Quando e como colher rúcula?

Contente
  1. Quando cobrar?
  2. Como coletar?
  3. Como armazenar?

A rúcula é uma erva picante com propriedades aromatizantes únicas. Pertence à família das crucíferas (repolho), é anual, mas também existem variedades perenes. Na culinária, a rúcula (ou indau) é parte integrante das saladas vitamínicas, seu sabor picante combina bem com pratos de carne. Não faz muito tempo, essa erva era considerada exótica, era usada por donos de restaurantes de elite e, na Rússia em geral, por muito tempo, a rúcula foi considerada uma erva daninha. Agora é cultivado em todos os lugares. A rúcula é valorizada por suas vitaminas, seu uso melhora o funcionamento intestinal, remove o colesterol e é indicada para alimentação dietética.

Quando cobrar?

Rúcula é uma planta de amadurecimento precoce. Depois de plantada, a safra amadurece surpreendentemente rápido. Desde que as sementes sejam plantadas em meados de abril e observadas as regras de cuidado com as mudas, a primeira safra pode ser colhida na segunda quinzena de maio. E cada um subsequente - à medida que os verdes amadurecem. Até o jardineiro mais inexperiente pode dizer, pelo comprimento da folha, quando é hora de colher a rúcula. O comprimento ideal é de 8 a 10 cm.

Como coletar?

Muitos jardineiros costumam se perguntar como coletar corretamente. O método de colheita do Indau depende diretamente da finalidade do cultivo. Deve-se notar que se você não cortar as folhas da folhagem por muito tempo e não cuidar do seu formato, então ela começará a crescer rapidamente para cima, esticar-se, virando um arbusto de caule duro e pequeno folhas, enquanto perde suas propriedades de sabor.

Cortando

No caso em que a rúcula é cultivada em uma fazenda particular para ser colhida e aproveitada o mais rápido possível, basta colher periodicamente as folhas da folhagem. Você precisa arrancar corretamente, mais perto da base do caule, próximo ao solo. Para que o arbusto não morra, mantenha o seu sabor e continue a dar novas verduras, deve seguir algumas regras simples.

  • É necessário esperar até que o comprimento das folhas atinja dez centímetros.
  • As folhas da planta só podem ser quebradas de uma roseta totalmente formada.
  • As folhas devem ser cortadas em uma determinada seqüência: comece com a mais antiga, bem desenvolvida e o mais larga possível, deixando espaço no caule para a formação de uma nova folhagem.
  • Você não deve expor demais as folhas nos arbustos: quanto mais largas, mais compridas e mais velhas, mais amargas e duras se tornam. É ideal colher as folhas a cada dois dias.
  • A colheita deve ser feita antes da floração, caso contrário a planta dá toda a sua força à cor e as folhas perdem o sabor e tornam-se inutilizáveis ​​para a alimentação.
  • Os pedúnculos formados devem ser removidos. No entanto, é recomendável deixar vários arbustos floridos no jardim a uma distância igual uns dos outros para que as sementes resultantes caiam no solo. Em um mês, se germinarem com sucesso, será possível colher uma nova safra.

A folhagem após o corte volta a crescer após 2-3 semanas, o arbusto torna-se viçoso novamente. Assim, a colheita pode ser obtida por um tempo extremamente longo. Em geral, a poda da folhagem é um dos métodos mais eficazes para aumentar o rendimento de uma horta, o que é especialmente importante para os terrenos compactos russos.

Tanto nas variedades anuais quanto nas perenes, as novas verduras crescem muito rapidamente, portanto, várias safras podem ser colhidas de um canteiro dessa safra despretensiosa em uma temporada.

Desenraizar

Se você planeja cultivá-la em escala comercial, para venda, a rúcula será arrancada pela raiz. Assim, o arbusto manterá seu frescor por mais tempo e as folhas permanecerão suculentas e brilhantes. Às vezes, pequenos arbustos são colocados em potes de plástico descartáveis ​​e borrifados no rizoma com solo bem umedecido. Assim a safra sobreviverá com tranquilidade ao transporte e não perderá sua apresentação. No entanto, com esse método, não funcionará colher muito de um arbusto.

As variedades anuais no final da temporada podem ser arrancadas pela raiz quando o arbusto fica mais pobre e perde suas qualidades vitamínicas. Em qualquer caso, antes de mais nada, você deve prestar atenção ao esplendor da vegetação. Se a planta produz folhas largas, densas e extensas ou, ao contrário, se a vegetação se tornar esparsa e alongada, o arbusto pode ser removido com segurança. Indau também é arrancado antes da floração, quando os verdes já atingiram o pico. Neste local é aconselhável semear arbustos novos.

Se o propósito do cultivo é propagar uma variedade particular com a ajuda de sementes, então freqüentemente não é recomendado tirar a folhagem. Então o arbusto se estenderá mais rápido, soltará uma flecha, então começará seu florescimento, e só então dará sementes. Aliás, o caroço da rúcula pode ser seco e usado como tempero para sopas, bem como para fazer decocções anti-tosse.

Após a coleta das sementes, o arbusto com a raiz também é retirado da horta, e em seu lugar pode-se plantar uma rúcula jovem ou até outra cultura de jardim.

Como armazenar?

A rúcula fresca é armazenada por um curto período de tempo. Se colocadas na geladeira em embalagens de celofane, suas folhas mantêm o frescor por apenas alguns dias, em geral não mais que uma semana. Colher ou comprar para uso futuro não funcionará. É importante que os verdes sejam isolados do ar externo. Pode ser colocado em um saco hermético ou recipiente de plástico. Além disso, a chamada vizinhança desempenha um papel importante, porque a folhagem do Indau absorve bem os odores estranhos. Deve-se prestar atenção a isso mesmo durante o plantio: não é recomendável aplicar fertilizantes de esterco no solo, pois as folhas certamente irão absorver esse gosto residual desagradável.

Após a colheita, a erva picante deve ficar na prateleira inferior do compartimento da geladeira ou em uma caixa de legumes. Como outras verduras para salada, as folhas de rúcula podem ser congeladas inteiras ou em cubos de gelo com manteiga e secas. Quando congelado, a maioria das propriedades benéficas são preservadas. Ao servir, a rúcula é adicionada por último. As folhas frescas devem ser rasgadas, não cortadas com faca, para conservar ao máximo sua suculência. A erva seca é adicionada alguns minutos antes do final do cozimento.

Assim, com a colheita correta da rúcula e o armazenamento adequado, poderá desfrutar do sabor picante dos seus pratos preferidos e ter o seu próprio estojo natural de primeiros socorros com substâncias úteis e vitaminas durante todo o ano.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário