Como plantar sementes de rúcula?
Recentemente, a rúcula tem aparecido cada vez mais nos leitos. A planta está gradualmente ganhando popularidade, e tudo graças às suas propriedades únicas e rápida sobrevivência em quase todos os solos. Cultivar rúcula é fácil com dicas simples.
Como coletar sementes de rúcula?
Hoje, a rúcula tem mais de 30 variedades adequadas para o cultivo ao ar livre, em estufas e em casa. A planta se parece com grama normal. Antes de iniciar o trabalho de plantio, é necessário comprar ou colher as sementes das plantas, bem como realizar seu preparo preliminar.
As sementes podem ser obtidas colocando a rúcula perene em clima quente e seco. Este é o clima ideal para a maturação da semente. Além disso, os jardineiros recomendam reduzir o número de regas. As sementes são encontradas nos frutos em forma de vagens longas, cuja estrutura é semelhante às espáduas da ervilha ou do feijão. Em média, uma vagem contém até 30 grãos, que se assemelham a sementes de rabanete.
Recomenda-se que a semente seja colhida antes que os frutos sequem e comecem a abrir. Isso evitará a perda de sementes, que neste caso começariam a se desintegrar no solo. A melhor forma de coletar é aparar os pedúnculos junto com os frutos quando estes adquirem uma tonalidade marrom-amarelada. Em seguida, restará secar os caules por conta própria, pendurando-os ao ar livre e estendendo a tela sob eles.
Época de semeadura
O plantio de sementes em campo aberto é realizado principalmente em abril ou agosto. Isso se explica pelo fato de a planta adorar o calor. E se no verão não há problemas com a taxa de sobrevivência da rúcula, na primavera vale a pena esperar que a temperatura do ar suba para 10 graus Celsius. Se todas as condições forem atendidas, os brotos após o plantio das sementes aparecerão após 3-5 dias.
Em agosto, ao contrário, o trabalho de plantio é feito depois que o calor diminui. Nas regiões do sul, esses são os últimos dias do mês, e nas regiões do oeste, ao contrário, é a primeira década ou meio.
Jardim e preparação de sementes
Em primeiro lugar, você precisa decidir sobre um local para o plantio de rúcula. A planta prefere áreas sombreadas ou levemente iluminadas, onde não há correntes de ar. A cultura não tem requisitos especiais para o solo, mas é melhor dar preferência a solos com acidez neutra.
E também os jardineiros recomendam não plantar rúcula em terras baixas, onde o lençol freático é alto. Caso contrário, é necessário providenciar a drenagem, caso contrário, o alagamento levará à deterioração do sistema radicular.
Quando o local de plantio da rúcula for escolhido, será possível iniciar o preparo das sementes. Para obter brotos amigáveis, a semente deve passar pela fase de curativo e fortalecimento do sistema imunológico. Isso exigirá:
-
tome peróxido de hidrogênio com uma concentração de 3%;
-
aqueça a solução a 40 graus;
-
molhe as sementes;
-
mantenha-os em solução por 7 a 10 minutos;
-
drenar a solução;
-
seque as sementes em gaze ou guardanapo.
Além disso, é recomendável embeber as sementes em um promotor de crescimento por 2 horas. Em seguida, resta colocá-los sobre um pano úmido, embrulhá-los e transferi-los para um local quente e ensolarado para a germinação, para que mais tarde você possa facilmente plantar verduras.
O terceiro ponto que não pode ser ignorado é o preparo do solo. O solo em que a rúcula crescerá deve ser preparado no outono.Para fazer isso, você precisará afrouxar completamente a área e remover todas as ervas daninhas para evitar o crescimento excessivo da área na primavera. Além disso, a terra deve ser fertilizada com compostos orgânicos. Normalmente são usados 3 kg de composto, 20 g de potássio e 20 g de superfosfato - esta é a quantidade ideal de fertilizante por metro quadrado.
No início da primavera, é necessário adicionar um pouco mais de fertilizante ao solo para cavar novamente.
Semeadura
O plantio de sementes de rúcula pode ser chamado de padrão. É, como no caso de outras ervas, realizado em alguns passos simples.
-
Primeiro, na área preparada, é necessário fazer furos de até 1,5 cm de profundidade e regar abundantemente cada um. Neste caso, entre as linhas vale a pena manter até 30 cm, e entre os furos - 5 cm.
-
Em seguida, você precisa colocar sementes em cada buraco.
-
A terceira etapa é cobrir os canteiros com solo fértil e um pequeno compactador.
Se as sementes forem plantadas na primavera, há uma grande probabilidade de geadas recorrentes. Para evitar que a semente morra, é recomendável cobri-la com papel alumínio durante a noite.
Cuidado de mudas
Rucola é pouco exigente para cuidar, pelo que é apreciada pelos jardineiros e muito procurada em muitas regiões. Porém, para se obter uma colheita farta, é recomendável levar em consideração diversas recomendações agrotécnicas que ajudarão a prevenir doenças e o ataque de insetos.
- Temperatura. A temperatura ideal para o crescimento da cultura é de 18 a 20 graus Celsius. Quanto mais baixo o termômetro desce, mais devagar a rúcula começa a crescer, praticamente interrompendo seu desenvolvimento. Portanto, com o início do clima frio, a estação de cultivo é adiada. Uma temperatura muito alta, ao contrário, leva à floração prematura do arbusto, o que também não é muito bom, pois os frutos e as folhas perdem o sabor.
- Rega. A rúcula adora umidade, então você precisa regar a planta regularmente, adicionando uma grande quantidade de água. É importante garantir que o solo permaneça úmido o tempo todo, sem umidade estagnada. Em média, a rega é realizada 3-4 vezes por semana nas regiões do norte e todos os dias nas regiões do sul.
- Remoção de ervas daninhas e soltura. Para fornecer à rúcula a quantidade necessária de oxigênio, recomenda-se afrouxar regularmente o solo na área ao redor dos arbustos. Normalmente, o procedimento é realizado após cada irrigação com enxada ou espátula especial. E você também deve remover ervas daninhas da área para evitar a propagação de doenças e pragas. Ao mesmo tempo, é importante remover as ervas daninhas pela raiz para evitar que a grama volte a crescer.
- Top dress. Os especialistas têm opiniões diferentes sobre a necessidade de fertilização da rúcula. Em média, a planta é fertilizada 1-2 vezes por temporada, usando principalmente complexos orgânicos. Não se recomenda o uso de composições minerais, pois a cultura já absorve bem os nitratos, que, devido ao curto período de cultivo, não têm tempo de se decompor. Se o local foi fertilizado antes do plantio da rúcula, a fertilização adicional não é necessária.
O cumprimento das recomendações agrotécnicas permitirá que você obtenha um alto rendimento de rúcula.
Rúcula em crescimento no parapeito de uma janela
A rúcula é uma planta despretensiosa que cresce sob a supervisão até de um jardineiro inexperiente. Você pode plantar a cultura tanto em campo aberto quanto em um recipiente especial no parapeito da janela, onde a grama terá tempo de crescer de abril a agosto.
Entre as variedades comuns de plantas na varanda são cultivadas:
-
"Curiosidade";
-
"Mousse de nozes";
-
"Poker";
-
Olivetta;
-
"Setas de Cupido".
Se desejar, você pode cultivar rúcula em casa durante todo o ano, obtendo uma colheita abundante. Isso é especialmente verdadeiro para pessoas que não têm seu próprio jardim ou área suburbana. Cultivar verduras em casa no inverno exige alguns passos.
-
Compre copos de turfa individuais ou potes pequenos.
-
Faça 1-2 orifícios no fundo de cada vaso para organizar a drenagem.
-
Encha o recipiente com solo fértil e compacte levemente o solo.
-
Faça um pequeno recuo no centro.
-
Coloque 2-3 sementes de rúcula.
-
Polvilhe a sementeira com terra.
-
Água em abundância.
Em seguida, você precisa cobrir o pote com plástico por algumas semanas e colocá-lo em um local quente e ensolarado. As mudas, quando bem plantadas, aparecerão rapidamente.
Quando as folhas estiverem velhas, você pode cortá-las e plantar as sementes novamente.
Jardineiros experientes conhecem alguns truques que o ajudarão a conseguir uma colheita saborosa e suculenta.
-
Não espere até que a rúcula comece a formar um pedúnculo. As folhas dessa planta adquirem um sabor amargo. Portanto, é melhor cortar os verdes antes de florescer. Isso geralmente é feito quando o comprimento das chapas é de 10 cm.
-
Ao receber arbustos densos, é necessário cortar apenas parte das folhas deles, deixando placas jovens. É importante que sempre haja pequenas folhas verdes no tronco.
-
Apenas folhas frescas de rúcula podem ser comidas. Se as folhas cortadas permanecerem, elas devem ser embrulhadas em filme plástico e colocadas na geladeira. E também as folhas podem ser transferidas para uma jarra de água.
-
Não é necessário plantar um grande número de sementes de rúcula de uma só vez ao crescer em casa. É melhor cortar primeiro as folhas novas das folhas já maduras e só depois voltar a semear. Então, sempre haverá grama fresca sobre a mesa.
A rúcula é uma planta atraente e fácil de cultivar e manter, adequada para o cultivo tanto no jardim como em estufas ou em casa.
O comentário foi enviado com sucesso.