Plantando e cuidando de perdiz avelã

Contente
  1. Características de pouso
  2. Regras de rega
  3. Top curativo
  4. Quando desenterrá-lo e como armazená-lo?
  5. Possíveis problemas de crescimento

Muitos residentes de verão em seus terrenos, ao decorar projetos paisagísticos, escolhem uma flor tão incomum e bela como perdiz avelã (fritillaria). Esta planta ornamental apresenta-se em muitas variedades, tem um aspecto original e não necessita de cuidados especiais. A única coisa para cultivar esta flor em casa é conhecer certas regras de plantio e cuidados.

Características de pouso

Para plantar perdiz avelã em campo aberto, você não precisa ter experiência especial de jardineiro, qualquer pessoa pode cuidar disso. Para isso, basta conhecer as características varietais da planta e proporcionar-lhe as condições mais favoráveis ​​de crescimento e floração. Também é importante considerar o método de plantio, já que esta flor pode ser plantada com sementes e bulbos em casa. Além disso, deve-se observar que o plantio de uma planta em campo aberto depende em grande parte da zona climática de uma determinada região do país. O cultivo desta planta na região de Moscou difere em muitos aspectos das condições de plantio e cuidado no sul do país.

Cronometragem

Antes de começar o trabalho de plantio, você deve primeiro decidir sobre o momento. Normalmente, esta planta ornamental é plantada na primavera ou no outono (é possível em agosto), enquanto a primeira opção não é particularmente recomendada por vários motivos. Por exemplo, para definir botões de flores em um bulbo, é necessário um descanso prolongado em baixa temperatura. A flor precisa de tempo para criar raízes e criar raízes antes do início da primeira geada, o que a ajudará a suportar com sucesso o inverno. Ao escolher uma plantação de primavera, existe o risco de a fritillaria não conseguir se preparar para o inverno e morrer por falta de nutrientes no solo. Se você plantar esta planta em campo aberto no outono, as chances de sua sobrevivência no inverno aumentam.

A zona climática da região onde se encontra o sítio também desempenha um papel importante, dela dependem todas as datas de semeadura ou plantação de tetrazes. Portanto, nos subúrbios (Rússia central) e na região de Leningrado, é melhor pousar do início de agosto ao final de setembro, desde que o tempo permita. Outubro também é considerado uma boa época para o plantio de bulbos, já que a temperatura noturna nessa época é de aproximadamente + 5 ° C. Quanto ao plantio na Sibéria e nos Urais, é aconselhável realizá-lo a partir de meados de agosto, quando as raízes já apareceram no bulbo (não terão medo de uma queda brusca de temperatura).

O período de plantio de perdiz avelã também depende das condições meteorológicas, por isso, em muitos casos, é limitado. Isso ocorre porque os bulbos requerem pelo menos 3-4 semanas de tempo quente para enraizar. Jardineiros experientes recomendam focar no regime de temperatura do ar, levando em consideração as previsões para o aparecimento das primeiras geadas perigosas para a planta. Se você desacelerar o plantio, isso pode ameaçar a morte da flor, ela não terá tempo de criar raízes totalmente. Quando houver uma queda estável na temperatura de +4 para + 6 ° C, as atividades de plantio devem ser iniciadas com urgência.

Para cada região, as datas de plantio recomendadas são as seguintes:

  • ao sul e a leste da região de Leningrado, a zona intermediária da Rússia - de 25 a 28 de agosto a 15 de setembro;
  • Sibéria, Ural - de 5 a 20-25 de agosto;
  • Kuban e a região do Baixo Volga (regiões do sul da Rússia) - de 5 a 20-30 de setembro.

Importante! Se o outono estiver muito quente, você pode adiar o desembarque.

Priming

A fritillaria florescerá com sucesso na primavera se for plantada exatamente de acordo com todas as regras. Em primeiro lugar, é preciso atentar para a seleção de um local no jardim, que deve ter um tipo de solo adequado para a flor. É melhor dar preferência a locais bem iluminados pelo sol, mas ao mesmo tempo a tetraz cresce bem à sombra parcial. É desejável que o local seja protegido de água estagnada e rajadas de vento, pequenas elevações são grandes.

Uma planta ornamental adora solos soltos, férteis e respiráveis. Em áreas ajardinadas com solo pobre, o trabalho de fertilização deve ser executado. Não importa o quão nutritivo seja o solo, a flor deve ser transplantada para outro lugar a cada 2-3 anos, adicionando um pouco de turfa e areia à cova de plantio. Isso ajudará a salvar as qualidades decorativas da planta.

Instruções

Assim que tudo estiver decidido com o local para o plantio da fritillaria, resta apenas selecionar os bulbos corretamente e colocá-los nas covas. Na compra de material de plantio é imprescindível inspecionar sua aparência, observando os seguintes critérios:

  • o bulbo deve se parecer com uma bola achatada com um pequeno orifício, que permanece do pedúnculo do ano anterior; no outono, botões aparecerão neste buraco, eles florescerão para a próxima estação e novos caules de flores crescerão deles;
  • se o bulbo tiver raízes e escamas secas, isso não é um defeito; se houver mofo ou sinais de decomposição, é melhor recusar tal lâmpada; lâmpadas com rachaduras, úlceras não podem desembarcar.

É importante levar em consideração o seu tamanho na escolha do material de plantio. A floração dependerá muito deste indicador. Para o plantio, recomenda-se o uso de bulbos com diâmetro de 6 a 10 cm, pois garantirão uma boa floração da tetraz para a próxima safra. Se você comprar bulbos de diâmetro menor, a floração será pobre, pois terão que amadurecer. Como regra, o peso da lâmpada deve ser de pelo menos 900 g.

Depois disso, o material de plantio deve ser preparado para o plantio, ou seja, desinfetado. Esse procedimento é realizado banhando os bulbos em solução previamente preparada de permanganato de potássio por 20 minutos. Antes disso, eles precisam ser examinados cuidadosamente em alguns dias e limpos de resíduos de sujeira. Se houver úlceras, recomenda-se polvilhar as áreas danificadas com pó de carbono ou tratar com tinta verde. E também as raízes devem ser encurtadas, seu comprimento não deve ultrapassar 5 cm.

Em seguida, você precisa cavar um buraco, sua profundidade deve ser tal que os tubérculos possam ser convenientemente colocados. A profundidade ideal é considerada entre 30–35 cm. O fundo da cova de plantio é coberto com uma camada de areia de rio, que servirá de drenagem. Além do mais, No momento do plantio, é importante levar em consideração que os bulbos devem ser enterrados três ou quatro vezes. Ao plantar várias plantas, é recomendado manter uma distância de pelo menos 30–40 cm, polvilhar com terra e uma pequena camada de areia.

Se desejar, o bulbo pode ser levemente pulverizado com pó de mostarda, o que ajudará ainda mais a protegê-lo de pragas subterrâneas. E também a cova de plantio deve ser coberta com composto e regada em abundância.

Regras de rega

Cuidar de perdizes avelã é simples, então até um jardineiro novato pode lidar com isso. A condição mais importante para o cultivo desta planta é o controle constante do nível de umidade do solo. No verão seco, você deve tentar regar a flor sempre que possível, enquanto não deve se esquecer do afrouxamento oportuno do solo. Não é permitida a secagem completa da área onde a flor é cultivada. No final da estação de cultivo, a planta pode ser regada várias vezes ao mês, pois os bulbos devem amadurecer e ser armazenados em solo seco.

Top curativo

A fritillaria floresce violentamente na primavera e só se delicia com a sua bela aparência se for devidamente cuidada e alimentada a tempo. Os fertilizantes geralmente são aplicados duas vezes ao ano.A primeira (mais importante) alimentação, via de regra, é realizada durante a formação dos botões (antes da floração). Por esta normalmente são utilizadas plantas orgânicas destinadas a este tipo de planta, também pode simplesmente cobrir a área de plantio com composto. Também é bom usar fertilizantes complexos adequados para flores bulbosas.

Importante! Em nenhum caso o estrume fresco deve ser usado como fertilizante, pois pode queimar as raízes da tetraz - e ela morrerá.

Para crescer uma planta sã, é necessário realizar a segunda alimentação, para a qual é selecionado o período após a floração. Isso dará à flor uma melhor formação de bulbo. Para a segunda alimentação, fertilizantes contendo potássio e fósforo são normalmente usados. A única coisa é que antes de sua implantação recomenda-se a retirada de todos os pedúnculos, evitando a formação de um novo ovário, caso contrário a tetraz usará toda sua força e suprimento para o plantio de sementes e seus bulbos não conseguirão receber os quantidade de comida.

Após a segunda fertilização, você precisa se preocupar em preparar a flor para o inverno, para a qual ela está coberta.

Quando desenterrá-lo e como armazená-lo?

Não menos importante no cuidado da fritillaria é a escavação oportuna de seus bulbos. É necessário todos os anos, imediatamente após o período de floração, realizar algumas ações: limpar a folhagem seca e desenterrar seus bulbos. Se isso não for feito, os novos botões coloridos não poderão se formar na fritillaria. Portanto, no final do ciclo de crescimento, os bulbos são enviados para armazenamento de inverno em local seco e aquecido (um sótão é ideal para isso).

Assim que os bulbos são desenterrados, eles são limpos do solo, lavados com água e secos. Eles não podem ser secos ao sol. O material de plantio assim preparado para o próximo ano é acondicionado em caixas.

Possíveis problemas de crescimento

Apesar de a tetraz avelã ser fácil de plantar e cuidar, você pode encontrar alguns problemas durante o seu cultivo. Por exemplo, às vezes acontece que uma planta é plantada na hora certa, recebeu alimentação na hora certa, mas não floresceu. Isso pode ser devido aos seguintes fatores:

  • condições climáticas - se o verão foi frio e muito chuvoso, os bulbos retirados do solo devem ser pré-aquecidos;
  • pequeno material de plantio - as lâmpadas não darão uma boa cor se seu tamanho for menor que o padrão;
  • encontrar uma flor em um lugar por muito tempo - a cada 3-4 anos é necessário o transplante da tetraz a avelã, caso contrário, os bulbos começarão a se dividir, obtendo-se um pequeno material que ainda não está pronto para florir;
  • pouso profundo ou muito raso - no primeiro caso, a lâmpada vai despender muito esforço para ultrapassar os centímetros extra e não vai conseguir dar uma boa cor, e no segundo, vai simplesmente congelar;
  • tipo errado de solo - uma planta plantada em áreas com solo duro e pesado começará a apodrecer rapidamente, portanto, você não deve esperar o florescimento dela;
  • preparação não realizada para o inverno - se a flor não for isolada e o inverno não for de neve, os bulbos congelarão; a cobertura morta com ramos de abeto ou folhagem seca ajudará a evitar isso;
  • remoção prematura do ovário - neste caso, a flor gastará toda a nutrição acumulada na formação das sementes, enquanto o crescimento dos bulbos será interrompido.

    Além de todos os itens acima, mais um problema pode acontecer com a perdiz avelã - sua folhagem às vezes fica amarela... Com a manifestação disso, você não precisa ficar chateado, pois este é um processo absolutamente natural. O amarelecimento da folhagem é geralmente observado após a floração, quando a planta entra em estado de dormência. Isso serve como o primeiro sinal de que você precisa desenterrar suas lâmpadas e se preparar bem para o armazenamento no próximo ano. Se, simultaneamente com o amarelecimento da folhagem, também for observado o aparecimento de buracos nas folhas, isso indica que um besouro linear e suas larvas se instalaram na tetraz.

    Para salvar uma flor, preparações especiais devem ser realizadas antes que os botões desabrochem. O Comandante, o Confidor ou o Tanrek funcionarão bem.

    Veja abaixo o plantio adequado e os cuidados com a perdiz avelã.

    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário