Características da escolha e uso de plainas elétricas
As ferramentas elétricas em nosso tempo são muito comuns e diversificadas. Muitos fabricantes oferecem seus produtos com aproximadamente a mesma qualidade e propriedades de consumo. Isso ficou especialmente evidente quando empresas da China e de outros países do sul da Ásia entraram no mercado instrumental. Isso se aplica totalmente às plainas elétricas. O objetivo deste artigo é ajudar um potencial comprador a escolher a ferramenta certa.
Características e propósito
Uma plaina elétrica é uma ferramenta projetada para trabalhar madeira por aplainamento. O aplainamento é a remoção uniforme da camada superficial. É necessário criar uma superfície plana e lisa, dependendo da finalidade - acabamento, retificação, encaixe de peças para posterior instalação ou construção. Anteriormente - antes da era da ferramenta elétrica - esses trabalhos eram realizados usando aplainadoras de mão e exigia considerável experiência e habilidade. Era necessário calcular (ou melhor, sentir por experiência) a força de pressão, a extensão da lâmina, a direção do movimento da ferramenta.
A eletricidade revolucionou esse negócio complexo, nem todo acessível.
Agora, com mais ou menos sucesso, qualquer pessoa pode planejar pranchas depois de pouca prática e dominar as características de operação do aparelho.
Dispositivo de instrumento
Todas as plainas elétricas são geralmente organizados da mesma forma, com vários graus de complicações, dependendo da finalidade do instrumento. O diagrama mostra isso com detalhes suficientes. Um exemplo é o plano Interskol. Mas em seu lugar poderia muito bem estar qualquer outra pessoa.
O nó principal aparelho, seu "coração" é um motor elétrico que gira cortador - o principal instrumento de trabalho, com o qual é executado o aplainamento direto. É metálico tambor com facas substituíveis. Além da unidade de trabalho principal, a plaina elétrica inclui vários reguladores: frequência de rotação do eixo do motor elétrico, a profundidade de processamento do material. Esses reguladores são simples, mecânicos ou eletromecânicos, dependendo da finalidade.
Tudo isso é baseado em sola de metal, uma espécie de laje horizontal. A sola do instrumento é geralmente feita de alumínio ou liga de alumínio. Sua parte frontal é móvel e pode ser movida para cima e para baixo até uma altura predefinida em milímetros com a ajuda do regulador. A altura da posição da frente da sola em relação à superfície da parte traseira é a profundidade de processamento do material. Esta é a espessura da camada removida da superfície da placa aplainada.
Nos modelos "amadores", essa camada é de 2-3 mm, nos profissionais - 4 e mais. Regulador da espessura da camada removida na maioria das vezes equipado com uma escala com graduação de 1/10 mm. Na frente da sola, deve haver ranhuras longitudinais para permitir o fluxo de ar que se forma durante a rotação tarola.
Além disso, essas ranhuras podem ser chanfradas com rapidez e facilidade.
Os corpos de trabalho estão concluídos no caso... É feito de plástico durável. Os rolamentos são instalados nos pontos de fixação das peças rotativas. Na parte externa superior existem principais controles de ferramenta - botão de arranque e botão de fusível que bloqueia o arranque não autorizado do motor eléctrico. Isso é para evitar possíveis ferimentos. Motor elétrico coberto com um invólucro ventilado.
Além disso, o corpo tem furosatravés da qual a serragem e as aparas são expelidas por um jato de ar de um tambor rotativo. Esta é a estrutura básica de um avião elétrico. Todo o diferencial está na qualidade dos materiais utilizados e na confiabilidade das unidades.
Visualizações
De acordo com a fonte de energia, as plainas elétricas são acumulador e rede. Recarregável os aparelhos são mais leves, mais compactos, podem ser usados em locais onde não há eletricidade. É claro que, nesses casos, seu tempo de operação é limitado até o próximo carregamento da fonte de alimentação. Eles também têm limitações na potência do motor elétrico. A coisa, claro, é conveniente em termos de autonomia, mas um profissional ou apenas um bom dono geralmente tem uma bateria e um planejador de rede.
Planejador de rede Ele é conectado a uma rede elétrica do consumidor de 220 V por meio de um cabo com um conector e um cabo de extensão. A rede permite trabalhar com uma ferramenta de qualquer potência por um tempo quase ilimitado a uma distância igual ao comprimento do cabo. Portanto, os planejadores de rede e de bateria se complementam em grande medida.
Deve-se notar que as plainas de bateria são, via de regra, significativamente mais caras do que as de rede.
Além disso, as plainas elétricas são tacitamente subdivididas em doméstico (amador) e profissional. Esta divisão não é anunciada em lugar nenhum e não tem critérios rígidos, no entanto, os especialistas sabem que as plainas domésticas têm uma largura e profundidade de processamento de 82 e 3 mm, respectivamente, e planos profissionais - de 110, e 4 e mais milímetros de profundidade. A potência do motor para eletrodomésticos é de 600 a 1500 W, e para os profissionais - até 2500 e acima. E há muitos outros recursos que, via de regra, só são importantes para especialistas.
Essas plainas também diferem no preço. Às vezes às vezes.
Avaliação das melhores modelos
Entre os planejadores domésticos, as simpatias dos compradores são distribuídas aproximadamente da seguinte forma.
- Makita KP0800. A marca é japonesa, mas fabricada na China. Unidade confiável, simples e fácil de usar. Consome energia de 620 watts. Essa potência é suficiente para 17.000 rpm de marcha lenta do motor. Essas características são suficientes para realizar todo o trabalho de planejamento necessário na vida cotidiana. Preço a partir de 8 mil rublos.
- DeWalt DW680... Uma marca americana comprovada há muitos anos. Produzido na República Tcheca. As características de potência são ligeiramente inferiores às do dispositivo anterior, mas sua relação é muito satisfatória para os compradores. Também é importante que o tambor, as facas e os rolamentos, nos quais tudo se apóia, tenham grande resistência e confiabilidade. Preço - de 9,5 mil rublos.
- Plainas da série GHO da Bosch. Fabricado na China sob o controle de uma empresa alemã com uma longa história. Essas ferramentas podem ser classificadas como semiprofissionais. Os indicadores de potência são impressionantes: potência de 650 a 850 watts, revoluções de 14.000 a 18.000. Alta confiabilidade da unidade de trabalho, simplicidade e segurança no manuseio. Preço de 8 a 18 mil rublos.
- Série Black & Decker KW. Projetado nos EUA, Fabricado na China. Plainas elétricas domésticas do segmento "democrático". Preço de 3.500 a 4.700 rublos. Potência 650 W, velocidade de marcha lenta - 17.000 por minuto. Há reclamações sobre pequenas falhas, mas o preço é adequado para muitos. Uma das marcas mais populares da Rússia.
- "Zubr"... Plainas de fabricação russa fáceis de usar e relativamente baratas. Modelos domésticos custam de 3 a 4 mil rublos, modelos profissionais - de 6 a 7 mil rublos. Eles se distinguem pela alta potência e alta rotação. Os consumíveis estão sempre à venda. Você pode ouvir reclamações sobre falta de confiabilidade, mas isso é uma questão de sorte e serviço de garantia. A relação entre preço e qualidade é ótima.
- Interskol... Uma conhecida empresa russa de produção de ferramentas e equipamentos de construção. Aviões elétricos "Interskol" são muito populares na Rússia por causa do preço ideal. Os dispositivos do segmento doméstico custam de 3 a 4,5 mil rublos. Os consumíveis estão sempre à venda.
Apenas as marcas principais são listadas - das relativamente caras às mais democráticas. Os preços são aproximados. Existem muitos modelos de outras marcas no mercado a preços mais baixos, mas você não pode garantir sua qualidade estável e longo trabalho. Se tivermos sorte. É por isso que esses modelos não devem ser recomendados.
Nos modelos de empresas conhecidas, também é valioso que eles podem ser convertidos em mini máquinas. O conjunto inclui uma base especial, ou cama, na qual o avião é fixado. O resultado é uma máquina de bancada estacionária para processar pequenas peças de madeira (lixar ou unir).
Essa versatilidade é muito apreciada pelos consumidores, mas nem todos os fabricantes conseguem essas "combinações". Aqui em termos de qualidade, todos iguais Makita, DeWalt, Bosch e alguns outros estão na liderança. Seus produtos são frequentemente fornecidos em casos especiais com um conjunto de equipamentos e consumíveis adicionais. Acessórios úteis podem incluir mangueira corrugada como um aspirador de pó para remover serragem e aparas, bem como uma bolsa especial para recolhê-los.
Fabricantes russos e chineses pouco conhecidos estão começando a adotar essas características agradáveis para o comprador, mas a qualidade ainda é ruim.
Como escolher?
O primeiro passo é prestar atenção a propósito do avião, as principais características (potência e dimensional), bem como saber como são as coisas com Serviço de garantia... O último é importante: até mesmo os principais líderes do mercado às vezes casam. Em todos os casos, os especialistas recomendam uma potência de pelo menos 600 W e uma velocidade de marcha lenta de pelo menos 15.000 por minuto. Tais características possibilitarão o processamento até de madeiras muito duras.
A outra escolha depende principalmente de o propósito do futuro uso da ferramenta. Isso é puramente racional e a abordagem deve ser extremamente prática. Se estamos falando de processamento de materiais para o lar, manutenção e uso doméstico (uso periódico com baixa carga), então você deve pensar na linha "doméstica" de aplainadoras elétricas de qualquer um dos principais líderes de mercado. Importante aqui confiabilidade, qualidade e disponibilidade de consumíveis para venda (facas). Se o consumidor se depara com a tarefa de processamento único de uma pequena quantidade de material, então uma opção muito barata pode ser adquirida. Mas as características de resistência devem permanecer inalteradas.
Se uma pessoa pretende se dedicar à carpintaria e carpintaria profissionalmente, então, é claro, ela precisará adquirir uma ferramenta profissional. Plainas de nível profissional têm maior confiabilidade, resistência a cargas e, é claro, características de potência aumentadas. A potência do motor varia de 1100 a 2500 W. A largura da superfície processada frequentemente excede 82 mm para o uso diário e chega a 300 mm em alguns modelos. Um experiente especialista tem à sua disposição várias plainas profissionais com diferentes características dimensionais. Cada um - para sua tarefa específica.
Deve ser lembrado que o preço de algumas plainas chega a várias dezenas de milhares de rublos.
Plainas profissionais podem fazer mais do que apenas madeira. Com a ajuda de facas especiais e equipamentos adicionais, eles também podem trabalhar em metal (tipos de trabalho muito limitados) e drywall. Mas esta é uma ferramenta puramente especial e não tem nada a ver com o planejamento doméstico.
Como configurar corretamente?
Antes de fazer quaisquer ajustes e configurações, você precisa cuidadosamente leia as instruções do avião elétrico. E todas as outras ações devem estar em conformidade com esta instrução. Antes de começar a trabalhar, você precisa realizar uma inspeção externa da ferramenta... Os interruptores estão funcionando corretamente? Se o tambor da faca gira livremente. O antepé da sola da plaina responde às voltas do ajustador de profundidade?
Teste a ferramenta em qualquer placa desnecessária na profundidade mínima de trabalho. Se o avião está funcionando perfeitamente, se há vibrações, aplainamento irregular, ondulação. Nesse caso, é provável que seja necessário um trabalho de configuração mais complexo.
- Ajustando o paralelismo da frente e de trás da sola plana... A parte frontal da sola é móvel: levantando-a ou baixando-a com a ajuda de uma pega especial, regulam a profundidade do aplainamento. Às vezes, após o uso prolongado, o paralelismo da plataforma frontal em relação à plataforma traseira é perturbado. O não paralelismo é estabelecido usando um aplicativo de régua rígida. Eliminado, via de regra, desmontando o avião, retirando o regulador, painel frontal, limpeza completa das peças. O resultado no final da remontagem é novamente verificado com uma régua.
- Ajustando a posição das facas. O valor mínimo ou zero da espessura da camada removida é definido. O gume da lâmina da faca deve ficar alinhado com o dorso da sola. Usando uma régua ou qualquer placa plana sólida aplicada na sola acima do tambor, verifica-se que as facas não tocam nele. Se tocados, sua posição é nivelada com parafusos especiais. A lâmina não deve se projetar mais do que 0,5 mm acima da superfície do tambor.
Para realizar esses procedimentos pela primeira vez, é melhor consultar um especialista. Com o tempo e a experiência, o proprietário da plaina poderá realizar esses trabalhos de forma independente, principalmente porque há muitas informações de vídeo na Internet. E não devemos esquecer a necessidade limpeza completa da ferramenta no final do trabalho. Esta é a chave para seu trabalho durável e de alta qualidade.
Como fazer um avião elétrico com as próprias mãos?
Alguns artesãos às vezes são tentados fazer um avião elétrico em casa Faça Você Mesmo. No entanto, este dispositivo, por toda a sua aparente simplicidade, é um produto de engenharia complexo, que só pode ser totalmente fabricado na fábrica. Você pode, é claro, fazer você mesmo. Existem dicas úteis e até mesmo instruções passo a passo na Internet. Mas esse "milagre da tecnologia" caseiro, provavelmente, não funcionará totalmente ou, pior ainda, será traumático.
Essa direção do pensamento técnico era compreensível há 30 anos, quando tais ferramentas eram uma curiosidade. Mas agora, com uma abundância de modelos de várias modificações e preços nas lojas, isso não faz sentido. Podemos falar da produção independente não do avião em si, mas de uma mini-máquina baseada nele. A foto mostra um primitivo plaina baseada em plaina elétrica, fixado na bancada na posição "lateral". A peça é alimentada manualmente, deslizando ao longo da superfície da bancada.
Existem muitas "invenções" mais complexas:
- com um dispositivo de fixação que fornece uma alimentação mais precisa da peça para o tambor de trabalho;
- com fixação de fixação a uma mesa regular;
- com um sistema para definir os ângulos de processamento da peça.
Esse tipo de invenção faz sentido. É longe de sempre e não em todos os lugares que tais dispositivos podem ser adquiridos industrialmente. E, se possível, não agradam ao consumidor ou são muito caros.
Os fabricantes de aplainadoras elétricas recentemente prestaram atenção a esta "criatividade" e eles também começaram a fornecer os canteiros mais simples do conjunto de plainas. Plainas elétricas são um segmento em desenvolvimento dinâmico do mercado de ferramentas. Talvez você já não encontre um bom proprietário na Rússia que não tenha esta unidade valiosa em casa. E no campo e em uma casa particular, esta ferramenta é completamente insubstituível.
Em particular, e por razões econômicas: sabe-se que as matérias-primas são muito mais baratas do que as processadas. E até mesmo uma plaina doméstica de baixa potência permitirá que você processe vários metros cúbicos de tábuas para a construção de uma cerca, bloco de utilidades, banheiro. Portanto, a variedade de fabricantes e modelos de plainas elétricas só aumentará no futuro. Nessa situação, é importante orientar corretamente o consumidor.
O vídeo a seguir fornece uma visão geral dos modelos populares de plainas elétricas.
O comentário foi enviado com sucesso.