Tudo sobre cinzas de montanha decorativas

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Variedades populares
  3. Plantar e sair

Rowan é uma árvore brilhante e bela que adorna nossos jardins e parques. Sua imagem é frequentemente usada na arte popular: canções, contos de fadas, bordados, desenhos. É especialmente bom no outono, quando cachos expressivos de frutas estão em chamas. Mas hoje as cinzas das montanhas podem ser encontradas não apenas em vermelho. Os criadores trabalharam na sua forma, tamanho e cor para nos agradar com um grande número de variedades decorativas.

Peculiaridades

Rowan pertence à família Pink. A abundância de freixos de montanha (existem cerca de 100 espécies na natureza) permite-lhe escolher a opção mais adequada para o desenho paisagístico de cada jardim em particular. O tamanho da cultura varia de arbustos que crescem a uma altura de pouco mais de meio metro a espécies de árvores de 20 metros, como o freixo da montanha tibetana.

A paleta de cores da planta também não se limita aos vermelhos. Entre as variedades você pode encontrar:

  • cinzas da montanha com frutos brancos: "Cisne Branco", "Kene";
  • com bagas amarelas: "Joseph Rock", "Carpet of Gold";
  • com uma tonalidade rosa: "Sweet Pink", "Moravian grande-fruited";
  • cor da romã: "Likernaya Michurina", "Romã", "Titã";
  • laranja - Matsumura;
  • com bagas escuras, dotadas de uma tonalidade quase preta ("Slate Aron" e outras variedades de chokeberry);
  • de uma bela cor escarlate: cinza de montanha comum, cinza de montanha de Matsumura.

A cor vermelha da árvore é essencial para a reprodução. Os pássaros ficam felizes em comer os frutos vermelhos e carregar suas sementes pela floresta. Mas as variedades brancas e amarelas de origem artificial não são atraentes para eles, essas bagas permanecem até o inverno nos galhos das árvores.

Muitas pessoas acreditam que as cinzas da montanha têm um gosto amargo que só desaparece depois da geada. Na verdade, existem muitas variedades doces sem adstringência, comestíveis e ricas em vitaminas. Mas mesmo os frutos das cinzas comestíveis da montanha, embora oficialmente pertençam a maçãs, não podem competir em sabor com os frutos das macieiras. Mas na aparência, o hipnotizante freixo da montanha supera muitas belezas de jardim.

Variedades populares

Rowan é uma árvore extraordinariamente bela. Os criadores estão a trabalhar com grande interesse na criação de novas variedades de plantas, tendo como base as inúmeras espécies de freixo da montanha criadas pela natureza. Por meio dos esforços dos cientistas, as árvores aparecem com frutos grandes e doces, desprovidos de adstringência e são usados ​​como alimento.

Em nosso artigo, falaremos sobre tipos decorativos. Essas árvores são geralmente raquíticas e com floração abundante. As árvores Rowan, especialmente criadas para decorar jardins e parques, incluem as seguintes variedades.

  • "Ogonyok". Variedade de baixo crescimento com frutificação abundante. Frutos verdes amarelos, vertendo gradualmente, adquirem uma bela tonalidade escarlate.

Adequado para iniciantes ou proprietários muito ocupados, uma vez que a planta é completamente despretensiosa no cuidado, tolera geadas e secas debilitantes.

  • Kene. Frutos incomuns de sorveira-brava lembram pequenas maçãs com leite. Eles são comestíveis, têm um leve sabor azedo, sem qualquer indício de adstringência, mas o rendimento é baixo. A árvore não atinge mais de dois metros de altura, começa a florescer ativamente no quinto ano de vida, agrada aos olhos com bolinhas brancas ligeiramente soltas. Os paisagistas usam "Kene" em composições com variedades escarlates e amarelas das cinzas da montanha.
  • "Titânio". A variedade foi cultivada através do cruzamento de freixos de montanha com alguns tipos de peras e macieiras. O resultado é uma bela árvore ramificada com uma copa rica.O fruto de cor cereja escura contém uma polpa amarela suculenta com agradáveis ​​notas de pêra.
  • "Likernaya". As bagas são distinguidas por um belo tom de romã. Michurin trabalhou no cultivo da variedade em 1905, combinando as melhores propriedades da sorveira-brava e do chokeberry. O resultado é uma planta que possui não apenas agradáveis ​​qualidades decorativas, mas também valor nutritivo. A árvore agrada com uma aparência maravilhosa, tolera perfeitamente o calor e o frio, mas não difere na resistência a doenças e pragas.
  • "Cúbico". Para reproduzi-lo, os criadores usaram as antigas espécies de Nevezhinsky. Era uma árvore de tamanho médio com uma copa refinada. Os frutos são de cor laranja profunda, suculentos, sem adstringência, indicados para consumo in natura e para enlatados.
  • "Amarelo". A árvore tem uma copa incomum: galhos alongados caem em cascata até o solo. No verão, a folhagem fica com uma paleta verde e, no outono, torna-se amarelo brilhante e vermelho. Frutos de tonalidade amarela não são adequados para alimentos frescos, mas em produtos culinários perdem a adstringência e são usados ​​em muitos pratos.

Plantar e sair

O freixo da montanha é despretensioso, crescerá em condições difíceis, mas se você contar com suas preferências, poderá obter uma bela árvore exuberante com abundância de flores e frutos. Tente plantar a planta em áreas claras, ajustar a composição do solo para a mais favorável e cuidar atempadamente.

O solo

Solos argilosos de leve a médio são adequados para as cinzas da montanha. Se o solo tiver uma composição diferente, trabalhe nele.

  • Areia é adicionada a solo argiloso pesado. Torna-se mais solto, mais leve, oxigenado.
  • Solos com grande presença de areia, ao contrário, precisam se livrar da excessiva frouxidão, saturar com meio nutriente. Um bom resultado é obtido pela introdução no solo durante a escavação de composto e esterco (na primavera e no outono).

Aterrissagem

As árvores são transplantadas no início da primavera ou no final do outono, quando a planta está dormente e não gasta energia no crescimento e desenvolvimento. Nesse período, a adaptação da muda é fácil e a energia é gasta no enraizamento.

Para um pouso no outono, um poço de pouso é preparado algumas semanas antes do evento, e para uma primavera é melhor prepará-lo no outono. A árvore tem sistema radicular superficial, pelo que basta um aprofundamento de cerca de 60 cm. Uma pequena drenagem é colocada no fundo da reentrância, a seguir adiciona-se estrume maduro e húmus (cerca de 20 kg). Os fertilizantes fosfatados e potássicos são introduzidos antes do plantio.

Colocando uma muda em um buraco, as raízes são cuidadosamente endireitadas.

A planta deve ser polvilhada com terra para que o colo da raiz permaneça na superfície: uma árvore muito funda se desenvolve dolorosamente e lentamente. Após o transplante, o solo é compactado levemente, regado abundantemente e coberto com cobertura morta.

Regar e alimentar

Rowan precisa de irrigação moderada e oportuna, a seca tem um efeito negativo em seu desenvolvimento. Mas você também não deve ser muito zeloso: as raízes estão perto da superfície e podem apodrecer com a água estagnada. Ao redor da planta, você precisa remover as ervas daninhas e soltar o solo, isso ajudará a saturar as raízes com oxigênio.

Na primavera (durante a escavação), adubo e fertilizantes nitrogenados são introduzidos no solo. No outono, a composição do curativo deve incluir fósforo e potássio.

Poda

O freixo da montanha comum, mesmo com uma coroa selvagem, é encantador. No entanto, nas variedades decorativas destinadas a decorar jardins e parques, não só cortar os ramos excedentes e fracos, mas também formar uma copa, tendo em conta o estilo da zona envolvente.

Todos os anos, rebentos jovens são retirados do caule, o que extrai o suco e transforma a árvore esguia em um arbusto desorganizado. A cinza velha da montanha é rejuvenescida por uma poda forte. Todo o trabalho de formação da árvore é realizado no início da primavera, antes do início do fluxo de seiva.

Proteção contra doenças e pragas

Rowan é resistente a doenças, mas cuidados inadequados podem fazer com que pareça maravilhoso.A falta de umidade levará à queda das inflorescências e ao subdesenvolvimento dos frutos. Regar demais pode causar o apodrecimento das raízes e dos frutos. A mistura bordalesa ajudará a combatê-la.

Durante a seca ou aumentos de temperatura, as pragas atacam as plantas: ácaros, moscas-serras, pulgões, mariposa das cinzas da montanha, lagartas. A pulverização com produtos químicos é realizada antes da frutificação.

Parasitas como fungos inflamáveis ​​podem se instalar em troncos velhos. As plantas jovens raramente ficam doentes. Uma vez que as pragas se movem para as cinzas da montanha da vegetação circundante, elas devem ser tratadas com pesticidas em conjunto.

Com os devidos cuidados, uma árvore de sorveira de beleza incomum vai adornar qualquer jardim e vai se deliciar da primavera ao outono com uma incrível variedade de cores de seus frutos, flores e folhas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário