Cultivar rúcula e cuidar dela ao ar livre
Rucola é um afrodisíaco muito procurado pelos jardineiros por seu sabor picante de nozes. Com o material do artigo você aprenderá sobre sua aparência, as nuances do plantio em terreno aberto e as características do cuidado.
Com o que se parece?
Rucola, ou Indau, é uma herbácea anual, uma planta despretensiosa da família do repolho. Ele contém muitas vitaminas, micro e macroelementos. Ela é uma cultura de salada.
A cor da folhagem das diferentes variedades pode variar do verde claro ao verde escuro. A forma pode ser pontiaguda ou arredondada. Algumas espécies se assemelham a folhas de dente de leão.
Os caules são ramificados, ligeiramente pubescentes, às vezes completamente glabros. A folhagem é carnuda, peluda dispersa. A altura da cultura em diferentes regiões do país pode chegar a 40-50 cm.
As inflorescências são coletadas em pincéis, as flores têm bordas recortadas. As flores são geralmente brancas ou amareladas com estrias roxas características. A estação de cultivo é em meados de julho.
Variedades populares
Rúcula é jardim e selvagem. O primeiro é chamado de eruka, o segundo é uma fileira de duas fileiras de folhas finas. A planta possui muitas variedades. Diversas variedades são as mais populares.
-
Setas de Cupido - variedade de alto rendimento no meio da estação, com uma estação de crescimento de 35-38 dias. A altura é de cerca de 30 cm, as placas das folhas são estreitas, oblongas.
-
Dikovina - variedade subdimensionada (de 20 cm), flores em 28-30 dias. Difere em uma haste ereta, inflorescências pequenas. As flores são cremosas, os verdes são doces.
-
Pôquer - espécie de rúcula precoce, com floração de cerca de 1 mês e altura de 20 cm, que se distingue pela folhagem grande, verde brilhante e sabor agridoce. A germinação das sementes dura até 4 anos.
-
Olivette - uma variedade de maturação precoce, com uma estação de crescimento de três semanas, 17-20 cm de altura.Uma perene de alto rendimento, caracterizada por uma forma de folha arredondada, sabor de nozes e amargor picante.
- O Spartak é considerado uma variedade diabética. É rico em vitaminas e óleos essenciais. Amadurece em 3-4 semanas, produz uma boa colheita. Possui um aroma agradável.
Datas de desembarque
A rúcula é plantada na primavera. A época de plantio ideal é meados de abril. Nas regiões frias do país, é plantada no solo no início de maio. Este é o momento ideal para a propagação da cultura por mudas.
É necessário plantar rúcula no solo quando a temperatura externa chega a +10 graus. Em condições confortáveis, os brotos aparecem em 3-5 dias.
A rúcula é semeada em agosto, quando o calor do verão diminui. Nas regiões oeste - no início do mês, nas regiões sul - no meio ou no final.
O plantio da primavera é as folhas mais suculentas.
Como plantar?
Para que a rúcula produza um alto rendimento de verduras suculentas, ela deve ser plantada adequadamente. É importante considerar a compatibilidade com outras plantas, escolher o melhor local e prestar os devidos cuidados.
Seleção de assento
O local de pouso não deve ser aberto. A cultura não suporta os raios escaldantes do sol. O local pode ser iluminado, mas deve haver uma sombra difusa.
A rúcula cresce bem e se desenvolve em solo leve e suficientemente fertilizado com reação neutra. Se o solo for ácido e argiloso, deve-se desacidificar com farinha de calcário ou dolomita antes do plantio.
A planta precisa de um clima quente, ela adoece quando plantada em áreas com lençol freático alto. Isso leva ao alagamento do sistema radicular.
Seleção de sementes
Sementes frescas são usadas para o plantio. Quanto mais longo o período de coleta, menos germinação. As sementes não precisam de preparação prévia.
Se não forem adquiridos em loja especializada, são desinfetados para não introduzir pragas e microorganismos no solo. Para fazer isso, eles são tratados com peróxido de hidrogênio:
-
o peróxido é aquecido a 40 graus;
-
as sementes são colocadas em um recipiente especial;
-
despeje as sementes com peróxido por 10 minutos;
-
a semente é removida e seca em um guardanapo.
Eles tentam selecionar a variedade de forma que seja adequada para uma região específica. Na hora de escolher as sementes, eles contam com o tempo de amadurecimento, bem como com suas próprias preferências. As variedades diferem na carnosidade das folhas, altura e período de floração.
Vizinhança
Para que a planta dê uma colheita rica, você precisa estar atento aos vizinhos entre as safras cultivadas. O tempero fica ótimo rodeado de batatas, ervilhas, abóboras, cenouras, tomates, melancias.
Você não pode plantá-lo no mesmo canteiro onde são cultivados rabanetes, nabos, raiz-forte e repolho. Esses vizinhos afetam negativamente o crescimento da rúcula. Você não pode escolher canteiros para uma planta onde essas plantações costumavam crescer.
A vizinhança com repolho está repleta de um ataque de pragas do repolho à rúcula.
A erva pode ser usada como um parceiro de granizo misto para outras plantas. Alface folhosa, cebola, aipo, manjericão e calêndula se tornarão bons vizinhos para ela.
Semeadura
Como as sementes de rúcula são muito pequenas, a muda é considerada econômica. Para isso, são preparados recipientes, solo e a própria semente.
Ao plantar mudas de grama, o período de amadurecimento é acelerado, portanto, a colheita é feita mais cedo. Você pode semear no solo a partir do jardim em que a abóbora ou leguminosas foram cultivadas anteriormente.
Você pode plantar uma planta em taças de turfa, regando-as com fertilizantes complexos. Várias sementes são colocadas em cada copo, aprofundando-as no solo em 0,5-10 mm.
Você também pode plantar sementes em caixas. Se desejado, eles podem ser plantados sucessivamente, primeiro no início, depois no meio de maturação e, em seguida, nas variedades de maturação tardia. É importante não esquecer a colheita e o transplante oportuno para um terreno aberto.
No plantio em campo aberto, o intervalo entre as linhas é em média 15-20 cm. O esquema clássico é um intervalo de 10x30 cm. As covas devem ser umedecidas.
Quando as mudas são plantadas em campo aberto, elas são transplantadas pelo método de transbordo. As plantas são removidas do recipiente junto com o torrão para minimizar os danos às raízes jovens.
Se as sementes forem plantadas no solo em abril, o local é coberto com um material especial. Isso criará condições confortáveis para a germinação das sementes. A rúcula pode resistir a geadas de até –7 graus. Com valores mais baixos, ela precisa de cobertura.
Como cuidar?
A rúcula é despretensiosa, não demora muito para cuidar. A planta se desenvolve bem em temperaturas de +18 a +20 graus. Com a diminuição dos valores, o crescimento desacelera e o período vegetativo aumenta.
O calor acelera os tempos de floração e brotação. Por causa disso, o sabor da massa verde é reduzido. Há uma diminuição da suculência das folhas. Eles se tornam ásperos e quase sem gosto.
Se você cuidar adequadamente da grama picante, 2-3 safras podem ser colhidas por temporada. Você precisa coletar os verdes corretamente enquanto ainda não estiver florescendo. A rúcula cresce rapidamente e pode ser semeada em 3 semanas.
Para que as mudas cresçam fortes e saudáveis, é melhor levar o terreno para os recipientes da horta em que se planeja plantar no futuro. Durante este tempo, as plantas jovens poderão ficar mais fortes.
No futuro, eles não precisarão de adaptação ao meio ambiente.
Rega
Apesar de sua vulnerabilidade ao alagamento, a rúcula é considerada uma cultura que adora umidade. Para crescer em um jardim indau com excelentes características de sabor, é necessário monitorar constantemente o nível de umidade.
A camada superficial só deve secar de vez em quando. O solo deve ser umedecido, mas a estagnação da água é inaceitável para que o tempero não se torne alagado.
A secura torna as verduras impróprias para o consumo humano. A frequência da rega depende da região e das condições meteorológicas. Se o verão for quente, é preciso regar a rúcula diariamente. Se estiver frio, a irrigação 3-4 vezes por semana é suficiente.
É melhor regar a planta de manhã cedo ou à noite, quando os raios do sol escaldante não incidem sobre ela. Para irrigação, você precisa levar água estabilizada aquecida ao sol.
Remoção de ervas daninhas e soltura
Um ponto importante ao cultivar rúcula em campo aberto é fornecer à parte da raiz não apenas umidade, mas também oxigênio. Para fazer isso, você precisa se livrar das ervas daninhas em tempo hábil e soltar o solo.
É melhor desbastar o indau e soltar o solo após umedecê-lo. As ervas daninhas devem ser removidas junto com as raízes para que não voltem a crescer, retirando nutrientes da rúcula.
Se não houver oportunidade frequente de ir à casa de campo para cuidar das plantas cultivadas, vale a pena cobrir o canteiro com feno ou grama seca. Graças a isso, será possível manter um estado úmido da zona radicular.
Se a planta for plantada em solo argiloso, deve-se adicionar um pouco de areia. Com isso, o solo fica mais solto e oxigenado.
A grama plantada em uma cama elevada é ainda mais fácil de cuidar. A umidade não permanece nele, a terra se aquece mais rápido. Isso é especialmente bom para um plantio de primavera.
Top curativo
Em questões sobre a necessidade de fertilização, os jardineiros têm opiniões diferentes. Normalmente, a planta não precisa de nutrientes se o composto foi introduzido no solo no outono.
Se o terreno do jardim não for preparado, deve ser fertilizado de forma extremamente econômica. Caso contrário, você pode encontrar doenças (por exemplo, folhagem manchada).
Você também precisa ter cuidado com a fertilização nitrogenada. O sistema radicular da planta é capaz de absorver nitratos ativamente, e sua quantidade na grama aumentará rapidamente.
Uma infusão de esterco ou fezes de galinha deve ser adicionada ao solo pobre. O melhor resultado será alcançado com a fertilização do solo durante o cultivo da segunda plantação no verão.
Além de outros fertilizantes, turfa pode ser usada. A melhor época para fertilizar é antes do plantio e após a colheita.
Doenças e pragas
A cultura é considerada resistente. Com os devidos cuidados, pode ser cultivado sem problemas. No entanto, se você violar as regras de cultivo, poderá encontrar fungos e traça do repolho.
É necessário combater os insetos nocivos com a ajuda de "Karbofos" ou infusão de absinto. Para prevenir o crescimento de fungos, a remoção regular de ervas daninhas é a melhor medida.
Se a planta ficar amarela, surgem buracos nas folhas, o que indica a presença de lagartas, lesmas ou repolhos. Sua presença fala de erros na tecnologia agrícola.
Além disso, a planta é afetada por peronosporose, fusarium, e pode ficar coberta com manchas brancas, marrons e pretas. O problema deve ser resolvido de acordo com o motivo de sua formação.
Para evitar o aparecimento de besouros-pulgas crucíferos comendo folhas, é necessário afrouxar e umedecer constantemente o solo. As medidas preventivas serão o espalhamento do filme mulch, bem como a compra de uma tela especial.
É inútil recorrer à pulverização de pesticidas. É ineficaz contra pulgas crucíferas. É melhor se livrar de suas colônias com a ajuda de "Fitoverm" ou inseticida orgânico "Piretro".
Decis é considerado um remédio universal não tóxico. Alguns jardineiros são aconselhados a usar cinzas de madeira na luta contra os parasitas. É borrifado com ele várias vezes não só a terra, mas também as folhas.
Coleta e armazenamento
Para aumentar o rendimento de uma planta, você pode recorrer aos conselhos de jardineiros experientes. Eles recomendam arrancar as inflorescências resultantes. Você precisa coletar as folhas quando seu comprimento atingir 10 cm.
Não espere pelo crescimento da massa de folhas. Quanto mais ele cresce, mais fraco é seu sabor.
Não funcionará preparar um grande número de pacotes para uso futuro. Eles podem se deteriorar rapidamente.As verduras geralmente permanecem suculentas por até 10 dias se armazenadas em local fresco.
O melhor é colocá-lo em um saco plástico e colocá-lo na prateleira inferior da geladeira. Você também pode armazená-lo em um recipiente de plástico. A principal condição é que a planta não entre em contato com o ar da geladeira.
Para conservar o tempero por muito tempo, eles recorrem à secagem ou congelamento. Além disso, a rúcula é cortada e misturada com sal.
Neste último caso, as verduras são arrancadas, lavadas em água fria, secas numa toalha, cortadas, salpicadas com sal, misturadas, colocadas em potes, fechando-os com tampas de plástico.
No entanto, as verduras salgadas perdem alguns de seus macronutrientes e vitaminas. Apesar disso, tem a vida útil mais longa, que é de 12 meses. Os bancos são armazenados na geladeira, adega, porão.
Quando secas, a umidade evapora das folhas, elas perdem sua suculência. Este tempero não pode mais ser usado para saladas de vegetais frescos. No entanto, a rúcula seca pode ser usada para temperar pratos de carne e peixe.
Você pode secar as folhas em papel comum ou em uma assadeira com papel no fundo. O vazamento de seiva pode causar oxidação da superfície. É melhor não cortar as folhas com uma faca, mas arrancá-las com as mãos.
O comentário foi enviado com sucesso.