Como cultivar rúcula no peitoril de uma janela?
Muitas pessoas sonham com verduras frescas o ano todo. Mas às vezes pode sair caro comprar na loja, principalmente rúcula. Esse problema pode ser facilmente resolvido plantando uma cultura picante em casa no parapeito de uma janela.
Peculiaridades
Rúcula é um anual da família do repolho, o gênero Indau. A planta também é chamada de semeadura eruka, indau e lagarta. Na natureza, pode ser encontrada no norte da África, Ásia Menor e Central, países europeus com um clima quente e temperado. Na Rússia, ela mora nas regiões do sul: no sopé da Cordilheira do Cáucaso, no Daguestão. A rúcula tem um sabor forte de mostarda; especialistas culinários de diferentes países a usam como um aditivo picante.
A planta também é valorizada por suas propriedades farmacológicas. As donas de casa adoram cultivar rúcula no parapeito da janela por causa de suas verduras frescas, cheiro peculiar e características culinárias.
As flores da planta são pequenas e inexpressivas, mas as folhas, que são separadas por lóbulos serrilhados, podem agradar aos floricultores.
Variedades caseiras
Nem todas as variedades de lagarta são adequadas para o cultivo no peitoril de uma janela. Para esses fins, sementes de espécies de plantas precoces e intermediárias podem ser encontradas à venda. É melhor plantar os dois, pois o tempero fresco estará na sua mesa durante todo o ano. As variedades a seguir são adequadas para uso em casa.
- "Rococó". Uma variedade precoce, adequada para alimentação já no 20º dia de desenvolvimento. A planta contém uma lâmina foliar, bastante larga para um Indau, de uma maravilhosa cor verde brilhante. A especiaria tem um sabor doce e picante.
- Foguete selvagem. Variedade italiana de maturação precoce, a colheita pode ser esperada entre 20 e 23 dias. Folhas alongadas e ricas em verde são caracterizadas por um belo contorno. É esta espécie que tem um sabor pronunciado de nozes de mostarda.
- "Spartacus". Para a planta amadurecer, bastam 20-25 dias. O formato das folhas é semelhante ao da variedade Rococó: largas e suculentas, de cor esmeralda. A grama pode ser esticada até 20 cm de altura e contém grande quantidade de óleos essenciais, vitaminas e microelementos úteis, portanto é utilizada na alimentação dietética.
- "Lybid". Uma variedade ultraprimeira desenvolvida na empresa ucraniana "NK ELIT". No dia 10-20, você já pode colher a primeira safra. Até 10 folhas são formadas na saída. As placas cor de malaquita em um estágio inicial de desenvolvimento não contêm cortes e, então, ao crescer, adquirem um contorno entalhado característico.
- Koltivata. Variedade holandesa de maturação precoce, comestível 3 semanas após a semeadura. As folhas são verdes claras, alongadas-arredondadas, a ondulação é observada apenas na parte inferior da raiz. Uma variedade suculenta criada para adicionar a saladas, tem um aroma rico e um sabor picante de mostarda.
- "Poker". A variedade foi surpreendentemente bem-sucedida tanto pela beleza da folha entalhada, quanto por suas propriedades nutricionais, e por seu pronunciado sabor mostarda-azeitona. Cada roseta contém 10-12 folhas de até 20 cm de comprimento cada. Você pode coletar a massa verde no 25º dia de desenvolvimento.
- Corsica. Variedade de maturação precoce, amadurece em 3-4 semanas, as folhas atingem os 20 cm, destaca-se pela sua resistência ao frio, podendo ser cultivada não só em interior, mas também em telheiros, na varanda, em estufas. As folhas frescas e tenras têm um sabor adocicado maravilhoso com um tom de mostarda e um aroma picante brilhante.
- "Bruxa Médica". Uma variedade de meia temporada, pertence à seleção ucraniana. Leva 4 semanas para amadurecer. Cada roseta não forma mais do que 7 folhas largas, crescendo até 25 cm.A variedade adora umidade, o solo terá que ser constantemente monitorado, não permitindo que seque.
- "Curiosidade". A variedade tem um amadurecimento médio (25-30 dias), embora você possa experimentar os verdes em duas semanas. Folhas de uma rica cor verde com um belo contorno encaracolado, reunidas em uma roseta em forma de lira. Os gourmets adoram esta "curiosidade" pelo seu sabor picante e apetitoso.
- "Solitário". A maturação da variedade leva em média 25 dias. A planta do óleo de salada tem folhas de uma agradável cor verde-escura com lóbulos dentados dissecados. A variedade é caracterizada por um aroma peculiar e sabor adocicado-picante.
- "Sicília". Variedade resistente ao frio, amadurece em um mês. A planta é conhecida por sua bela vegetação esculpida e pronunciado sabor a nozes. A roseta com folhas pode ter até 60 cm de altura.
Aterrissagem
Qualquer pessoa que decida plantar rúcula no peitoril da janela receberá um excelente condimento com o mínimo de esforço associado ao cultivo e cuidado. A planta é despretensiosa, mas é cuidada e responde a ela com uma abundância de verduras frescas de sabor peculiar e cheiro agradável. A rúcula não pode ser cultivada apenas no inverno. Para obter um tempero no verão, você precisa plantar as sementes na primavera. Iremos dizer-lhe com mais detalhes como fazer isso em um ambiente de sala.
Escolha de recipientes
Qualquer recipiente com uma profundidade superior a 15 cm é adequado para a especiaria: vasos de flores, recipientes de plástico, caixas de madeira. É importante que o fundo do recipiente tenha orifícios para remover o excesso de umidade durante a rega, caso contrário, as raízes sensíveis da rúcula começarão a apodrecer. Paletes instalados sob os recipientes com grama ajudarão a proteger o peitoril da janela contra infiltração de água.
Para qualquer planta, a prioridade são os recipientes feitos de materiais naturais: argila, cerâmica, madeira. Eles são capazes de passar o ar e não criar um efeito estufa. Para economizar espaço no peitoril da janela, é mais conveniente escolher um recipiente retangular.
Seleção de solo e sementes
A rúcula não é caprichosa em termos de seleção de solo, mas o solo nutritivo ainda não impediu ninguém. Você pode comprar uma mistura de solo pronta em lojas de varejo para produtores de flores. Para o morador do campo, é melhor coletar solo para o plantio de especiarias após a colheita do pepino ou do repolho, eles são sempre alimentados com matéria orgânica, principalmente se for usado esterco como fertilizante.
Para rúcula, escolha terra com acidez neutra ou levemente alcalina. Solo argiloso muito pesado deve ser modificado misturando-o com areia e turfa. Se a terra, ao contrário, for solta, arenosa, é preciso fertilizá-la com húmus.
Quando o solo é preparado, deve ser descontaminado para se livrar de bactérias nocivas e larvas de pragas. Isso pode ser feito de três maneiras:
- aqueça o chão no forno;
- despeje sobre água fervente;
- trate com uma solução de manganês.
Quanto ao preparo das sementes, devido ao alto índice de germinação, os floricultores acreditam não necessitar de nenhuma ação preliminar especial. O material de plantio pode não ficar encharcado ou germinado, mas ainda é melhor desinfetá-lo em uma solução fraca de manganês algumas horas antes do plantio.
Semeadura
Não é difícil plantar uma lagarta; a semeadura é realizada de acordo com o seguinte esquema.
- A drenagem é colocada no fundo da caixa preparada. Para isso, são utilizados seixos com areia, argila expandida, vermiculita, cascalho, tijolo quebrado ou qualquer outro material de granulação grossa. A camada de drenagem ajuda a água a não estagnar no solo.
- Em seguida, o recipiente é coberto com terra, não levando à borda alguns centímetros.
- O solo é umedecido uniformemente com um borrifador.
- As sementes maiores são escolhidas e dispostas em fileiras com um passo de 3-5 cm. Cada semente é ligeiramente aprofundada no solo para não se deslocar durante a aspersão com solo.
- Então tudo é coberto com terra com uma camada de 1–1,5 cm e umedecido.
- A caixa com as mudas é colocada em local aquecido.
Antes que os primeiros brotos apareçam, o recipiente pode ser coberto com papel alumínio. Um microclima quente e úmido se formará sob ele, contribuindo para o processo de germinação acelerado.Quando as mudas sobem, a caixa deve ser transferida para o peitoril da janela. Qualquer janela serve, exceto o lado norte.
Cuidado
Cultivar rúcula não é grande coisa, por isso costuma ser plantada em um apartamento no parapeito de uma janela, varanda; nas casas particulares, são expostos em vasos na varanda ou na estufa. Se as mudas são plantadas corretamente, o solo é desinfetado e o solo é tratado com uma manutenção simples, temperos frescos em pratos irão deliciar você o ano todo.
Iluminação e temperatura
Rúcula prefere uma boa iluminação e temperatura ambiente entre 18-25 graus. Não deve ser colocado no peitoril da janela pelo lado norte, caso contrário, terá que cuidar de uma iluminação adicional. Com iluminação insuficiente, as folhas se estendem para cima, tornam-se mais finas e a roseta enfraquece. Durante o inverno em Indau, você precisará de uma fonte de luz adicional com duração de 4 a 5 horas.
Nas regiões do sul - com calor sufocante e iluminação muito forte - a lagarta começa a disparar às custas de folhas verdes nutritivas. A flecha tira a força da planta para o florescimento e amadurecimento das sementes, de modo que a roseta com folhas para de se desenvolver. Se a falta de umidade for adicionada à alta temperatura, a rucola começa a acumular amargor excessivo nas folhas. Nesses casos, a grama é escurecida e borrifada com um borrifador.
Umidade
A lagarta cresce em um ambiente seco, mas você não deve esperar folhas carnudas e suculentas sob tais condições - elas se tornarão finas, amargas, sem notas aromáticas agradáveis. Cultivar um tempero realmente bom que pode reviver qualquer prato só é possível com umidade do ar suficiente.
Se o apartamento não tiver umidificador, você pode borrifar a planta com um borrifador 2 a 3 vezes por semana ou colocar um recipiente com água ao lado. A saturação de umidade é especialmente necessária quando a grama cresce no verão no parapeito da janela no lado sul da casa ou fica no radiador durante a estação de aquecimento.
Rega
Rúcula adora umidade moderada do solo; a secagem grosseira do coma terrestre ou inundação excessiva da planta com água não deve ser permitida. Se o ambiente for frio, o líquido da panela deve ser drenado, mas em climas quentes isso só será benéfico, pois refresca o ar.
Em média, a uma temperatura de 25 graus, a irrigação é realizada 2 a 3 vezes por semana. Ao regar, você não deve adicionar fertilizantes adicionais à água - a planta tem o suficiente dessas substâncias que estavam no solo durante o plantio para se desenvolver.
Desbaste
Se durante o plantio a camada superficial do solo for semeada ao acaso, as mudas cultivadas com 2 a 3 folhas devem ser desbastadas. Para isso, irrigue o solo, espere de 5 a 10 minutos até que esteja saturado e retire o excesso de material de plantio, deixando uma distância de 4 a 5 cm entre as plantas.
Assim que a lagarta atinge a maturidade inicial, as folhas podem ser usadas para alimentação. A planta é desbastada novamente, mas não imediatamente, mas aos poucos o excesso de grama é removido, enviando-o para todos os tipos de pratos. Desta forma, consegue-se o crescimento de rosetas mais poderosas com folhas. Na idade adulta, a distância entre os arbustos deve ser de cerca de 10 cm. No futuro, para fins culinários, arrancar uma folha da rúcula.
Doenças e pragas
Indau contém muitos óleos essenciais que repelem insetos nocivos não apenas de sua folhagem, mas também de plantas de interior próximas. Se os parasitas não atingirem a grama junto com o solo, a rega excessiva será a principal causa da doença da lagarta. Pode causar apodrecimento da raiz, danos às raízes levarão ao murchamento da parte do solo da planta.
As folhas de rúcula às vezes sofrem de besouros pulgas crucíferos, embora isso seja extremamente raro em casa. Para combatê-los, são usados os preparativos da Fitoverma. Para evitar doenças, o solo é desinfetado antes da semeadura, conforme descrito acima. Além disso, evite colocar recipientes de especiarias ao lado de plantas domésticas se forem observadas pragas neles.
Colheita e armazenamento
Após o desbaste final, realizado já na idade adulta, as folhas de rúcula são colhidas regularmente. Para fazer isso, eles são cortados de cada arbusto em uma quantidade de no máximo 1-3 peças, dando aos outros a oportunidade de crescer. O comprimento de uma folha adulta é de 10-15 cm. O produto cortado pode ser armazenado na geladeira por até seis dias. Mas se o canteiro fica bem no peitoril da janela, não há necessidade de suprimentos, pois durante o cozimento pode-se sempre usar uma folha fresca e picante.
Quem decidiu fazer a colheita completa e soltar o peitoril da janela do recipiente pode congelar as folhas para uso futuro. Para isso, são bem lavados, secos, embrulhados em papel e, em seguida, colocados em um saco plástico e encaminhados ao freezer. Mas deve-se lembrar que um produto congelado perde algumas de suas propriedades picantes, que são totalmente fornecidas por uma planta recém-cortada. A rúcula pode ser cultivada em casa durante todo o ano, usando variedades com diferentes taxas de amadurecimento ou com o plantio de novas mudas.
A especiaria não só adicionará um sabor irresistível a muitos pratos, mas também criará a atmosfera de um pequeno oásis natural na cozinha com a ajuda de ervas frescas.
O comentário foi enviado com sucesso.