaux.Uma solução de 1% também será eficaz aqui. É preparado em casa. Os principais componentes são sulfato de cobre e cal viva. O processo de cozimento é simples.

  1. Em um balde, você precisa misturar 100 g de sulfato de cobre e 1 litro de água quente, mas não água fervente. Depois que a mistura estiver bem misturada, adicione mais 4 litros de água fria.
  2. Em outro recipiente, 100 g de cal viva são misturados com 1 litro de água. É necessário misturar para que não fiquem grumos. Então você precisa adicionar 4 litros de água fria.
  3. Em seguida, ambas as misturas devem ser combinadas e bem misturadas.

Esses são os métodos mais comuns para lidar com a ferrugem no tronco e nas folhas de árvores e arbustos. Para curar a doença, você precisa pulverizar 3-4 vezes em 2 semanas. Recomenda-se escolher tempo calmo e nublado para o procedimento.

Nesse caso, é melhor que não chova por várias horas antes do processamento. Para remover a doença, você precisa processá-la com eficiência. O processamento adicional não é recomendado.

Medidas de prevenção

Para evitar que a doença apareça e se espalhe para as plantas do jardim, é recomendável seguir medidas preventivas. Qualquer uma das soluções acima pode ser usada como agente profilático. Recomenda-se pulverizar na primavera e no outono.

Além disso, para evitar que a doença atinja árvores e arbustos, é importante não perturbar o ambiente favorável. Para fazer isso, você deve observar o seguinte.

  • Evite secar ou umidade excessiva do solo... Em tempo seco, a rega adicional é organizada. Se houver muita umidade, você pode soltar o solo para aumentar a troca de ar.
  • Você não pode fazer plantações muito frequentes... Deve haver distância suficiente entre arbustos e árvores para galhos livres. Se as folhas estão constantemente em contato umas com as outras, existe uma grande probabilidade de desenvolvimento de fungos de ferrugem.
  • É necessário podar os galhos em tempo hábil.

Se você seguir essas regras, o risco de ferrugem em arbustos e árvores é minimizado. Quando os primeiros sintomas aparecem, o tratamento deve ser feito de imediato, pois é muito mais fácil vencer a doença na fase inicial.

Se a área afetada for pequena, é recomendável remover os ramos doentes. Lubrifique os locais de corte com uma pasta especial ou guisado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário