Tudo sobre perdiz avelã (fritillaria)

Contente
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Aterrissagem
  4. Sutilezas de cuidado
  5. Problemas crescentes
  6. Métodos de reprodução
  7. Uso em paisagismo

Tetraz, fritillaria, coroa real - todos esses nomes se referem a uma planta, que se apaixonou pelos donos de terrenos de quintal. Esta flor atrai pela sua aparência incomum e floração precoce. Considere o que você precisa saber sobre esta planta para cultivá-la em seu site.

Descrição

A perdiz é uma erva perene da família dos lírios. Também é chamada de fritillaria. Existem cerca de 180 variedades dessa flor, cujos representantes são comuns na zona temperada do Hemisfério Norte, no território do Leste e Oeste da Ásia.

Este parente de lírios recebeu seu nome por causa de sua aparência espetacular. O formato do batedor parece um copo usado para lançar dados. Este copo é denominado fritillus em latim. Daí o nome original da flor aparecer.

Fritillaria começou a ser chamada de fritillaria por causa de sua floração variegada ("pockmarked" é "variegada" nas pessoas comuns).

O sistema radicular da planta está na forma de bulbos. Não têm tegumentos, mas consistem em escamas moles, cujo número varia de 2 a 8. Nas axilas das escamas podem formar-se botões, dos quais surgirão no futuro novos bulbos. A renovação das lâmpadas ocorre anualmente. A lâmpada de substituição aparece dentro da lâmpada mãe.

Na primavera, um caule com folhas estreitas-lineares ou oblongo-lanceoladas aparece dos bulbos, que podem ter um arranjo espiralado ou espalhado. O caule da planta do jardim termina com uma ou mais flores coletadas em guarda-chuvas. Eles são caracterizados por uma forma em forma de sino ou kubarevidny.

Uma cápsula de semente sem asas ou alada com 3 ninhos e 6 faces emerge da flor. Por dentro, muitas sementes de formato achatado amadurecem.

Variedades

A Fritillaria é representada por 180 espécies, cada uma delas bela e única. Desta riqueza, selecionamos os mais interessantes e comuns.

  • "Rubra Maxima" - este é o representante mais brilhante, que surpreende pelo seu tamanho (comprimento mínimo do botão 5 cm) e floração alaranjada brilhante, onde até notas vermelhas podem ser traçadas. A altura desta planta pode ultrapassar a marca de 1 metro. As lâmpadas são caracterizadas por uma alta resistência ao gelo - elas não morrem mesmo a -30 graus.
  • Grouse Radde distribuído na natureza no território da Ásia Central. A sua altura pode atingir os 80 cm. As folhas largas e brilhantes são pintadas em tons de verde claro. Durante a floração, a planta produz grandes flores esverdeadas com veios amarelados. Um pincel esférico espetacular é formado a partir das flores.
  • Ter uma perdiz avelã "Uva-vulpis" flores roxas escuras têm manchas pontilhadas e uma faixa amarela ao longo da borda. Esta combinação de cores torna a Uva-Vulpis fritillaria expressiva e invulgar. Os caules finos não têm mais do que três flores. Esta variedade tem uma propagação ativa, é despretensiosa e pode até ser cultivada em vasos.
  • "Garland Star" destaca-se com as maiores flores de todas as variedades. O caule forte é adornado com numerosas flores de laranjeira.
  • Para "Aurora" botões característicos de uma cenoura, de cor viva com comprimento de até 4 cm.O caule desta planta pode atingir um metro e meio, o que é uma das taxas mais altas entre todas as variedades.
  • Tetraz amarela "Lutea" caracterizado por cores brilhantes e ensolaradas, o que torna esta variedade a mais expressiva de todas as variedades de luz. A altura do caule chega a 1 metro. A floração pode ser observada no início de maio.
  • Parece impressionante tetraz pêssego ou persa, que é chamada de flor funerária por causa de sua aparência. E parece-nos que ele é misterioso, não está de luto. Seu caule é densamente coberto por pequenas flores roxas com um tom azulado. O caule pode ter até 1,1 metros de altura.
  • "Meleagris Alba" é a mais resistente à geada e uma das mais curtas, já que sua altura não ultrapassa os 30 cm .A planta se destaca com flores brancas como a neve com tan esverdeado em forma de sinos. Esta variedade de flores claras prefere crescer no território da Sibéria Oriental e nos Urais.
  • Tetraz Mikhailovsky - Esta é uma planta fofa com tamanho diminuto (altura não ultrapassa 20 cm). As flores chamam a atenção com uma cor cativante, que consiste em um fundo bordô e debrum dourado. A planta não tem alta resistência à geada, portanto pode congelar.
  • Fritillaria caucasiana Destaca-se pelo seu pequeno tamanho e flores únicas roxas com flor azulada. É uma espécie interessante e ativamente utilizada na criação.
  • Espécie de planta Ussuri pode crescer até 60 cm, enquanto o diâmetro de seus bulbos não ultrapassa 1 cm. Em um caule fino e nu estão folhas lineares espirais com bordas pontiagudas. O comprimento não ultrapassa os 15 cm, a forma das flores que surgem em maio é estreita em forma de sino, a parte externa das pétalas é de cor marrom-violeta e a parte interna é roxa. As pétalas são destacadas com um padrão xadrez amarelo. A cápsula da semente é obovada e surge em junho.
  • Perdiz avelã Kamchatka de altura pode atingir 70 cm.Seu bolbo é branco, tem forma arredondada, o seu diâmetro não ultrapassa 5 cm.As escamas serrilhadas dos bolbos são constituídas por pequenos fragmentos de forma semelhante a grãos de arroz. Do bolbo saem folhas oval-lanceoladas de cor azulada na parte inferior. Após a finalização da floração, adquirem uma coloração amarela. No período de maio a junho, surgem no caule até 3 flores de aroma desagradável.

Eles são em forma de sino ou em forma de funil e são de cor preta e roxa, em que um padrão xadrez é vagamente visível. Uma caixa oblongo-oval é formada a partir das flores.

  • Tetraz avelã imperial "Stripe Beauty" Destaca-se pelos botões cor de pêssego com veios de tom tijolo. A altura da planta é de 90 cm.
  • Tetraz avelã do xadrez (Fritillaria meleagris L.) tem um bulbo em forma de uma bola achatada com uma concha membranosa marrom. Os tamanhos das lâmpadas variam de 7 a 15 mm. O caule chega a atingir 35 cm de altura, geralmente apresenta uma superfície lisa, em casos raros podem aparecer tubérculos. A parte superior do caule é decorada com folhas sucessivas (de 2 a 6 peças), de formato linear-lanceolado, estreitando-se nas pontas. No final do caule, aparecem até duas flores pendentes. O perianto tem formato de sino, podendo atingir 4 cm de comprimento e 2,5 cm de largura.

As pétalas são decoradas com um expressivo padrão quadriculado de cor roxa escura sobre um fundo rosa. Uma cápsula de semente triangular é formada a partir das flores. A floração ocorre no final da primavera ou início do verão, não dura mais do que 3 semanas.

  • Fritillaria Edward tem muitas semelhanças com a perdiz avelã imperial, mas destaca-se nos tamanhos maiores - a altura pode chegar a 2 metros. As lâmpadas em forma de bola podem pesar até 1 kg. Dividir o bulbo é uma ocorrência rara para esta variedade de planta. As flores são inodoras, o que é muito raro nas tetrazes.
  • Outras variedades os fritillaria não são menos interessantes e expressivos. Por exemplo, tetraz Thunberg tem flores brancas, que são decoradas com nervuras verdes no exterior e pontilhados castanhos no interior.

Aterrissagem

A fritillaria é plantada em terreno aberto no outono - no final de agosto ou início de setembro. A planta vai prosperar em uma área ensolarada, mas sombra parcial também é adequada. Antes do plantio, é preferível manter os bulbos em solução de permanganato de potássio, após o que devem ser bem secos e tratados com carvão.

Tetrazes crescem em solo moderadamente úmido, fértil e leve com boa drenagem... A planta não impõe requisitos especiais à composição do solo, mas é melhor cultivá-la em solo franco-arenoso com adição de húmus. Antes de plantar, você precisa preparar o local.

A preparação consiste em escavar, remover ervas daninhas e adicionar húmus, turfa, cinza de madeira ou cal. Solo pesado é diluído com areia.

O pouso é realizado de acordo com uma série de regras simples:

  • sobre as lâmpadas deve haver uma camada de solo, cuja altura será igual ao seu diâmetro multiplicado por 2;
  • lâmpadas pequenas estão dispostas a uma distância de cerca de 12 cm, e entre os grandes deve haver até 30 cm de espaço livre;
  • o fundo do buraco está cheio areia grossa, que é substituída por turfa no caso de solo pesado;
  • cada cebola pilhas de um lado, neste caso, você precisa endireitar as raízes, mas não pressione contra o solo;
  • lâmpadas coberto com areia calcinada, e o solo é derramado em cima.

Sutilezas de cuidado

Embora a tetraz avelã seja chamada de coroa real, no cuidado ela é despretensiosa e nada caprichosa. É claro que algumas regras terão que ser seguidas, mas são tão simples que até mesmo um produtor sem experiência terá sucesso.

  • Regar é importante para a planta, mas você não pode exagerar.... A umidade abundante levará ao desenvolvimento de doenças e processos de decomposição. A planta não tolera verões secos sem rega adicional. O solo não deve ser constantemente molhado. Você só precisa evitar um forte ressecamento. Após a floração, também não se esqueça de regar.
  • O fertilizante é aplicado três vezes ao ano: a partir de meados de abril, após a floração e no outono... As misturas secas apresentam bons resultados. Mas a opção ideal é uma combinação de húmus, fertilizantes complexos e nitrofosfato. A última alimentação é feita no outono, é melhor preparar uma mistura de superfosfato e sulfato de potássio para ela. Ao fertilizar, é importante não exagerar. É melhor não relatar do que adicionar muitos ingredientes úteis.
  • A capina deve ser regular, o melhor é depois de cada rega.... Não é recomendável soltar o solo, pois há grande probabilidade de danificar os bulbos delicados. É melhor substituir o afrouxamento com cobertura morta do local com turfa ou húmus em pequenas quantidades. Essas ações são melhor realizadas após o plantio da planta.
  • O transplante deve ser realizado pelo menos uma vez a cada 3 anos. Esse cuidado evitará o desenvolvimento de doenças. É melhor fazer isso no outono, quando as plantas estão completamente murchas e prontas para o inverno. Durante o processo de transplante, são seguidas as mesmas regras do plantio de bulbos.
  • A preparação para o inverno começa no verão, quando os caules e as folhas começam a amarelar.... Você não deve esperar o murchamento completo da parte do solo da planta. Já no meio do verão, as lâmpadas podem ser preparadas para o inverno. Para fazer isso, eles precisam ser cavados, libertados das escamas secas, enxaguados e mantidos por meia hora em uma solução fraca de permanganato de potássio. Locais com manifestações de processos de decomposição são removidos, tratamento com fungicidas e cinzas de madeira é realizado.
Os bulbos secos devem ser armazenados em ambiente com temperatura variando de +30 a +35 graus Celsius, com boa ventilação. Periodicamente, os rizomas precisarão ser revistos para não perder o desenvolvimento de processos de decomposição.

No final do verão, as raízes podem ser vistas nos bulbos, o que servirá como um sinal de que a planta está pronta para o plantio no solo para o inverno.

Problemas crescentes

Apesar da despretensão e do cuidado simples, as tetrazes podem incomodar seu dono, por exemplo, pela falta de floração. Este não é o único problema que um florista pode enfrentar.

  1. Verões frios ou muito úmidos estas não são as melhores condições para tetrazes avelã. Os bulbos precisam de ajuda e tente aquecê-los naturalmente antes do plantio. Se aparecerem sinais de apodrecimento nos bulbos, é necessário remover com urgência todas as áreas afetadas, tratá-las com permanganato de potássio e carvão.
  2. É impossível permitir que a planta fique em um lugar por muito tempo. - os bulbos estão se dividindo ativamente, diminuindo e podem se recusar a florescer. Nesse caso, você deve tentar desenterrar os bulbos maiores e plantá-los no outono.
  3. A profundidade do plantio é importante no processo de cultivo da fritillaria... Com profundidade insuficiente, a planta reage agudamente às mudanças climáticas - congela-se com a geada e, devido à alta umidade, passa por processos de apodrecimento. A grande profundidade faz com que os bulbos gastem muita energia para germinar.
  4. As tetrazes não impõem requisitos especiais à composição do solo, o que não se pode dizer da drenagem. On deve ser bom, especialmente em condições de muita água subterrânea e alta umidade. Também é melhor não usar solos muito leves devido ao seu congelamento. Solo argiloso também não é recomendado, pois absorve muita umidade.
  5. As pragas não gostam de se banquetear com tetrazes avelã. Mas o chocalho da cebola, também chamado de besouro do lírio, pode trazer muitos problemas. Ele é o principal inimigo da planta. Esta praga é reconhecida por seu corpo vermelho e cabeça preta. O maior perigo para a planta é representado pelas larvas da praga, que se localizam na parte inferior das folhas. Para eliminar esse perigo, é necessário remover as larvas com uma esponja com sabão, e também tratar a planta com fungicidas.

Métodos de reprodução

Entre os amadores, um método de propagação vegetativa é praticado, no qual o bulbo se divide independentemente. Normalmente, não mais do que dois bebês aparecem em uma cebola grande, que só pode florescer alguns anos depois de crescer. Este método pode não ser rápido, mas é confiável e simples.

Se o bulbo não tem pressa em dar "descendência", isso pode ser ajudado. A essência do método é a seguinte:

  • após a escavação de verão, selecionamos a cebola maior e mais saudável;
  • na parte carnuda é feita uma raspagem rasa com diâmetro de cerca de 2 cm, para esse procedimento é importante o uso de instrumento estéril para que não ocorra infecção;
  • a ferida não é tratada, mas deve secar bem ao sol;
  • o bulbo é colocado em areia limpa e seca, o recipiente é armazenado em uma sala com boa ventilação;
  • próximo ao outono, as raízes começarão a aparecer, o que indicará a prontidão do bulbo para o plantio de outono no solo;
  • os ovários desta planta são removidos, o que permitirá que a planta retenha força para a reprodução;
  • você precisa desenterrar o bulbo na hora habitual após o florescimento de outras tetrazes avelã, cuidado não fará mal aqui, pois você pode facilmente danificar o bebê.

É extremamente difícil propagar a fritillaria a partir de sementes, porque você precisa seguir uma técnica complexa e criar certas condições por muito tempo.

Este método é praticado apenas por profissionais que se dedicam ao cultivo de tetrazes avelã em escala industrial.

Uso em paisagismo

        Grouse se encaixa perfeitamente em diferentes paisagens. Com uma combinação habilidosa com outras plantas ornamentais, você pode criar composições extraordinárias. E nosso conselho irá ajudá-lo com isso.

        1. Notas baixas apenas pergunte por slides alpinos e jardins ornamentais.
        2. Definitivamente, há um lugar para plantas altas no jardim de pedras. Eles não parecem menos impressionantes perto de lagos decorativos artificiais.
        3. Pequenos canteiros de flores, criado com base em uma combinação de perdiz avelã e outros bulbos, tem um visual espetacular e é capaz de refrescar qualquer jardim de flores.
        4. Fritillaria reunida em pequenos grupos, fica bem no contexto de gramados. Essas composições podem ser colocadas em recipientes.
        5. Ao formar um canteiro de flores, é imprescindível orientar-se pelo período de floração de cada participante da composição. Você pode usar plantas com flores longas ou criar um canteiro de flores em que algumas flores substituirão outras.
        6. Ótimos vizinhos para tetrazes avelã tulipas e narcisos, muscari e prímulas, floxes subulados e jacintos aparecem.

        Você pode aprender sobre por que tetrazes avelã não florescem no vídeo a seguir.

        sem comentários

        O comentário foi enviado com sucesso.

        Cozinha

        Quarto

        Mobiliário