Tudo o que você precisa saber sobre feltro para telhados

Contente
  1. O que é isso?
  2. Especificações
  3. Visão geral das espécies por tipo de aspersão
  4. Marcando
  5. Principais fabricantes
  6. Dicas de Seleção
  7. Consumo
  8. Métodos de instalação
  9. Regras de armazenamento
  10. Recursos de descarte

Muitas pessoas não conseguem responder de forma precisa e completa o que é - material para telhados. Nesse caso, eles poderão aprender tudo o que precisam saber sobre o material de cobertura a partir do material proposto. Existem diferentes tipos de material de cobertura em rolos e suas marcas são diferentes.

É preciso levar em consideração as características do material como um todo, bem como as características do material depositado com cavacos e seus demais tipos.

O que é isso?

O próprio nome dá uma breve compreensão do que deve ser tratado. O significado exato desta palavra é "borracha". Este é exatamente o efeito que a combinação das raízes gregas e latinas proporciona. Nomeação de material de cobertura - rolo de cobertura e a mesma impermeabilização. O chamado papelão para telhados é tomado como base. Cada rolo é feito por impregnação com betume de petróleo de baixo ponto de fusão. O procedimento, porém, não termina aí.

Além disso, o produto semiacabado é revestido em ambos os lados com betume com maior refratariedade. Além disso, o material inclui um curativo:

  • talco;
  • amianto;
  • areia e outras substâncias soltas.

É precisamente por causa desse aditivo que “algo está constantemente escorrendo da superfície dos rolos”, o que é extremamente irritante para as pessoas. Mas você não pode prescindir dela, pois a ausência de curativos leva à adesão das camadas. Quase todo mundo sabe como é o material de cobertura de um telhado. Sua produção é implantada em larga escala. Porém, cada vez com menos frequência, ocorre uma situação em que a cobertura de grandes edifícios seria feita a partir de cálculos de feltro - afinal, esse material tem sérias desvantagens.

O material de cobertura é relativamente barato e fácil de instalar. Não cria uma carga séria na base, e ao cobrir um galpão comum ou sala de serviço, você nem precisa se envolver em cálculos especiais. A cobertura Ruberoid é mais durável do que a cobertura e pode ser projetada com qualquer inclinação e geometria.

No entanto, esse material se inflama facilmente. E não pode se orgulhar de grande força. É comum descobrir que o vento o “desgrenha” em questão de alguns anos, a geada o torna frágil e o calor amolece.

Especificações

Com o uso hábil, telhas de feltro serão relativamente confiáveis. Mas, para criá-lo e projetá-lo corretamente, é necessário levar em consideração as principais características.... Às vezes, o material de cobertura é produzido com aditivos especiais que reduzem a exposição ao frio. Esses produtos são usados ​​principalmente nas regiões norte. Lá é garantido que as propriedades mecânicas básicas e de proteção contra umidade serão preservadas em geadas de até -50 graus.

De acordo com o GOST, o material dobrado em torno da haste de 2-3 cm não deve rachar se a temperatura do ar não exceder +25 graus. Desvios de dimensões também são normalizados. Você não pode vender rolos, cuja área difere do valor declarado em mais de 0,5 metros quadrados. m. Desvios de largura não podem exceder 0,5 cm. Quando trabalhar com telhados, use um material de cobertura espesso (pelo menos 0,4-0,5 cm).

É impossível caracterizar com precisão a vida útil dos produtos. Depende fortemente do desempenho e de várias nuances de uso. O material clássico sobre fundo de cartão não dura mais do que 5 anos, mesmo em condições favoráveis. O rolo reforçado geralmente é projetado para durar de 20 a 30 anos. O mesmo é afirmado pelos fornecedores de membranas à base de PVC.

A densidade em kg m3 pode variar ligeiramente. O tipo de base, a espessura do rolo e o tipo de aspersão desempenham um papel importante. O produto em conformidade com a norma nacional tem peso específico de 25 a 30 kg. Instruções mais precisas podem ser obtidas diretamente dos fabricantes e varejistas.

Na prática, você deve sempre prestar atenção ao coeficiente de permeabilidade ao vapor e ao ponto de fusão, que geralmente é de 80 graus.

Visão geral das espécies por tipo de aspersão

Existem basicamente 2 variedades principais - frontal e forro (na cobertura). O pó grosso é feito a partir de apenas 1 borda. Esse material é considerado universal, suas camadas superiores e inferiores são permitidas. Em outra modalidade, uma pedra triturada é aplicada ao plano frontal e um revestimento empoeirado é aplicado ao inferior. Esta construção é ideal como camada superior do telhado.

É usado como uma camada superior e um revestimento de flocos à base de xisto de mica. Esse revestimento pode ser aplicado em 1 ou 2 lados. O espalhamento de areia é normalmente aplicado com 2 arestas. Esta solução é adequada tanto para a base do bolo de cobertura como para trabalhos de impermeabilização. Qualquer material pode ser usado sob um tijolo para fins de impermeabilização. Quando coberto com giz ou pó de talco, triturado até o estado pulverizado, será possível equipar apenas a camada inferior da cobertura.

Marcando

Decifrar a marca do material de cobertura é muito simples se você souber como é elaborado. Tudo é simples e lógico aqui. Em qualquer caso, a letra P está na frente, o que denota a espécie tipo de material. O segundo símbolo indica o tipo de aspersão. Pode ser M (grãos pequenos), P (estado empoeirado), H (desenho em flocos), K (grãos grandes). A terceira letra fala da finalidade do telhado (K), ou do forro (P). Então, 3 números são dados na designação. Eles mostram qual é a densidade do papelão por 1 sq. m. Se o material for pintado em qualquer cor, ele é adicionalmente marcado com o símbolo C. O índice E indica alta elasticidade.

Alguns fabricantes consideram produtos blindados com densidade de 0,35 kg por 1 sq. m (por exemplo, RM-350). Mas, na realidade, apenas produtos de 0,5 kg por 1 sq. me mais denso. Esses tipos de material de cobertura estão em grande demanda, tais como:

  • RCP-350 (curativo empoeirado, 0,35 kg por 1 m²);
  • RKK-350 (mesma densidade, grãos grandes);
  • RKK-400 (material espesso coberto com grande poeira);
  • RPP-300 e RPP-200 (produto para forro com revestimento empoeirado, utilizado em obras de impermeabilização).

Principais fabricantes

Uma grande empresa abre a classificação de fábricas de feltro para telhados Technonikol... Suas vantagens já são comprovadas pelo fato de embarcar os produtos para 95 países estrangeiros e em toda a Rússia. Esta empresa possui modernos equipamentos e instalações de pesquisa. Nele, junto com o material de cobertura usual, eles também produzem versões avançadas de materiais de cobertura. No modelo aprimorado, a espessura da camada de betume é aumentada em ambos os lados.

Em termos de praticidade, os produtos se destacam favoravelmente "Yugstroykrovli"... Essa empresa iniciou seus trabalhos nos anos 2000, mas já conseguiu conquistar posições sólidas. O custo de produção é bastante decente. Este material não adere mesmo em temperaturas sólidas do ar. Deve-se ter em mente, entretanto, que não são feitos embarques oficiais para o centro e norte da Rússia. Desde o início da década de 1930, o empreendimento Myagaya Roof está em operação. Apesar de sua sólida história, está devidamente equipado. Agora eles implantaram linhas de produção automáticas.

A principal ênfase na promoção dos produtos é feita pelo fabricante na segurança ambiental e na disponibilidade de certificados de qualidade. O embarque dos produtos ocorre em todas as regiões da Rússia.

A produção de papelão e feltro para telhados também está em alta. "Omskkrovle". Foi implantado na década de 1970.Obter betume de primeira classe do óleo siberiano é uma vantagem indiscutível. Os produtos são resistentes ao frio e muito flexíveis, o que motiva até consumidores de países da CEI a comprá-los. É verdade que as entregas não são organizadas em toda a Rússia.

Existem outros bons fabricantes em nosso país também. Por exemplo, Planta Ryazan KRZ... Seus produtos são baratos e, além disso, de boa qualidade. A empresa DRZ fornece material de forro e de alta densidade. O segundo tipo é bem adequado para as camadas de acabamento do telhado.

Dicas de Seleção

Se você precisa escolher um material de cobertura blindado durável, você deve definitivamente dar preferência à variedade colorida. Só ela estará suficientemente bem protegida de influências negativas. O material de cobertura, que pode ser utilizado para cobrir o telhado como camada de acabamento, pode ser feito sobre um substrato não só de papelão grosso, mas também de fibra de vidro. A clássica base de papelão ainda é usada hoje, mas é ela quem é reconhecida como um ponto fraco.

Em versões modernas, podem ser usados ​​amianto ou vários materiais poliméricos. De acordo com a execução da cobertura frontal, você pode escolher o material de cobertura com:

  • casca de alcatrão;
  • uma mistura de alcatrão e betume;
  • combinações betume-polímero;
  • compostos poliméricos complexos.

Essas soluções acabaram sendo mais confiáveis ​​e duráveis ​​do que o betume simples. Independentemente da versão, é necessário verificar a conformidade com os requisitos do GOST. A avaliação é realizada de acordo com o certificado apresentado; se o fornecedor ou vendedor se recusar a exibir tal documento, não há sentido em cooperar com ele. Você precisa prestar atenção em outros pontos:

  • a integridade das bordas;
  • uniformidade de enrolamento;
  • boa aparência (sem defeitos visuais);
  • impregnação de alta qualidade;
  • o estado da embalagem;
  • qualidade da marcação;
  • reputação do fabricante e comentários sobre ele.

Consumo

Determinar o consumo de material em 1 camada não é difícil. Como uma primeira aproximação, pode ser considerada igual à área do telhado a ser tratada. Mas um cálculo de uma camada não faz sentido. Quanto menor a inclinação da cobertura, mais espessa deve ser sua proteção para garantir a impermeabilidade à água. Em uma cobertura plana, cuja inclinação não seja superior a 3 graus, é necessário colocar 3 níveis de RPP-350 e 1 nível de RKM-350.

Se for sabido que caminharão sobre o telhado, já equiparão 4 camadas subjacentes. Nesse caso, eles irão transferir a carga do movimento e o impacto da neve. Em uma inclinação de 6 graus, você pode se limitar a 2 camadas de roupa de cama e 1 nível de rosto. Com uma inclinação superior a 15 graus, o material de cobertura não é utilizado na sua forma pura, aí vai como substrato impermeabilizante para cartão canelado ou ardósia.

Devemos lembrar também sobre as sobreposições das faixas de 10 cm, sobre a reserva de 20 cm perto das pistas e patins, e sobre arredondamentos.

Métodos de instalação

Soldável

É claro que é aquecido com um queimador durante a instalação. No entanto, é necessário preparar tudo com antecedência. Toda sujeira, entulho e, em geral, tudo que possa interferir na superfície é removido com antecedência. Quaisquer defeitos mecânicos são eliminados com antecedência. E também vale a pena retirar qualquer parte podre.

O queimador está preso a um gancho. O fogo é aplicado na parte inferior do rolo. O material deve ser rolado sobre a superfície gradualmente - não muito rápido ou muito devagar. Recomendações:

  • tiras de chumbo com sobreposição de 10 cm;
  • coloque a área de atracação mais alta para que a água possa escoar;
  • antes de unir as lonas pelas bordas, é aconselhável aquecer a tira de encaixe e mergulhar no betume;
  • a selagem das costuras nos planos longitudinal e transversal é feita com rolo (deve ser feita enquanto o material permanecer elástico).

Autoadesivo

Como no caso anterior, comece com uma inspeção visual do telhado. É aconselhável desmontar todas as áreas fortemente deformadas e inchadas. As tiras, cortadas exatamente no tamanho, são abertas e deixadas em seus devidos lugares. Avançar:

  • separe cuidadosamente o filme;
  • pressione a estrutura para a base;
  • use uma espátula ou pano desnecessário para alisar a tira, expelindo as bolhas de ar;
  • colocar a próxima tira com uma sobreposição de 10-15 cm, protegendo assim a costura da entrada de água.

Volume

O trabalho começa, novamente, com uma limpeza e secagem minuciosas do espaço preparado. Todas as áreas irregulares são removidas com uma solução especial. Durante uma grande reforma do telhado antigo, todos os elementos esfoliados devem ser removidos. Antes de aplicar o material de cobertura a granel, toda a superfície deve ser preparada com mástique, previamente diluído com um solvente de acordo com a receita. O processamento é realizado apenas em superfícies secas. Cada camada subsequente de impermeabilização também deve ser pré-seca antes de continuar o trabalho.

Um papel importante é desempenhado pela fita de cobertura de metal para fixação. É muito confiável e prático.... Uma fita como essa é ótima para fixar em uma superfície de madeira. Um produto de aço (com e sem perfuração) é durável e dura muito tempo, você não terá que pagar muito por isso. Os fabricantes já trabalharam na produção de fitas de vários tamanhos padrão.

Em alguns casos, o material de cobertura é preso a mástique frio. É pré-derretido... Nesse caso, é importante capturar com precisão o momento em que a substância já derreteu, mas a coqueificação ainda não começou. Atraso muito longo, você pode obter betume inutilizável. A massa fundida deve ser misturada com um solvente até uma massa completamente homogênea; A mástique deve ser levada a um estado morno (não quente!).

O material de cobertura também pode ser colocado usando um selante à base de betume. Recomenda-se limpar bem a superfície antes de aplicá-la. Pequenos volumes de composto de vedação devem ser aplicados usando uma pistola de construção. Fissuras e vazios de grande profundidade são fechados em várias etapas.

O selante que entrar em superfícies estranhas é removido imediatamente com um pano embebido em solvente.

Regras de armazenamento

O material de cobertura deve ser classificado por marca antes de ser armazenado. É melhor colocá-lo em locais secos e fechados. Os rolos são geralmente colocados na vertical, com no máximo 2 fileiras de altura. Eles podem ser colocados não apenas em pisos de pedra, mas também em contêineres e paletes. A vida útil padrão do material é de 12 meses. Com a conformidade confirmada com os padrões GOST, você pode usá-lo após esse período.

Recursos de descarte

Ao usar material de cobertura, seus resíduos aparecem inevitavelmente. E também um grande número deles surge na desmontagem de antigas estruturas de cobertura. A composição desse material costuma incluir papelão (13%), 57% de betume e o restante cai no curativo. Os materiais de cobertura clássicos e modernos pertencem à 4ª categoria de perigo, ou seja, aos resíduos que não representam uma ameaça particular. Se a reciclagem não for possível, o armazenamento em aterros é permitido.

No entanto, essa abordagem é difícil de considerar a solução ideal. A fabricação de material para telhados a partir do petróleo consome muitos recursos insubstituíveis e o processamento os economiza. O custo do processamento e dos produtos resultantes é baixo.

Ao mesmo tempo, o material de cobertura armazenado em aterros sanitários se decomporá por pelo menos 100 anos. Seus produtos de decomposição contaminam o solo e podem atingir as águas subterrâneas ou superficiais.

Na casa de campo, pode-se utilizar material de cobertura, como:

  • adubo;
  • meios de proteção de troncos de árvores;
  • um meio improvisado de proteção contra roedores;
  • dispositivo para manter as raízes dos arbustos.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário