Como e de que lado colocar o material de cobertura?

Contente
  1. Qual lado colocar?
  2. Preparação
  3. Como instalar corretamente no telhado?
  4. Como untar as costuras?
  5. Deitado na fundação

O material de cobertura pertence a materiais de construção muito populares e isso tem um fator de baixo custo. Além disso, ele lida bem com as funções que lhe são atribuídas. Para necessidades de reparo de telhados, por exemplo, no país, este material é ideal. Na verdade, o material de cobertura é considerado um papelão denso, tratado com uma composição de betume e enrolado em um rolo. Ou seja, tem que ser colocado. E com qual lado colocar esse papelão especial, como colocar e fixar corretamente, como revestir as costuras, um iniciante neste assunto pode ter dúvidas.

Qual lado colocar?

Anteriormente, o material do telhado era realmente percebido como um papelão bastante denso que havia passado por um processamento especial. Hoje, em maior medida implica uma base de fibra de vidro, o que dá uma força especial e resistência significativa à umidade. O forro da cobertura protege do mau tempo e da precipitação, do estresse mecânico.

Para pisos multicamadas, o material de cobertura do grau K é selecionado, que tem a densidade máxima do material. O eurorruberoide também é produzido hoje: com uma espessura maior e até um ornamento de superfície. O vidro ruberóide, menos sensível às condições meteorológicas, surgiu há relativamente pouco tempo.

Uma das perguntas mais comuns é: "De que lado você deve colocar o piso?" Nas zonas finais do revestimento, o material é colocado com um revestimento áspero. Caso contrário, a qualidade do acoplamento será prejudicada.

Se o método de assentamento a quente for escolhido, quando o mastique de concreto precisar ser derretido, eles fazem o mesmo.

Com o piso planejado de multicamadas do material a frio, o assentamento com migalhas para cima é necessário apenas para a camada superior. Mais precisamente, será obrigatório exclusivamente para ele. Esta posição garante a melhor ventilação necessária do revestimento.

Cada camada subsequente de material é colocada com um deslocamento de 15–20 cm em relação à anterior. E para que a colagem seja uniforme e de alta qualidade, a cola betuminosa durante a aplicação deve ultrapassar a superfície do rolo em pelo menos meio centímetro. O excesso é retirado com faca afiada quando a conexão estiver completamente pronta.

Se o material de cobertura for colocado no telhado da garagem, apenas a tecnologia quente será usada. Nesse caso, é necessário aquecer não um rolo, mas também o piso. Eles colocaram o último em 2 camadas, o segundo - a 90 graus do primeiro. As listras superiores estão localizadas com o lado áspero (esfarelento) para fora. As pontas do revestimento serão fixadas com pregos de ardósia.

Preparação

Um bom telhado plano requer pelo menos duas (e de preferência três) camadas. Assim, ele servirá muito e não exigirá reparos urgentes. Antes de efetuar reparos no telhado, a condição do telhado deve ser avaliada da forma mais objetiva possível. Se o telhado for de concreto, há uma camada antiga de material de cobertura sobre ela, a nova não será empilhada sobre a camada anterior. Isso ainda não otimiza a impermeabilização, mas não será exatamente o suficiente - e dificuldades surgirão.

Se o material de cobertura for montado diretamente em uma laje de concreto ou pedra, a camada superficial de tiras em uma base rígida suportará calmamente o peso de uma pessoa, não haverá rupturas.

Mas se um novo material de cobertura for colado sobre o antigo, a qualidade de toda a estrutura da cobertura se deteriorará. E você pode avançar nessa tela com botas elementares - e ainda mais com uma ferramenta de trabalho.

Portanto, é importante limpar as costuras antigas do material de cobertura - este é o ponto principal da preparação. Isso é feito com um cinzel ou uma faca larga, as ferramentas devem estar bem afiadas. Com um machado, são feitos entalhes no revestimento, após os quais pode ser apanhado com uma faca e retirado. Um cinzel é usado em áreas problemáticas.

Depois que as camadas antigas forem removidas, todas as deformações da laje aparecerão de relance. Os orifícios vistos podem ser preenchidos com espuma de poliuretano, cujos fragmentos em excesso serão simplesmente cortados após o endurecimento. Todas as zonas devem ser totalmente revestidas com argamassa de cimento e areia, e pequenas fissuras podem ser tratadas, por exemplo, com vidro líquido.

Alguns fabricantes garantem: seus materiais podem ser usados ​​sem remover o material antigo da cobertura. Isso parece atraente para o comprador, mas esse movimento de marketing levará a uma perda permanente na qualidade de instalação e na durabilidade do revestimento. Além disso, se você remover o material antigo da cobertura, não só será possível reparar as lajes remendando rachaduras e buracos, mas também será possível alterar o ângulo de inclinação (se necessário).

Por exemplo, mesmo que este parâmetro seja aumentado em apenas 2 graus, isso pode ser suficiente para melhorar a qualidade do telhado.

A água desse telhado escoará mais rápido, o ralo funciona melhor, não se formarão poças na superfície, portanto, os riscos de vazamentos serão significativamente reduzidos.

Como instalar corretamente no telhado?

Primeiro você precisa preparar as ferramentas. Para remover o revestimento antigo, você provavelmente precisará de um refugo, uma pá, uma furadeira de martelo, uma pá de baioneta, um cabo de vassoura, um machado, uma picareta, além de sacos onde os detritos serão coletados. Quando todo o trabalho preliminar estiver concluído, é hora de entrar em sintonia com o próximo estágio - a instalação da caixa. Seu desenho será determinado pela função do edifício.

Instalação de torneamento

Existe uma variante de uma bainha esparsa composta por placas. Eles são dispostos em intervalos de 15 (pelo menos 10) cm Esta solução é adequada para instalar o telhado de um prédio agrícola ou um telhado, onde o material da cobertura irá deslizar sob as camadas de folha. Se for exatamente sob a cobertura da folha, então uma contra-rede é instalada em uma faixa macia com intervalo de meio metro. Em cima dele, já está montado o ripado de base, são colocadas as lâminas da camada de acabamento.

Uma caixa contínua sob o material de cobertura terá de ser colocada se a casa for residencial. Em seguida, ele se tornará o piso de base. Geralmente é feito de folhas de compensado de 1 cm de espessura ou de uma placa de 1,5 cm.

Se o espaço sob essa cobertura for para habitação, o torneamento deve ser pesado, ou seja, é melhor pegar até compensado ainda mais grosso, 2 centímetros de espessura, e repousar 2 vezes. Em alternativa, um torneamento maciço de placas com uma espessura de 30 mm.

Ao instalar material de cobertura para o torneamento, suas próprias características são características.

  • Se o método de assentamento for multicamadas, as camadas são colocadas umas sobre as outras, estritamente perpendiculares. O primeiro deve ser imediatamente fixado à estrutura com vigas de cobertura com calotas largas. O material montado é firmemente pressionado pelas venezianas. É verdade que eles precisam ser trocados com frequência, porque as ripas de madeira não são particularmente duráveis.
  • Se o torneamento não funcionar muito bem, uma fita de metal ajudará a resolver os problemas. Variedades de alumínio, latão ou aço macio servem. A flexibilidade da fita fornecerá um encaixe preciso e ao máximo do material nos locais deformados do revestimento.
  • Nas saliências, o material da cobertura deve ser dobrado sob a base (no mínimo 9 a 10 centímetros), fixando-o nas bordas da cobertura com os mesmos pregos da cobertura.
  • E embora o peso do material do rolo não seja particularmente grande, não deve haver dúvidas sobre a resistência da caixa. Na cobertura ainda haverá trabalhos de alcatrão.

Segundo os especialistas, o melhor é colocar o piso em um deck duplo de madeira. Isso é feito da seguinte forma: um calçadão áspero é colocado nas estruturas de suporte, vigas. As lajes também são adequadas para esse fim.A espessura do piso é de aproximadamente 25 mm, o vão entre as tábuas pode ser de até 5 cm, sobre ele é colocado um sarrafo de nivelamento contínuo, fazendo um giro de 40 graus. E agora deve ser feito a partir de placas antissépticas estreitas e secas de 1,5 cm de espessura. Aplicar a massa de pavimento com uma espátula (ou simplesmente cobrir com mástique betuminoso) com uma espátula, secando primeiro a base, será uma boa ideia antes de colocar o material de cobertura.

Você deve sempre cobrir o telhado com material de cobertura com as próprias mãos em clima quente, seco e calmo. É mais fácil espalhar o material do telhado se você não tiver que lidar com as condições climáticas.

Material de fixação

Existem duas tecnologias de piso de feltro para telhados: paralelo à crista ou perpendicular a ela (ao longo e transversalmente). É possível montar material de cobertura ao longo da cumeeira apenas se for uma barreira de água para as pernas da viga, bem como um substrato para a camada final da cobertura. Bem, ou se a tela macia deve ser colocada em três camadas, cada vez mudando a direção.

Vamos descrever o método de instalação paralela.

  1. A instalação começa a partir do tabuleiro da cornija. A cobertura é coberta com tiras de material de cobertura horizontalmente, observando-se recobrimentos de 5 cm.
  2. As telas são pregadas, mas você também pode prendê-las com mástique.
  3. O telhado é coberto com uma segunda camada de modo que as novas faixas de material de cobertura fiquem paralelas à cumeeira, se sobreponham às juntas das primeiras telas ou fiquem perpendiculares à faixa da cornija.

A instalação perpendicular do material de cobertura inclui um maior número de etapas de trabalho. É escolhido quando a folha de rolo se torna a cobertura principal do telhado.

  1. Primeiro, o sistema de vigas é coberto com revestimento de compensado. Em vez de compensado, você também pode cobri-lo com placas de 2 cm de espessura.
  2. Por meio de mástique ou pregos (ambas as opções são adequadas), com uma sobreposição das bordas em 10 cm, camadas de material de cobertura são colocadas sobre a base de madeira. Isso deve começar na área da cobertura a sotavento.
  3. As listras de cada nova camada começam do outro lado do telhado, caso contrário, a crista ficará vulnerável à água. Se você fizer isso, não há necessidade de um perfil de metal no cume. As costuras serão pressionadas contra o plano do telhado com um rolo.
  4. As tiras da camada intermediária devem ser dobradas sob a cornija e presas com uma tira de pressão e fechos.
  5. Para fortalecer a fixação ao material da cobertura, você precisará pregar as ripas ou as mesmas tiras de metal.
  6. A segunda camada ruberóide e as subsequentes devem ser montadas no telhado sobrepondo-se às costuras do material previamente colocado e apenas um dia após a primeira camada ter sido colocada. Este é o tempo que a mástique leva para endurecer.

Normalmente, é decidido colar o material de cobertura em um telhado de concreto. A mástique é aplicada ao longo de toda a tira. As lâminas de material são endireitadas, isto é feito do centro para as bordas, para que não se formem bolhas. Se a bolha ainda aparecer, ela deve ser furada, e este lugar está bem pressionado contra a base. A cola, como já comentamos, deve secar, o que leva no mínimo 12 horas.

Para simplificar a instalação, você pode comprar inicialmente um material com lado autoadesivo. E então é mais fácil determinar de que lado colocar o material de cobertura - aquele onde a cola é aplicada, e liso - para fora.

Só falta tirar a película protetora do lado adesivo, caso contrário, o trabalho terá a mesma aparência. E você não pode hesitar nesse trabalho, senão a cola do lado tratado vai secar.

Se a instalação for efectuada sobre um telhado antigo e o trabalho for efectuado com queimador, tanto o material novo como o antigo são aquecidos. E o antigo precisa de mais aquecimento do que o novo. Mas o concreto limpo não esquenta em absoluto e, nesse caso, o gás é usado em vão. O concreto possui alta condutividade térmica.

E mais algumas nuances de instalação de material de cobertura usando um queimador:

  • você não precisa acender um grande incêndio, o rolo aquece em algumas passagens ao longo do material de cobertura;
  • o queimador deve estar em movimento, não deve ser parado;
  • se a junta precisar ser aquecida mais completamente, a velocidade do dispositivo diminui, mas o queimador não para;
  • a direção da chama é tangencial à tela, e não perpendicular.

Acontece que é detectado superaquecimento, como resultado do qual parte do material é puxado para fora. A camada superior também pode ser danificada. Mas você não deve entrar em pânico, no entanto, o telhado é, antes de tudo, estanque, e só então um projeto perfeito. Você só precisa cortar o remendo e consertar tudo no lugar. Deve ser aquecido até que a migalha escureça, o que significará o derretimento do betume.

Dos dois métodos, quente e frio, cada um ainda escolherá o seu, pelo menos com base no princípio da conveniência pessoal. O método a frio, sem dúvida, é tão cômodo que a mástique não precisa ser aquecida, e o trabalho será realizado sem uma composição quente e pegajosa. Mas a mástique fria é mais cara, porque você só pode comprá-la pronta, mas eles próprios fazem a mástique quente.

No entanto, o frio comprado não perde elasticidade, e isso é muito importante para o trabalho. Para obter a plasticidade de uma solução quente, ela deve ser aquecida de forma bastante ativa.

Como untar as costuras?

Você pode usar a mesma cola para o material de cobertura que fixa o piso principal. Um exemplo de tal composição é Technonikol. Ele pode ser usado em temperaturas de 5 a 35 graus, mas é melhor manter uma distância de 15-25 graus. O adesivo é aplicado, via de regra, com espátula dentada e é distribuído uniformemente na superfície. A espessura do adesivo deve ser verificada continuamente para controlar seu consumo. Os locais onde o material encontra a parede devem ser trabalhados com especial cuidado. Se você deixar até mesmo uma pequena rachadura lá, este lugar irá vazar. As juntas são tratadas com mástique betuminoso.

As costuras são revestidas com a mesma composição, não é preciso reinventar a roda. É necessário verificar o estado de todas as juntas, trata-se da estanqueidade do pavimento. Faz sentido espalhar o material na superfície com antecedência, sem depressões e elevações: se o material de cobertura for pré-instalado, ele se assentará de maneira mais uniforme em qualquer edifício (galpão, casa, garagem).

Deitado na fundação

Impermeabilizar a fundação com feltro para telhados é simples e não é particularmente caro. Não é difícil colar um material em outra base, mesmo porque os fabricantes oferecem tipos de material de cobertura autoadesivos. Você pode usar uma opção de forro, que não é caro, pode ser reforçado ou polímero-betume. Em princípio, qualquer pessoa o fará.

Vamos descobrir como é a tecnologia de estilo.

  1. Todos os planos da fundação deverão ser despoeirados, verificados quanto a deformações (são corrigidos com argamassa de cimento).
  2. Quando seca, a superfície é preparada com um primer.
  3. Após a secagem da camada anterior, pode-se aplicar mástique betuminoso. O ideal é que seja feito em 2-3 camadas com secagem total de cada uma.
  4. Antes de colocar o próprio material de cobertura, as tiras cortadas sob medida são aquecidas com um queimador a gás.
  5. Eles são montados com uma sobreposição de 1 dm. As bordas do material são revestidas com mástique para melhor fixação e vedação das mantas impermeabilizantes.
  6. E o material está esquentando novamente, mas já coberto.
  7. Você pode prescindir de um queimador, apenas a mástique terá que ser adquirida com um especial, de alta viscosidade.

De acordo com a tecnologia descrita, é possível bloquear a fundação da faixa, o material cobrirá o subsolo e a área do subsolo. O piso do subsolo deve ser ventilado para que as faixas de impermeabilização sejam fixadas sem queixas. Se você não remover o excesso de umidade, a mástique não se comportará como deveria.

Na construção de uma fundação colunar, a aroeira também é usada. Mas os pilares da fundação são poços profundos e preenchidos com concreto. A parte que se eleva acima do solo é impermeabilizada sem problemas - utilizando a mesma tecnologia do caso da fundação em faixa.

Mas para a parte inferior só existe uma saída: fazer com o mesmo material de cobertura algo semelhante a uma fôrma, de formato cilíndrico.

Em seguida, um buraco é cavado com uma broca, a areia é despejada nele - um travesseiro é compactado. Um cilindro é formado a partir do material de piso de acordo com os parâmetros do poço, as bordas são fixadas com mastique de betume.O cilindro é baixado para dentro do poço e uma estrutura reforçada é colocada lá. É feita uma cofragem que formará um rodapé, que poderá ser construído com um tubo de plástico. Finalmente, o concreto é derramado. O cilindro ruberóide é montado de forma que a parte emergente do solo corresponda em comprimento à parte do porão.

O material de cobertura é um material conveniente e simples, mesmo para iniciantes, que se comporta de maneira bastante "obediente" no trabalho ao ar livre, pode ser colocado em uma superfície plana (e não só), colocado em toras de madeira, compensado, concreto. Mais frequentemente, ele é colado, preso a pregos de telhado e um grampeador de construção é usado com menos frequência. Se tudo for feito corretamente, uma base de impermeabilização de alta qualidade para o telhado ou fundação será fornecida nos próximos anos.

Como colocar material de cobertura, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário