Plainas manuais para madeira

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Em que consiste?
  3. Visualizações
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Como escolher?

Hoje marcenaria é considerada a única área onde ferramentas elétricas e manuais são igualmente procuradas. Muitos dispositivos diferentes são usados ​​para processar madeira, mas a plaina manual é especialmente popular entre os artesãos. Está no mercado vários tipos, cada um dos quais difere não apenas no design e no preço, mas também na finalidade.

Peculiaridades

Plaina manual para madeira - Esta é uma ferramenta comum de carpintaria usada para processamento de alta qualidade de blocos de madeira de qualquer tamanho. É necessário dar aos detalhes do sólido uma certa forma, bem como para quartos de amostragem, macho e fêmea, criando uma superfície reta e rugosa. Além disso, este simples dispositivo permite reduzir o tamanho das peças, para isso, cavacos de uma espessura específica são removidos de sua superfície.

As principais vantagens da ferramenta incluem:

  • peso leve e compacto;
  • a capacidade de obter uma superfície de peças de alta qualidade e processada com precisão;
  • a capacidade de personalizar peças de trabalho para o tamanho desejado;
  • falta de ruído durante a operação;
  • fácil instalação e ajuste da faca;
  • custo acessível.

Quanto às deficiências, são poucas: o avião da mão não tem um conjunto universal de ações e requer muitas entradas de energia durante o processamento dos espaços em branco.

    Apesar do fato de que recentemente no mercado moderno de ferramentas para trabalhar madeira são apresentadas modelos elétricos, que têm mais vantagens sobre os manuais, os artesãos continuam a escolher apenas plainas manuais. Isso se deve à facilidade de uso e à capacidade de suportar um determinado ângulo de inclinação.

    Em que consiste?

    Já à venda você pode encontrar diversos tipos de plainas manuais, com as quais é possível não só processar rapidamente as chapas de blanks de madeira, mas também fazer cortes cacheados. Independentemente de sua finalidade, o avião consiste nas seguintes partes:

    • corpo (sola);
    • cunha de metal;
    • cortador;
    • regulador de profundidade de corte exclusivo;
    • ranhura (para saída das aparas);
    • ênfase;
    • chifre.

    O principal componente da estrutura é considerado cortador É um dispositivo que parece uma placa afiada. O cortador é instalado no ângulo selecionado e pode ser ajustado (estendido até a distância desejada). O ângulo de afiação de uma faca é padrão para muitos modelos, portanto, carpinteiros experientes costumam mudá-lo para um determinado tipo de madeira sólida sendo processada.

    De grande importância no design da ferramenta também são alças, cuja frente é curva e desempenha o papel de guia. A alça traseira é usada para criar a força necessária durante a operação. Quadro A plaina manual pode ser feita de madeira ou metal. Possui uma ranhura especial através da qual a lâmina se estende.

    Na hora de comprar uma ferramenta, é recomendável prestar atenção especial à uniformidade da sola: se for de má qualidade, com o tempo, rapidamente se apagará ou se deformará.

    Visualizações

    As plainas manuais podem ser de uso geral e especialmente projetadas para o acabamento, bem como para o corte ondulado de peças de madeira.

    • O primeiro tipo é equipado com uma caixa de metal, geralmente é necessário para limpar superfícies que não foram processadas antes. Graças a este dispositivo você pode dar à peça qualquer formato, uma vez que é executado o aplainamento profundo (até 3 mm).
    • Planers para terminar permitem que você execute uma limpeza limpa da madeira, com sua ajuda, você pode eliminar vários defeitos.
    • Quanto aos jogos para corte cacheado, então eles permitem que você dê à peça um formato especial.

      As plainas manuais usadas para aplainar são dos seguintes tipos.

      • Solteiro. É necessário para o nivelamento inicial da superfície das peças. Seu design inclui uma lâmina reta com uma borda redonda. Depois de trabalhar com este plano, nenhum defeito permanece na superfície da árvore.
      • Fim. Necessário para usinagem "limpa" de peças. O dispositivo é composto por duas lâminas, uma das quais é usada para cortar aparas.
      • Scherhebel. Ao contrário dos tipos acima, esta plaina tem uma lâmina especial posicionada na base em um ângulo de 45 graus. Graças a isso, a ferramenta permite o processamento de peças em todo o grão.
      • Sander... No projeto deste tipo, é fornecida uma faca dupla com um quebra-cavacos, que está localizada na base de trabalho em um ângulo de 50 graus. É amplamente utilizado para lixar madeira. Após este tratamento, a superfície fica perfeitamente lisa.
      • Jointer... Normalmente usado para nivelamento rápido de planos, arestas e acabamento de peças sólidas. Possui um bloco ligeiramente alongado e quebra-cavacos.
      • Tsinubeli. Este tipo está equipado com uma lâmina serrilhada única, graças à qual a superfície da madeira pode ser ondulada. Na maioria das vezes, esse avião é usado na preparação de peças para colagem. As ranhuras criadas pelo cortador proporcionam boa adesão ao colar as peças de trabalho.

      Para aplainamento plano use também plainas de desbaste, que permitem nivelar as extremidades de placas de gesso cartonado.

      Depois de usar esta ferramenta, não há necessidade de lixar adicional do material da folha.

      Para o processamento de bordas, várias saliências e ranhuras, os planos são adquiridos especialmente projetados apenas para para aplainar cacheado. Vamos dar uma olhada nessas ferramentas.

      • Zenzubel. Graças a esse dispositivo, é possível não apenas limpar os quartos de maneira organizada, mas também criar dobras, várias ranhuras e cortes retangulares. Este tipo de ferramenta também é adequado para trabalhar com peças perpendiculares. Sua lâmina em forma de pá pode ser oblíqua ou reta.
      • Kantenhobeli. Este é um tipo especial de plaina, que é um cortador de bordas. Ele lida com bordas, bordas e chanfros com facilidade. Além disso, essa ferramenta pode ser usada para ajustar as dimensões. Sua principal diferença é a presença de lâmina trapezoidal.
      • Língua e sulco. É o tipo mais comum de ferramentas para trabalhar madeira, graças ao qual você pode criar uma ranhura longitudinal de forma rápida e eficiente. O seu desenho inclui uma ranhura com duas almofadas, que são fixadas entre si com parafusos. Um desses blocos serve para prender a lâmina e o outro atua como um guia.
      • Federgubel. Esta é uma plaina com figura multifuncional, cujo objetivo é criar uma saliência longitudinal ao longo da borda. Possui uma faca substituível e uma base de vários estágios. Via de regra, a ferramenta é amplamente utilizada para criar baguetes, cornijas e outros elementos decorativos.
      • Stap. Usado para criar bordas arredondadas. Este avião é produzido com uma lâmina especial, seu gume tem uma pequena profundidade. O stap tem um desenho especial - tem uma sola côncava. Por isso, na usinagem das pontas das peças, os cavacos são retirados com arredondamentos. Existem (mini) modelos profissionais e amadores à venda.

      Avaliação das melhores modelos

      Hoje, é difícil fazer a escolha certa em favor de um determinado modelo de avião, uma vez que esta ferramenta é apresentada em uma ampla gama.

      Para adquirir uma plaina de alta qualidade, é importante considerar não apenas sua funcionalidade, preço, mas também avaliações sobre o fabricante.

      Os modelos mais populares que se provaram bem no mercado incluem as seguintes plainas.

      • Stanley 1-12-034 (EUA). Esta plaina permite realizar o processamento de peças de madeira de alta qualidade, independentemente do tipo de madeira. Em seu design, é fornecido um mecanismo especial, com a ajuda do qual é realizado o ajuste preciso do ângulo de trabalho da lâmina. A base da ferramenta é sólida, fundida, o que aumenta sua vida útil. Graças às alças fundidas da ferramenta, um punho confortável é alcançado. A desvantagem é o alto custo.
      • Sparta 210785 (Índia). Este modelo é usado para criar pequenos planos suaves. Graças a esta miniferramenta, é possível cortar rapidamente o excesso de madeira. O corpo desta plaina é em ferro fundido inteiriço, portanto pode suportar quaisquer cargas e não está sujeito a deformações. O desenho tem a função de centralização automática da faca, que é confeccionada em aço rápido. Não há desvantagens.
      • "Stankosib-21043" (Rússia). Uma ferramenta compacta adequada para o acabamento de dobras. A base da ferramenta é feita de aço de alta qualidade, graças ao qual pode suportar cargas bastante elevadas. O corte é ajustado por meio de um mecanismo especial com um parafuso serrilhado. A principal vantagem da plaina é seu tamanho compacto. A desvantagem é o preço alto.

        Recebemos muitas críticas boas e Aviões japoneses. Os modelos mais populares incluem Sotomaru, Harimaou e Kanetomo Kanna. Eles são de alta qualidade, mas caros.

        Como escolher?

        Todo carpinteiro profissional e novato tem em seu arsenal de ferramentas um dispositivo útil como um avião. Se você planeja comprá-lo pela primeira vez, deve levar em consideração algumas das nuances das quais dependerá não apenas a conveniência do trabalho, mas também a duração da operação do dispositivo no futuro. Ao escolher uma ferramenta para trabalhar madeira, você deve prestar atenção aos seguintes parâmetros.

        • Sola (base). A parte inferior da marcenaria deve estar perfeitamente plana, sem lascas ou outros danos. Isso se aplica a todos os tipos de plaina, independentemente da finalidade.
        • Lâmina de faca). Por ser o principal elemento de trabalho na estrutura, dele dependem a vida útil da ferramenta e a eficiência do processamento das peças de madeira. Os especialistas recomendam dar preferência aos modelos em que a faca é feita de aço ferramenta. Ele permanecerá afiado por um longo tempo e não se desgastará. Como regra, para todas as plainas de fábrica, a lâmina é fixada à base sem folga, mas também existem modelos em que as facas são fixadas por meio de um mecanismo especial.
        • Alças. Este elemento da ferramenta deve ser conveniente, por isso é recomendável experimentá-lo na loja. Quando as mãos são pequenas, é melhor escolher uma ferramenta com cabos grandes.

          Além de tudo isso, é necessário preste atenção às avaliações do fabricantepois existem muitos instrumentos baratos e de baixa qualidade no mercado. Para evitar a compra de um falso, o melhor é fazer compras. para lojas especializadas.

          Para plainas manuais, veja abaixo.

          sem comentários

          O comentário foi enviado com sucesso.

          Cozinha

          Quarto

          Mobiliário