Tudo sobre como cuidar de rosas

Contente
  1. Recursos de rega
  2. Nuances de alimentação
  3. Poda
  4. Como se preparar para o inverno?
  5. Como cobrir e remover corretamente a tampa?
  6. Doenças e pragas
  7. Dicas para cuidar de diferentes espécies

A rosa é freqüentemente chamada de rainha das flores. A planta é realmente caprichosa. Portanto, para que a flor encante o máximo possível o jardineiro com seu florescimento, ele deve cuidar bem dela.

Recursos de rega

Em primeiro lugar, as rosas precisam ser regadas regularmente. Na primavera, o solo da área com rosas é regado a cada 2-3 semanas. Ao mesmo tempo, a rega deve ser abundante. Em climas quentes, regue as plantas com mais frequência. Tudo depende das especificações do tempo. O alagamento do solo não deve ser permitido. Isso pode levar ao desenvolvimento de doenças fúngicas. A água para irrigação é usada quente e estabilizada.

Você pode simplificar o processo de cuidar das flores cobrindo o solo ao lado das rosas. A cobertura morta é colocada ao lado das hastes da planta após a primeira alimentação da primavera. Turfa, serragem ou feno seco são geralmente usados ​​para esse propósito. Uma densa camada de cobertura morta também protege as plantas das ervas daninhas. Se o jardineiro usa turfa ou estrume seco para proteger as flores, ele também serve como uma boa fonte de nutrientes que entram no solo a cada rega.

Nuances de alimentação

Como outras flores, as rosas do campo aberto precisam ser alimentadas regularmente. A escolha do fertilizante depende da época.

  • Primavera. A primeira alimentação é realizada no início da estação quente. Neste momento, as plantas precisam de nitrogênio. Este promotor de crescimento promove o crescimento da massa verde e o aparecimento dos primeiros botões. A rosa responde bem à alimentação com esterco ou composto podre. Devem ser usados ​​em pequenas quantidades, pois o excesso de fertilizantes orgânicos só prejudica as plantas. A matéria orgânica pode ser alternada com curativos minerais. Isso só vai beneficiar as flores.
  • Verão. Neste momento, as flores que crescem no país são mais convenientemente alimentadas com fertilizantes complexos. Para que a rosa cresça forte e saudável, é importante escolher alimentos ricos em potássio e fósforo. É possível determinar quais os nutrientes que faltam às flores olhando para a folha. Portanto, se a planta começar a ficar pálida e murchar, isso significa que falta ferro e magnésio. Nesta época, as rosas podem ser alimentadas com permanganato de potássio diluído em água ou sulfato de ferro.

Recomenda-se que o revestimento de cobertura seja aplicado ao solo na forma líquida. É melhor fazer isso imediatamente após regar as flores.

Poda

Na primavera, as rosas do jardim precisam de poda higiênica. Deve ser realizado antes que os botões comecem a florescer nos brotos verdes. Você precisa cortar rosas no primeiro ano após o plantio. As plantas são examinadas cuidadosamente. É necessário remover todos os brotos secos e congelados. Se a maior parte do caule foi cortada, o corte deve ser tratado com verniz de jardim.

A poda formativa também tem um bom efeito sobre o estado das rosas. Deve ser realizada levando-se em consideração as características varietais da flor.

  • Rosas de chá híbridas. Os brotos de flores pertencentes a este grupo são encurtados em um terço do comprimento.
  • Cobertura do solo. Essas flores são cortadas a cada cinco anos. No processo, o jardineiro corta todos os brotos, deixando apenas um toco curto de 25-35 centímetros de altura acima do solo.
  • Arbusto. Uma vez que as rosas desabrocham não precisam ser podadas. Os brotos das plantas perenes são encurtados em um terço.
  • Reparado. Essas flores são desbastadas regularmente. Os brotos principais são cuidadosamente encurtados. Eles fazem isso a cada três anos.
  • Escalando. Ao podar, os jardineiros removem todos os brotos com mais de cinco anos. Apenas 3-4 botões são deixados em ramos jovens.

Use uma tesoura de jardim afiada ou um podador para aparar as flores. A vegetação cortada pode ser adicionada à pilha de composto.

Como se preparar para o inverno?

Eles vêm preparando rosas para o inverno desde meados de julho. Neste momento, as plantas não são mais alimentadas com curativos contendo nitrogênio. No final do verão, as flores são fertilizadas com alimentos que contêm potássio. Essa alimentação contribui para a lignificação dos brotos. No meio do outono, as rosas devem ser batidas. Para começar, o jardineiro precisa arrancar a folhagem da base dos brotos. Além disso, as plantas devem ser polinizadas com cinza de madeira.

Depois disso, os arbustos são picados com uma mistura de areia e terra. A turfa não é usada para este propósito. Ele absorve ativamente a umidade, que congela rapidamente. Em setembro, os topos dos brotos em crescimento devem ser beliscados. A cessação do seu crescimento também contribui para a maturação da madeira e para um aumento da resistência às geadas das plantas. As rosas trepadeiras em meados de outubro são cuidadosamente retiradas dos suportes. Depois disso, são dobrados ao solo, tentando não quebrar os caules. Ramos ou tábuas de abeto devem ser colocados sob os ramos.

Como cobrir e remover corretamente a tampa?

A maioria das rosas precisa de abrigo oportuno. As exceções são o parque, a cobertura do solo e as rosas polyanthus. É o suficiente para batê-los em tempo hábil. Rosas encaracoladas, spray e trepadeiras na região de Moscou e na Rússia central são abordadas na segunda quinzena de outubro. Antes do abrigo, os caules são cuidadosamente aparados. A folhagem é removida dos brotos. Depois disso, as hastes são baixadas suavemente até o solo. Um filme é colocado entre o solo e as filmagens. Isso ajuda a protegê-los do excesso de umidade.

De cima, as rosas são cobertas por ramos de abeto. Para evitar que atraia roedores, o veneno é colocado ao lado do abrigo. Após a primeira nevasca, uma pequena quantidade de neve é ​​jogada no abrigo. É necessário retirar o abrigo das flores por etapas. No final de março, ramos de abeto ou qualquer outro material de cobertura são removidos dos arbustos e, em seguida, examinados cuidadosamente. Se houver vestígios de mofo, devem ser removidos com pano úmido embebido em sulfato de cobre. Se os brotos estiverem muito danificados, devem ser cortados com cuidado.

Além disso, as rosas são recobertas. Nesse estágio, as flores precisam de abrigo para protegê-las do sol. Se feito corretamente, as plantas não acordam muito cedo. Você pode remover o abrigo depois que o solo aquecer bem. Isso é melhor feito em tempo nublado. Após a retirada do abrigo, os arbustos e o solo próximo a eles devem ser tratados com fungicidas. Isso ajudará a fortalecer a imunidade das flores.

Doenças e pragas

As rosas do jardim são importantes para aprender como se proteger contra doenças. As seguintes doenças são perigosas para essas flores.

  • Oídio. Esta doença se desenvolve rapidamente em condições de alta umidade. Uma densa floração branca aparece na folhagem e nos caules. Com o tempo, ele começa a escurecer. A folhagem se enrola neste momento. Para combater esta doença, as plantas são tratadas com sulfato de cobre ou preparações semelhantes.
  • Podridão cinzenta. Esta doença freqüentemente afeta as rosas durante a floração. Rosas doentes ficam cobertas por uma flor semelhante a um bolor. Os botões desaparecem rapidamente. Percebendo os primeiros sinais da doença, as partes afetadas da planta são cuidadosamente cortadas. Em seguida, a flor é tratada com uma solução de sabão com sulfato de cobre.
  • Mancha negra. Esta é outra doença comum. Círculos marrons escuros aparecem nas flores doloridas. É muito difícil curar. Para começar, remova todas as partes mortas da planta. Depois disso, a flor é pulverizada com fungicidas.
  • Ferrugem. Esta doença afeta plantas jovens e adultas. No estágio inicial de desenvolvimento da ferrugem, ela pode ser combatida com suco de serralha. Eles estão manchados com manchas escuras nas folhas.

As flores também precisam de proteção contra pragas. Os segredos de como lidar com a maioria dos insetos são familiares a jardineiros experientes.

  • Aphid. Essas pequenas pragas são perigosas para muitas plantas. Eles se instalam no interior das folhas e se alimentam de sua seiva. Para o tratamento preventivo contra pulgões, as plantas são borrifadas com água com sabão. Você pode adicionar uma decocção de absinto, calêndula ou erva-moura. Este método ajudará a se livrar das pragas apenas se não houver muitas delas. Em caso de infecção grave, os jardineiros são aconselhados a usar preparações industriais.
  • Lagartas. Esses insetos danificam rapidamente a folhagem das rosas, deixando pequenos buracos nela. As lagartas são geralmente colhidas à mão. Se houver muitas pragas no local, o pó de mostarda é espalhado próximo às roseiras.
  • Sawfly. Como resultado da atividade dessas pragas, os brotos secam gradualmente. Inseticidas comprovados são usados ​​para controlá-los. Eles são usados ​​para cultivar não apenas plantas, mas também as terras próximas a elas. Isso deve ser feito com luvas de proteção e máscara.
  • Ácaro-aranha. É muito fácil notar vestígios da atividade desta praga. A parte inferior da lâmina foliar é coberta por uma teia de aranha fina e leve. Ao iniciar o controle de pragas, ele é cuidadosamente limpo das folhas. Depois disso, as rosas são pulverizadas com Fitoverm. Você precisa processar os arbustos várias vezes seguidas, até que os insetos sejam completamente destruídos.

Para espantar as pragas, pode-se plantar alfazema, malmequeres ou calêndulas ao lado das rosas.

Dicas para cuidar de diferentes espécies

Jardineiros novatos que cultivam diferentes tipos de rosas devem prestar atenção às características das diferentes flores.

  • Parque. Rosas decorativas têm boa resistência de inverno. Portanto, as flores que crescem em regiões com clima quente não são cobertas para o inverno. Eles também não precisam de poda regular.
  • Chá híbrido. Delicadas rosas-chá distinguem-se pela longa floração. Para aumentar a atratividade dessas plantas, elas são alimentadas regularmente. No outono, as plantas são cobertas de forma confiável. Se isso não for feito, eles podem congelar completamente.
  • Rosas Floribunda. Essas rosas são necessariamente plantadas ao sol. É quase impossível cultivar lindas flores à sombra. As plantas precisam ser podadas regularmente. Afinal, esse procedimento promove o florescimento ativo e o crescimento dos brotos basais.
  • Cobertura do solo. Esta variedade de rosas é uma das mais despretensiosas. As plantas se distinguem pelo aumento da imunidade a doenças e resistência ao frio. Portanto, o cultivo dessas rosas das ruas pode ser confiável até mesmo para um iniciante.
  • Arbusto. Estas rosas são frequentemente utilizadas como sebes. Eles são podados várias vezes por temporada. Na primavera, os jardineiros realizam podas formativas, removendo todos os ramos danificados. No verão, os botões secos são removidos e os caules desbastados. No outono, o arbusto é reexaminado. Nesse estágio, todos os ramos que interferem no desenvolvimento normal de uma rosa do arbusto são eliminados.
  • Inglês. Essas plantas não são resistentes à chuva e muita rega. Eles não gostam dessas rosas e calor. Portanto, eles devem ser cultivados em sombra parcial. As flores são podadas anualmente. 3-4 anos após o plantio, o jardineiro geralmente consegue formar um belo arbusto que se espalha.
  • Escalando. Essas rosas são muito frágeis. Você deve cortá-los com cuidado. Na primavera, os jardineiros encurtam cuidadosamente os cílios e, no outono, removem as flores murchas.

Se você cuidar adequadamente das rosas que crescem no jardim ou na estufa, elas sempre irão deliciar seus proprietários com flores exuberantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário