Placa de cobertura: descrição e aplicação
A gama moderna de materiais de impermeabilização e coberturas foi concebida para inúmeras aplicações. A maioria dos produtos é vendida em rolo para facilitar o transporte e a instalação. Apesar da grande variedade de análogos, o conhecido produto chamado papel para telhado ainda é relevante.
O que é isso?
O papel para telhados é oficialmente considerado um tipo de material para telhados. É um material durável produzido em rolos. Um tipo especial de papelão foi inventado há muito tempo e é vendido em qualquer loja de ferragens. Para que o revestimento tenha as características técnicas necessárias, o cartão especial de carvão é tratado com impregnação à base de alcatrão. Também é utilizado na fabricação de cavacos minerais ou areia.
Hoje, grandes fabricantes e empresas iniciantes estão engajados na produção desse material. Existem várias variantes deste produto, que diferem em finalidade e características técnicas.
Alguns tipos são ótimos para proteger edifícios da umidade, outros são usados para telhados.
O papel para telhado não pode se orgulhar de um indicador de alta resistência, mas é acessível. Se o revestimento se tornar inutilizável, você pode substituir esta área sem nenhum custo especial. O material é freqüentemente usado para estruturas temporárias. Ao erguer estruturas de capital, é recomendável fazer uma escolha em favor de materiais mais fortes e resistentes ao desgaste.
Por muitos anos trabalhando com este material, os especialistas identificaram suas vantagens e desvantagens. Ao trabalhar com papel alcatrão, você não precisa ter habilidades e habilidades especiais. O peso do material é pequeno, por isso não é difícil trabalhar com ele. Também pode ser usado para estruturas que não suportam alta pressão.
A excelente flexibilidade permite colocar o produto em diferentes ângulos. Com sua ajuda, você pode proteger o edifício da umidade, condensação e precipitação.
As telhas são geralmente escolhidas para pequenos edifícios, como galpões, garagens e outras estruturas.
Como desvantagens, além do baixo indicador de confiabilidade e resistência, é possível notar a inflamabilidade. Além disso, este produto tem resistência insuficiente a fatores externos.
Embora a impermeabilização seja feita em cobertura, a proteção não será a ideal. Sob a influência de baixas temperaturas, o material perde a elasticidade e fica coberto de fissuras. Neste caso, recomenda-se a instalação em várias camadas.
Outro aspecto negativo são as baixas qualidades estéticas. Devido à sua aparência áspera e pouco apresentável, o papel para telhado não é usado para decoração. Normalmente, este produto está disponível nas cores preto ou cinza escuro.
A anotação! Existem dois tipos de produtos: coberturas e impermeabilizações.
Qual é a diferença do material de cobertura?
Exteriormente, é quase impossível distinguir um material de cobertura de outro, embora haja uma diferença significativa entre eles. Está nas características técnicas de cada produto. Assim como o feltro para telhados, o material para telhados é feito à base de papelão, mas não é impregnado com uma composição de resina, mas com betume líquido, como resultado do que as propriedades de desempenho do material para telhados tornam-se mais altas em comparação com o papel de alcatrão para telhados. Devido ao aumento da praticidade e confiabilidade, o primeiro tipo de produto pode ser utilizado na construção de estruturas duráveis.
Especificações e marcas
Um produto de qualidade é necessariamente fabricado de acordo com os padrões estabelecidos. As empresas russas aderem ao GOST 10999-76.
Os fabricantes modernos oferecem quatro opções para este material.
- O nome é tar-skin (tela lisa, sem poeira). A camada superior está faltando. Marca - TK 350. Âmbito de utilização - barreira de vapor e decoração de telhados. Peso (1 metro quadrado) - 350 gramas.
- Nome do produto - impermeabilização. Falta de camada superior. Marca - TG 350. Finalidade principal - impermeabilização. Peso - 350 gramas.
- O nome é um material coberto de areia (granulação fina). Este tipo de produto pode ser identificado por uma camada protetora especial de areia de quartzo, sendo utilizada também uma película de agente impregnante, aplicada nas duas faces. Marca - TP 350. Âmbito de aplicação - coberturas de coberturas de estruturas provisórias ou dilapidadas, podendo também utilizar apenas como primeira camada para outros tipos de coberturas modernas. Peso - 350 gramas.
- O nome oficial do material é apenas cobertura de granulação grossa. A superfície do relevo pode ser apontada como a principal característica distintiva. Em ambos os lados, o material é coberto com alcatrão duro. Marca - TVU 420. Variantes de utilização - como base para outros produtos de cobertura ou coberturas de estruturas provisórias. Peso - 420 gramas.
Estas são as variedades mais comuns e amplamente utilizadas. Também à venda você pode encontrar selos com um curativo especialmente grosso na frente da folha. Notas - TG 300 e TKK 400.
A anotação! Profissionais que trabalham com diversos materiais de construção e acabamento há vários anos são aconselhados a examinar cuidadosamente a qualidade da aspersão. Quaisquer impurezas podres são excluídas.
Onde é usado?
O papel para telhado é usado em vários campos, dependendo do revestimento e de outras qualidades do material.
- O principal uso é a cobertura de telhados. O produto de granulação grossa encontrou seu caminho em telhados planos.
- O papel para telhados com revestimento arenoso é adequado para impermeabilizar a fundação. Também é usado na indústria da construção para consertar vazamentos ou realizar outros reparos.
- Material impermeabilizante é utilizado para banheiros. Pode ser colocado por baixo dos ladrilhos.
- A base para um telhado multicamadas.
Como instalar a cobertura?
Para aproveitar ao máximo todas as qualidades do material, é necessário aprender a colocar corretamente o papel de telhado. Se todas as condições forem atendidas, o telhado permanecerá intacto e durará cerca de três anos. Apesar de o processo de assentamento deste material ser bastante simples, é necessário realizar todas as etapas de trabalho necessárias.
O telhado pode ser colocado em diferentes bases: concreto de concreto, madeira, concreto. Os especialistas recomendam usar o produto apenas para telhados planos e aqueles cuja inclinação não ultrapasse 12 graus.
A instalação deve ser realizada em uma estação quente e seca.
- Primeiro você precisa remover o revestimento antigo (se houver). A base é completamente limpa e nivelada se necessário. Se a cobertura tiver estrutura de caibro, é necessário consertar a antiga ou fazer um novo caixote.
- No caso em que a base é em laje de betão armado, a betonilha é feita com uma solução de cimento e areia.
- Como primeira camada para o telhado, você precisará apenas de TK 350 (couro). Um produto com pó fino também é adequado. É melhor usar o TAK 420 para decorar a camada superior.
- Para colar a tela na base, você precisa de mástique de alcatrão. Você também pode usar klebemass. Uma grande seleção de formulações especiais pode ser encontrada no mercado.
- Antes do assentamento, o material do rolo deve ser desenrolado e dividido em partes com as dimensões exigidas. Ao seccionar, lembre-se de que a instalação deve ser realizada ao longo do telhado.
- Se decidir usar panos de pó fino para a primeira demão, é aconselhável lixar apenas de dentro para fora. Você pode tornar a superfície mais lisa com uma espátula ou uma escova dura.Na parte frontal, recomenda-se processar as telas, mas apenas até a largura da sobreposição (cerca de 10 centímetros).
- Antes de aplicar na base, o adesivo é aquecido e aplicado em uma camada uniforme. O tamanho ideal é de cerca de 2 kg por metro quadrado.
- O material da cobertura, cortado ao longo da folha, é colocado na ripa e pressionado contra a base. A cobertura deve ser cuidadosamente alisada para que adira com segurança. O assentamento deve ser feito com uma sobreposição.
- Para que as telas mantenham sua integridade pelo maior tempo possível, elas devem ser processadas adicionalmente com mástique e pressionadas contra a caixa ou outra base. Certifique-se de que nenhuma bolha apareça durante o processo de instalação.
- Para fixar as telhas, barras de madeira são pregadas em cima delas. Eles podem ser triangulares ou quadrados. Tamanho - 5 x 5 centímetros. A distância entre eles deve ser menor que a largura do material de cobertura em 10 centímetros.
- A segunda folha deve ser montada de forma que suas bordas fiquem planas nas barras. Para consertar, use pregos especiais para telhados. Se tudo for feito corretamente, a junção das duas telas ficará localizada na barra.
- Para sobrepor a junta, tiras de papel de alcatrão são coladas sobre ela, dobradas ao meio. Eles também são fixados com pregos de telhado a uma distância de 5 a 6 centímetros.
- Em encostas e cornijas, o material é colocado sob a caixa e preso com pregos. O cume é decorado com tábuas. A última etapa é o tratamento com uma composição anti-séptica.
O comentário foi enviado com sucesso.