Tudo sobre rudbeckia peludo
Muitos moradores de verão gostam de diversificar seu jardim com belas paisagens compostas por flores. Para essas soluções de design, você pode usar plantas perenes e anuais. Mas uma das flores mais queridas, que definitivamente tem estado nos jardins dos floricultores, é a rudbeckia.
Descrição
A primeira menção da flor data do século XVIII. Rudbeckia é mencionado na poesia de escritores americanos. A pátria da planta é a América do Norte, onde crescem cerca de 15 espécies de rudbeckia, incluindo rudbeckia peludo. A planta deve seu nome ao botânico americano Charles Linnaeus, que batizou a flor de Rudbeckia em latim. Ao mesmo tempo, ele prestou homenagem a um de seus professores - Olaf Rudbek.
Ao descrever as variedades em suas obras, Charles Linnaeus observou que a flor é resistente ao frio, assim como aos extremos de temperatura. Isso é inerente apenas às espécies perenes. Em suas obras, ele também mencionou e descreveu o tamanho e a forma da planta. Ou seja, a altura do rudbeckia chega a 50-60 cm. É típico que um arbusto esteja em crescimento ativo e exuberante. Quando totalmente maduros, os caules tornam-se rígidos e ramificados.
As folhas variam em tamanho. Na parte superior do arbusto, pequenas folhas são formadas com uma ligeira pubescência e uma borda estriada, a superfície é fosca. Folhas maiores são formadas na parte inferior. A pubescência e as nervuras das bordas são mais pronunciadas neles. As folhas são oblongas e de forma alongada, têm um nariz afilado.
As flores são recolhidas em cestos de flores com um diâmetro de 6 a 8 cm. Todos eles são formados no topo das hastes. A peculiaridade do cesto é que se torna invulgarmente convexo na altura da floração.
Floração alongada. Muitos jardineiros notam que os primeiros botões florescem em meados de julho e os últimos em setembro. A planta floresce no final de outubro.
Variedades
Rudbeckia peluda é uma subespécie da grande classe de flores de rudbeckia. Vale a pena prestar atenção na hora de escolher uma futura planta. A espécie em si é dividida em algumas subespécies, que diferem em tamanho, frutificação (anual e perene), bem como na época de floração.
- A variedade mais popular é considerada rudbeckia miniatura chamada "Toto". Isso também inclui "Toto Mix" e "Toto Rustic". A altura do arbusto será de apenas 25-30 cm. As folhas são redondas, grandes e inclinadas para o solo. Este tipo é muito adequado para cultivo em apartamentos com varanda ou no peitoril de uma janela. Os potes ocupam pouco espaço e os buquês vão deliciar-se com a sua aparência.
- Se você gosta de botões incomuns e brilhantes, pode parar sua escolha em variedade "aguardente de cereja"... A altura do arbusto não ultrapassará 50 cm e seus caules são finos, mas fortes. Os botões são de cor cereja. Em alguns lugares, prevalecerá um tom de cereja, que, por assim dizer, desce pelas pétalas até um centro púrpura rico e escuro.
- "Black Eyed Susan" é um clássico entre as variedades. É bastante popular entre os floristas novatos. O verdadeiro nome da variedade é "Goldsturm". O caule tem 70 cm de altura e os botões são grandes, com 10 a 15 cm de diâmetro. Eles são de cor amarela brilhante, com um certo brilho de laranja.
- A próxima espécie cultivada por residentes de verão é Rudbeckia "Maya"... Como Toto, Maya é um arbusto anão. A altura é de 30-40 cm, os botões têm 8-10 cm de diâmetro, as flores são de cor amarelo dourado, são duplas e estão muito densamente localizadas no arbusto.
A cultura também é adequada para o cultivo como planta de casa.
- Uma das mais belas variedades de rudbeckia é considerada variedade "Moreno"... A planta é perene. Possui rebentos altos e direitos, com uma altura de 60-70 cm, e as folhas são centrais, ovais ou ovóides, oblongas. Os botões têm um diâmetro de 15-17 cm e as flores são pintadas em 2 cores. As bordas das pétalas são mais freqüentemente amarelas, laranja ou marrons, mas a segunda metade, que está localizada mais próxima ao centro, tem uma cor mais escura (roxo-preto, marrom escuro ou amarelo tubular).
Plantar e sair
Rudbeckia não é muito exigente. Pode crescer em qualquer terreno. Mesmo assim, vale a pena dar preferência a solos franco-arenosos com uma acidez de 5-6,5 pH. A cultura tolera muito bem uma seca curta, mas não na época do ovário do botão e no início da floração. É melhor manter o solo úmido durante esta estação de crescimento. Rudbeckia é fácil de crescer a partir de sementes. A semeadura ao ar livre deve ser em maio ou junho, dependendo da região de cultivo e das condições climáticas. Mas há também outra opinião dos moradores do verão, que recomendam primeiro a germinação da cultura em caixas de mudas e só depois plantar arbustos, cuja altura já chega a 10-15 cm.
A semeadura deve ser realizada no final de fevereiro - início de março. As sementes são primeiro mergulhadas em água para determinar se estão vazias. E então eles simplesmente semeiam no solo a uma profundidade de 1 a 1,5 cm. Você também pode comprar mudas em lojas especiais ou viveiros. As plantas germinadas podem ser plantadas no solo durante o verão, exceto em dias particularmente quentes. A planta criará raízes bem em um novo lugar. A distância recomendada entre arbustos deve ser entre 30 e 50 cm, dependendo da variedade. Essa distância é necessária para que o sistema radicular se desenvolva bem, de forma ativa, e os próprios caules não interfiram entre si.
Após o plantio, o solo ao redor pode ser coberto com casca. A casca é picada finamente e colocada em uma pequena camada ao redor do arbusto. Este procedimento ajudará a reter a umidade e evitar a germinação de várias ervas daninhas.
O cuidado posterior com a cultura não é muito difícil. Inclui:
- rega;
- curativo superior;
- remoção do excesso de folhagem e botões murchas;
- liga (se necessário).
A rega é efectuada tendo em consideração as condições meteorológicas, a precipitação, a disponibilidade de cobertura morta e a qualidade do solo. É necessário estar atento a todos esses fatores, pois com um forte excesso de umidade, a rudbeckia começará a desbotar gradativamente. A água é aplicada ao redor do arbusto, diretamente no solo, mas é importante não entrar nas folhas. Além de componentes úteis no solo, a planta deve ser alimentada regularmente com vários fertilizantes líquidos. É melhor escolher um complexo mineral que ajude os caules a se desenvolverem ativamente. O curativo de cobertura é aplicado a cada 2-3 semanas. Este último cai no final de agosto.
A preparação para o inverno começa assim que o último botão florescer. Embora se afirme que a cultura tolera baixas temperaturas até -20 ° C, ainda é necessário cortar os arbustos, deixando apenas alguns centímetros do solo.
Reprodução
Rudbeckia pertence a variedades silvestres, ou seja, invasivas. Eles se reproduzem de forma independente no site. E, talvez, eles possam começar a deslocar agressivamente outras variedades de flores. Portanto, alguns jardineiros não enfrentam o problema da propagação da cultura. Pelo contrário, alguns procuram uma oportunidade para travar o seu crescimento. Mas às vezes é necessário mover parte do jardim de flores para outro lugar. É neste momento que todas as flores disponíveis devem ser propagadas. Rudbeckia se reproduz de 2 maneiras: pela semente e pela divisão do arbusto.
Se tudo estiver claro com as sementes, vamos nos concentrar um pouco na divisão. A divisão é feita no momento em que o mato começa a perder folhas. Isso significa que é robusto o suficiente. É melhor realizar este procedimento no início da primavera ou no outono. E também alguns moradores de verão simplesmente dividem o arbusto com uma pá, ou seja, cavam e cortam a planta com ela. O tubérculo resultante terá muitas raízes, o que dará um grande número de novos brotos no próximo ano.
O comentário foi enviado com sucesso.