Por que as folhas de uma rosa ficam amarelas e o que fazer?

Contente
  1. Condições inadequadas
  2. Cuidado impróprio
  3. Tratamento de doenças
  4. Controle de pragas

A maioria dos cultivadores de flores se depara com o fato de que as rosas cultivadas no jardim ficam amarelas e caem das folhas em junho-julho. No artigo, explicaremos por que isso acontece e o que fazer para evitar que isso aconteça no futuro.

Condições inadequadas

O amarelecimento da folhagem de uma rosa de jardim indica fome no mato ou erros cometidos ao sair. Se de repente, em meio à formação dos arbustos, as folhas da planta ficam amarelas, é preciso reconsiderar as condições.

Localização errada

A planta é termofílica. É importante prestar atenção não apenas às condições climáticas, mas também à localização. Se possível, os arbustos devem ser transplantados para um solo mais favorável. Freqüentemente, o motivo está na escolha de uma área sombreada em solo pesado. Rose é uma planta que ama a luz. Se condições inadequadas forem criadas para ela, ela começará a definhar.

Inicialmente, as folhas inferiores começam a perder a cor verde, que praticamente não recebe luz solar. No futuro, isso se aplica a toda a planta. A única solução é remover os objetos e o crescimento excessivo que obstruem o fluxo do sol.

No entanto, se a região teve um verão nublado, a situação não mudará.

Falta de nutrientes

Se uma rosa é plantada em um local bem iluminado, mas suas folhas ficam amarelas e caem, é um claro sinal de fome. A cultura carece de macro e microelementos. Os principais macronutrientes são potássio, fósforo, nitrogênio. Oligoelementos - magnésio, manganês, ferro. A falta de qualquer elemento pode ser determinada por seus traços característicos.

Azoto

Com uma deficiência de nitrogênio, a cor das placas das folhas torna-se pálida. Então as folhas ficam amarelas e caem. Os caules da rosa ficam fracos e tortos. Esse fenômeno ocorre quando uma planta é plantada em solo com falta de nitrogênio. É urgente regar a planta com água limpa e, em seguida, adicionar o revestimento superior. O tipo de fertilizante pode variar.

  • Ao usar ureia (ureia), tome 2 colheres de sopa. colheres de sopa da substância por 10 litros de água.
  • Quando o nitrato de potássio (amônio) é usado, dilua 2 colheres de sopa. colheres de sopa da droga em um balde de água. A quantidade de fertilizante por arbusto é de 2-3 litros.
  • Você pode diluir o esterco de vaca a uma taxa de 1 kg por 10 litros de água, depois insistir e regar sob cada arbusto em um volume de 2-3 litros.
  • Se for usado estrume de aves, a concentração é reduzida para uma proporção de 0,5 kg por 10 litros.
  • A infusão de urtiga também é adequada como cobertura. Insiste-se por cerca de uma semana, depois dilui-se com água na proporção de 1:10.

Potássio

Com a privação de potássio do arbusto, observa-se o amarelecimento e o ressecamento da folhagem ao longo das bordas. Nesse caso, o interior da folha permanece verde. A cor da folhagem jovem torna-se avermelhada. Isso é típico de plantas plantadas em solo arenoso. A solução para o problema será a introdução de fertilizantes complexos.

  • A maneira mais fácil é tratar a planta com cinza de madeira. É introduzido no círculo do tronco com o afrouxamento do solo na quantidade de 2-3 punhados.
  • Se o sulfato de potássio (sulfato de potássio) for usado, o medicamento é diluído a uma taxa de 2 colheres de sopa. colheres em um balde de água. Também é espalhado seco no círculo do tronco com afrouxamento (2 colheres de sopa. L).
  • O tratamento com nitrato de potássio é realizado em proporções idênticas.
  • Quando o potássio e magnésio é usado, também pode ser diluído com água ou derramado no círculo do tronco em uma forma seca (2 colheres de sopa. L) com afrouxamento.

Fósforo

A deficiência de fósforo se manifesta pela curvatura dos caules, esmagamento da folhagem jovem, vermelhidão das folhas inferiores. Eles secam e caem.Se a razão estiver exatamente nisso, você precisa adicionar superfosfato ou sulfato de potássio ao solo.

Magnésio

Quando os arbustos passam fome de magnésio, as veias centrais das folhas morrem. O meio das placas da folha adulta torna-se amarelo claro, as bordas permanecem verdes. As folhas da roseira são cobertas de manchas avermelhadas, secam e caem no início do verão. Com esses sintomas, você precisa usar sulfato de magnésio (2 colheres de sopa para cada 10 litros de água).

Ferro

Este problema é típico do plantio de plantas ao ar livre em solo arenoso. As folhas novas de uma roseira desenvolvem clorose. Uma característica são os veios verdes e a lâmina foliar amarela. Junto com o amarelecimento, pode-se observar o avermelhamento das folhas e o ressecamento das pontas.

Para eliminar a causa, é necessário reduzir a porcentagem de calcário no solo.

Para tal, vale a pena fertilizar o solo com vitríolo de ferro ou utilizar os preparados "Ferovit" (1 ampola para um balde e meio de água), Multi Tonic, Toprose (de acordo com as instruções da embalagem).

Manganês

A deficiência de manganês é manifestada pelo amarelecimento das folhas velhas. Uma característica é a presença de listras amarelas entre as veias. Isso é notado nas placas da folha inferior. Além disso, as folhas costumam estar cobertas de manchas amarelas. Para lidar com o problema, é necessário tratar imediatamente o solo com sulfato de manganês (2 colheres de sopa por 10 litros) ou adicionar Multi Tonic.

Ao mesmo tempo, é necessário reduzir a quantidade de cal contida na terra. O arbusto pode ser coberto com folhas de turfa ou pinheiro. Isso trará o meio alcalino ao valor normal de pH de 5-7.

Cuidado impróprio

Se o problema de amarelecimento e queda das folhas no roseiral não está associado à falta de nutrientes, vale a pena reconsiderar os cuidados com a cultura. A falta de luz é carregada de escassez de floração de pequenos botões. O amarelecimento e queda das folhas de uma rosa cultivada no jardim é uma reação natural da planta à diminuição da temperatura e à diminuição das horas de luz do dia no outono. Este não deveria ser o caso no verão.

O aparecimento de manchas, listras, descoloração indica a presença de patologia. Se o assunto está no adensamento do plantio, é preciso desbastar com urgência. A poda parcial da copa e a remoção das folhas inferiores ajudam.

Acontece que a roseira trepadeira perde a folhagem devido ao não cumprimento do regime de rega. Para uma planta, não apenas o alagamento é prejudicial, mas também o ressecamento do solo. Se o solo estiver muito úmido, a podridão das raízes não pode ser evitada. As folhas sinalizam isso mudando de cor e caindo. Eles se enrolam, manchas acastanhadas aparecem nas hastes.

Quase o mesmo pode ser visto se você regar constantemente os arbustos do lado de fora com água fria. A rega adequada envolve o uso de água em temperatura ambiente. A seca prolongada é prejudicial para as plantas. Devido à falta de água, as folhas secam nas pontas. O crescimento e o desenvolvimento dos arbustos são inibidos, as flores e os botões caem. A rosa também reage a uma mudança brusca de temperatura.

Se a queda for rápida, as placas das folhas ficam amarelas em apenas 2-3 dias. O arbusto perde a maior parte de sua massa verde.

A solução para o problema depende de sua causa. Precisamos eliminar com urgência o fator negativo que causou o estresse. Com base nisso, o transplante, a irrigação e o abrigo da cultura podem ser necessários. O próximo passo da "ressuscitação" será a introdução do curativo superior. Isso deve ser feito corretamente. Uma ampola de "Zircão" é diluída em um balde de água, cada arbusto é tratado na proporção de 1,5-2 litros. Poucos dias depois, o bioestimulador foliar "Epin" é usado. É criado de acordo com as instruções. A próxima fertilização é aplicada após 2 semanas. Uma preparação à base de humato de potássio é adequada.

Não regue as roseiras com muita frequência. Isso deve ser feito quando a camada superior do solo secar até uma espessura de 1 cm. Se a planta for grande, a profundidade da camada seca deve ser de pelo menos 2-3 cm. O regime de irrigação está diretamente relacionado ao crescimento e desenvolvimento avaliar.Se o tempo estiver muito úmido e chuvoso, é necessário recorrer à cobertura morta do solo com areia.

A falta de umidade pode ser identificada por dois sinais: amarelecimento e ondulação das bordas para a parte central. Para não prejudicar a planta, ela deve ser não apenas bem regada, mas também coberta com uma pequena camada de palha. Graças a isso, será possível reter a umidade. Ela não será capaz de evaporar rapidamente do solo. A cobertura morta e o desbaste são medidas preventivas para doenças fúngicas e outras doenças.

Tratamento de doenças

Se a causa do amarelecimento e queda da folhagem não está relacionada a cuidados inadequados e condições de cultivo inadequadas, você precisa verificar a planta para doenças, infecções fúngicas, pragas. Se as folhas da rosa em junho-julho ficarem amarelas claras, secas, onduladas ou esfareladas, medidas serão tomadas para eliminar a fonte do problema.

É importante plantar rosas no outono. Eles terão tempo para criar raízes, bem no inverno. Após o enraizamento, é necessário cortar os galhos fracos, deixando vários botões nos brotos fortes.

Mancha negra

Esta doença é uma das infecções fúngicas mais perigosas. À medida que as manchas acastanhadas crescem, ocorre o amarelecimento, o dobramento e a queda das folhas. Para evitar isso, você precisa monitorar constantemente a condição dos arbustos. Como medida preventiva, você precisa espanar os arbustos com cinzas a cada 2 semanas.

Vale a pena processar regularmente a cultura com uma solução de refrigerante (1 colher de chá por copo). Você pode tratar roseiras com agentes fungicidas. Adequado "Oksikhom", "Topaz", "Ridomil Gold".

Icterícia

A causa desta doença são as bactérias. O primeiro sintoma é o amarelecimento das veias. Depois disso, o amarelecimento se espalha por toda a lâmina da folha. Antes que as folhas caiam, elas se enrolam para cima. É impossível curá-los. As áreas afetadas devem ser destruídas.

Se a doença não teve tempo de se espalhar fortemente, você precisa cortar as hastes doentes. Depois disso, você precisa pulverizar o jardim de flores com preparações "Fitosporin", "Sporobacterin", "Fitoflavin". Rebentos doentes não devem ser deixados. Isso está repleto de propagação da doença para arbustos vizinhos.

Vírus da erupção do mosaico

O primeiro sinal da doença é o aparecimento de pequenos pontos e manchas de leve tom limão nas folhas. Após cerca de uma semana, ocorre uma grande perda de massa verde. Esta doença viral não pode ser tratada. As áreas afetadas são destruídas. A melhor medida preventiva é o atendimento oportuno e adequado.

Além disso, não devemos esquecer a desinfecção de ferramentas de jardim. Você não pode fazer isso sem tratar os arbustos com uma droga bioestimulante. É melhor fortalecer o sistema imunológico uma vez a cada 3-4 semanas usando "Epin", "Heteroauxin", "Zircon".

Vírus bronze

Um sinal característico do bronze é o aparecimento de manchas verdes claras.... Seguindo-os, ocorre uma mudança na cor das próprias veias. O próximo estágio é a necrose das placas foliares. Deformação floral e descoloração das pétalas são sinais secundários. Uma medida preventiva será plantar plantas longe dos tomates (eles também têm um problema semelhante).

Plantar plantas com imunidade geneticamente embutida será uma solução parcial para o problema. É necessário inicialmente plantar variedades adequadas no jardim. Por exemplo, variantes de Leonardo da Vinci, Amber Queen, Double Delight, Queen Elizabeth, Escimo são consideradas resistentes a doenças.

Controle de pragas

Se os parasitas aparecem na planta, eles primeiro infectam as folhas, uma vez que se alimentam de seu suco. O método de processamento depende do tipo de insetos nocivos.

Ácaro-aranha

Esses parasitas são especialmente pequenos e quase invisíveis. Eles são difíceis de ver a olho nu. Um sinal claro é o entrançamento das folhas e caules da planta com uma teia... Manchas esbranquiçadas, manchas descoloridas, amarelecimento e ressecamento são as principais etapas da perda de massa verde.

Para curar a cultura, é necessário borrifar as folhas com infusão de alho pelo menos uma vez por semana.

Se o tratamento não der o efeito desejado, recorrem a vários tratamentos com acaricidas. Adequado "Vertimek", "Neoron", "Agravertin". O intervalo entre os tratamentos é de 5-6 dias.

Pulgão

Minúsculos parasitas se instalam na parte inferior da folhagem, espalhando-se rapidamente pela massa verde, flores, botões. Os pulgões secam o suco das folhas, abrindo pequenos orifícios nas placas. Ocorre deformação, murchamento e desaparecimento. Se a colônia for pequena, o problema se resolve lavando. Isso pode ser feito com um jato de água de alta pressão.

Você pode espantar as pragas plantando uma erva picante com um aroma pungente. Com uma lesão extensa, você terá que usar drogas com amplo efeito espectral. Ajustar "Comandante", "Aktara", "Biotlin".

Inseto de escama rosácea

Não funcionará lidar com esta praga com um remédio popular devido à presença de uma concha durável. Somente produtos químicos serão eficazes. Celandine, as migalhas de tabaco só podem ser um meio de prevenção.

Um sinal de lesão de uma roseira com crosta é o aparecimento de manchas amarelo-avermelhadas na folhagem, que rapidamente se tornam amarelas e se enrolam como um tubo. Você pode destruir parasitas com diferentes drogas. Os mais populares para esta finalidade são considerados Aktara, Bankol, Fufanon.

Nemátodo galha

Este parasita prefere se instalar no sistema radicular da planta.... As áreas afetadas quando escavadas apresentam crescimentos esféricos característicos. Se uma planta é afetada por um nematóide, ela para de crescer e se desenvolver. A folhagem primeiro fica amarela, depois fica acastanhada, retorcida. Os botões estão deformados.

Sintomas óbvios na parte do solo já são perceptíveis na fase em que a salvação do arbusto é impossível. Resta desenterrar o arbusto e destruí-lo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário