Como crescer uma rosa em uma batata?

Contente
  1. Vantagens e desvantagens
  2. Preparação
  3. Tecnologia de enraizamento
  4. Cuidado
  5. Transplante para abrir terreno

Devido à sua aparência encantadora e cheiro incrível, a rosa recebeu o status de rainha das flores. Esta é uma planta popular, frequentemente escolhida para decorar uma área local ou jardim. As rosas também são usadas para paisagismo de cidades. Cultivar uma flor grande e bonita não é fácil, mas há uma maneira que tornará o trabalho muito mais fácil.

O processo de propagação de uma planta ornamental em tubérculos de batata rapidamente ganhou popularidade. Esta é uma série de medidas especiais, se seguidas, você pode obter excelentes resultados. Antes de começar a germinar mudas, você precisa se familiarizar com os recursos desta opção, bem como seus prós e contras.

Vantagens e desvantagens

O cultivo de rosas com batatas tem os seguintes benefícios:

  • este procedimento é muito mais fácil do que o crescimento padrão, no entanto, tem certas dificuldades;
  • se você faz o trabalho corretamente e cumpre todas as condições técnicas, é possível arrancar até flores de um buquê fresco;
  • tubérculos de batata manterão o nível de umidade desejadonecessária para o crescimento normal das mudas, a cultura da raiz também satura a planta com uma quantidade suficiente de nutrientes e oxigênio, que é necessário para o desenvolvimento normal;
  • este método se compara favoravelmente com as opções padrão, uma vez que quando uma rosa germina na água, o caule pode começar a apodrecer e, se for plantada imediatamente no solo, a planta geralmente seca;
  • esta opção é adequada para muitas variedades, e você pode usar o método de germinação de uma flor em uma colheita de raiz em qualquer época do ano;
  • batata protege a rosa de forma confiável do impacto negativo de fora.

Como desvantagens, deve-se observar o seguinte:

  • apesar de sua versatilidade, este método não pode ser usado para absolutamente todas as variedades de uma florpor exemplo, o cultivo não dará os resultados esperados para as trepadeiras;
  • batatas são usadas apenas para rosas, que têm uma haste ereta;
  • para que o talo se enraíze e depois se enraíze no site, você precisa cultivar em um local confortável, protegido de correntes de ar e ventos fortes, a flor também precisa de muita iluminação natural, após a germinação, a rosa deve ser transferida para solo fértil;
  • mesmo se o broto estiver incrivelmente enraizado, isso não garante que ele se enraíze de forma rápida e fácil em um novo lugar - cerca de 15% de todas as rosas não se adaptam ao enredo e morrem.

Preparação

A chave para o cultivo bem-sucedido é a preparação competente para este processo. Para fazer o trabalho corretamente, você precisa escolher o talo, as batatas e as ferramentas especiais certas. Também é aconselhável adquirir com antecedência um solo adequado e um recipiente no qual a rosa cresça (o vaso só será necessário se a flor for plantada em casa).

Ferramentas e materiais

Não são necessárias ferramentas especiais para enxertia e posterior germinação da rosa. Basta preparar uma faca, tesoura e omoplatas. Todos os instrumentos devem ser afiados e tratados com desinfetante.

Seleção de solo e capacidade

Para que uma rosa que cresce a partir de um caule seja deixada em casa como uma decoração viva, você precisa escolher o recipiente certo... O tamanho do vaso de flores deve ser médio, mas suficiente para a variedade de flores em particular. Na primeira etapa, basta cortar garrafas de plástico.Antes do uso, os recipientes devem ser processados ​​em altas temperaturas. Na maioria das vezes, é usado vapor ou água fervente. Sob a influência de altas temperaturas, microorganismos perigosos e patogênicos morrerão.

Se não houver furos no fundo, eles devem ser feitos, a drenagem também é despejada no fundo e a areia é despejada em cima (a espessura da camada é de 3 a 5 centímetros). A composição e o estado do solo desempenham um papel fundamental no processo de enraizamento dos caules das flores cortadas. Para cortar uma rosa, você precisa comprar um solo de envasamento especial que pode ser encontrado em qualquer loja de jardinagem. A rosa é uma planta caprichosa e faz exigências especiais às condições de cuidado e ao solo. Caso não seja possível adquirir uma composição especial, pode-se utilizar o terreno da horta, que deve ser alimentado com matéria orgânica e compostos minerais.

A desinfecção do solo é obrigatória. O recipiente com a terra é colocado no freezer e deixado lá por alguns segundos. Descongele o solo antes de usar. Este procedimento deve ser executado várias vezes seguidas. Para restaurar a microflora do solo, é regado com uma solução de "Fitosporina", qualquer análogo deste medicamento também é adequado.

A execução de todos os procedimentos preparatórios é necessária para que a planta não machuque e agrade com uma cor exuberante por muitas temporadas.

Processando batatas e rosas

Tubérculos de batata e rosas também devem ser preparados. O processamento das estacas é realizado para facilitar o seu enraizamento. Profissionais experientes com experiência no cultivo de flores a partir de tubérculos recomendam o uso de hastes de rosas com botões ainda fechados. A espessura ideal da haste é de pelo menos 0,5 centímetros... Basta observar apenas essas condições para ter certeza do sucesso do procedimento. As batatas utilizadas no trabalho devem estar isentas de defeitos e sinais de doenças. Outro pré-requisito é o frescor. A raiz vegetal é a primeira fonte de oligoelementos benéficos para a flor, portanto, sua qualidade deve ser adequada.

No processo de preparação do caule de uma rosa, você precisa seguir uma certa lista de procedimentos:

  • da flor selecionada remova todos os espinhos e folhas;
  • o topo da planta é cuidadosamente aparado em um ângulo de 90 graus, o trabalho é realizado com podador afiado, faca ou tesoura;
  • por baixo, o caule também é cortado, mas já em um ângulo de 45 graus;
  • é aconselhável dividir o corte preparado em várias partes separadas, pelo menos 3-4 botões devem permanecer em cada um deles - assim, várias plantas maduras podem ser cultivadas de uma flor;
  • em seguida, prossiga para o processamento do material de plantio, para isso se utilizam estimulantes biológicos, também se pode preparar uma solução misturando uma colher de sopa de mel e 200 mililitros de água pura;
  • para desinfetar o talo, é tratado com uma solução fraca de manganês rosa por várias horas.

Para preparar o vegetal de raiz, você precisa gastar apenas alguns minutos. Basta colher os tubérculos saudáveis ​​e remover os olhos, se houver. O principal é que os tubérculos não comecem a brotar, pois os brotos vão tirar micronutrientes da batata.

Tecnologia de enraizamento

Para germinar o caule, você deve se familiarizar com a tecnologia desse processo. Se o trabalho for feito no inverno, as estacas da flor nos tubérculos são colocadas em vasos. Na estação quente (de meados ao final da primavera, verão ou início do outono), os brotos podem ser imediatamente transferidos para uma área ao ar livre.

Etapas do processo:

  • preparação do caule e tubérculo;
  • a aquisição e preparação de um recipiente onde crescerá a rosa, ou o processamento de um terreno;
  • comprar ou preparar uma mistura de solo adequada;
  • ao transferir uma flor para um terreno aberto, o solo é limpo, desenterrado e fertilizado.

Depois de todas as manipulações acima terem sido realizadas, o caule é cravado na raiz do vegetal até o meio.Agora pode ser plantado no solo. Ao transferir plantas diretamente para uma área aberta, você precisa organizar uma cova de plantio: profundidade - não inferior a 20 centímetros, largura - não inferior a 30 centímetros. A terra deve ser umedecida. A distância recomendada entre rosas é de 20 centímetros. Essa lacuna pode ser reduzida um pouco, mas ao mesmo tempo, é necessário manter uma distância suficiente para que as flores se desenvolvam plenamente e não interfiram umas nas outras.

A cova de plantio é preenchida com solo especial, e um pouco de chernozem fértil e matéria orgânica (húmus movido com turfa) é derramado por cima. O processo de plantio é finalizado deixando uma camada de areia na superfície. Antes de propagar uma rosa, é aconselhável saber a época ideal para o enraizamento. Jardineiros experientes aconselham a realização do procedimento no final de maio ou no primeiro mês de verão. Esses termos são necessários para obter estacas maduras e fortalecidas. Os rebentos que não tiveram tempo de amadurecer não criarão raízes nas novas condições.

Com o início de junho, os arbustos já começam a formar ramos fortes e poderosos. Seu grau de maturidade é determinado pelos espinhos. O rebento é considerado maduro se os espinhos se partirem ao serem pressionados lateralmente. Se os espinhos se curvarem sob pressão, os galhos ainda não estão maduros o suficiente. Um corte na batata vai enraizar em meados de julho. No início de setembro, o jardineiro receberá uma planta reforçada que pode hibernar com segurança.

Cuidado

Cultivar a cultura em questão em casa ou no local não será difícil se você cuidar adequada e regularmente da planta. Após o término do procedimento de plantio, deve-se criar um efeito estufa para o broto. Tais condições contribuirão para o rápido crescimento e ativarão os processos de sobrevivência. As mudas são cobertas com potes de vidro ou garrafas plásticas cortadas. Para que o calor se acumule no interior, a luz do sol deve incidir sobre as plantas.

Na primeira fase, os tubérculos plantados precisam ser regados todos os dias. O solo deve estar sempre suficientemente úmido. Para irrigação, é aconselhável usar água em temperatura ambiente. Após 5 dias, as mudas são irrigadas com uma solução de açúcar, durante o preparo da qual 2 colheres de sopa de açúcar granulado são dissolvidas em um copo de água. A composição doce é um alimento adicional, que tem um efeito benéfico no desenvolvimento do sistema radicular e, em geral, no estado das plantas. Para que os arbustos cresçam saudáveis, com um sistema imunológico forte, eles precisam de luz natural suficiente. Portanto, é aconselhável deixar as mudas no parapeito da janela do lado sul.

Por um curto período, a tampa (plástico ou vidro) é removida somente após o aparecimento dos primeiros brotos. Todos os dias, as mudas ficam sem abrigo por mais e mais tempo. Este procedimento é realizado para que a flor se adapte às novas condições o mais rápido possível.

Transplante para abrir terreno

Com o cuidado regular e completo das estacas, serão formadas mudas, prontas para serem transferidas para o campo aberto. Os rebentos são transferidos para o solo dos vasos de flores se os caules tiverem germinado com antecedência. Se as condições climáticas permitirem, você pode realizar imediatamente a transferência para leitos abertos.

Residentes de verão experientes observam que é mais fácil enraizar uma muda diretamente em terreno aberto do que transferir uma planta de um recipiente e aguardar o fim de seu período de adaptação... É aconselhável ter tempo para fazer o transplante antes da chegada do outono, para que a planta tenha tempo de criar raízes antes do início do frio e crescer suficientemente forte para um inverno bem-sucedido.

Para plantar rosas corretamente no local, você deve seguir as seguintes recomendações:

  • é aconselhável escolher uma parcela que seja plana, com solo fértil e leve;
  • na transferência de estacas, é necessário realizar procedimentos de beneficiamento, umedecimento e fertilização do solo;
  • ao retirar mudas de recipientes, é preciso se livrar com cuidado dos resíduos de batata para não prejudicar as raízes;
  • antes do início do inverno, as flores são cobertas por uma espessa camada de folhagem, agulhas de coníferas e galhos - eles as protegerão da geada.

Lembre-se: para plantar rosas ao ar livre, devem ser estabelecidas condições climáticas estáveis ​​e confortáveis, caso contrário, elas podem morrer.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário