Material de cobertura para a fundação: qual escolher e como colocá-lo?
A construção de qualquer edifício é impossível sem algo como uma fundação, que no caso de quase todas as construções será a fundação. Mas não basta lançar as bases - deve ser protegido dos efeitos de vários fatores naturais, em particular, do impacto destrutivo da água.
E isso pode ser feito colocando material de cobertura na base para impermeabilização. Essa solução é bastante acessível e protegerá qualitativamente a base do edifício da umidade. Vamos tentar descobrir que tipo de material de cobertura é para a fundação e como colocá-lo para que funcione por muito tempo.
Por que é necessário?
Se falarmos sobre por que esse tipo de isolamento é necessário para a fundação, deve-se notar que o concreto a partir do qual a fundação para edifícios é criada pertence a materiais higroscópicos. A umidade do solo, devido à estrutura do material tipo poroso, aumenta e torna-se a causa da formação de umidade nas paredes. Tijolo e madeira começam a se deformar e desmoronar sob essa influência. E isso já pode ser a causa de distorções, rachaduras, bem como uma diminuição na durabilidade do edifício.
Além do mais, as superfícies úmidas são freqüentemente suscetíveis ao ataque de fungos, o que, combinado com um alto grau de umidade, pode tornar a casa inadequada para se viver. E as medidas de proteção contra umidade podem prevenir o efeito destrutivo da água na fundação. É graças a eles que o edifício receberá características de desempenho de alta qualidade.
O melhor é colocar material de cobertura como isolante, pois esse material possui excelentes propriedades e baixo custo.
Qual material de cobertura escolher?
Se foi decidido colocar definitivamente o material de cobertura como material para impermeabilização, então não seria supérfluo descobrir qual deles é melhor usar, porque pode ser diferente. Por marcação, todo o material de cobertura é dividido em 2 grupos:
- resina;
- telhadura.
Nesse caso, o tipo de forro será interessante, pois é ele quem se utiliza para impermeabilização de bases. Se falamos de marcas específicas, então é importante aplicar RKP-350, 400. As vantagens desses tipos serão boa resistência e boa resistência à água.
RPP-300 também seria uma boa solução: tem características um pouco piores, mas mesmo assim é adequado para impermeabilizar a fundação de fundação.
A tecnologia de impermeabilização do material de cobertura é de 2 tipos:
- vertical;
- horizontal.
A impermeabilização vertical é necessária para proteger a fundação nas laterais. Para implementar essas tarefas, o material de cobertura é fixado com mástique à base de betume. Mas a versão horizontal deve ser colocada sob a fundação e no plano horizontal do edifício. Isso protegerá tudo da umidade que sobe pelos capilares terrosos.
Além disso, o material da cobertura possui uma base de papelão umedecida com betume de petróleo para obter resistência à água. As seguintes matérias-primas são utilizadas em sua produção:
- material não tecido;
- tipo fibra de vidro poliéster;
- fibra à base de celulose.
O material de cobertura também é subdividido em tais subespécies.
- Eurorruberoid. Tem uma base sintética, por isso é frequentemente colocado sob a ardósia para cobrir o telhado.
- Rubemast. É feito de papelão e normalmente é usado para impermeabilização de bases.
- Material de cobertura de vidro. É feito de fibra de vidro e é usado para isolamento de telhados.
- Papel para telhados. Este é um papelão impregnado de óleo com curativo granulado em 2 lados. Geralmente é usado como isolamento temporário.
Tecnologia de assentamento
Agora vamos tentar descobrir como o material de cobertura é colocado em mástique betuminoso corretamente e ao anexar de natureza mecânica.
Para mástique betuminoso
Assim, se foi decidido fixar o material na fundação com aroeira, primeiro é necessário nivelar a base da fundação, o que permitirá colar qualitativamente o material da cobertura à superfície. Isso pode ser feito com uma argamassa de construção à base de cimento e areia. Eles geralmente são cobertos por várias rachaduras resultantes do encolhimento, lascas e outras deficiências.
Depois disso, a fundação deve ser processada com mastique de betume aquecido. Seu uso permite selar fissuras e melhorar a adesão. É preferível aplicar a mástique com rolo ou pincel. Em seguida, o material de cobertura é colocado. Suas bordas devem se sobrepor em 80-100 mm. E o excesso em torno do perímetro da fundação deve ser escondido sob a impermeabilização vertical.
Para estender o tempo de aplicação de tal revestimento, a aplicação de material de betume para telhados deve ser feita pelo menos duas vezes. Primeiro é feito o revestimento e só depois é aplicada uma camada de impermeabilização. Acrescentamos que a impermeabilização da fundação com material de cobertura não é realizada com mau tempo, assim como no inverno, pois com isso o material impermeabilizante pode simplesmente perder as suas características.
Quando a camada de impermeabilização, feita de betume e material de cobertura para a fundação sob a estrutura da casa, esfria, é necessário preencher a base com terra. Todo o trabalho deve ser executado de forma lenta e cuidadosa, pois não será possível refazê-los. Ao mesmo tempo, é necessário não deformar a camada de proteção da faixa de fundação para que suas características não diminuam. Observe que a proteção usual com um impermeabilizante tipo rolo sobre uma fundação colunar é a mais comum.
O uso correto do material de cobertura tornará possível fazer uma proteção de alta qualidade contra a água para um edifício, mesmo em condições climáticas difíceis e estender seu tempo de operação.
Por fixação mecânica
Hoje você pode encontrar um número bastante grande de marcas do material em questão. Entre eles estão os reforçados, polímero-betume, autoadesivos e pulverizados. Quase todos os materiais serão usados com mais eficiência ao despejar mástique com subsequente fixação na superfície da fundação.
Mas se você consertar o material da cobertura usando fixação mecânica em pregos e ripas, esse método será o mais ineficaz. É difícil chamá-lo de método, porque o material da cobertura é simplesmente pregado na fundação. Mas o uso de tal técnica seria uma violação da tecnologia devido ao fato de que o isolamento, neste caso, estaria simplesmente vazando.
Além disso, o próprio material do telhado e a fundação começarão a desmoronar rapidamente. Por esse motivo, as propriedades de proteção do material serão muito baixas e a vida útil da fundação será significativamente reduzida.
Quantas camadas você precisa empilhar?
Muitos estão frequentemente interessados na questão de quantas camadas de material de cobertura devem ser colocadas na base para uma boa proteção. A sua quantidade deve depender da qualidade do material utilizado e das condições técnicas. Se, por exemplo, for retirado um material de cobertura RK, que é um material de cobertura, então 1 camada será suficiente, pois é mais durável e tem uma espessura maior do que um análogo do tipo RP, que é um forro. Esse material de cobertura para proteção de alta qualidade exigirá várias camadas.
Além do mais, um certo número de camadas do material em questão pode ser necessário se for necessário para reforçar a impermeabilização devido à presença de um alto nível de água subterrânea. As camadas são instaladas de acordo com o princípio da alternância da tela e da mástique. E quando tudo seca, é feita a alvenaria no topo, que pressiona o material da cobertura com mástique para uma impermeabilização da mais alta qualidade. Às vezes, os designers recomendam o uso de outros materiais em vez de material de cobertura.
A espuma de poliuretano é muito popular devido ao fato de que, ao aplicar várias camadas de material de cobertura, não é mais necessário falar em eficiência.
Como você pode substituir o material de cobertura?
Agora você deve considerar os materiais que são frequentemente usados como substitutos do material de cobertura. Na verdade, muitas vezes acontece que as propriedades desse material que ele possui simplesmente não são suficientes. Por exemplo, em alguns casos, o material de cobertura não pode ser usado devido ao fato de que absorve rapidamente a umidade. Portanto, são usados análogos. Em regra, são designados por impermeabilização de rolos. Isso inclui stekloizol, impermeabilização e outras soluções.
- O primeiro é o Bikrost. Este material é a fibra de vidro, feita sobre um ligante betuminoso, tem vida útil de 10 anos e boa resistência ao rasgo.
- Outro material interessante é uniflex. Trata-se de poliéster ou fibra de vidro com base em polímero-betume com 2 mm de espessura. Sua vida útil é de um quarto de século e sua resistência à tração é de 500N. Technoelast é praticamente o mesmo. É verdade que a espessura desse material é de 4 milímetros e a vida útil é de cerca de 100 anos. Sua força e resistência a altas temperaturas serão ainda maiores.
Todos esses eram materiais que pertenciam ao rolo.
E também há materiais de natureza de membrana e filme.
- O primeiro tipo de isolamento não é colado por baixo de um tijolo ou por baixo de uma barra, mas sim colado. A membrana de polímero é um filme de cloreto de polivinila com várias camadas. A propósito, pode ser de poliéster ou polietileno. Dependendo do nível de ocorrência da água subterrânea, deve-se utilizar um material com maior ou menor espessura.
- Outro material que merece atenção é o geotêxtil. Este é o nome de um material sintético tecido com fios ou um tecido não tecido de poliéster.
- O filme de polietileno tem excelentes propriedades à prova d'água. Não requer aquecimento e vários microorganismos não aparecem em seu interior. Mas se o filme quebrar, a impermeabilização deixa de cumprir suas funções. Portanto, é melhor usar um filme reforçado, seja reforçado com uma moldura do tipo malha, ou em geral penoplex. O filme funciona melhor como parte de uma camada de impermeabilização horizontal.
- Um excelente substituto para esses materiais será o mastique de polímero de betume, denominado mastique líquido. Esse revestimento é de uma camada e monolítico. É muito fácil de pulverizar e não forma juntas nem costuras. Além disso, este mastique é resistente a baixas temperaturas.
- O isolamento penetrante é uma boa solução. É o nome de composições de um ou dois componentes aplicadas por spray ou pincel. Após a aplicação, o material penetra nos poros do concreto, formando cristais insolúveis. Eles não permitem que a umidade penetre no concreto e não permitem que a corrosão apareça. Mas esse remédio é melhor usado em combinação com outra coisa.
- O último material que merece atenção é o “vidro líquido”. Trata-se de uma solução de consistência viscosa, que inclui substâncias plastificantes, além de silicatos de potássio e sódio.
Para obter informações sobre como fazer uma impermeabilização de fundação com material de cobertura com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.