Material de cobertura para coberturas onduladas

Contente
  1. Qual deve ser o material de cobertura?
  2. É possível colocar papelão ondulado?
  3. Etapas de instalação

O artigo descreve as sutilezas de colocar material de cobertura sob a placa de papelão ondulado no telhado. É indicado se a chapa perfilada pode ser colocada sobre feltro sem caixote. São dadas recomendações gerais sobre como colocá-lo.

Qual deve ser o material de cobertura?

O mais importante neste negócio é escolher o material certo. Tendo cometido um erro, será muito difícil corrigi-lo. O tipo clássico de material de cobertura não era suficientemente resistente às mudanças de temperatura. Esta situação foi corrigida graças a desenvolvimentos modernos, a adição de componentes especiais. As últimas gerações desse material não sofrem com o calor nem com o frio, mantendo suas características mecânicas básicas.

Espalhar com uma substância grosseira é freqüentemente usado. Na marcação de produtos acabados, esta circunstância é marcada com a letra “K”. O uso de lascas de pedra garante a adequação do material de cobertura acabado como:

  • camada impermeabilizante;

  • a camada superior do bolo de cobertura;

  • a camada inferior do bolo de cobertura.

O curativo escamoso também é amplamente utilizado. A ardósia de mica é usada para criá-lo. Claro, neste caso, a marcação inclui a letra "CH". Isso mostra que o material é adequado apenas para o nível superior, é estritamente proibido colocá-lo abaixo. "M" significa uma cobertura frontal de granulação fina e permite colocar o material de cobertura na camada inferior e também utilizá-lo como impermeabilizante.

Também é importante distinguir entre o material do telhado e do forro. O número após as letras indica a densidade do material de cobertura. É medido em gramas por centímetro quadrado. É importante considerar que o peso específico de 300 g por 1 cm2 permite a utilização de produtos apenas como forro. Para a superfície, você pode aceitar apenas modificações mais densas.

No entanto, o substrato do material também é importante. Eles podem tomar como base:

  • fibra de vidro;

  • amianto;

  • polímeros especialmente selecionados.

Rubemast é o resultado do desenvolvimento lógico do material de cobertura clássico. Uma camada espessa de betume está localizada sob o papelão. O desempenho aprimorado é obtido por meio da introdução de plastificantes e aditivos especiais. Apesar do baixo custo, o rubemast dura cerca de 15 anos e não é suscetível a fissuras. Eles também podem usar isolamento de vidro.

A diferença da solução clássica é que a base de papelão é substituída por fibra de vidro ou feita de fibra de vidro. A fibra de vidro é usada tanto como forro quanto como camada frontal. Mas a instalação é muito complicada e apenas especialistas treinados podem executá-la corretamente. O feltro autoadesivo para telhados é instalado muito mais facilmente e não requer tais dificuldades. É verdade que a vida útil é muito curta.

O feltro para telhados também é um material para telhados, e não um material separado. Para a impregnação de papelão, utiliza-se em sua composição alcatrão obtido de xisto ou carvão. Os especialistas aconselham colocar apenas em várias camadas. Sua confiabilidade permanece em dúvida. Construtores experientes usam tar, mesmo que apenas como uma solução temporária.

E também sabe mais:

  • glassine;

  • vidro-insol;

  • uniflex;

  • bikrost;

  • isospan;

  • material de cobertura blindado.

É possível colocar papelão ondulado?

Eles começaram a colocar o material de cobertura sozinho há muito tempo - a publicidade desse material é conhecida desde o início do século XX. O baixo custo e a facilidade de manuseio determinam sua popularidade hoje. No entanto, a confiabilidade não é muito alta e, portanto, há um desejo de colocar uma folha perfilada em cima do telhado de feltro de uma casa de campo ou sótão.Então, uma combinação de um substrato confiável e comprovado com proteção externa eficaz deve ser obtida, e a vida útil de toda a estrutura aumentará imediatamente. A atratividade de combinar tais materiais também reside no fato de que o papelão ondulado não possui isolamento acústico em si, e o forro que amortece o som das gotas de chuva será muito atraente.

Mas você precisa entender que, se for instalado material de cobertura, não será muito fácil aplicar papelão ondulado nele. Este trabalho requer atenção e precisão. É muito fácil danificar quase todos os tipos de material de revestimento, exceto os blindados.

Além do mais, você terá que proteger o substrato da umidade com segurança. Caso contrário, pode apodrecer facilmente.

Claro deixar o velho feltro do telhado sob a folha perfilada dificilmente é uma boa ideia. Já estará muito gasto, mesmo que ainda não seja visível externamente. Portanto, a primeira regra é colocar um substrato totalmente novo, e só então o material da face. Antes da instalação, o material da cobertura deve ser protegido do contato com a água e de deformações físicas. É possível montar papelão ondulado sem caixa apenas em locais onde não haja calor de verão, caso contrário, o material da cobertura se deforma em dias quentes.

É muito difícil desmontar o revestimento antigo. Literalmente "gruda" às vezes, e sua remoção após vários anos de operação é quase impossível. Mas você ainda precisa fazer isso, porque se as diferenças de temperatura forem grandes o suficiente, condensação pode se formar no interior. Mesmo quando as condições permitem que o revestimento permaneça o mesmo, medidas de proteção especiais devem ser tomadas. Sobre o material antigo da cobertura é pregada uma contra-grade de ripas e uma barra adicional de contra-grade (com impregnação obrigatória com anti-sépticos), o que evita a formação de condensação devido ao vão ventilado.

Etapas de instalação

Uma vez que já foi decidido colocar um novo material de cobertura sob o papelão ondulado, é muito importante colocá-lo corretamente. A ordem geral aqui praticamente não difere daquela que é usada para acabamento frontal com material em rolo. Eles começam com uma inspeção e avaliação visual das condições do telhado.

Importante: uma nova camada não pode ser colocada sobre a anterior. Isso não só não permite otimizar a impermeabilização, mas também atrapalha a uniformidade da instalação.

O revestimento anteriormente desnecessário é removido com uma grande faca ou cinzel. É útil cortar o material com um machado. A superfície sobre a qual o assentamento será realizado deve ser refinada por:

  • furos de vedação com espuma de poliuretano;

  • cortar o excesso congelado dessa espuma;

  • revestimento com mistura de cimento-areia;

  • processamento de pequenas fissuras com vidro líquido.

Se tudo estiver bem com o telhado e o alinhamento não for necessário, espalhe a aroeira (não muito grossa). Em seguida, colocam o próprio material de cobertura de acordo com as instruções do fabricante. A primeira camada é disposta com uma sobreposição de 150-200 mm. As seções finais são enfiadas sob a borda e fixadas com pregos de ardósia por meio de uma ripa de madeira; pontos de drive-in com passo de 500 mm. Avançar:

  • esfregue a superfície com mástique;

  • colocar a segunda camada (se necessário, com uma sobreposição sobre a crista);

  • dobre as bordas novamente;

  • a superfície preparada é tratada com mástique (as camadas finais são deslocadas pela metade).

Veja o vídeo sobre a colocação do papelão ondulado no telhado.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário