Como escolher um avião manual?

Contente
  1. Características e propósito
  2. Em que consiste?
  3. Tipos de ferramentas
  4. Avaliação das melhores modelos
  5. Dicas de Seleção

A plaina manual é uma ferramenta especial projetada para processar superfícies de madeira de vários elementos e estruturas. A plaina é utilizada por carpinteiros e marceneiros, bem como pelos amantes da marcenaria.

Através do trabalho do avião, é possível dar à superfície de madeira a forma desejada e obter linhas retas e os parâmetros desejados. A ferramenta melhorará a aparência do material processado.

Características e propósito

A consideração de uma máquina para trabalhar madeira exclusiva deve começar com suas características. Plano usado para aplainar madeira, a saber: dar uma superfície de madeira à forma desejada. No processo de trabalho, o plano remove várias irregularidades e rugosidades, assim como elimina a superfície do material de defeitos que podem prejudicar a aparência atrativa do elemento, seleciona um quarto.

A principal característica das plainas é a possibilidade de serem utilizadas tanto por artesãos profissionais como por pessoas inexperientes que necessitem urgentemente de processar uma superfície de madeira. E também alguns modelos contêm um amostrador.

Em que consiste?

O dispositivo plano envolve o uso de vários elementos na estrutura. Todos deveriam conhecer melhor.

  1. Cortador. A base da ferramenta. É uma placa retangular com uma extremidade pontiaguda. A cortadora é instalada na abertura do bloco, observando um determinado ângulo para organizar melhor o corte. Além disso, um mecanismo de ajuste é fornecido para ajustar a posição da faca. Ele permite que você defina a lâmina para a distância necessária. Por meio de uma distância corretamente calibrada, é possível ajustar a profundidade de corte e a espessura dos cavacos retirados do material. De acordo com os padrões, a faca tem um certo ângulo de afiação. No entanto, no caso de utilização de uma plaina por artesãos, um especialista pode processar de forma independente a superfície da cortadora.
  2. Alavanca. Um elemento igualmente importante do esquema. É importante notar que o plano da mão contém duas alças. Um é usado para guiar a ferramenta e o outro é feito para parar. O primeiro tem um design mais curvo, o que permite uma pegada segura da ferramenta. A alça de impulso fornece uma oportunidade para criar a força necessária durante o tratamento da superfície do material.
  3. Quadro. Possui uma superfície lisa na qual o cortador está localizado. A parte inferior do corpo é perfeitamente plana, o que garante um deslizamento de alta qualidade da plaina na superfície da madeira e não deforma o material a ser processado. Para a fabricação da caixa, são utilizados materiais de aço ou madeira. A primeira opção é mais popular. Os mestres argumentam que é mais fácil trabalhar com uma aeronave de aço. Os marceneiros escolhem agregados de metal, que usam ferro fundido cinzento como material para a criação.

Hoje, são conhecidas mais de 10 variedades de plainas manuais. Os fabricantes melhoram regularmente o design da ferramenta e lançam novas modificações.

Portanto, o design típico de uma plaina manual não é um obstáculo para o surgimento de um grande número de modelos.

Tipos de ferramentas

As plainas têm várias classificações. Se considerarmos sua divisão em tipos, então existem ferramentas para processar os seguintes tipos:

  • acabamento;
  • encaracolado;
  • áspero ou áspero.

Estes últimos são usados ​​para fins gerais e são adequados para artesãos não qualificados. O acabamento, por sua vez, implica na divisão das plainas em várias modificações.

  • Grinder. Com esta ferramenta é realizado o acabamento final da árvore. O avião lida bem com irregularidades e defeitos, eliminando-os da superfície, percebendo até pequenos elementos que sobraram após o processamento com a ferramenta anterior. O design do moedor contém duas lâminas de maior nitidez. O ângulo de afiação da faca não cai abaixo de 60 graus. Um quebra-cavacos também é fornecido - uma placa localizada acima da lâmina de corte.
  • Tsinubel. Dispositivo que confere a uma superfície uma rugosidade decorativa. Assemelha-se um pouco a uma superfície suja e tem a vantagem de melhorar a aderência. Com este tratamento, o verniz é aplicado na madeira rapidamente e é facilmente absorvido. Os incisivos da ferramenta são afiados, ranhuras são fornecidas em sua superfície. E também o desenho do zinubel inclui facas com lâmina, na extremidade da qual há entalhes.
  • Plaina de corte transversal. A ferramenta é usada no caso de processamento de pequenas superfícies - principalmente superfícies finais. Na verdade, é isso que o nome diz.
  • Solteiro. Projetado para penetração repetida na superfície de uma árvore. Ao trabalhar com esta ferramenta, é possível obter cavacos limpos sem dobras, porém, durante o uso, aparecem cavacos e arranhões na árvore. Portanto, ele é usado em conjunto com um moedor.
  • Plano duplo. O design da ferramenta é equipado com uma fresa e um quebra-cavacos, o que melhora a qualidade do processamento. Porém, mesmo neste caso, será necessária uma penetração adicional com uma lixadeira na superfície de madeira.

Quando surge a necessidade de acabamento, dá-se preferência às ferramentas listadas. Essas plainas também são chamadas dispositivos para aplainamento plano.

Vale ressaltar que após o uso, a superfície do material é polida adicionalmente com lixa.

Avaliação das melhores modelos

Hoje, os fabricantes produzem um grande número de plainas manuais com uma ampla variedade de designs e designs. Para que não perca os olhos na hora de comprar, vale a pena trazer os 5 modelos mais populares de aplainadoras, com a ajuda dos quais será possível processar qualitativamente uma superfície de madeira.

Stanley 1-12-034

Um modelo popular que é usado ativamente em canteiros de obras. A empresa fabrica ferramentas de processamento operacional há mais de 170 anos, por isso não há dúvidas quanto à qualidade do equipamento.

O avião lida perfeitamente com a tarefa. Pode ser utilizado para tratar a superfície de todos os tipos de madeira, incluindo madeiras duras. PARAO design da ferramenta prevê a instalação de um mecanismo especial. Com a sua ajuda, é possível obter um ajuste preciso do ângulo da lâmina, o que permite resolver rapidamente uma tarefa específica.

Profissionais do modelo:

  • construção robusta;
  • longa vida útil;
  • elenco e cabos de ferramentas confortáveis.

O avião é literalmente feito para um trabalho confortável.

Pinie 51 mm

A peculiaridade do modelo é a utilização de espécies de madeira de primeira linha na fabricação de um avião. A ferramenta é projetada para acabamento, bem como para unir as bordas de várias peças.

Vantagens:

  • maior força da lâmina;
  • alça ergonômica, confortável de usar;
  • removedor de chips.

Vale ressaltar que a madeira utilizada para a confecção desse modelo foi pré-seca.

"Stankosib Sherhebel 21065"

A ferramenta foi projetada para tratamento inicial ou de superfície rugosa. Sua peculiaridade está na lâmina estendida. Juntamente com uma sola confortável, a plaina permite obter uma remoção de alta qualidade da camada primária da madeira e elimina quaisquer irregularidades ou defeitos.

Profissionais do modelo:

  • construção confiável;
  • nenhuma deformação da unidade, mesmo sob carga pesada;
  • ajuste do ângulo da lâmina para processamento de qualidade.

O projeto usa lâminas duráveis ​​feitas de tarugos de aço.

Sparta 210785

As características do avião incluem a possibilidade de extrair o excesso de madeira da superfície. Através deste processamento, é possível obter superfícies lisas até nos menores detalhes. O corpo da ferramenta é feito de ferro fundido, por isso não se deforma de forma alguma, mesmo sob cargas de trabalho pesadas.

Vantagens:

  • disponibilidade de uma função de centralização de faca configurável;
  • uso de aço de alta qualidade para a lâmina;
  • a presença de uma faca falsa de pequenos tamanhos.

Este último é usado como quebra-cavacos, o que permite o processamento final do plano da superfície da madeira.

"Stankosib 21043"

O avião é pequeno, por isso é popular entre profissionais e amadores. O principal objetivo da ferramenta é apagamento final das dobras que vão até o final do obstáculo.

O corpo da plaina é montado em aço de alta qualidade. O fabricante utiliza a marca St3, que garante resistência a qualquer carga e reduz o risco de deformação. O design fornece um mecanismo que permite ajustar o ângulo de corte.

Vantagens:

  • tamanho compacto;
  • a capacidade de lidar com locais de difícil acesso;
  • faca durável.

A lâmina é feita de aço rápido... Portanto, ele permanece afiado por muito tempo e remove a camada de madeira necessária.

Dicas de Seleção

A escolha de um avião manual é um processo complexo e responsável, que deve ser abordado com sabedoria. Antes de escolher uma ferramenta, é recomendável estudar cuidadosamente a variedade e prestar atenção a uma série de parâmetros.

  1. Ângulo de afiação. É o principal critério de seleção. Ele determina a qualidade do processamento da madeira, bem como a velocidade de trabalho. Na hora de escolher uma ferramenta, também é recomendável levar em consideração que seu design inclui um mecanismo que pode ajustar o ângulo de nitidez.
  2. Único. Isso influencia muito a aparência do resultado. A sola deve ser lisa. Só assim é possível obter uma uniformidade perfeita da superfície tratada.
  3. A espessura das aparas removidas. Implica a possibilidade de alteração deste indicador. Plainas de afiação não é a opção mais conveniente, portanto, deve-se providenciar que os fabricantes equipem o modelo com esta função.
    Além disso, ao escolher uma ferramenta, é recomendado preste atenção ao fabricante, custo e possibilidade de uso por amadores... Por exemplo, não adianta comprar um avião profissional caro quando se trata de usá-lo como hobby.
    Assista ao vídeo sobre como escolher um avião manual.
    sem comentários

    O comentário foi enviado com sucesso.

    Cozinha

    Quarto

    Mobiliário