Fertilizantes para rosas e seu uso
Sem nutrição adequada, as rosas que crescem no local não podem deliciar as pessoas por muito tempo com sua floração brilhante e exuberante. Portanto, é muito importante que o jardineiro aprenda a escolher o alimento certo para suas plantas.
Visão geral da espécie
Todos os tipos de fertilizantes disponíveis podem ser usados para alimentar flores.
Orgânico
A maioria dos jardineiros prefere usar produtos orgânicos em seu site. Permitem não só melhorar o estado das rosas, mas também aumentar a fertilidade do solo, bem como atrair vermes úteis para o local. Para alimentação de rosas, as seguintes opções de fertilizantes orgânicos são usadas.
- Kuryak... Os excrementos de frango são usados para alimentar as rosas na primavera. Ele contém muito nitrogênio, então as flores, após fertilizar o solo, crescem melhor e florescem com mais abundância. Antes de adicionar esterco de galinha ao solo, ele é diluído com bastante água. A solução final é infundida por uma semana. Em seguida, um balde do produto preparado é despejado em um recipiente com dois baldes de água limpa. Uma solução fraca é usada para regar os arbustos na raiz.
- Estrume... Este produto tem quase as mesmas propriedades do frango. A cobertura é preparada de acordo com o mesmo princípio. Mas a solução que foi infundida por uma semana é diluída na proporção de 1 para 10. É melhor alimentar as flores com esterco em climas quentes. Nesse caso, as rosas absorvem melhor os nutrientes.
- Chá de ervas. Este produto é uma boa alternativa ao esterco e frango. Este curativo não tem um odor forte e desagradável, por isso pode ser usado para fertilizar rosas plantadas sob as janelas. Para a preparação de chá de ervas, grama cortada, ervas daninhas ou outros resíduos de plantas são usados. Pique as verduras e coloque em um recipiente grande. Você também precisa adicionar uma colher de sopa de sal calcinado e água ali. Neste formulário, o recipiente deve ser deixado por vários dias. Durante esse tempo, seu conteúdo deve fermentar. Depois disso, o produto deve ser filtrado. A solução é ideal para alimentação foliar.
- Biohumus... Este remédio aumenta a imunidade das plantas e estimula seu crescimento. Para alimentar flores, você pode usar biohúmus granular e líquido. É importante lembrar que esse produto não pode ser usado em áreas com solo turfoso.
Todos esses produtos são acessíveis, por isso é muito benéfico usá-los para o cultivo de flores de jardim.
Mineral
Esse tipo de molho tem um bom efeito na condição das rosas. Os fertilizantes contêm um nutriente principal. A seleção de produtos adequados para alimentação de rosas é bastante ampla.
- Superfosfato... É um fertilizante de fósforo. Pode ser aplicado ao solo em todos os estágios de desenvolvimento da rosa.
- Amofos... Este fertilizante também é baseado em fósforo. Complementa com nitrogênio. Não contém nitratos e cloro, que são perigosos para as flores. O produto é usado na alimentação de rosas no início do verão.
- Cloreto de Potássio... Essa substância é introduzida no solo no outono. Eles são fertilizados com solo no local onde as rosas serão plantadas na primavera. As flores nessa área crescem rapidamente.
- Nitrato de amônio. Este produto é altamente solúvel em água. Como outros fertilizantes nitrogenados, recomenda-se aplicá-lo apenas no início da safra. Após a floração, a substância não é mais utilizada.
- Uréia... As rosas adoram este fertilizante de qualidade. As plantas são alimentadas com uréia no início da primavera.
- Monofosfato de potássio. Este é um suplemento popular de fósforo e potássio.Com ele, você pode estender o período de floração das rosas. O produto é altamente solúvel em água e absorvido rapidamente.
- Nitrato de cálcio... O principal ingrediente ativo neste molho é o cálcio. Promove rebentos verdes saudáveis e folhagem vibrante. Recomenda-se alimentar as flores com nitrato de cálcio no verão.
Todos esses fertilizantes não são retirados do solo por muito tempo. Portanto, é muito benéfico usá-los.
Complexo pronto
Uma excelente opção de alimentação para jardineiros iniciantes e mais experientes são os fertilizantes complexos. É muito fácil usá-los. A solução só precisa ser diluída em água e usada para regar ou borrifar rosas. Os mais populares entre os jardineiros são os seguintes produtos.
- Bona Forte. O alimento líquido é vendido em um prático recipiente de plástico. O fertilizante estimula o crescimento ativo das flores e seu brotamento. O produto pode ser usado desde o início da primavera até meados do verão.
- Fasco. Este fertilizante enriquece o solo com todos os nutrientes essenciais que as rosas precisam para o crescimento e desenvolvimento normais. A alimentação de flores com este produto geralmente é combinada com o afrouxamento do solo.
- Fertika... Esta ferramenta é usada para alimentação de flores de primavera. Os grânulos são diluídos com água morna. Depois disso, a solução resultante é usada para regar as plantas.
- Agrícola... É um fertilizante de qualidade equilibrada. Na primavera, a cobertura é usada para uma floração exuberante. Alimentar as plantas no outono com este produto ajuda a preparar as flores para a geada.
Adequado para alimentação de rosas e produtos como "HERA", "OMU", "Novofert", "Mistura orgânica". Antes de usar todas essas drogas, o jardineiro precisa estudar as instruções de uso. As plantas devem ser tratadas com luvas e máscara.
Remédios populares para alimentação
Adequado para fertilizar rosas e remédios populares. Eles enchem o solo de nutrientes e não prejudicam as plantas de forma alguma.
Fermento
Muitos jardineiros acreditam que esta é a melhor maneira de alimentar as flores do seu jardim. Este promotor de crescimento permite alcançar uma floração exuberante. Além disso, o fermento aumenta a resistência da planta a doenças fúngicas. Existem vários tipos principais de alimentação com fermento.
- Com açucar. Para preparar uma mistura doce, 100 gramas de fermento fresco são diluídos em um litro de água morna. Adicione 2 colheres de chá de açúcar ou geleia cristalizada desnecessária. Todos esses ingredientes são misturados e enviados para um local aquecido. Depois de fermentado, o produto deve ser diluído em água e usado imediatamente para regar. É impossível armazenar tal solução.
- Com verduras. Esta é uma versão melhorada do clássico chá de ervas. Preparar esse fertilizante é muito simples. Verduras picadas são colocadas em um grande barril. A grama é derramada com água morna. O produto é deixado para fermentar por três semanas. Em seguida, a infusão é filtrada e 200 gramas de fermento seco são adicionados a um recipiente com líquido. Depois disso, o fertilizante é insistido por mais uma semana. O produto acabado deve ser diluído. Um litro de líquido é despejado em um balde, após o qual água quente é adicionada. Você pode borrifar rosas imediatamente após preparar a solução.
Você precisa usar esses fertilizantes em dias quentes. Em solo frio, o fermento simplesmente morrerá, então não haverá sentido em alimentá-lo.
Cinza
Para alimentação de plantas, você pode usar apenas cinza pura obtida da queima de galhos ou resíduos de plantas. Pode ser aplicado seco no solo. Nesse caso, é enterrado no solo e o local é imediatamente regado.
Além disso, o jardineiro pode preparar uma solução. Para isso, a cinza é diluída em água. Em seguida, ele pode preparar cerveja por uma semana. O produto acabado é limpo de sedimentos brancos e usado para alimentar flores que crescem em campo aberto.
óleo de castor
Outro bom fertilizante para rosas é o óleo de rícino. O produto permite melhorar o aspecto das rosas em pouco tempo. Para preparar um tempero simples, uma colher de chá de óleo é diluída em um litro de água. Os ingredientes são bem misturados e colocados em um borrifador. A emulsão resultante é tratada de manhã ou à noite. O recipiente com a solução deve ser agitado periodicamente. O resto da emulsão pode ser derramado sob o arbusto.
Casca de banana
Este produto contém uma grande quantidade de potássio, por isso é benéfico usá-lo para alimentar as rosas antes da floração. A fertilização também ajuda a aumentar a resistência da planta às doenças. Na maioria das vezes, a casca da banana é incrustada no solo fresco. Para não prejudicar as plantas, é importante lavá-la primeiro. Também é aconselhável remover as partes brancas escamosas da base da casca. É neles que geralmente as toxinas se acumulam.
Você também pode preparar um fertilizante granulado leve com a casca. Para isso, é picado com uma faca e seco no forno. As películas assim preparadas devem ser reduzidas a pó. Pode ser usado a seco. Basta colocar uma colher de sopa de pó embaixo de cada arbusto.
Casca de cebola
Essa ferramenta também é popular entre os jardineiros. Ele contém muitas vitaminas e fitoncidas. As cascas de cebola são mais frequentemente usadas se a flor não crescer bem ou sofrer ataques de pragas. Para alimentação de rosas, você pode usar os seguintes produtos preparados com base em cascas de cebola.
- Decocção... Despeje dois copos de cascas de cebola em uma panela e regue com água. O líquido é levado para ferver. Depois disso, o produto pode fermentar por quatro horas. O caldo acabado é filtrado e usado para alimentar a folha. Os restos da casca podem ser embutidos no solo.
- Infusão... Este produto leva mais tempo para cozinhar. Ao mesmo tempo, fica mais concentrado. Para preparar a infusão, a mesma quantidade de casca de cebola é despejada com dois litros de água morna. Depois disso, o produto é enviado para um local escuro por um dia.
Os produtos com casca de cebola podem ser usados para combater o oídio ou pulgões. O produto vegetal é tratado 3-4 vezes com uma pausa por semana. Cascas de cebola também podem ser usadas para cobrir flores de jardim em preparação para o inverno. Este método ajuda a proteger as rosas, mesmo de geadas severas.
Casca de ovo
É uma fonte natural de cálcio usada para alimentar muitas flores caseiras. O uso de casca de ovo ajuda a reduzir a acidez do solo. Além disso, este produto melhora a estrutura do solo. Isso significa que a planta assimila melhor os oligoelementos que chegam às raízes após o uso de outros curativos. As cascas de ovo devem ser bem lavadas e secas. Depois disso, é recomendável moê-lo até virar pó. Dessa forma, ele fica embutido no solo.
As conchas são mais utilizadas na primavera ou no verão. Utilizado para alimentação e infusão preparada com base na casca do ovo... Para criá-lo, o produto é derramado com água fervente e insistido por uma semana. Depois disso, o líquido é filtrado e usado para regar as rosas.
Se não houver tempo para insistir na casca, as plantas podem ser regadas com a água que sobra após a fervura dos ovos. Também terá um efeito positivo no estado das plantas.
Como fertilizar em diferentes períodos?
Para que as rosas no campo tenham uma aparência bonita em todos os estágios de desenvolvimento, o jardineiro precisa aderir a um certo esquema ao alimentá-las.
Ao pousar
Solo argiloso é melhor para o plantio de rosas. Ele retém bem a umidade. Durante o plantio, uma pequena quantidade de fertilizante contendo fósforo é incorporada ao solo. Se a planta carece desse elemento, ela se desenvolve lentamente. Portanto, pular este curativo superior não é recomendado.
Na primavera e no verão
Você precisa prestar atenção à fertilização de rosas na primavera. É aconselhável fazer isso a cada 15-20 dias. Pela primeira vez, as flores são alimentadas após a primeira poda. A segunda vez - durante o aparecimento de folhas novas.Na terceira vez, as rosas precisarão ser alimentadas no momento em que os botões começarem a se abrir. Isso geralmente acontece em maio-junho. Ao alimentar flores nesta programação, você pode alcançar uma floração exuberante dos arbustos. Na primavera e no verão, as plantas do jardim precisam de fertilizantes contendo nitrogênio e fósforo. No final da temporada, o sal de potássio também é adicionado ao solo.
No outono
As subcrustações de outono têm como objetivo preparar as plantas para o inverno. Eles fortalecem as plantas e as ajudam a sobreviver à geada.... No outono, as rosas são alimentadas 1 a 2 vezes. Como regra, a primeira vez que é feito no início de setembro, a segunda - no final do mês. Durante este tempo, os fertilizantes de nitrogênio não são usados. Se você adicioná-los ao solo antes da geada, a planta crescerá. Isso tornará muito mais difícil para ele sobreviver ao inverno. Preparando rosas para o período de dormência, as flores são alimentadas com fósforo, potássio e cálcio. O solo próximo ao caule também pode ser coberto com cascas de cebola ou esterco. Nesse caso, os nutrientes chegarão às raízes durante toda a estação fria.
Ao alimentar as plantas, também é importante levar em consideração as características individuais dos diferentes tipos de rosas.
- Semi-entrançado... Flores com abundância de caules e folhagens são difíceis de sobreviver no inverno. Portanto, no final do verão ou início da primavera, eles são fortemente alimentados. Normalmente, complexos nutricionais universais são usados para isso.
- Escalando... Lindas rosas trepadeiras respondem melhor à alimentação orgânica. Na primavera e no verão, eles são fertilizados com esterco e infusões de ervas. No verão, são usados curativos à base de cinzas.
- Rosas de Grandiflora... Este tipo de flor adora solos ligeiramente ácidos. Portanto, ao plantar rosas no solo, é recomendável adicionar cinzas ou esterco.
- Cobertura do solo... Essas rosas são freqüentemente afetadas por doenças fúngicas. Para evitar que isso aconteça, é recomendável alimentá-los com uréia. Vale a pena aplicar esse fertilizante na primavera.
A alimentação oportuna e correta de plantas ajuda a tornar o jardim de rosas bonito e muito luminoso. Portanto, você não deve ignorar um procedimento tão simples.
O comentário foi enviado com sucesso.