Material de cobertura RKK 350
O material de cobertura como material para arranjar o telhado entrou em uso durante o período de escassez total da era soviética, quando o alcance no mercado era limitado por ele e ardósia. Nas condições modernas, a competição aumentou, mas isso não reduziu a demanda por este material acessível, mas prático. A cobertura RKK-350 conquistou o reconhecimento dos usuários, é utilizada para formar a camada superior da estrutura do telhado em prédios agrícolas e estruturas de finalidade semelhante.
Especificações
Não é segredo que a qualidade da cobertura e a duração do seu serviço dependem diretamente das características de desempenho dos materiais utilizados na sua montagem. Para que a estrutura da cobertura funcione por pelo menos 10 anos, é necessário o uso de revestimentos de alta qualidade - incluindo material de cobertura da marca RKK-350. O processo de fabricação deste material, assim como sua espessura, dimensões e propriedades físicas e técnicas são regulados pelo GOST e especificações técnicas (TU) adotadas pelo fabricante.
Cada rolo de RKK-350 tem os seguintes parâmetros operacionais:
- largura - 1 m, os padrões permitem flutuações de até +/- 5 cm;
- comprimento - 10 m, o desvio permitido deste valor não deve exceder 5 mm em uma direção ou outra;
- a área do material de 1 rolo é de 10 m2, o parâmetro pode desviar-se deste valor em não mais do que 0,5 m2;
- 1 rolo de RKK-350 tem massa de 27 kg, desvios da massa do valor regulado não são considerados um sinal de casamento;
- o peso de 1 m2 de cobertura não deve ser inferior a 800 g;
- o material de cobertura desta marca possui propriedades de impermeabilização excepcionais - o parâmetro de absorção de água é de 2% ao dia;
- de acordo com os requisitos do GOST, a resistência à tração não pode ser inferior a 32 kg / s.
Prestamos atenção especial ao fato de que as características do RCC podem se deteriorar devido ao não cumprimento das regras de armazenamento. Ao comprar material de construção e acabamento em uma empresa comercial, certifique-se de que os rolos estejam na vertical.
Se eles foram dobrados horizontalmente, isso leva à adesão de camadas individuais umas às outras - esse tipo de material de cobertura é muito difícil de desenrolar e, quando separado, pode se rasgar.
Composição
A decodificação da marcação RKK significa: cobertura de feltro com revestimento de granulação grossa. O material é caracterizado por um maior grau de higrostabilidade, isto é garantido pela aplicação multicamadas de vários tipos de betume à base.
Vários componentes são usados na produção, eles se complementam e, assim, aumentam os parâmetros técnicos do material.
- Curativo grosso - a superfície do RKK é coberta com um curativo granulado, necessário para proteger o material da radiação ultravioleta, choque mecânico externo e encharcamento. Tem uma tonalidade prateada, graças à qual é capaz de refletir até 30–45% dos raios e aquece muito mais lentamente do que o preto.
- Betume refratário - a próxima camada consiste em produtos refinados com uma estrutura densa e um ponto de fusão aumentado. A única desvantagem dessa substância é que no frio ela se torna mais frágil e rachada.
- Papelão para telhados - cartão normalmente usado, tratado com betume de baixo ponto de fusão. Via de regra, utiliza-se a impregnação BNK 45/180, que se distingue pela consistência oleosa e pela cor preta. A absorção de umidade desse cartão não é inferior a 1300% e o período de imersão é de 50 segundos.
- Segunda camada de betume refratário - a camada inferior é necessária para a instalação do RKK na base do telhado. Para isso, o metal refratário é aquecido a 160-180 g., O material fica pegajoso e é fácil de fixar no telhado.
- Poeira empoeirada - consiste em talco-magnesita, usado para prevenir a aderência do material da cobertura durante o armazenamento e transporte.
Âmbito de aplicação
Propriedades técnicas e operacionais excepcionais tornam o material de cobertura RKK-350 um material adequado para formar uma "torta" de cobertura. Possui as características mais vantajosas em termos de preço - qualidade. A principal área de aplicação é considerada a impermeabilização, bem como as obras de cobertura; o material de cobertura é frequentemente utilizado como forro de uma cobertura sólida. Sujeito ao cumprimento das regras e manutenção periódica, tal revestimento pode durar pelo menos 10-12 anos.
Ao mesmo tempo, o material da cobertura é mal protegido de influências adversas externas. Então, já com uma onda de frio até -5 gr. começa a rachar quando é dobrado. Isso limita significativamente o escopo de seu uso em regiões de clima temperado. Em cidades e vilas com invernos rigorosos, este material de cobertura não é recomendado para uso como cobertura principal. A uma temperatura de 200-250 gr. RKK-350 começa a queimar.
Além disso, é instável à ação do fogo, portanto não é utilizado na construção de saunas, banhos e quaisquer oficinas de produção com maior probabilidade de incêndio.
Tecnologia de assentamento
O material de cobertura da categoria RKK-350 pertence à categoria de revestimentos depositados, portanto, é utilizado na fase final de criação de uma "torta" de cobertura. As vantagens de tal telhado são a simplicidade e a alta velocidade de instalação. Para o assentamento, você precisará de uma faca afiada, um queimador de gás e uma mástique de betume. A instalação do material de cobertura inclui várias etapas.
Primeiro, a base do telhado é limpa de toda sujeira e detritos, os restos do revestimento anterior são removidos.
Duas camadas de mástique de betume são aplicadas à superfície preparada e mantidas por alguns dias para secar completamente.
Em seguida, o material do forro é fundido de modo que as costuras entre as tiras individuais não coincidam entre si.
Em seguida, coloque o material de cobertura RKK-350. A instalação começa pela parte inferior, desenrolando cuidadosamente os rolos na direção de inclinação das encostas. Para derreter o material, primeiro a base da cobertura é aquecida com um queimador a gás, e só depois diretamente o RKK.
Importante: Prestamos especial atenção ao facto de os trabalhos de instalação apenas poderem ser realizados a uma temperatura ambiente de 5 graus. e mais alto. Em temperaturas mais baixas, levará muito tempo para aquecer a base do telhado e o próprio betume.
O esmalte deve ser colocado em uma camada, ele é fundido nas folhas de suporte "de forma irregular" para que as costuras das diferentes camadas não coincidam entre si. Para garantir a máxima proteção contra vazamento do telhado, as tiras devem ser protegidas com pesca com mosca de 15 a 20 cm.
Cada camada de cobertura feita de RKK-350 pode substituir pelo menos duas ou três camadas de material de cobertura do tipo forro, que tem baixa resistência à água e baixa densidade. Com a correta instalação da “torta” de cobertura feita de revestimentos impregnados com betume, ela durará de 12 a 13 anos.
Durante a operação, podem aparecer rachaduras na superfície do telhado devido a picos de temperatura e choques. Para prolongar a vida útil da estrutura, inspeções e pequenos reparos devem ser realizados todos os anos, selando quaisquer defeitos que apareçam com o betume líquido.
O comentário foi enviado com sucesso.