Tudo sobre as cinzas da montanha
Rowan é mais comum do que outras árvores em nossa vida. Pode crescer em parques, pequenas praças e jardins. A cultura se diferencia não só pela beleza das frutas, mas também por suas propriedades benéficas. A árvore é resistente e despretensiosa de cuidar.
descrição geral
O nome botânico da cinza de montanha comum é Sorbus Aucuparia. Vem do céltico e significa "amargo e azedo". Mas também há menções de que as cinzas da montanha são traduzidas do latim como “pássaro” e “pegar”. Antigamente, eram os frutos das cinzas da montanha que eram usados como isca para apanhar pássaros. A árvore pertence à espécie de macieira lenhosa. Por sua vez, este gênero pertence à família rosa.
No momento, segundo cálculos de botânicos, existem pelo menos 100 variedades de sorveira-brava. Várias espécies e famílias têm uma ampla área de distribuição da Europa à Ásia. Mesmo nas montanhas você pode encontrar esta árvore, só que ela se apresentará na forma de um pequeno arbusto. A forma de vida do freixo da montanha é uma árvore ou arbusto. A altura da árvore não ultrapassa 10-12 m, em média, o crescimento pára ao nível de 5-7 m. O arbusto não ultrapassa a marca de 3 m. A copa é redonda ou de forma ovóide, a partir de 4 a 6 m.Há uma variedade de cinzas da montanha de pêndula, tem um choro a localização da coroa. Os rebentos são castanho-escuros. A casca é lisa e acinzentada. A planta tem uma taxa de crescimento rápida. Em média, em um ano, os ramos do esqueleto atingem 40-50 cm de comprimento e 30 cm de largura e a vida útil da árvore varia de 60 a 100 anos.
O arranjo de folhas não está emparelhado. As folhas têm 20 cm de comprimento e consistem em folhas oblongas com 7 a 14 pontas, que não têm mais de 5 cm de comprimento e 1,5 cm de largura, com uma borda pontiaguda alongada e recortada. A lâmina foliar superior tem uma cor verde escuro e opaca, e a parte inferior é mais clara e ligeiramente pubescente. No outono, a cor das folhas muda para vermelho com pequenas listras douradas. As flores são brancas, com um cheiro discreto e discreto. São coletados em pequenas inflorescências corimbosas, com diâmetro de até 12-15 cm, cujo início da floração ocorre no final de maio e dura 1-2 semanas. Fórmula da flor: Ч5Л5Т∞П∞.
As frutas da Rowan são comestíveis. De forma esférica, de cor vermelha brilhante ou laranja forte. O diâmetro de uma baga é de 0,5-0,8 cm. O peso de uma fruta é de 2 g. Amadurece totalmente na segunda metade de setembro e pode persistir em um galho por muito tempo. A primeira frutificação ocorre 4-5 anos após o plantio. O sistema radicular das cinzas da montanha está muito bem desenvolvido. Possui uma raiz central principal que penetra 2 metros ou mais no solo. Na base da raiz existe uma ramificação fibrosa, que se concentra nas camadas superiores do solo, e a apenas 30-35 cm de profundidade da superfície da terra.
Espalhando
Como as cinzas das montanhas são despretensiosas para o solo, seu habitat é extenso. A árvore pode ser freqüentemente encontrada nas regiões do Cáucaso. Na Rússia, as cinzas da montanha têm uma área de distribuição muito grande. Pode ser encontrado na orla da floresta ou nas clareiras (próximo ao cinturão da floresta). Ao mesmo tempo, a árvore adora espaço, por isso na maioria das vezes ela cresce sozinha.
Variedades
As variedades mais comuns de cinzas de montanha são as seguintes.
- Sabugueiro... O mais belo arbusto com 250 cm de altura e copa pouco densa, redonda ou ovóide.Os caules são eretos, de cor marrom escuro, há uma flor azulada. A casca dos ramos é cinzenta, com lenticelas bem definidas. As folhas são pinadas com 18 cm de comprimento e lanceoladas. Também contém de 7 a 15 pequenas folhas ovais de cor verde escura. As inflorescências são complexas, corimbose. Flores com diâmetro não superior a 15 mm. Eles são de cor branca pura, ou têm uma leve poeira vermelha. Os frutos são suculentos e elásticos, de cor vermelha profunda, de formato esférico. Doce e azedo a gosto. A variedade é encontrada em Kamchatka e no Território Khabarovsk, bem como no norte do Japão.
- Glogovina... A variedade também é chamada de Bereka medicinal. A altura da árvore pode ser de 25 m. O tronco é coberto por uma casca cinza escura. Existem fissuras longitudinais ao longo de todo o comprimento. Os rebentos são de cor azeitona. As folhas têm formato ovalado, com 18 cm de comprimento, a placa anterior é lisa, de cor verde escura, a face posterior é pubescente. No outono, a cor das folhas muda para amarelo ou laranja. As inflorescências estão soltas. Eles têm 8 cm de diâmetro, são brancos. Os bagos são redondos, com 2 cm de diâmetro, de cor vermelha pálida ou laranja claro. Gradualmente, à medida que amadurece, a cor da pele muda para marrom. Uma característica da variedade é que ela é resistente ao gelo, embora não tolere a seca de forma alguma. Existem 2 formas decorativas. O primeiro tipo tem folhagem pubescente, o segundo - com folhas dissecadas pinnately.
- Casa... O segundo nome é da Criméia de frutos grandes. A peculiaridade da planta é que ela tem uma taxa de crescimento lenta. Pode atingir 15 m de altura, mas muito tempo deve passar. A coroa é larga piramidal. A casca do tronco apresenta rachaduras longitudinais perceptíveis, que começam a se formar já na árvore jovem. Os novos caules são glabros, lisos e com um brilho perceptível. A folhagem é pinada, lisa, lanceolada. Botões rosa pálido. Os frutos são ovóides ou em forma de pêra. 3 cm de diâmetro, de cor amarelo esverdeado.
- Fastigiata... A altura da árvore não é superior a 5-8 m. O diâmetro da copa cônica é de 1,5 m. Todos os ramos são direcionados para cima. As folhas são grandes, peciolares, com folhas adicionais em formato oval e uma borda recortada. Eles são de cor verde escuro. Flores de 1 cm de diâmetro, coletadas em grandes escudos. O período de floração vai do final de maio ao início de junho. Os frutos são de um vermelho vivo, redondos ou esféricos. Eles podem permanecer nos galhos por muito tempo após o vencimento total. De uma árvore, são colhidos 20 kg de bagas.
- De folhas redondas... Essa variedade também é chamada de Ária ou farinhenta. A árvore tem 12 m de altura e a copa é larga piramidal. A maior parte do tronco é coberta com casca marrom-avermelhada ou marrom-escura. Os caules podem apresentar pubescência tomentosa. As folhas são padrão, ligeiramente alongadas com uma borda serrilhada. Os botões são agrupados em escudos e têm uma tonalidade branca. Bagas com 15 mm de diâmetro e peso - 1,5-2 g Esta espécie apresenta várias formas de jardim cultivado, nomeadamente: Dekaisne, Chrysophylla, Plantarium, Magnifica e Majestic. Este último é notável pelo fato de que uma árvore cresce até 15-17 m, floresce abundantemente, mas não dá forma aos frutos.
- Híbrido... Essa variedade se desenvolveu em seu ambiente natural quando a polinização ocorreu entre duas outras espécies (sorveira-brava e sorveira-brava). Habitat - Escandinávia e toda a parte norte da Europa. A altura da árvore é de 10-15 m. Em mudas jovens, a copa é inicialmente colunar e, eventualmente, torna-se redonda.
Aterrissagem
Antes de plantar uma muda, é preciso cuidar do local de plantio. Há vários fatores a serem considerados. Em relação à luz, as cinzas da montanha são tolerantes à sombra, ou seja, podem ser plantadas ao longo de uma pequena cerca ou em um jardim frontal. Mas ao mesmo tempo, a cultura dá mais frutos em um local suficientemente iluminado. A atitude em relação à umidade é tolerante: a árvore tolera facilmente uma seca curta, mas o forte alagamento do solo não. Não existem requisitos especiais para o solo. Mas é melhor apanhar solo ligeiramente ácido.Antes do plantio, é necessário inspecionar as mudas. Eles não deveriam ter folhas. A parte aérea deve ser fresca, com vários brotos formados. É necessário que o sistema radicular esteja intacto, sem danos, principalmente mecânicos. Se a árvore for jovem, com um ano de idade, então suas raízes podem não ser tão ramificadas, e isso é normal.
O diâmetro do buraco a ser cavado deve ser de 0,5-0,8 m. Profundidade - 0,8-1 m. A distância entre as mudas é de 3-6 m. Isso permitirá que eles não projetem sombras uns sobre os outros. O solo escavado deve ser misturado com superfosfato, estrume e cinza de madeira. Tudo isso deve ser misturado e 1/3 preenchido no orifício. Após a lâmina resultante deve ser vertida com água (8-10 litros). O líquido deve ser completamente absorvido. A muda é baixada suavemente para o fundo do buraco bem no centro. Aos poucos é coberto de terra, mas para não prejudicar o rizoma. No final do transplante, o solo é compactado.
No dia seguinte, a árvore é derramada abundantemente com água e pode ser coberta com cobertura morta. Turfa, serragem, feno e palha são adequados para isso. A espessura da camada não ultrapassa 10 cm.
Cuidado
Para cuidar das cinzas da montanha, alguns pontos da tecnologia agrícola devem ser observados.
- Rega... Rowan precisa desesperadamente de água apenas em caso de seca prolongada. A irrigação deve ser realizada durante o período de cultivo e após a colheita. No resto do tempo, a cultura produzirá água de forma independente. Vale lembrar que uma árvore é responsável por 20 a 30 litros.
- De vez em quando, o círculo do tronco é afrouxado após a rega. O procedimento não é realizado com tanta frequência, mas deve ser feito para saturar o solo de oxigênio, principalmente após uma seca prolongada.
- O curativo de cobertura é aplicado ativamente por 3 anos após o transplante. Pode ser composto ou nitrato de amônio. Antes do início da estação de cultivo, você pode adicionar uma solução de excrementos de pássaros ou verbasco. Alguns residentes de verão usam Agrolife em vez de matéria orgânica.
- Poda... Após o inverno, todos os ramos secos e congelados devem ser removidos. Isso é feito antes do início do fluxo de seiva, para não atrair a atenção dos insetos.
Os brotos que começaram a crescer em ângulo reto em relação aos ramos do esqueleto também são removidos. No outono, os rebentos que deram frutos nesta época são encurtados.
Reprodução
A cinza da montanha é propagada de duas maneiras: vegetativa e gerativa. Gerativo significa crescer por semente, onde as sementes são retiradas do fruto, cultivadas e depois semeadas no solo. O método vegetativo é a propagação por estacas lenhosas, enxertia, estratificação ou brotos.
Você pode plantar uma nova variedade em variedades de sorveira, como:
- Nevezhinskaya;
- Ordinário;
- Moravian.
Doenças e pragas
Na primavera, durante a poda, a árvore é examinada em busca dos primeiros sintomas de doenças ou insetos.
As doenças mais comuns:
- antracnose;
- manchas marrons ou cinza;
- septoria;
- mosaico de anéis;
- moniliose;
- sarna;
- ferrugem;
- oídio.
Entre os insetos que mais frequentemente comem as cinzas da montanha estão:
- gorgulhos;
- mariposas;
- mariposa das cinzas da montanha;
- besouros de casca de árvore;
- bainhas;
- pulgão da maçã verde;
- carrapatos.
Para o tratamento, é melhor usar medicamentos como:
- "Karbofos";
- "Confidor";
- "Aktar";
- "Cyanox"
- Clorofos.
É melhor pulverizar até o momento em que o fluxo de seiva comece. E também com o propósito de prevenção, a árvore é borrifada com uma solução de sulfato de cobre.
Aplicação em paisagismo
No projeto paisagístico, o freixo da montanha é usado com mais frequência do que outras árvores devido à sua aparência apresentável e bonita.
- Por exemplo, gazebos ou pequenos arcos podem ser decorados com freixos e uma coroa de pranto. Faça um acento solo ou toque em uma composição com outros arbustos baixos ou flores.
- Na maioria das vezes, um conjunto de árvores é escolhido da seguinte maneira: rowan, spirea, snowberry ou barberry. Alguns designers contam com um toque de flores e combinam a sorveira com coníferas. Pode ser thuja, abeto ou abeto.
- Rowan vai bem com árvores decíduas, como tília, choupo, bordo ou salgueiro branco.
- Se a variedade for mato, então você pode facilmente criar uma cerca viva a partir dela e plantar flores perenes ao longo da borda em pequenos canteiros de flores.
O comentário foi enviado com sucesso.