Tudo sobre rudbeckia dissecada

Contente
  1. Descrição
  2. Tipos e variedades
  3. Plantar e sair
  4. Reprodução
  5. Doenças e pragas

Tudo sobre rudbeckia dissecado são informações extensas sobre uma planta que pertence à família Aster (mais de 40 espécies). O conhecimento das flores anuais, bienais ou perenes, comuns nos continentes europeu, norte-americano e africano, em estado selvagem, pradarias, ajudará no cultivo de rudbeckia dissecada. Vamos descobrir tudo sobre as plantas cultivadas como despretensiosas plantações ornamentais ou que se espalham por meio de fortes rizomas e se desenrolam nas periferias de aldeias, extensas propriedades privadas.

Descrição

K. Linnaeus, que homenageou o Professor Rudbeck no processo de descrição da espécie, não achava que as flores de uma planta com núcleo preto se tornariam comuns e amadas em diferentes países do mundo, numerosos híbridos apareceriam, e seria simplesmente impossível imaginar um belo jardim de flores sem rudbeckia. A parte interna convexa do rudbeckia e suas inflorescências pitorescas não são os únicos motivos de sua popularidade.

O crescimento elevado e a longa floração desta planta, principalmente as variedades perenes resistentes aos invernos frios e gelados de clima temperado, a distinguem de muitas variedades ornamentais semelhantes.

Rudbeckia dissecada - a fonte de material para a famosa variedade "Bola de ouro". Os rudbeckia peludos e brilhantes também são motivo de variedades híbridas, bicolores e envolventes, como as envidraçadas pelo sol, raramente são encontradas na criação cultivada. Eles podem ser encontrados entre os admiradores devotos deste gênero ou da família Asteraceae.

O rudbeckia anual ou perene na natureza assemelha-se a um arbusto devido ao seu crescimento alto e caules fortes. Na floricultura decorativa, é descrito como uma planta:

  • atingindo uma altura de meio metro a 3 m;

  • com caules simples ou caprichosamente ramificados, lisos ou com penugem dura;

  • com folhas de tamanho variável (5-25 cm);

  • com massa vegetativa inteira, separada em forma de pino, oval ou em forma de ovo;

  • tendo inflorescências-cestos, grandes em tamanho, com uma bela cor combinada ou monocromática;

  • com um receptáculo cilíndrico convexo e brácteas agudas.

Na gama de cores, podem-se encontrar tonalidades e combinações de cores incomparáveis, principalmente brilhantes (amarelo, laranja nas flores marginais e preto, marrom, com matiz roxo nas flores tubulares, bissexuais medianas). O fruto-semente, muitas vezes com uma pequena coroa, oblonga, não tem outra finalidade. A floração dura cerca de dois meses, mas pode durar mais dependendo da variedade e do clima da região onde a planta é plantada.

Tipos e variedades

Todos os híbridos e variedades - o resultado do trabalho árduo da natureza e dos criadores - são difíceis de listar. Alguns deles são encontrados em condições naturais, mas também são culturais, difundidos e raros, que só podem ser encontrados em canteiros de flores ou jardins frontais. A planta se espalha por rizoma em grandes áreas do terreno, portanto, às vezes é limitada imediatamente após o plantio.

Quem não consegue dedicar muito tempo ao plantio fica satisfeito com a resistência ao frio, a despretensão e os brotos de longo prazo. Eles se orgulham das flores que florescem no meio da estação quente e aparecem com uma freqüência invejável antes do início do frio. Existem muitas variedades de sementes de rudbeckia disponíveis na loja de flores.

Aqui estão os habitantes mais frequentes de canteiros de flores.

  • "Gold Spring" ou Goldquelle ("Goldquelle") - planta alta, ramificada, perene com flores duplas (ou semi-duplas), resistente ao inverno e com floração longa.

  • "Golden Ball" ou "Goldball" - uma herbácea perene popular entre os russos, em boas condições atingindo 2 m de altura, com cestos multipétalas de até 10 cm de diâmetro, verde-amarelo, florescendo até a geada.
  • "Fonte Dourada" ou "Fontaine Dourada", erroneamente considerado em algumas fontes como sendo análogo à "Fonte Dourada". A variedade possui alguma semelhança externa, mas não atinge mais de 1 m de altura.
  • Rudbeckia brilhante (radiante), com inflorescências de uma cor combinada (pétalas tubulares roxas escuras e laranja liguladas) - também perenes, baixas (até 70 cm).
  • "Golden Storm" e "Golden Star" - médio-alto, com inflorescências grandes. Eles são freqüentemente chamados de margaridas de jardim pelos amantes.

Existem outras variedades - "Marmelada", "Glossy", "Yantar", "Green Magician", que são menos comuns, requerem mais atenção ou são utilizadas apenas em camas de grupo. Por exemplo, o “Green Wizard” requer um espaço aberto e iluminado, poda regular de flores secas, mas parece um cone com pequenas pétalas verdes.

A "bola de ouro" é a variedade mais comum de rudbeckia dissecada, é utilizada em paisagismo, sebes enobrecem e paredes nuas de casas, amarrada a treliças e estacas para ordenar o zoneamento de uma pequena área.

Plantar e sair

Solos densos, argilosos e alagados não são adequados para esta planta. Rudbeckia prefere áreas iluminadas, mas também cresce em sombra parcial, onde a luz é difusa.

Na primavera, ela precisa de um pouco de fertilizantes complexos; em uma seca, a rega periódica é necessária. Ao mesmo tempo, retirando inflorescências secas, pode-se evitar a formação de uma fruta e estender o período decorativo.

Reprodução

As sementes são as espécies reprodutoras mais procuradas para rudbeckia. À venda estão variedades simples e de elite como "Mocha", "Trehlopastnaya", "Cappuccino" e "Roxo". Mas alguns deles são anuais híbridos e perenes são plantados em terreno aberto ou para mudas. O segundo método permite obter a floração imediatamente, o primeiro só dará resultados no ano seguinte. A semente é plantada no início da primavera ou início de abril, dependendo do método escolhido.

A disseminação da planta por rizomas exige sua limitação, mas você pode mudar periodicamente a planta para outro local para rejuvenescimento e ao mesmo tempo dividir os rizomas para obter novas plantações.

Em viveiros, você pode comprar rudbeckia em vasos - para transplante o ano todo ou para fins decorativos.

Doenças e pragas

A suscetibilidade a doenças e pragas surge em condições extremas que enfraquecem a imunidade natural. Na seca, a rudbeckia pode ser invadida por pulgões ou ácaros. O aparecimento de oídio - uma doença fúngica - é inevitável com um excesso de umidade permanente. Os produtos químicos podem ser usados ​​contra as pragas e o tratamento preventivo com fungicidas pode ser realizado contra o fungo e o alagamento pode ser evitado. Se o fungo aparecer, só há uma saída - a destruição da planta afetada.

Rudbeckia dissecada é uma decoração de jardim de flores. A planta é muito pitoresca, muitos produtores a usam para decorar canteiros de flores.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário