Como fazer uma rosa crescer a partir de sementes?
Às vezes, é necessário cultivar uma rosa a partir de sementes. Este processo não é fácil, mas possível, requerendo um longo intervalo de tempo, paciência, muita atenção e cuidados cuidadosos. Seguindo um certo algoritmo, qualquer pessoa pode obter mudas e cultivar uma planta completa.
Como são as sementes?
A principal forma de propagação da rosa é a vegetativa, ou seja, por estacas. Semear é necessário se você deseja obter uma planta com novas qualidades que sejam diferentes das parentais. Saber como aplicar o método na prática permite que você obtenha o que deseja, por isso é muito importante não negligenciar isso. O cultivo de uma rosa a partir de sementes é possível de duas maneiras:
- plantinha;
- irresponsável.
O segundo exigirá menos esforço, mas é menos eficaz. Nesse caso, muito é dado à vontade da natureza, e ela é caprichosa e às vezes imprevisível. O método de muda é quase totalmente dependente da pessoa, sem contar com a qualidade da semente, o que permite aumentar muito a produtividade.
O método de semeadura tem seus inconvenientes, mas as vantagens são tão importantes que você pode tolerar as desvantagens e até mesmo minimizar algumas.
Prós:
- a capacidade de obter uma planta forte e viável com um sistema de raízes poderoso;
- as raízes saudáveis permitem multiplicar a resistência da rosa ao gelo e a sua capacidade de autocura, o que não é garantido pelas estacas adquiridas;
- as plantas cultivadas a partir de sementes se desenvolvem ativamente e dão fortes arbustos uterinos;
- a reprodução de uma rosa a partir de sementes muitas vezes leva a resultados muito inesperados, como resultado dos quais o jardineiro se torna o proprietário da cópia original;
- mesmo que você não tenha suas próprias roseiras, você sempre pode comprar sementes em uma loja especializada.
Desvantagens:
- as sementes adquiridas nem sempre têm boa germinação, ao contrário das "caseiras", quando o produtor pode aguardar a condição desejada;
- longo período de tempo desde a semeadura até a emergência;
- a incapacidade de obter uma planta de variedades híbridas;
- Nem todos os tipos de rosas se reproduzem por sementes.
O aspecto das sementes assemelha-se surpreendentemente a um grão de trigo sarraceno, têm a mesma forma piramidal, apenas com uma cor mais clara. Uma fruta com uma única semente é uma falsa casca externa que contém uma semente. O comprimento é de 3-4 milímetros, a cor vai do rosa claro ao marrom claro. As sementes devem estar bem secas, se apresentarem sinais de bolor, então desta forma não são adequadas para semeadura. O material deve ser tratado (lavado) com água oxigenada e bem seco.
Onde obtê-lo e como escolher o correto?
Se for tomada a decisão de plantar mudas de rosa, os supermercados que plantam sementes oferecem uma grande variedade de material de plantio. O problema se torna mais complicado se a escolha for feita em favor de rosas que crescem sozinhas a partir de sementes. No início deste processo, os produtores enfrentam duas opções:
- comprando sementes na loja:
- auto-coleta de cápsulas de sementes.
Na última versão, aguardam a maturação total, depois são colhidas, cortadas com cuidado e retiradas as sementes. Em seguida, o material coletado deve ser cuidadosamente examinado para seleção de espécimes saudáveis, sem danos e sem vestígios de insetos. Ao procurar sementes de certas variedades, deve-se lembrar que nem todos os tipos de rosas fornecem materiais que transmitem qualidades parentais.
Sementes de valor total são obtidas de roseira:
- canina (Rosa Canina);
- espinhoso (Rosa acicularis);
- enrugado (Rósa rugósa);
- Maio (Rosa majalis Herrm).
Exceto rosa mosqueta, adequadas para o cultivo de sementes são as rosas polyanthus, chinesas, miniatura e Sizaya (Rosa glauca). Infelizmente, não é um fato que as sementes de uma rosa negra sejam capazes de transmitir características parentais - esta variedade é melhor propagada por estacas. Você pode obter sementes de uma rosa ambiente da mesma forma que pode propagar uma rosa trepadeira.
Ao comprar a semente, deve-se ler atentamente as características da variedade, levando em consideração o clima para o qual ela se destina. Algumas das espécies e variedades não toleram invernos frios e gelados, para outras o frio da Sibéria não é um problema. Tendo estabelecido uma meta - cultivar uma rosa a partir de sementes, você precisa saber que a rosa-baioneta e a rosa-pedra, apesar dos nomes, não o são. Este esclarecimento é necessário porque iniciantes, jardineiros inexperientes, muitas vezes cometem um erro semelhante.
Coletar sementes por conta própria não é difícil, o principal é não perder o prazo, ou não retirá-las antes que atinjam o nível de maturação desejado. A colheita começa no final de julho ou início de agosto, quando uma cápsula é formada a partir do botão. É correcto retirar frutos castanhos ligeiramente imaturos, bastante elásticos, cujas sementes têm uma forte força de crescimento. Antes de abrir, você deve escolher uma faca afiada e desinfetá-la.
Após a abertura do fruto, as sementes são cuidadosamente retiradas, separadas da polpa, lavadas em água fria, desinfetadas em solução de peróxido de hidrogênio a 20% e bem secas.
Como cultivar mudas?
Cultivar uma rosa em casa requer atenção, paciência e até uma boa memória do cultivador. Abaixo, ficará claro por que uma boa memória é necessária em um processo interessante, de vários estágios e longo. Para Para cultivar uma rosa a partir da semente, você pode usar dois métodos, um dos quais é a semeadura direta em terreno aberto. O algoritmo é simplificado, exigindo quase nenhuma atenção e operações intermediárias, mas menos eficiente do que crescer em casa. É possível e até desejável plantar, germinar, obter mudas e ver como uma planta bonita, saudável e madura cresce em casa.
Nesse caso, você terá que aplicar estratificação. O nome do método é derivado de um par de palavras latinas - stratum e facio, que significa literalmente delaminação. Esta é a criação artificial de condições próximas aos processos naturais de crescimento de despertar nas sementes. Normalmente, trata-se de colocar o material em solo úmido e frio (na geladeira) por um determinado período de tempo. É aqui que será necessária a memória para não esquecer de os devolver ao calor a tempo.
Esta técnica imita a chegada da primavera e estimula a germinação das sementes. A seguir está uma descrição de como plantar e cultivar mudas rosa passo a passo.
Preparação
Ao decidir cultivar uma rosa a partir de sementes, deve-se ter em mente que as sementes do fabricante nem sempre dão o resultado esperado. Muitas vezes, esse material dá origem a pequenos brotos e, posteriormente, a botões de tamanho médio. A auto-colheita com o cumprimento das condições necessárias é garantida para permitir o cultivo de um espécime que repete completamente a amostra uterina, se for, em princípio, capaz de reproduzir sementes. Como resultado, o jardineiro terá uma roseira saudável e madura com flores grandes, às vezes em tons inesperados, o que adiciona intriga ao processo. A semente preparada e desinfetada é colocada em um substrato especial preparado da seguinte forma:
- uma toalha de papel ou pano de algodão é umedecido em uma solução de peróxido de hidrogênio a 20%;
- então o material é dobrado ao meio, as sementes são colocadas entre as camadas;
- o "sanduíche" resultante é colocado em um saco plástico com zíper, zipado, marcado com a data e demais informações necessárias, colocado em um porão ou em um compartimento refrigerador com temperatura não superior a + 5ºC.
O período de exposição ao frio é de 2 meses.O procedimento imita processos naturais. Durante este período, é necessário inspecionar regularmente a embalagem, verificar se há mofo. Seu aparecimento é um sinal para mudar o substrato. Ao secar, o meio deve ser umedecido. O método de estratificação descrito, apesar do período de dois meses, é considerado acelerado. Existe uma opção mais longa e simples. Para a semeadura, use um substrato pronto universal para mudas. O solo auto-preparado consiste em solo de grama ou jardim, turfa baixa e areia de rio. É necessário um nível de acidez neutra. As sementes preparadas são colocadas em uma mistura de solo em estufa, umedecidas e colocadas em ambiente com temperatura de mais 3-5ºC. As estufas ajudam a manter a umidade. O tempo de espera é de 8 meses, periodicamente os recipientes devem ser ventilados.
Semeadura
Sementes preparadas e tratadas, mantidas por um determinado período de tempo em um estimulador (Epin, Energen, HB 101), são colocadas sobre a superfície de um substrato umedecido.
- Em seguida, eles são imersos a uma profundidade de 1 cm.
- As condições da estufa são organizadas - são cobertas com vidro ou filme, pode-se usar estufas especiais, recipientes descartáveis com tampa.
- Depois disso, são enviados para estratificação.
- Ao final do período de estratificação, os recipientes são colocados em uma sala aquecida em um local bem iluminado.
Pode ser um peitoril de janela, phytobox ou apenas uma mesa com possibilidade de organizar iluminação adicional. Após o surgimento dos brotos em massa, deve-se esperar até que fiquem um pouco mais fortes, a seguir remova a camada transparente superior. Nesse caso, os brotos devem ser protegidos da exposição direta à luz solar agressiva.
Quando 2-3 folhas verdadeiras aparecem, a colheita é realizada em copos separados. Essa é a hora da seleção das mudas mais fortes, as fracas vão para a rejeição. A semeadura pode ser realizada em pastilhas de turfa.
Cuidado
Todas as transformações posteriores da rosa dependem do cuidado adequado e da conformidade com os requisitos da tecnologia agrícola no estágio inicial. É muito importante nesse período intermediário, desde as mudas até o transplante para o campo aberto, dotar a cultura de todas as condições para o pleno crescimento e desenvolvimento. É a observância do regime de temperatura, iluminação, alimentação, rega.
- Temperatura. A temperatura ambiente ideal para mudas rosa é de 18-20ºC. Todo o período de crescimento é necessário para manter este intervalo. Mudanças repentinas, frio ou calor excessivo afetam negativamente a condição das plantas e seu potencial promissor.
- Iluminação. A luz deve ser brilhante, mas difusa. Se não forem usados fitolamps para iluminação suplementar, mas sim comuns, então deve-se dar preferência a amostras de LED com espectro branco frio. A distância da lâmpada às mudas é de 10-15 cm. À medida que as plantas crescem, a fonte de luz é elevada.
- Rega. Pequenos brotos fracos precisam de umidificação obrigatória do meio ambiente, ou seja, pulverização. Você pode instalar um umidificador próximo. As mudas endurecidas são regadas à medida que o solo seca - deve estar em um estado úmido. O excesso de umidade não deve ser permitido.
- Endurecimento. O plantio de mudas despreparadas em terreno aberto pode levar à morte de plantas, cujo cultivo exige muito esforço. 2-3 semanas antes do transplante, os recipientes com mudas são levados para a rua ou varandas abertas e instalados à sombra. Gradualmente acostume-se à luz solar direta e aos níveis de luz natural. Ao final do procedimento, as mudas já podem ser deixadas do lado de fora 24 horas por dia para se acostumarem às mudanças diárias de temperatura.
Uma área bem iluminada está preparada para o plantio. As rosas crescem bem em solos argilosos, que devem ser soltos e respiráveis. O terreno é enriquecido com matéria orgânica e são adicionados fertilizantes especiais complexos, areia grossa de rio, aparas e cascas de madeira, sapropel e serragem de coníferas.
Como semear ao ar livre?
Se o jardineiro não deseja cultivar rosas a partir de sementes em casa, ou não tem essa oportunidade, pode-se realizar a semeadura direta no solo. Prepare o local com antecedência conforme descrito acima. A coleta e o beneficiamento das sementes são realizados da mesma forma que para o cultivo de mudas. As sementes são imersas no solo a uma profundidade de 3-4 cm, a superfície é nivelada e adicionalmente polvilhada no topo com uma fina camada de solo. Se o outono for seco e quente, as colheitas devem ser levemente umedecidas, cobertas com uma camada de folhas caídas, feno, fibras agrícolas.
A estratificação posterior ocorre naturalmente. No início da primavera, após o derretimento da neve, o abrigo é removido e os brotos são aguardados. Para proteger as mudas de danos causados por geadas noturnas, você deve organizar um abrigo na forma de uma estufa baixa.
A semeadura na primavera também é possível - as sementes são mantidas em estimulantes de crescimento, mas demorará muito para esperar os resultados finais.
O comentário foi enviado com sucesso.