Rosas: tipos, regras de plantio e cuidados
Muitas meninas consideram a rosa sua flor favorita. Isso não é surpreendente, porque esses botões delicados realmente se parecem com um rei. E você pode comprá-los ou cortá-los quase a qualquer momento.
Peculiaridades
As rosas apareceram na terra há muito tempo, existe até uma versão que aconteceu há cerca de 24 milhões de anos. Mas eles começaram a cultivar flores tão lindas no jardim apenas alguns séculos atrás.
Por exemplo, eles costumavam ser usados como decoração para as paredes dos túmulos dos faraós. Agora, essa planta é popular em muitos países, mas a Pérsia é considerada sua pátria. Hoje existem até 30 mil rosas no mundo., que se dividem em dois tipos: jardim e botânico.
Além do mais, na natureza, você pode encontrar mais de 400 rosas silvestres, também são chamadas de forma diferente - roseira brava... Com base nisso, os criadores desenvolvem todas as novas variedades de rosas, ao mesmo tempo que as tornam mais resistentes não apenas às condições climáticas, mas também às doenças.
A maioria dessas rosas são arbustos com um grande número de ramos. Alguns deles podem crescer até dez metros de altura, enquanto outros permanecem baixos ao longo de sua existência. Além disso, você pode encontrar rosas que formam videiras inteiras com uma variedade de "guirlandas" de flores.
Na maioria das vezes caules em rosas com espinhos, no entanto, ainda existem rosas sem essa "proteção".
As flores podem ser classificadas de acordo com diversos critérios: tanto pelo formato do arbusto, quanto pelo formato das flores, bem como pelo formato das folhas.
Número de pétalas
As pétalas de rosa podem ter um número diferente, dependendo da variedade:
- comum - de 5 a 8 pétalas;
- em semi-duplo - de 7 a 18 pétalas;
- em tamanho médio - de 29 a 38 pétalas;
- em terry grosso - mais de 41 pétalas.
Formato de pétala
É impossível ignorar a descrição de seu formulário:
- em forma de copo;
- em forma de bola;
- na forma de uma tigela;
- com bordas pontiagudas ou curvas.
Além disso, suas cores são bastante diversas: do branco delicado ao bordô escuro. Algumas rosas são completamente inodoras, outras têm o típico perfume rosa e ainda outras surpreendem com o seu aroma quase frutado.
Em conexão com todos esses recursos, eles são usados de maneiras diferentes.
Algumas plantam arbustos com rosas no país para decoração, enquanto fazem sebes ou bordas para canteiros de flores, outras são cultivadas em estufas para venda.
Grupos
A variedade de rosas é muito grande, mas as mais populares ainda valem a pena ser consideradas com mais detalhes.
Rosas de chá
Este grupo é considerado o mais comum e também o mais famoso entre todas as rosas de jardim. Seus arbustos são de tamanho médio, com brotos retos ou espalhados. Sobre eles, são formadas de uma a várias cores, que têm uma forma e tonalidade diferentes. Em que rosas podem ser duplas ou semi-duplas.
A floração neste grupo de rosas começa no início de junho e termina com o início da primeira geada. Eles podem ser plantados separadamente ou em grupos.... No entanto, todos eles precisam de bons cuidados, bem como um abrigo confiável para a zona radicular durante o início do inverno.
Entre eles, vale destacar as variedades mais comuns: "Gloria Day", "Landora".
Rosas do pátio
O nome "pátio" é muito simples de explicar. Anteriormente, as meninas costumavam decorar varandas com flores. Na maioria das vezes, eram rosas desabrochando.Assim, a associação dessas flores com o local onde foram cultivadas criou raízes. As rosas do pátio foram criadas pela primeira vez por Patrick Dixon. Agora, um grande número de subespécies dessas rosas apareceu.
A altura do arbusto pode ser de 40 a 50 centímetros... No entanto, apesar disso, eles diferem em uma variedade de tons. Eles florescem do final da primavera ao final do outono.
Entre eles, os mais comuns: "Baccarat", "Lydia".
Reparado
Este grupo de flores tem alguma vantagem - é a possibilidade de florir novamente, que continua até o final do outono. Além disso, essas plantas não têm medo de geadas. Plantar rosas é recomendado em grupos.
Os arbustos podem crescer até 1,7 metros... Ao mesmo tempo, até cinco botões são formados em cada haste, que florescem juntos. As flores são geralmente duplas e grandes.
Entre eles, vale a pena notar variedades como "Frau Karl" ou "Dixon".
Parque
Essas plantas são muito grandes. Eles podem crescer mais de 2 metros de altura.... As flores em si são muito bonitas, com tonalidades diferentes. Ao mesmo tempo, seu diâmetro chega a 23 centímetros. Na maioria das vezes, esses grupos de rosas são plantados em canteiros de flores. Além disso, eles não têm medo de geadas, bem como de várias doenças fúngicas. Eles podem florescer várias vezes por temporada.
Os mais populares entre eles são variedades como "Consuelo" ou "Tornado".
Tecelagem
Estas roseiras diferem porque podem crescer até 5 metros de altura. Seus brotos podem ser lançados no solo, bem como em suportes especiais. Para a decoração do local, este grupo é o mais adequado. Com a ajuda deles, você pode decorar não só canteiros de flores, mas também em casa.
As flores dessas rosas são muito pequenas, mas se dobram em inflorescências. Alguns deles florescem apenas uma vez por temporada, outros - quase até a geada.
Entre essas rosas, vale a pena notar variedades como "Mont Blanc" ou "Pearls".
Rosas cobrindo o solo
Essas flores são tecidas ao longo do chão, portanto, se nem tudo estiver tão arrumado e bonito no local como você gostaria, você pode usar rosas para decorar a área. Os arbustos em si não são muito altos, até meio metro; crescem principalmente em largura. Ao mesmo tempo, cobrem toda a terra com uma manta verde com pequenas flores que se juntam em enormes pincéis.
Isso inclui variedades como Scarlet ou Red Velvet.
Pequena
São roseiras bastante pequenas, a partir das quais podem ser formadas bordas multicoloridas. E também com a ajuda deles, você pode até decorar lâminas de pedra, ou simplesmente plantá-las em pequenos vasos.
Eles não têm mais de 35 centímetros de altura. Suas flores podem ser de diferentes tons, bem como diferentes em terry. E também são muito resistentes a várias doenças.
Entre eles, destaca-se a variedade "Daniela".
Polyanthus
As flores deste grupo podem crescer até 35-40 centímetros. As pétalas são felpudas muito bonitas. Eles são coletados em inflorescências de 40 ou mais flores. Além disso, as rosas são inodoras, mas seus tons são muito diversos. Portanto, não será possível simplesmente passar.
Eles são usados com mais freqüência para criar pequenos canteiros de flores. E também as rosas polyanthus são mais resistentes a doenças do que as rosas chá.
Entre elas, as variedades mais comuns são "Lily Marlene" ou "Rumba".
Grupo de ingles
Esses grupos de flores crescem até um metro e meio de altura. Eles florescem muito densamente e lindamente, enquanto eles têm um aroma incrível. Os botões podem ter até 14 centímetros de diâmetro. No inverno, os arbustos devem ser cobertos.
Os mais populares entre eles são variedades como "Ternura" ou "Merlin".
As melhores variedades e suas características
Tendo considerado quais grupos existem, é necessário conhecer mais detalhadamente as variedades mais populares.
"Gloria Dei"
Esta variedade é uma das mais populares entre todas as rosas de chá híbridas. Os arbustos são bastante grandes, com brotos retos, cuja altura pode chegar a um metro. As flores nos arbustos crescem em forma de xícara. Eles têm um aroma muito delicado. Eles atingem 17 centímetros de diâmetro..
Essas rosas florescem por muito tempo, a partir de junho e quase até a geada. E aqui para o período de inverno, os arbustos devem ser cobertos... Além disso, se o verão for chuvoso, eles podem ser expostos a algumas doenças fúngicas.
"Bacará"
Esta variedade de rosas pode ser atribuída ao grupo do chá e ao pátio. A forma de tal rosa é em forma de vidro. A flor em si é aveludada, com uma tonalidade escura de cereja, mas também com um aroma muito delicado. Os arbustos não são muito largos, chegam a atingir um metro de altura. A floração continua até a geada. Para o período de inverno, os arbustos são mais bem cobertos.
A versão caseira dessa variedade cresce em canteiros de flores, vasos e varandas. A mata é muito bem cuidada, até 35 centímetros de altura. As flores desabrocham no início do verão e desabrocham até a geada. Seu diâmetro é pequeno - até 6 centímetros, mas o botão em si é espesso e duplo... Um botão tão pequeno contém 55 pétalas.
"Super estrela"
Esta variedade de rosas chama a atenção de longe pela sua beleza e aroma. A flor em si tem a forma de um copo com uma tonalidade que vai do coral suave ao vermelho suave. Ao mesmo tempo, as rosas são muito grandes e densamente duplas. O botão é composto por 40 pétalas. As rosas desta variedade florescem do início de junho ao final do outono.
Os brotos crescem em altura até um metro, sendo ideais para buquês. O comprimento da perna pode ser de até meio metro. Além disso, eles permanecem em um buquê até a lua crescente.
E também essas rosas praticamente não têm medo de doenças fúngicas.
"Landora"
Essa rosa é considerada mais decorativa e tem flores amareladas bastante sofisticadas que ficam especialmente bonitas à noite. As flores são muito densas, embora duplas, com grande número de pétalas.
Os rebentos crescem em altura até um metro e meio, com a sua ajuda pode decorar não só canteiros de flores, mas também edifícios. Esta variedade é muito resistente a várias doenças, porém, em clima muito chuvoso, a mancha negra pode atacá-la.
"Tornado"
Essa rosa-do-parque tem flores duplas grandes e brilhantes que têm um aroma incrivelmente picante. O arbusto desta planta é bastante denso, com rebentos de até 2,5 metros de altura. Suas flores podem ter até 14 centímetros de diâmetro, enquanto suas pétalas são ligeiramente arredondadas. A floração começa no final do primeiro mês de verão e continua até o final do outono.
Além disso, esta variedade de rosas não tem medo de geadas, assim como praticamente nenhuma doença fúngica.
"New Down"
Esta variedade é a mais brilhante e bela de todas as rosas trepadeiras. Seus brotos podem crescer até 5 metros de altura, enquanto as flores que aparecem no início do verão chegam a ter 8 centímetros de diâmetro. A floração continua até o início da primeira geada.
Esta variedade é freqüentemente usada para decorar os cantos mais escuros do jardim.... Porém, para o inverno, todos os brotos devem ser retirados dos suportes e cobertos para que a planta não morra.
"Amada Lydia"
Esta variedade foi cultivada na Holanda. Pertence ao grupo das rosas que se chamam "spray". O arbusto em si é pequeno, seus brotos crescem até 65 centímetros de altura. Flores de Terry, inflorescências de 7-8 peças. Eles têm uma cor carmesim e uma forma de vidro.
Eles florescem sem interrupção até o início da geada. Mas, como a maioria das variedades de rosas, elas precisam de abrigo para o inverno.
Dimensões (editar)
Como você pode ver acima, as rosas podem ser de tamanhos diferentes. E isso depende principalmente do tipo de planta. Onde eles serão plantados depende de seu tamanho. Por exemplo, os mais curtos deles são usados para decorar casas. Ao mesmo tempo, podem ser plantadas em vasos ou em canteiros de flores. Além disso, essas plantas têm uma grande vantagem sobre seus "parentes". Na verdade, para o período de inverno, aqueles que crescem em canteiros de flores podem ser transplantados para vasos. Então você pode desfrutar de sua floração durante todo o inverno.
As mesmas rosas, cuja altura chega a um metro e meio, podem ser plantadas em canteiros ou perto de gazebos. Os mais altos deles costumam ser usados para criar arcos em parques ou grandes jardins.
No entanto, isso não significa que não possam ser plantadas em uma área pequena.
Como plantar?
Tendo decidido plantar uma rosa em seu jardim, você precisa saber como escolher a muda certa. Em primeiro lugar, deve ser de alta qualidade, com raízes fechadas. Se a muda foi comprada com antecedência, ela pode ser armazenada por algum tempo na geladeira na prateleira de baixo. Além disso, depois de um certo tempo, é necessário umedecer levemente o solo próximo às raízes da rosa.
Essas plantas podem ser plantadas no outono e na primavera. Se for primavera, então a terra deve definitivamente aquecer, pelo menos até +9 graus... Aproximadamente - este é o final de abril, início de maio. O desembarque também pode ser realizado no outono, a saber: do final de setembro a meados de outubro. Se plantada depois desta data, a planta não terá raízes bem, o que significa que não sobreviverá ao inverno.
A aterrissagem deve ser em um local onde há muita luz, porque na sombra a rosa ou não floresce de todo, ou libera mais brotos "cegos". Além disso, a terra deve ser fértil.
Deve-se cavar um buraco para uma muda de até meio metro de largura e comprimento. Além disso, a distância entre eles também deve ser de pelo menos 50 centímetros. Antes disso, você precisa preparar o curativo superior. Para fazer isso, você pode misturar o solo com húmus ou composto. Antes de começar, você precisa colocar água no buraco. Em seguida, as raízes da rosa devem ser polvilhadas com terra e só depois que o fertilizante deve ser adicionado. A própria raiz precisa ser aparada um pouco, cerca de um terço. Além disso, os brotos também devem ser podados. É necessário deixar 4 botões em cada broto... Isso é necessário para o bom desenvolvimento da planta.
No final do plantio, a muda é borrifada com terra para cobrir o local enxertado em pelo menos 4 centímetros.
Depois disso, o solo deve ser totalmente pisoteado e regado.
Como cuidar?
Após o plantio, a rosa, como qualquer outra planta, requer cuidados adequados. Isso é principalmente rega, bem como curativo superior. A temperatura do ar também é importante. Afinal, a rosa não gosta nem um pouco do calor, assim como do tempo muito chuvoso. Ela precisa de cuidados no outono e na primavera.
Além disso, em quaisquer condições em que o cultivo ocorre, alimentar as rosas é imperativo. Somente neste caso, os botões dos arbustos podem ficar macios e cheirosos.
Top curativo
Entre todos os fertilizantes, o estrume é um dos melhores. No entanto, excrementos de cavalo são mais usados, mas excrementos de galinha só podem prejudicar a rosa. Em alguns casos, a roseira pode simplesmente queimar.
Quando a floração começa, você pode alimentar com salitre.... Para fazer isso, adicione uma colher de sopa desta substância a 10 litros de água. Durante o crescimento ativo, é necessário regar a planta com fertilizantes orgânicos uma vez a cada duas semanas. Pode ser verbasco ou qualquer solução à base de ervas. Já a partir do final de julho, não vale mais a pena alimentar a rosa, pois nesta época ela começa a se preparar para o período de inverno.
Além disso, deve-se lembrar que não vale a pena superalimentar a planta, pois neste caso haverá muitas folhas, mas, ao contrário, poucas flores.
Rega
Para evitar que a rosa seque, ela deve ser regada. Você não precisa fazer isso com muita frequência. Será o suficiente para regar a planta uma vez por semana.... Mas em um verão muito seco, a planta precisará de 2 vezes mais umidade.
É melhor regar a rosa debaixo da própria raiz, um balde por arbusto é suficiente... Depois disso, você pode borrifar o local de irrigação com grama cortada para que a terra não seque muito rapidamente.
Poda
Este procedimento pode ser iniciado assim que o gelo terminar. Nesse momento, é necessário verificar o estado do arbusto, retirar os brotos danificados pela geada e também os mais fracos. As plantas da mesma idade devem ser podadas com muito cuidado, mas aquelas que estão "vivendo" há mais de um ano - mais. Os rebentos jovens são cortados ao meio e os mais maduros são encurtados para 4-5 botões. Nos arbustos onde surgiram caules secos, é imperativo eliminá-los.Ao mesmo tempo, você pode fazer esse procedimento com qualquer variedade de rosas. Afinal, isso ajuda a planta a crescer bem, além de manter uma forma bonita.
Essa planta também requer poda repetida. É feito quando as primeiras flores murcham. Depois disso, é necessário remover todas as rosas secas, bem como encurtar alguns brotos jovens. Isso permitirá que o arbusto floresça de maneira mais luxuriante e por muito tempo.
Controle de doenças e pragas
Algumas variedades, independentemente de onde sejam cultivadas, são suscetíveis a doenças fúngicas. Além disso, podem aparecer pragas de vez em quando. Portanto, é imperativo lutar com eles.
- Oídio... Para prevenir tal doença, pode-se usar a seguinte solução: 35 gramas de refrigerante, um litro de água morna. Esta ferramenta deve ser pulverizada várias vezes. A melhor maneira de fazer isso é na primavera, com uma pequena pausa de 7 dias. Depois disso, é necessário repetir a pulverização em junho.
- Pulgão... Para se livrar dessas pragas, você pode usar uma solução feita de uma barra de sabão em pó e um balde de água. Tudo isso precisa ser fervido por 12 minutos, no final você pode adicionar alguns ramos de absinto. Quando a solução esfriar, você pode começar a pulverizar. É necessário repetir o procedimento após uma semana. Em casos severamente negligenciados, se os remédios populares não ajudarem, é melhor usar drogas especiais. Portanto, "Aktara" se encarregará dessa tarefa. Para assustar os pulgões, você pode plantar alguns arbustos de lavanda ou capuchinhas ao lado de uma roseira.
No caso de surgirem pequenas fissuras ou manchas nos ramos, devem ser retiradas imediatamente. Isso impedirá que a doença se espalhe ainda mais.
Como se preparar para o inverno?
Este processo é muito importante para qualquer planta. E mesmo apesar do fato de que as rosas são flores bastante resistentes à geada, ainda vale a pena isolá-las. O trabalho preparatório pode começar no final do verão. Nesse momento, é necessário interromper a alimentação das plantas para que o crescimento dos brotos diminua. Afinal, se isso não for feito, a roseira simplesmente enfraquecerá e não aguentará o inverno.
No outono, antes mesmo do isolamento da rosa, é imperativo cortá-la. Você precisa remover não apenas flores secas, mas também ramos. O sistema radicular deve ser isolado com serragem ou uma camada de húmus. Cubra tudo de cima com agulhas de abeto ou simplesmente polvilhe com uma camada de terra. Em alguns casos, as hastes da rosa também precisam ser cobertas. Para isso, eles devem ser removidos dos suportes e colocados.
Você pode até mesmo cobri-los com trapos comuns e desnecessários.
Regras de registro do site
Para aquelas pessoas que têm sua própria casa ou pelo menos uma pequena cabana de verão, o projeto do jardim é muito importante. Afinal, todo mundo quer que a casa seja um ninho aconchegante. As flores ajudarão a lidar com essa questão. Muitas vezes, são as rosas que são usadas para decorar todo o quintal. Porém, para que tudo fique harmonioso, você precisa conhecer várias regras importantes.
A primeira coisa a fazer é escolher um local para plantar sua roseira. Este deve ser um local ensolarado de fácil acesso a pé. Em primeiro lugar, isso garantirá um bom cuidado com a planta e também permitirá que você a aborde a qualquer momento. Além disso, deve haver muito espaço para o desenvolvimento da raiz.
Na verdade, o seu desenvolvimento no futuro depende disso, e da quantidade de flores que irão deliciar os proprietários com a sua beleza e aroma.
E também você precisa decidir sobre o número de plantas no jardim. Além disso, vale a pena considerar a combinação de rosas com outras flores e elementos de design no jardim. Antes de plantar, você precisa perguntar se certas flores crescerão com rosas. Além disso, você precisa ter certeza de que os "vizinhos" não vão entupir as rosas luxuosas, e elas poderão florescer completamente por vários meses.
É imprescindível fazer um desenho que o ajude a posicionar tudo corretamente no momento do plantio.... Aqui, você pode tentar descobrir sozinho ou convidar um especialista que o ajudará a realizar a tarefa sem muito esforço. A única coisa a fazer é contar a ele sobre suas preferências. Depois disso, um especialista experiente fará do jardim um lugar ao qual você vai querer voltar todos os dias.
É muito mais fácil decorar uma casa ou apartamento com flores, porque se você não gosta de alguma coisa, a flor do vaso pode simplesmente ser transferida para outro lugar.
Resumindo, podemos afirmar com segurança que qualquer um dos tipos de rosas considerados são perfeitos para decorar os seus terrenos de jardim, e vários jardins botânicos, bem como parques. Todos eles servirão de decoração para uma determinada composição e farão as delícias de todos com sua incrível beleza, além de um agradável aroma. Para isso, basta reservar um pouco de tempo para ir embora.
As características do plantio de rosas-chá híbridas estão no próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.