Por que as cinzas das montanhas ficam amarelas no verão e o que fazer?
Freqüentemente, pode-se observar o seguinte fenômeno: a sorveira-brava começa a amarelar no meio do verão. Por que isso acontece e o que fazer a respeito, contaremos neste artigo.
Causas
Existem muitas razões pelas quais uma planta como a cinza da montanha fica amarela nos primeiros meses do verão: em junho ou julho.
Então, as folhas amarelas geralmente podem ser vistas na parte inferior da árvore, indicando um desequilíbrio na nutrição do solo. Como regra, se as cinzas da montanha carecem de fertilizantes de nitrogênio, então, neste caso, sua folhagem começa a mudar de cor para verde claro, tornando-se gradualmente amarela. Mas com a falta de potássio, uma borda vermelha começa a aparecer na folhagem, que seca com o tempo. Este fenômeno é denominado queima de folhas nas bordas.
Com a privação de magnésio, que é típica na maior parte dos solos arenosos e franco-arenosos, a folhagem da sorveira também muda de cor. Fica coberto de manchas amarelas e avermelhadas, especialmente ativas quando a árvore é regada em abundância ou durante os períodos de chuva. Mas se uma árvore tem problemas com folhas localizadas bem no topo, então já haverá outros motivos.
Então, se a folhagem do topo ficar amarelo claro no meio dos dias de verão, isso indica uma doença como a clorose. Esta doença pode ser causada por falta de sais de ferro no solo, congelamento do sistema radicular, falta de oxigênio, alagamento e muito mais.
Se as árvores ficarem amarelas de cima, então a culpa pode ser de insetos nocivos, em particular pulgões e carrapatos, bem como doenças fúngicas e virais que freqüentemente causam esse problema. Recomenda-se que a planta seja protegida deles com antecedência.
Tratamento
O tratamento para o amarelecimento da sorveira pode ser muito diferente, dependendo do que o causou.
Então, com clorose, se aparecer insignificante, a árvore deve ser borrifada com uma solução de sulfato ferroso a 2%. No entanto, este método de luta contra a clorose calcária é improvável que seja adequado: neste caso, é possível que o local não seja, em princípio, adequado para o cultivo de frutas e frutos silvestres nele, especialmente quando se trata de solos alcalinos.
Mas é impossível livrar-se de uma doença como o mosaico de anéis virais, uma vez que o vírus penetra nas próprias células da planta. A árvore eventualmente terá que ser arrancada. No entanto, a ocorrência desta doença pode ser prevenida pelo tratamento com uma ferramenta especial "Alirin".
Freqüentemente, o amarelecimento é causado por uma doença fúngica como a ferrugem, que também é acompanhada por manchas avermelhadas. Muitas vezes ocorre se um zimbro é cultivado perto das cinzas da montanha. Para se livrar da doença, recomenda-se o recurso a agentes químicos fungicidas ou a preparações que contenham grande quantidade de enxofre.
Mas, para prevenção, a planta pode ser tratada com soluções feitas de acordo com receitas populares. Para isso, uma solução à base de aspirina, soro ou esterco de vaca é perfeita.
Separadamente, deve ser dito sobre a luta contra pulgões e carrapatos, sem os quais o tratamento do amarelecimento provavelmente não terá sentido. Primeiro, esses insetos sugam nutrientes da folhagem das plantas, o que causa uma mudança de cor. Em segundo lugar, esses parasitas também são portadores do fungo, que, por sua vez, também pode causar o amarelecimento das cinzas da montanha.
Você pode combater esses parasitas com a ajuda de produtos químicos e remédios populares.
Os meios industriais, via de regra, são usados apenas em casos negligenciados, porque se distinguem por sua toxicidade e, portanto, nem todo residente de verão deseja usá-los. Os mais populares entre esses produtos são os medicamentos Biotlin, Karbofos e Aktellik.
Eles ajudarão a se livrar de pulgões e carrapatos, mas você deve usá-los com cuidado, sem deixar de observar as normas de segurança e seguir as instruções que estão na embalagem do produto.
Mas recorrem com muito mais frequência ao auxílio de remédios populares, por serem atóxicos, fáceis de fabricar e, além disso, econômicos. É improvável que ajudem a se livrar de hordas de pragas, mas para prevenção e em casos isolados de aparecimento de parasitas, podem ser úteis. As soluções populares mais eficazes incluem infusões de cebola e alho, bem como infusões de celidônia. Soluções com amônia e sabão de alcatrão também são populares.
Profilaxia
Para evitar o amarelecimento das cinzas da montanha ou para eliminar a tempo as causas do seu aparecimento, recomendamos que siga medidas preventivas.
- Para começar, você precisa examinar frequentemente a árvore em busca de quaisquer problemas: sintomas de fungos ou o aparecimento de parasitas. Isso ajudará a proteger a árvore e evitar que a situação comece.
- A planta também deve receber os devidos cuidados: regar na hora certa, evitando a seca ou o excesso de umidade, além de fazer vários tipos de cobertura que vão fortalecer a imunidade às cinzas da montanha e torná-las mais resistentes aos ataques de parasitas e doenças.
- Além disso, recomendamos livrar-se da folhagem velha no local no final da temporada, porque fungos ou insetos parasitas podem passar o inverno com sucesso sob ela.
O comentário foi enviado com sucesso.