O que são colchetes e para que são usados?
Um grampo é um raspador especial feito de uma faca e cabos de metal. É eficaz quando você precisa retirar a casca das toras e realizar o processamento primário. Além disso, o raspador é frequentemente usado para fazer rebites à mão ou com utensílios de cobre.
O que é um grampo?
O álbum de recortes do carpinteiro é uma ferramenta manual antiga projetada para o trabalho em madeira.... Os produtos diferem, em primeiro lugar, na forma das facas - retas, curvas. Existem cabos de madeira em ambos os lados das lâminas de metal. Eles são necessários para tornar o arado fácil de usar. O mestre, no processo de trabalho, raspa a tora, ou seja, arranca uma fina camada de aparas.
Para trabalhar com um raspador, é necessário ter uma força física considerável, pois um grande grupo de músculos de todo o corpo está envolvido no processo de raspagem da madeira. O processamento com uma ferramenta é considerado bruto, mas as ações necessárias devem ser executadas com cuidado. Aqui é importante remover a casca, em parte o bastão e deixar uma camada útil de madeira para evitar o apodrecimento, a propagação de fungos, mofo.
Ao construir uma casa de madeira, o raspador é frequentemente usado em conjunto com um machado.
O movimento do arado é realizado:
- suavemente e em relação a você mesmo;
- com as duas mãos com esforço característico;
- para cima, ao longo do crescimento das fibras;
- a camada macia e solta de kabmiya é removida.
É impossível que a ferramenta corte o material, emperre ou crie fissuras no processo. Após o bom aplainamento, a superfície da madeira começa a brilhar.
Dispositivo e propósito
O grampo é projetado exclusivamente para trabalhar madeira. Um instrumento tão simples, apesar de sua construção primitiva, tem grandes vantagens. Usando o dispositivo, você obtém:
- excelente tanoaria;
- limpar toras sem danificar o alburno;
- outro trabalho de carpintaria.
Se a casa for feita de uma casa de toras, após o acabamento com raspador, as toras não precisam de processamento constante. Eles também não se deformam durante o encolhimento e não racham com o tempo. Uma vantagem adicional diz respeito à estética. Um método tão clássico - a raspagem - certamente adicionará naturalidade, um pronunciado efeito de originalidade às paredes interiores.
Deve ser esclarecido que o raspador retira o excesso de madeira e não o corta. A principal tarefa do carpinteiro ao trabalhar com ferramentas manuais é preservar a proteção natural natural das toras, ou melhor, da camada de kabmiya e da parte da fibra. E isso só pode ser feito raspando, não cortando a camada.
A faca cutuca e descasca a casca, deixando para trás uma superfície de bastão com brilho característico.
Fabricantes
Suportes com várias modificações são vendidos em lojas online. Normalmente são baratos, na faixa de três a seis mil rublos russos. Modelos diferentes são diferentes:
- o preço;
- tamanhos de alças, peças de corte;
- desempenho externo;
- Projeto;
- os materiais usados.
Se não houver desejo de fazer a ferramenta necessária com suas próprias mãos, esse dispositivo sempre pode ser adquirido.
Para quem gosta de comprar ferramentas exclusivamente de fábrica, os principais fabricantes devem ser listados. Em primeiro lugar, é a empresa russa Petrogrado. Os grampos feitos pelos artesãos da arte doméstica têm uma procura constante entre os carpinteiros. Eles são confiáveis, duráveis e fáceis de usar.
Aprendizes e profissionais recebem uma ampla variedade de modelos de arados.
Também os pedidos são feitos na China e fornecidos ao mercado interno. Os arados importados são fundamentalmente diferentes das ferramentas russas. Nessas amostras existem peças mecânicas, elementos de ajuste para aumentar a produtividade e o conforto do carpinteiro durante o trabalho.
Os suspensórios também são produzidos pela empresa alemã BETEK. Os coroders são feitos de metal duro (ponta da fresa) e aço (cabeça e haste). A soldagem de materiais de alta qualidade é garantida pelo uso de tecnologias inovadoras e solda especial. Durante a operação, a ferramenta se aquece e se expande, dependendo das propriedades químicas.
Portanto, a fabricação utiliza metal duro e aço, além de solda de alta qualidade que pode suportar altas temperaturas durante o atrito.
Como fazer isso sozinho?
Os carpinteiros profissionais geralmente preferem trabalhar com ferramentas feitas à mão. Eles também ensinam seus alunos nesta ordem. Portanto, faz sentido dizer brevemente como fazer um grampo confiável e bonito que seja conveniente de usar.
Primeiro, você precisa preparar peças em bruto, ferramentas para trabalhar madeira - um martelo, uma serra japonesa, grampos e assim por diante. Também tenha em mãos:
- lápis;
- cera;
- Chave de fenda;
- faca;
- quadrado;
- régua;
- medidor de espessura.
Pense nas dimensões da planta e faça um desenho. Depois disso, você pode começar a trabalhar.
Procedimento:
- primeiro você precisa cortar uma barra, processá-la, trazê-la para os parâmetros necessários;
- transferir as dimensões do gabarito previamente desenhado para a peça de trabalho;
- marque o local de fixação da faca de ferro;
- fazer furos tecnológicos, cortar fios;
- aparafuse os elementos para fixadores;
- instale uma faca (pode ser feita de uma mola) e circule o contorno;
- aplicar marcações para a fabricação de um buraco de torneira;
- retire a faca e aplique as marcações;
- recortado de acordo com os contornos;
- retire o excesso de madeira para montar uma faca, inclusive placas de latão;
- meça o taphole, transfira as dimensões necessárias para a placa;
- corte e amole uma borda em um ângulo de 45 graus;
- faça alguns furos na placa;
- aparafuse uma faca ao prato;
- desmonte a montagem e a parte cortante;
- corte as alças em ambos os lados;
- cubra as partes de madeira com verniz e deixe secar.
A etapa final é instalar a faca e prendê-la firmemente com fixadores. Corder pode ser usado.
Para informações sobre como fazer um raspador com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.