Revisão e aplicação de material de cobertura RKP 350
O material de cobertura é um dos materiais de cobertura mais comuns e baratos. Ao mesmo tempo, sua instalação não requer muita experiência e uma ferramenta especializada, portanto, é simples e rápida de realizar por conta própria com um mínimo de assistentes. Vamos falar sobre um dos tipos mais comuns de material de cobertura em nossa análise.
Especificações
Para a construção de uma cobertura prática, cuja vida útil se concentra em um período de até 5 anos, utiliza-se frequentemente o material de cobertura RKP 350 ou RKP-350b. Suas características técnicas, espessura e peso correspondem ao atual GOST 10923-93 ou TU do fabricante. Esse material de telhado também pode ser usado como uma camada impermeável para isolamento de umidade da fundação.
A praticidade e confiabilidade do RCP 350 se deve à sua estrutura.
A base do material de construção é o papelão com densidade de 0,35 g / m². m. É impregnado com betume líquido de baixo ponto de fusão e, em seguida, uma camada de betume de alto ponto de fusão é aplicada à superfície e polvilhada com migalhas duras de magnetal e xisto. O resultado é um material de cobertura razoavelmente orçamentário, mas de alta qualidade com propriedades técnicas excepcionais. Os parâmetros de operação do material RKP-350 permitem sua utilização na cobertura das mais diversas configurações, com qualquer inclinação e ângulo de inclinação.
Parâmetros de rolagem:
-
largura - 1 m;
-
área - 15 sq. m, o desvio permitido não é superior a 5 sq. m;
-
peso - 24 kg.
Neste caso, o peso da camada de cobertura é de 800 g / sq. m, e resistência à ruptura - 28 kg / s. A resistência ao calor do telhado cai abaixo de 80 g em 2 horas. Impermeabilização - 72 horas.
Marcando
É possível determinar os principais parâmetros funcionais do material de cobertura a partir da decodificação de sua marcação. O fabricante aplica sinais convencionais e, assim, revela suas propriedades técnicas básicas. Com relação ao material de cobertura RKP-350, a abreviatura indica as seguintes características operacionais do material.
P - tipo de material de construção, material de cobertura.
K - âmbito de operação, feltro para telhados.
P - pó empoeirado. Pode haver letras indicando pó:
-
M - granulação fina;
-
K - granulação grossa;
-
H - escamoso.
A designação digital reflete o indicador de densidade da base de papel usada para a produção de material de cobertura.
Respectivamente, A marcação RKP-350 significa que temos diante de nós um feltro para telhados com um pó semelhante ao pó, obtido por impregnação de uma folha de papelão com densidade de 0,35 kg / m2. m.
Qual é a diferença do RPP 300?
O material de cobertura de todas as variedades é obtido de papelão durável tratado com produtos de petróleo de baixo ponto de fusão e refratários. Esta técnica de produção permite obter um material de fácil instalação e com elevada impermeabilidade. Para otimizar as propriedades de trabalho, giz, argila e outros componentes minerais são frequentemente adicionados à camada de betume superior - isso torna possível aumentar a resistência ao calor do material de construção.
Existem dois tipos principais de feltro para telhados.
-
Resina - insubstituível como impermeabilizante em uma fundação, pode ser utilizado como camada interna de uma estrutura de cobertura. Para sua produção, leve papelão com densidade de 300 g / m². m.
-
Cobertura - este tipo de feltro de cobertura no bolo de cobertura é amplamente utilizado como acabamento. É feito de papel com densidade de 0,35 kg / m2. m.Do lado de fora, é polvilhado com areia de quartzo ou mica triturada.
Assim, a principal diferença entre os materiais de cobertura RCP 350 e RPP 300 está na base de papelão a partir da qual o material de cobertura é feito. Isso leva à variabilidade do escopo de uso dos materiais.
Assim, o material de cobertura da marca RPP-300 encontrou sua aplicação como substrato para elementos da estrutura da cobertura, sendo que o RKP-350 é colocado apenas na última fase de instalação.
Existem também outras diferenças.
-
O comprimento do rolo RPP-300 é de 20 m. Isso é 2 vezes mais do que o parâmetro correspondente de variedades de coberturas com largura igual de 1 m.
-
A área de superfície de revestimento de um rolo RPP-300 é de 20 m2.
-
Peso da camada de cobertura RPP 300 - não mais do que 500 g / m2.
-
Resistência à ruptura - não inferior a 22 kgf.
Âmbito de aplicação
Um uso generalizado de material de cobertura é a cobertura. Em raras situações, é usado para criar bases de tiras de impermeabilização. O objetivo principal desse material de cobertura é proteger a base do telhado dos efeitos da neve, chuva e outras precipitações. As áreas básicas de aplicação incluem:
-
material de forro;
-
isolamento hidráulico e térmico das camadas externa e interna da cobertura;
-
Tiras de impermeabilização de fundações de edifícios para diversos fins;
-
trabalho de reparação.
Os fabricantes modernos, além da versão básica do RCP-350, oferecem seu RCP 350-0 modificado. A resistência à tração deste material é inferior à do RCP convencional, e o pó adicional inclui apenas um pó de talco triturado sem a adição de aparas de pedra. Um material semelhante é usado estritamente nas seções inferiores da estrutura do telhado. Para os superiores, costumam levar a modificação básica do RCP 350 - tem um pó muito mais forte, e a capacidade de quebra é maior.
O material de cobertura pode ser usado para providenciar o isolamento de umidade para fundações de todos os tipos de edifícios. No entanto, neste caso, você precisa saber que o RCP 350 é capaz de proteger contra umidade. Mas é impotente contra o nível elevado de água subterrânea.
Recursos de instalação
Para colocar o material de cobertura, você precisará de um queimador a gás com um cilindro e um rolo. Antes de iniciar os trabalhos de disposição do telhado, o rolo deve ser desenrolado e mantido em superfície horizontal por pelo menos um dia. Se não houver oportunidade de colocar o material dessa forma, você pode fazer o contrário: desenrole o rolo e, em seguida, role-o na outra direção.
Essa preparação ajuda a eliminar todas as dobras e dobras nas tiras. É muito mais fácil colocar o material preparado desta forma.
Todos os trabalhos de cobertura com feltro só podem ser realizados a uma temperatura ambiente de pelo menos –5 graus Celsius. Se a situação exigir trabalho em baixas temperaturas, primeiro você precisa manter o material em um local fresco por pelo menos 20-25 horas.
Antes de iniciar o trabalho, você deve preparar cuidadosamente a base. Deve ser liso, seco, isento de gorduras, resinas, resíduos de betume e outras sujeiras. Em seguida, a superfície é tratada com um primer, só depois é possível proceder diretamente à instalação do material de cobertura.
Primeiro, a camada de revestimento é colocada e, em seguida, a camada principal é colocada. A instalação é feita com queimador, aquecendo-se tanto a base sólida como a própria tela. A cobertura do telhado é puxada do ponto mais baixo do telhado, enrolando o rolo para cima. Normalmente, a superfície do telhado envolve a instalação de 3-4 camadas de RKP-350. Os lençóis devem ser colocados de maneira que as costuras das diferentes camadas não coincidam.
Para aumentar as características de impermeabilização do revestimento, a tela deve ser sobreposta em 10-15 cm.
Após a fixação, o material de cobertura é enrolado com um rolo. A secagem completa demora de um a 3 dias, dependendo das condições climáticas. O telhado está pronto, só falta inspecionar o revestimento uma vez a cada seis meses e cobrir as fissuras que surgiram com o betume líquido em tempo hábil.
Transporte e armazenamento
Hoje é muito difícil imaginar a construção de dependências sem o uso de material de cobertura. No entanto, este material requer condições especiais de armazenamento e transporte.
Qualquer transporte do material de cobertura RKP 350 é realizado em máquinas abertas, colocando os rolos na vertical em 1 ou 2 filas.
Você pode armazenar rolos apenas em um ambiente seco e quente e sempre na posição vertical. Se eles forem colocados horizontalmente, isso fará com que as folhas grudem umas nas outras. Será difícil estender esse rolo e, durante o processo de instalação, as folhas costumam se rasgar.
A vida útil do material de cobertura não deve exceder 1 ano a partir da data de sua fabricação. Após 12 meses, o material de cobertura deve ser verificado quanto à conformidade com os requisitos básicos de GOST e TU. Se algum desvio for encontrado, ele não pode mais ser usado para seu propósito principal.
O material de cobertura é um revestimento barato que é frequentemente usado na construção de instalações industriais, complexos de armazéns e blocos de utilidades. Um rolo custará cerca de 500 rublos.Para cobrir um telhado de uma área de 50 m2, não serão necessárias mais de 8 peças, levando-se em conta o estoque e a sobreposição - portanto, toda a obra custará 2,5-3 mil rublos. Ao mesmo tempo, o RKP 350 possui elevadas características funcionais, é colocado segundo uma tecnologia simples, portanto, justifica-se a sua utilização como cobertura de baixo custo.
O comentário foi enviado com sucesso.